quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

GENTILEZA GERA GENTILEZA





Plano de Aula – Espaço Digital
  Tema: Gentileza gera Gentileza
1º Ano

Acolhida: Vídeo/música – Palavrinhas Mágicas: Eliana
      Passar o vídeo, ensinando e cantando a música com as crianças, explicando a importância das palavrinhas mágicas para uma boa convivência com outras pessoas e que elas fazem parte de gestos de gentileza.























Link:https://www.youtube.com/watch?v=l0j7H6KCY7k


Leitura Compartilhada/Roda de Conversa
      
       No primeiro momento faça a leitura do slide “Gentileza”aos alunos, com o uso do data show.    No segundo momento, para introduzir a roda de conversa, aprenderemos mais sobre as palavrinhas mágicas com o vídeo “conhecendo as palavrinhas mágicas” que conta historinhas de acontecimentos, em que sejam necessários usar cada uma das palavrinhas mágicas;
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Lju4l4a04yc
       Professor, converse com a turma sobre o assunto da história. Levantando os questionamentos: Por que o Menino era triste? O que você acha da atitude do Menino? Por que o Menino não tinha amigos? Como ele resolveu a situação? Você conhece alguém mal humorado? Para você o que são as palavras mágicas? Você conhece alguém que utiliza as palavras mágicas? Vocês usam as palavrinhas mágicas?


Atividade – Palavrinhas Mágicas (anexo)




ESCOLA MUNICIPAL 
ALUNO (A):

2º ANO:








ATIVIDADE DIGITAL – PALAVRINHAS MÁGICAS




REGISTRO DA RODA DE CONVERSA 

1-ESCREVA O TÍTULO DA HISTÓRIA CONTADA.


2-FAÇA UMA LISTA DE PALAVRAS MÁGICAS QUE PODEMOS USAR NO DIA A DIA.


ATIVIDADE
3-LEIA AS SITUAÇÕES ABAIXO E ESCREVA QUAL PALAVRINHA MÁGICA DEVEMOS USAR. CONSULTE O BANCO DE PALAVRAS.
OBRIGADO (A)          POR FAVOR     COM LICENÇA 
       DESCULPE                 BOM DIA



A) QUANDO DEVOLVEMOS ALGO QUE ALGUÉM NOS EMPRESTOU.


B) QUANDO ESBARRAMOS SEM QUERER EM ALGUÉM.

C)  QUANDO PEDIMOS ALGUMA COISA A ALGUÉM.


D) SEMPRE QUE FORMOS ENTRAR EM UM LUGAR QUE ESTAVA FECHADO;


E) PALAVRINHA QUE USAMOS PARA CUMPRIMENTAR AS PESSOAS PELA MANHÃ.



4- LEIA A PALAVRA  DO QUADRO ABAIXO:
                                           OBRIGADO


MARQUE UM QUADRADINHO PARA CADA LETRINHA DA PALAVRA.

QUANTAS LETRAS VOCÊ MARCOU?        

QUANTAS FICARAM SEM MARCAR?

QUANTOS PEDACINHOS (SONS) TEM A PALAVRA? 

PROJETO - GENTILEZA



 Escola Municipal 

Anápolis de  

Professor(a):      Ano:

Aluno(a):                                                                                Turma:

PROJETO: Gentileza gera gentileza!

1. TEMA: Combate à violência escolar.

2. PÚBLICO-ALVO: Corpo discente e docente.

3. JUSTIFICATIVA:
Vivemos em uma época onde as pessoas estão esquecendo-se de praticar gestos de gentileza como: saber ouvir, esperar a vez de falar, respeitar o próximo, ser solidário. Palavras simples estão sendo esquecidas como: BOM DIA! BOA TARDE! OBRIGADO! AGRADECIDO! POR FAVOR! DESCULPE! e precisam ser resgatadas e cultivadas em casa e na escola, a fim de criar relações e ambientes saudáveis. 
O presente projeto tem como objetivo envolver os alunos no cotidiano da escola para o resgate dos valores relacionados à ética e a cidadania, voltado para a reflexão sobre os princípios éticos e morais, sobre os direitos humanos, demonstrando que o nosso direito termina onde começa o do outro, o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade e o respeito mútuo, visando à redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivencia em grupo. “Não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global” (Carlos Roberto Sabbi). 

4. OBJETIVO PEDAGÓGICO:
Abordar temas relacionados à igualdade, fraternidade e a solidariedade; 
Resgatar e vivenciar hábitos de boa convivência e gentileza.
Boas ações geram qualidade de vida; · Cooperação gera cooperação; · Responsabilidade gera responsabilidade; · Solidariedade gera solidariedade; · União gera união.
Conscientizar os alunos sobre a importância de respeito ao próximo e às diferenças.

5. METODOLOGIA:

a) Apresentar a frase...

b)... pedir que a turma comente; mediar a discussão;

c)Momento da Leitura:

História de um empregado em um frigorífico da Noruega. 

Salvo pela gentileza... 
Certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara.
Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo. Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia por que ele foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho...
Ele explicou:
-Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias e o Sr. é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...

Teste para você observar quanto está o seu “grau” de “gentileza”.
FEITO PARA OS ALUNOS
Seja sincero ao fazê-lo e perceba que não é tão difícil assim ser gentil.

1- Você está em um ônibus lotado e percebe que está subindo uma idosa ou uma gestante que não encontra lugar para sentar. Você:
a)Sede o seu lugar. 
b)Disfarça fingindo que não vê.
c)Espera a pessoa pedir para sentar. 

2- Sua professora faz uma pergunta ao aluno sobre a matéria dada. Este responde errado. Você:
a)Começa a rir junto com seus colegas e debochar dele, provocando o bullying. 
b)Pede a turma para parar e defende o seu colega. 
c)Não participa da risada na sala de aula, mas espera a hora do recreio pra fazer isso. Assim não fica mal com a professora. 


4- Seu (sua) colega de sala de aula pega um objeto (borracha, caneta, régua lápis, etc.) emprestado e acaba sumindo. Você:
a)Fica irritado com isso e começa a discutir com o (a) colega. 
b)Ignora o acontecido e diz ao (a) colega que não tem problema. 
c)Diz a ele (ela) que amanhã terá que trazer outro de qualquer maneira. 

5- Você está saindo do mercado e percebe que tem uma senhora com muitas sacolas pesadas para carregar, e ela mora perto de sua casa ou vai pelo mesmo caminho. Você:
a)Oferece ajuda para carregar as sacolas. 
b)Finge que não vê. 
c)Aproveita a situação e dá uma esbarradinha para vê a senhora desequilibrar e vê as sacolas caírem no chão. 

6- O ônibus está chegando e percebe que tem muita gente no ponto. Você:
a)Corre pra ser o primeiro a entrar e encontrar lugar pra sentar.
b)Espera o ônibus parar e segue a fila calmamente até chegar a sua vez de entrar.
c)Sai empurrando todo mundo sem respeitar as pessoas que também quer entrar no ônibus. 

7- Seu (sua) colega tem faltado muito às aulas e a professora pergunta sobre ele (ela) a turma. Você:
a)Ignora a pergunta da professora. 
b)Responde a professora com educação e diz o que realmente está acontecendo com seu (sua) colega. 
c)Faz piadinha com a pergunta e diz que o (a) colega tem mais que ficar reprovado.

8- Na hora da Educação Física a professora divide a turma para jogar queimada. Tem uma (um) colega que você não se identifica, ou seja, não gosta dele (dela) por algum motivo. Você:
a)Aproveita a situação e dá-lhe bolada. 
b)Ignora-o (a) na hora da brincadeira. 
c)Aproveita e faz a pazes, pois afinal vocês estão na mesma sala. 

9- Seu (sua) colega está com alguma dificuldade em uma matéria. Você:
a)Propõe a ajudá-lo (la).
b)Ignora- o (a)
c)Começa a debochar dele.

10- Está tendo uma briga do lado de fora da escola. Você:
a)Corre pra vê a briga e começa pedir para bater mais. 
b)Ignora a situação e vai embora. 
c)Chama um responsável para ajudar a separar a briga. 

Resultados das pontuações:

De 0 a 25 pontos:
Busque refletir sobre suas atitudes. Ajudando as pessoas, pode-se reduzir a agressividade e a tensão nas relações. As atitudes que tomamos em nosso dia-a-dia têm impacto em nosso corpo. Assim, a gentileza ajuda a melhorar o stress e a saúde das pessoas. Relaxe um pouco e exercite, diariamente, pequenos gestos de gentileza. Você vai perceber que, além colaborar com as pessoas, vai tornar o ambiente mais saudável e produtivo.

De 26 a 40 pontos:
Você está no caminho certo. Em seu dia-a-dia falta somente um pouco mais de atenção aos detalhes. Mesmo que você esteja atarefado(a) ou com pressa, a gentileza aquece, transforma as relações e aumenta seu bem-estar. Desenvolva ainda mais seu interesse pelo outro, exercitando a cortesia e o altruísmo. Quanto mais gentil, maiores e mais prazerosas serão as conquistas da equipe.

De 41 a 50 pontos:
Parabéns, você sabe como ser gentil com todos os que te rodeiam. As pessoas o veem como uma pessoa agradável e o admiram como colega e líder. Você demonstra ter disponibilidade e abertura para o outro, gerando confiança. Sua gentileza torna o ambiente melhor e os resultados mais efetivos.

Por Antonia Ferreira


OS DEZ MANDAMENTOS DA GENTILEZA

1º Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.

2º Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.

3º Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.

4º Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.

5º Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.

6º Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.

7º Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.

8º Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9º Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.

10º Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.

   
  
                                                 


Seja sincero ao fazê-lo e perceba que não é tão difícil assim ser gentil.

1. Você está fazendo uma apresentação em uma reunião interna e se depara com uma enxurrada de opiniões contrárias de um colega de trabalho. Você:
a) Não o deixa terminar e retruca imediatamente sobre suas considerações. 
b) Escuta suas opiniões e pede a palavra ao fim para defender suas ideias. 
c) Fica interrompendo para discordar. 

2. Na mesma reunião, um colega apresenta tópicos e decisões com as quais não concorda. Você:
a) Interrompe e inicia uma discussão com ele. 
b) Aguarda o final da apresentação para dizer suas considerações. 
c) Não interrompe, mas indica sua discordância por meio de sua postura e expressões. 

3. Você está a caminho de um ponto de táxi, e para variar, está atrasado. Um idoso anda vagarosamente para o mesmo ponto. Você chega mais rápido e só tem um táxi no local. Você:
a) Aguarda o idoso e fala para o motorista levá-lo, já que ele estava a caminho primeiro. 
b) Pega o táxi, já que chegou primeiro. 
c) Pergunta ao idoso se poderia passar à frente e pegar aquele táxi, mas se ele também estiver com pressa, aguarda outro táxi. 

4. Aguardando o elevador no edifício da empresa, há uma pessoa com deficiência visual. Você:
a) Coloca-se a disposição para auxiliar. 
b) Fica por perto para checar se ela precisa de ajuda. 
c) Ignora a situação. 

5. Um pesquisador liga no seu ramal para que responda a algumas questões, mas você está sem tempo. Você:
a) Diz que não pode atender. 
b) Desliga bruscamente. 
c) Pede desculpas e diz ao pesquisador que no momento você está sem tempo. 

6. No meio da tarde, durante o expediente, você levanta para tomar um café. Você:
a) Vai sozinho. 
b) Pergunta ao seu colega se quer ir tomar café. 
c) Traz o café para o colega e tomam juntos. 

7. Você está em férias e seu colega telefona mais de uma vez para seu celular pedindo informações sobre suas tarefas. Você:
a) Conversa, de maneira franca mas respeitosa, sobre a possibilidade da solução dos problemas após o seu retorno. 
b) Atende os telefonemas, mas responde com rispidez. 
c) Não atende.



8. Você está saindo da garagem atrasado para ir trabalhar e uma pessoa com um carrinho de bebê está prestes a atravessar à frente do seu carro:
a) Você espera pacientemente ela atravessar. 
b) Espera, mas vai acelerando e sai arrancando assim que possível. 
c) Sai rapidamente antes que ela comece a atravessar. 

9. O elevador chega e você percebe que um colega de trabalho está vindo, carregando muitas pastas: Você:

a) Programa outro elevador ou o ascensorista para que chegue a tempo de atender em seguida o colega com as pastas - e toma seu elevador. 
b) Sobe rapidamente. 
c) Aguarda-o e segura a porta para que ele entre com mais facilidade. (5 pontos)

10. Você está em um almoço com seu cliente e um colega de trabalho. O seu colega acidentalmente entorna o copo de água sobre a mesa. Você:

a) Ajuda a resolver o problema e faz um sinal discreto para o garçom. 
b) Ignora a situação. 
c) Mostra-se irritado. 




Referências:

O filme "O presente" 

Texto sobre gentileza

IMAGENS