Plano de Aula – Espaço Digital
Tema:
Gentileza gera Gentileza
3º Ano
Motivando:
Vídeo - Gentileza gera gentileza
Vamos promover a campanha “Gentileza gera gentileza”na nossa
escola. O que pode ser diferente na sala de aula e nas relações interpessoais
em relação ao respeito e a delicadeza dos gestos gentis? Passar o vídeo, “Gentileza gera gentileza”para
sensibilizar os alunos. Observar se perceberam que o início do vídeo começa com
um homem fazendo uma gentileza e no final encerra com este mesmo homem
recebendo uma gentileza, pois Gentileza gera Gentileza.
Momento
da Leitura: Slide – As Palavrinhas Mágicas
AS PALAVRINHAS MÁGICA
Elisa queria que as férias chegassem logo, pois ela iria
visitar sua prima Antônia na fazenda. No dia em que, finalmente, sua tia chegou
para buscá-la, a menina esqueceu de se despedir dos pais, tamanha era a pressa
em ir para a fazenda. Quando chegaram à fazenda, Antônia percebeu que Elisa não
disse"boa tarde" para o tio Eugênio e para as pessoas que trabalhavam
no local. Os dias foram passando ente brincadeiras, passeios a cavalo e banhos
no rio. Mas uma coisa estava deixando Antônia curiosa: Elisa nunca dizia as
palavrinhas mágicas "por favor", para pedir algo e"obrigada" quando recebia
algum favor. Além disso, quando Elisa
fazia algo errado, ela nunca dizia "me desculpe" e Antônia nunca
ouvia Elisa dizer "com licença" quando entrava no seu quarto ou
quando precisava interromper os adultos que estavam conversando. Percebendo que
Elisa não conhecia as palavras mágicas que são sinal de boa educação, tia
Augusta e Antônia elaboraram um plano: distribuíram por toda a casa bilhetinhos
coloridos, com situações em que as palavras mágicas devem ser usadas. Assim, na
cozinha havia bilhetes dizendo: "Por favor, alcance o açúcar."-
" Desculpe, eu me atrasei para o almoço."- "Obrigada por fazer a
minha sobremesa favorita." Na sala, os bilhetes diziam: "Por favor,
me alcance a almofada."-"Obrigada por me contar uma
história."-"Desculpe por ter pisado no seu pé." E no quarto de
Antônia, os bilhetes diziam: "Obrigada por me emprestar o
livro."-"Desculpe se magoei você."-"Por favor, você pode me
alcançar aquele brinquedo?" Quando Elisa viu todos aqueles bilhetes
espalhados pela casa, achou engraçado. Sua prima então explicou que era uma maneira
nova para que ela e toda as pessoas da casa aprendessem a usar as palavras
mágicas. - Palavras Mágicas? Quais são? Eu não conheço nenhuma disse Elisa.
-Por favor, obrigada, com licença, desculpe são as palavras mágicas,
ensinou a prima.
Observe,
elas estão em todos os bilhetes para que a gente possa aprender a usar essas
palavras em todos os lugares e com todas as pessoas. E foi assim, com bilhetes
coloridos de vários tamanhos, espalhados por toda a casa que Elisa aprendeu as
palavras mágicas. Quando chegou a casa Elisa ensinou sua mãe e seus dois irmãos
a usarem as palavras mágicas que tinha aprendido na casa d sua tia Augusta e da
prima Antônia.
(Claudia
Schmidt)
Bate-papo: O
que vocês entenderam do vídeo “Gentileza gera gentileza? Por que o vídeo tem este nome? O que pode ser
diferente em nossa sala de aula em relação ao respeito e a gentileza para com
os colegas? E sobre os gestos gentis e as “palavrinhas mágicas”, vocês as
praticam no seu dia a dia.
Registro
do bate-papo: Teste sua gentileza
Realizar
o teste que consiste em perguntas e respostas para observar qual o grau de
gentileza dos alunos. As crianças realizarão o teste que foi salvo no
processador de texto, onde a resposta de cada pergunta possui uma pontuação,
conforme a tabela “valores”. Ao final do teste, o professor ditará o valor da
resposta de cada questão e o aluno marcará no campo resposta da atividade, a
pontuação referente a alternativa que marcou. Posteriormente os alunos somarão
os valores das perguntas e visualizarão o resultado da pontuação para saber
qual o seu grau de gentileza.
Atividade