1 // ENADE_2005 ID: 695
Após o Golpe
de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a
educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva foi aprovada e
sancionada a Reforma Universitária, Lei 5540, de 28 de novembro de 1968, que
atuou no sentido de:
I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;
II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;
III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas;
IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.
São corretos apenas:
2 // Laura Célia Sant'Ana Cabral Cava
ID: 12160
I. Assim
que D. João VI e a família real chegaram ao Brasil, foram criados o Museu
Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório
Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química,
desenho técnico, etc.) na Bahia e no Rio de Janeiro.
II. A
sociedade brasileira resulta da mistura de etnias e o fato de abrigar diversas
culturas faz com que nós, brasileiros, lidemos muito bem com as diferenças. No
Brasil não há preconceito.
III. A
música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a
capacidade de expressão através de uma linguagem não verbal e os sentimentos e
emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade. Além do mais,
a música favorece uma série de áreas da criança. Essas áreas incluem a
“sensibilidade”, a “motricidade”, o “raciocínio”, além da “transmissão e do
resgate de uma série de elementos da cultura".
·
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
·
Apenas as alternativas I e III estão corretas. x
·
Apenas as alternativas II e III estão
corretas.
·
Apenas a alternativa III está correta.
3 // ENADE_2005 ID: 1092
A questão da cidadania, categoria histórica e de
importância fundamental como princípio educativo, alargou seus
horizontes de atuação nos anos 80 ao incorporar a problemática dos
direitos coletivos e não apenas individuais.
(GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 112).
Essa afirmação pressupõe que a educação tem como um dos seus objetivos:
·
Propiciar movimentos educacionais para a
manutenção da ordem vigente.
·
Construir e aprimorar canais de representação
para garantia do direito ao voto.
·
Implantar linhas e diretrizes no interior dos
movimentos sociais.
·
Alterar modos de agir, concepções e
representações na sociedade civil e política. x
4 // ENADE_2005 ID: 918
A notícia veio de supetão: iam meter-me na
escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca
me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações
dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças
rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra.
[...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o
inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me
do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor
daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam
na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este
contraponto é expresso por:
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
·
I, II e III, apenas.
·
II, III e IV, apenas.x
·
I, II, III e IV.
·
I e II, apenas.
·
III e IV, apenas.
Uma revista lançou a seguinte pergunta em um
editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais
espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de
tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim. Empresas como a Google
oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar maneiras de entrar em
seus softwars. Essas companhias frequentemente pagam milhares de dólares pela
descoberta de apenas um bug – o suficinte para que a caça a bugs possa fornecer
uma renda significativa. As empresas envolvidas dizem que os programas de
recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de
bugs, o que significa que temos mais correções, o que significa uma melhor
experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de programa de segurança
de uma empresa.
Mas os
programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as
recompensas devem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para
encorajar as pessoas a encontrar as falhas.
E também há a
questão de double-dipping – a possibilidade de um hacker receber um prêmio por
ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o mesmo bug
para compradores maliciosos.
Disponível em:
<http://pcorld.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
Considerando o
texto acima, infere-se que:
·
os caçadores de falhas testam os software,
checam os sistemas e previnem os erros antes que eles aconteçam e, depois,
revelam as falhas a compradores criminosos.
·
os caçadores de falhas agem de acordo com
princípios étios consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à
livre concorrência comercial.
·
a maneira como as empresas de tecnologia lidam
com a prevenção contra ataques dos cibercriminosos é uma estratégia muito
bem-sucedida.
·
o uso das tecnologias digitais de informação e
das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação entre os
usuários de serviços das empresas de tecnologia.
Os países em desenvolvimento fazem grandes
esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus
cidadãos, às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é
o número de hosts, isto é, o número de computadores que estão
conectados à Internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número
de hosts nos três países que lideram o setor na América do Sul.
Dos três
países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento
percentual no número de hosts, no período 2003−2007, foram
·
Brasil e Colômbia.
·
Brasil e Argentina.
·
Argentina e Brasil.
·
Colômbia e Brasil. x
Os países em desenvolvimento fazem grandes
esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso por parte de seus
cidadãos às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é o
número de hosts, ou seja, o número de computadores que estão
conectados à internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número
de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina.
Fonte: Internet Systems Consortium,
2004
Fonte: Internet Systems Consortium,
2004
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:
·
Brasil e Argentina.
·
Argentina e México.
·
Argentina e Brasil.
·
México e Argentina.
A cibercultura pode
ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos
filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em
comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da
igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações
humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de
informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como
principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna,
mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e
republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que,
na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos ténicos concretos.
Na era das míias eletrôicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada
um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificaçã e no acesso a mútiplas comunidades virtuais, atravessando
fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão
mundial.
LEVY, P. Revoluçã virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de comutadores
e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a
comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a
cibercultura
· valorizou o
isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de
codificação.
· incorpora valores
do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos. X
· representa uma
modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
· constituiu
negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
· banalizou a
ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
A discussão nacional sobre a resolução das
complexas questões sociais brasileiras e sobre o desenvolvimento em bases
sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de
complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no
campo social.
A interação
entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas
experiências, proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações
desenvolvidas e evita superposições de recursos e competências.
De uma forma
geral, esses desafios moldam hoje o quadro de atuação das organizações da
sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento relativo a mais exigências
de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das fundações
empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90.
BNDES.
Terceiro Setor e Desenvolvimento Social. Relato Setorial nº 3 AS/GESET.
Disponível em: <http://ww.bndes.gov.br>. Acesso em: 02 ago. 2013
(adaptado).
De acordo com
o texto, o terceiro setor:
·
Gerencia o desenvolvimento da esfera estatal,
com especial ênfase na responsabilidade social.
·
Controla as demandas governamentais por
serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
·
É responsável pelo desenvolvimento social das
empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.
·
É responsável pelas ações governamentais na área
social e ambiental.
A floresta virgem é
o produto de muitos milhões de anos que passaram
desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova
floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura
nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a
floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas.
A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o
passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas
as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm
razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as
futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As
crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm
sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem
relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos
interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto
disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário
realizados por alguns setores. Observe- se que, se
perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus
quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é
improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças
preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus
efeitos amanhã.
SINGER, P.
Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
É um título
adequado ao texto apresentado acima:
·
Computador: o legado mundial para as gerações
futuras
·
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença
quanto à preservação das florestas
·
Preferências atuais de lazer de jovens e
crianças: preocupação dos ambientalistas
·
Engajamento de crianças e jovens na preservação
do legado natural: uma necessidade imediata. x
Desmatamento na Amazônia Legal. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011.
O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês
de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental
brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório
elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99
km² no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de
2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1
534 km², aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado
de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder
no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptações).
De acordo com as informações do mapa e do texto,
·
foram desmatados 1 534
km² na Amazônia Legal nos últimos dois anos.
·
não houve aumento do
desmatamento no último ano na Amazônia Legal.
·
três estados
brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amazônia Legal entre agosto
de 2010 e junho de 2011. x
·
o estado do Amapá
apresenta alta taxa de desmatamento em comparação aos demais estados da
Amazônia Legal.
Disponível em:
<http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011.
A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito
·
à influência que o
ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos
indivíduos.
·
aos questionamentos
que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os
indivíduos precisam para ter boa educação.
indivíduos precisam para ter boa educação.
·
à redução da taxa de
desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de
aprovação automática de ano de acordo com a idade.
·
à quantidade de anos
de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno.
1 // Uniasselvi ID: 2090
·
Do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).
·
Do PPP (Projeto Político Pedagógico).
·
Dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). x
Leia as informações sobre os Temas
Transversais, marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e,
em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os temas sugeridos pelo Ministério da Educação são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
( ) A inclusão do tema Pluralidade Cultural pretende incentivar o estudo das diferentes culturas, contribuindo para a formação de uma nova mentalidade, onde toda forma de discriminação e exclusão seja superada.
( ) Os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade são diferentes, mas não excludentes.
( ) Os temas transversais a serem trabalhados na escola devem ser exclusivamente aqueles prescritos pelo Ministério da Educação.
·
A sequência correta é: F - F - V - F.
·
Todas as afirmativas são verdadeiras.
·
A sequência correta é: V - V - V – F. x
I- A Cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
II- O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e por último a região Norte e Sul.
III- Os indígenas, antes da chegada dos europeus viviam em uma sociedade socialista, em que todos eram donos das terras e os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas, eram divididas.
IV- O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e para tal se utilizou do cunhadismo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
·
Todos as afirmativas estão corretas. x
·
A sequência correta é: I - II - III.
·
A sequência correta é: I - II.
A cultura diz respeito à humanidade. Cada
região possui particularidades e uma caminhada histórica. Sendo assim, a
Cultura pode ser subdividida em três áreas. Associe os conceitos a
seguir:
I- Cultura Erudita.
II- Cultura de Massa.
III- Cultura Popular.
( ) A Cultura é dividida em três áreas. Sendo que esta apresenta uma ramificação denominada Folclore, que possui uma data referente ao seu dia: 22 de agosto, dia do folclore.
( ) Prega o meio de consumo. Permeia as mídias e conquista principalmente os adolescentes.
( ) Cada povo produz sua própria cultura e, por isso, cada país, estado, cidade ou bairro possui uma cultura própria, diferente, peculiar.
( ) Obras que outrora foram produzidas por artesãos, mas que na contemporaneidade integram museus.
Agora, assinale a sequencia CORRETA:
·
A sequência correta é: III - II - III – I. x
·
A sequência correta é: II - III - I - II.
·
A sequência correta é: II - I - II - III.
·
A sequência correta é: III - III - II – I.
Assinale a
alternativa CORRETA. Lembrando os estudos efetuados ao longo da sua formação,
sobre a oralidade e a escrita, é possível inferir, pela leitura do texto acima,
que:
·
A multiplicidade dos sentidos é acionado pelo
uso da linguagem não-verbal.
·
A importância do contexto e a junção da imagem e
do texto é que determinam os sentidos no texto. x
·
Se o mesmo texto não-verbal fosse objeto de
interpretação de uma sala de aula, sem o texto escrito, certamente a
construção do significado seria a mesma que temos com a leitura privilegiando a
junção da imagem e do texto escrito.
·
Se fosse usada somente a linguagem oral, sem as
imagens, o sentido seria o mesmo.
2 // (Fonte:
http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-variacoes-linguisticas.htm#resposta-2467
com adaptações). ID: 12801
Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro
de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos
a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o
contexto:
a –
Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas
e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
Após ter
procedido a leitura acima, localize a alternativa cuja interpretação NÃO é
adequada.
·
a letra "c" refere-se a manter um
relacionamento sério, comprometido. x
·
a letra "d" pode ser compreendida como
alguém amigo, companheiro / garota / um evento grandioso que promete
grandes surpresas.
·
a letra "e"
significa compreender, assimilar o conteúdo.
·
Na letra "a" os termos em evidência
representam garotos e garotas pretensiosos, esnobes, isentos de
características condizentes a um bom relacionamento interpessoal.
·
Construtivismo é o processo pelo qual um
indivíduo desenvolve sua própria consciência
adaptativa e seu próprio conhecimento.
·
Desde que o conhecimento
seja organizado numa totalidade
estrutural coerente, nenhum conceito pode
existir isolado, cada conceito é sustentado
e colorido por uma rede completa de outros conceitos.
·
“Conhecimento” no amplo
sentido e “inteligência” são a mesma coisa.
·
Maturação, experiências com
objetos (ambos de natureza física e lógico‐matemática),
transmissão social e equilibração são os
quatro fatores que explicam o
desenvolvimento da inteligência.
·
Linguagem social, linguagem egocêntrica e a
linguagem interior. x
·
Linguagem intrapessoal, linguagem interpessoal e
linguagem social
·
Linguagem familiar, linguagem social e linguagem
interior.
·
Linguagem egocêntrica, linguagem interior e
linguagem exterior.
·
Linguagem hereditária, linguagem social e
linguagem simbólica
Um jovem
convida uma amiga de escola, por telefone, para ir com ele a uma sessão de
cinema logo mais, à noite. Ela aceita, e eles combinam encontrar-se no
cinema. Marcado o encontro, cada um teve que sair de casa com muita
antecedência, uma vez que, além da espera do ônibus e do trajeto, estava
chovendo. Usando capas de chuva, procurando molhar-se o mínimo e não atrasar
muito. Chegaram a tempo para o início da sessão, que antes do filme programado
incluiu um documentário sobre doenças endêmicas, explorando mais
especificamente o dengue. O filme principal era de ficção científica, com
cenários e efeitos especiais produzidos com o auxílio de computadores. Como a
maioria dos filmes desse tipo, o tema tratava da disputa entre o “bem” e o
“mal”, entremeada de lances efetivos, de humor, momentos violentos e de
destruição, em que entravam em cena artefatos ultra-sofisticados, como as armas
a laser. O filme mostrava também outros dispositivos meio “mágicos”,
como a alimentação com pílulas. Na saída, só houve tempo para que cada um
tomasse o último ônibus para casa. Por isso, deixaram para discutir o
documentário e o filme principal durante o intervalo das aulas do dia seguinte.
O texto acima
reporta-se a um aspecto importante e necessário ao ensino de ciências, o qual
compõe os objetivos dessa disciplina. Pode-se afirmar que o texto caracteriza:
·
A compreensão das relações entre seres bióticos
e abióticos
·
O entendimento da História da Ciência
·
A compreensção dos efeitos da poluição ao
ambiente
·
A formação ecológica
Em relação ao ensino de Ciências nos anos
iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas
como elemento da cultura e também como construção
humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos
desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.
BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a
formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em:
<www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011.
De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar
·
a valorização dos conhecimentos tecnológicos,
em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
·
a compreensão dos fenômenos naturais
como resultado das reações dos componentes do
ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
·
a análise acerca de onde e de como
aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos
sujeitos e as implicações dele para a sociedade. x
·
a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e
realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à
educação infantil.
A preocupação com as questões ambientais tem se
intensificado nas últimas décadas. Os agravos causados ao ambiente pela
poluição atmosférica e pelos poluentes lançados nos rios e no solo provocaram o
desequilíbrio em diversos ecossistemas. De acordo com a lei
9.795 , 27 de abril de 1999 que institui a política nacional de Educação
Ambiental, entende-se por Educação Ambiental na educação escolar a
desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e
privadas. Com relação a essa lei pode-se afirmar corretamente:
·
A Educação Ambiental é um componente essencial e
permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma a constituir
uma disciplina para ser aplicada a todos os níveis de ensino.
·
Entende-se por educação ambiental na educação
escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino
englobando os níveis Fundamental e Médio
·
A Educação Ambiental será desenvolvida como uma
prática educativa integrada , contínua e permanente em todos os níveis e
modalidades do ensino formal. Deve ser abordada de modo transdisciplinar e não
como disciplina. x
·
Apesar da importância da Educação
Ambiental para o ensino ela não é um componente essencial e permanente da
educação nacional.
Conforme Mortimer (1995), a aprendizagem
dos conceitos relacionados às ciências ocorre por meio do envolvimento ativo do
aprendiz na construção do conhecimento. Aprender ciências envolve a iniciação
dos estudantes em uma nova maneira de pensar e explicar o universo, que é
totalmente diferente daquelas disponíveis no senso comum. Para este autor,
aprender ciências requer “um processo de socialização das práticas da
comunidade científica e de suas formas particulares de pensar e de ver o mundo,
em última análise, um processo de enculturação”. Neste sentido e com base no
texto, pode-se afirmar corretamente que um dos objetivos do ensino de ciências pode
ser:
·
Proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento
cientifico, sendo a Alfabetizaçao Cientifica um meio para se conseguir tal
finalidade. x
· Permitir ao aluno que conheça o
vocabulário técnico que a ciência dispõe
·
Auxiliar o aluno a entender, por exemplo, um
texto com informaçoes sobre ciência. Isso pode ser conseguido por meio da
resoluçao de questionarios durante as aulas de ciências.
· Permitir ao aluno conhecer a vida dos
cientistas famosos, pois sem tal conhecimento o aluno terá dificuldade na
compreensão dos conteúdos
·
Favorecer a interdisciplinaridade para que o
aluno aprenda a resolver problemas cotidianos e aqueles propostos pelos
cientistas.
·
1 // KROTON ID: 12806
Assinale a alternativa CORRETA. O estudo da
linguagem iniciou com pesquisas sobre a oralidade e a escrita. Com o
passar do tempo, deparamo-nos com o avanço imensurável da tecnologia e se ela
está presente na sociedade deve ser usada como uma ferramenta na escola e ser,
inclusive, objeto de estudo. Nesse novo contexto, vemos que nas práticas
sociais temos o surgimento dos multiletramentos e, concomitantemente, o estudo
dos textos multimodais. Como exemplo de textos multimodais temos:
·
a linguagem não-verbal.
·
a linguagem verbal, não-verbal, mista, textos
com sons e movimentos. x
·
as linguagens mistas, desde que não tenha
movimento.
·
a linguagem pictórica.
A
relação sócio-interacionista
A teoria
do desenvolvimento intelectual de Vygotsky sustenta que todo conhecimento é
construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por
base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo
sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse
desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social.
O conhecimento
que permite o desenvolvimento mental se dá na relação com os outros. Nessa
perspectiva, o professor constrói sua formação, fortalece e enriquece seu
aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa do professor e valorizar o
saber de sua experiência.
Para Nóvoa
(1997, p.26): “A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam
espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar,
simultaneamente, o papel de formador e de formando.”
O trabalho em
equipe e o trabalho interdisciplinar se revelam importantes. Quando as decisões
são tomadas em conjunto, desfavorece, de certa forma, a resistência às mudanças
e todos passam a ser responsáveis para o sucesso da aprendizagem na escola.
O trabalho
interdisciplinar evita que os professores conduzam seus trabalhos isoladamente,
em diferentes direções, pois a produção de práticas educativas eficazes surge
de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas.
O sucesso
profissional do professor, o espaço ideal para seu crescimento, sua formação
continuada, pode ser também seu local de trabalho.
Fonte:
Neves, L. O. R. in: http://www.centrorefeducacional.com.br/profprat.htm
Assinale a
alternativa CORRETA. De acordo com a leitura do texto, com relação ao processo
de construção do conhecimento, podemos inferir que:
·
o conhecimento já nasce com o ser humano.
·
o conhecimento é fruto das interações sociais. x
·
o sócio-histórico não influencia no ser humano e
na construção do conhecimento.
·
a relação com o outro não interfere no processo
de construção do conhecimento.
Assinale a
alternativa CORRETA. Lembrando os estudos efetuados ao longo da sua formação,
sobre a oralidade e a escrita, é possível inferir, pela leitura do texto acima,
que:
·
A importância do contexto e a junção da imagem e
do texto é que determinam os sentidos no texto. x
·
Se o mesmo texto não-verbal fosse objeto de
interpretação de uma sala de aula, sem o texto escrito, certamente a
construção do significado seria a mesma que temos com a leitura privilegiando a
junção da imagem e do texto escrito.
·
Se fosse usada somente a linguagem oral, sem as
imagens, o sentido seria o mesmo.
·
A linguagem não-verbal é mais importante que a
escrita, por isso se não houvesse o texto escrito a compreensão seria
exatamente a mesma.
4 // (Fonte: http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-variacoes-linguisticas.htm#resposta-2467
com adaptações). ID: 12801
Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro
de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos
a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o
contexto:
a –
Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas
e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
Após ter procedido
a leitura acima, localize a alternativa cuja interpretação NÃO é
adequada.
·
a letra "d" pode ser compreendida como
alguém amigo, companheiro / garota / um evento grandioso que promete
grandes surpresas.
·
a letra "e"
significa compreender, assimilar o conteúdo.
·
Na letra "a" os termos em evidência
representam garotos e garotas pretensiosos, esnobes, isentos de
características condizentes a um bom relacionamento interpessoal.
·
a letra "b' está no sentido de
ser conservador, sistemático, que não aprova as mudanças oriundas da
sociedade.
·
a letra "c" refere-se a manter um
relacionamento sério, comprometido.x
“Os determinantes da globalização podem ser
agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”
GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das ideias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.
1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?
A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:
·
Revolução tecnocientífica / reforço de políticas
sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos / garantir
níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades
econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional. x
·
Revolução da biotecnologia / fortalecimento da
base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais /
considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do
trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.
·
Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI
com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender que o
desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não
é decisivo para definir o grau de utilização do potencial produtivo, o volume
de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos
essenciais.
·
Revolução da informática / reforma do Estado
moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está
em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.
Considerando o
mapa apresentado, analise as armações que se seguem.
I.
A globalização é fenômeno que ocorre de maneira desigual entre os países,
e o progresso social independe dos avanços econômicos.
II.
Existe relação direta entre o crescimento da ocupação humana e o maior
acesso ao saneamento básico.
III.
Brasil, Rússia, Índia e China, países pertencentes ao bloco dos
emergentes, possuem percentual da população com acesso ao saneamento básico
abaixo da média mundial.
IV.
O maior acesso ao saneamento básico ocorre, em geral, em países
desenvolvidos.
V. Para
se analisar o índice de desenvolvimento humano (IDH) de um país, deve-se
diagnosticar suas condições básicas de infraestrutura, seu PIB per capita, a
saúde e a educação.
É correto
apenas o que se arma em:
Leia o planisfério, em que é mostrada uma
imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite:
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/0011/earthlights_dmsp_big.jpg
(Acessado em 21 set. 2009).
Com base na
leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que
se verifica luminosidade noturna mais intensa
·
comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de
seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo
praticado pela sociedade contemporânea.
·
registram fluxos reduzidos de informação, de
pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes
de circulação, alcançada no início do século XXI.
·
substituíram suas tradicionais fontes de energia
não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por
alternativas limpas e não poluentes.
·
abrigam os espaços de economia mais dinâmica do
mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que
comandam a atual ordem mundial. x
O processo de globalização pode ser pensado
como a crescente integração econômica, social, cultural e política entre
os diferentes povos do mundo. Liga-se o mesmo ao estabelecimento das redes de
trocas simbólicas e de bens, que teria se iniciado ainda na antiguidade. Uma
das principais diferenças que imprimem o caráter atual deste movimento está em:
·
Deixar de lado algumas nações em favor de
outras.
·
O número menor e mais especializado de produtos
trocados.
·
A independência face as empresas e fábricas
produtoras.
·
Sua velocidade - fruto dos avanços tecnológicos.
X
1 // UNIASSELVI ID: 3427
Existem meios
que colaboram para procedimentos de leituras. São as estratégias de leitura que
permitem ao leitor compreender e utilizar as informações. Há estratégias de
seleção, de antecipação, de inferência, de verificação. Cada uma delas pode ser
utilizada ao mesmo tempo, mesmo sem perceber. Sobre as estratégias de leitura,
analise as sentenças a seguir:
I- Promove ao
leitor que se concentre inicialmente nos índices úteis.
II- Permite que o leitor suponha os assuntos que estão por vir.
III- Possibilita que o leitor capte o que não está escrito no texto, pois compreende seu contexto.
IV- Torna sempre possível o controle de uma leitura com eficácia.
II- Permite que o leitor suponha os assuntos que estão por vir.
III- Possibilita que o leitor capte o que não está escrito no texto, pois compreende seu contexto.
IV- Torna sempre possível o controle de uma leitura com eficácia.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
As sentenças I, II e IV estão corretas.
·
As sentenças II, III e IV estão corretas.
·
As sentenças II e IV estão corretas.
·
As sentenças I, II e III estão corretas. X
1 // ENADE 2013 ID: 4849
A discussão
nacional sobre a resolução das complexas questões sociais brasileiras e sobre o
desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de
corresponsabilidade e a de complementaridade entre as ações dos diversos
setores e atores que atuam no campo social.
A interação
entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas
experiências, proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações
desenvolvidas e evita superposições de recursos e competências.
De uma forma
geral, esses desafios moldam hoje o quadro de atuação das organizações da
sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento relativo a mais
exigências de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das
fundações empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90.
BNDES.
Terceiro Setor e Desenvolvimento Social. Relato Setorial nº 3 AS/GESET. Disponível
em: <http://ww.bndes.gov.br>. Acesso em: 02 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com
o texto, o terceiro setor:
·
Controla as demandas governamentais por
serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
·
É responsável pelo desenvolvimento social das
empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.
·
É responsável pelas ações governamentais na área
social e ambiental.
·
Promove o desenvolvimento social e contribui
para aumentar o capital social. x
Desmatamento na Amazônia Legal. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011.
O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês
de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental
brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório
elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99
km² no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de
2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de
1 534 km², aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado
de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder
no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptações).
De acordo com as informações do mapa e do texto,
·
foram desmatados 1 534
km² na Amazônia Legal nos últimos dois anos.
·
não houve aumento do
desmatamento no último ano na Amazônia Legal.
·
três estados brasileiros
responderam por 84% do desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2010 e
junho de 2011. x
·
o estado do Amapá
apresenta alta taxa de desmatamento em comparação aos demais estados da
Amazônia Legal.
3 // ENADE 2009 ID: 3796
Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do
número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas
brasileiras, em dado período:
http://www1.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml,
acessado em 2 out. 2009. (Adaptado)
Leia a charge:
www.charges.com.br,
acessado em 15 set. 2009.
Há relação
entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
·
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de
problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país. x
·
Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no
Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
·
Ambos abordam temas diferentes e não é possível
se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
·
Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é
aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades
brasileiras.
4 // ENADE 2011 ID: 12
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente
utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a
capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente
de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise
ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real
ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.
O Brasil está em uma
posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga
elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da
biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras
cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas
naturais.
O campo do desenvolvimento
sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes:
sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade
sociopolítica.
Nesse contexto, o
desenvolvimento sustentável pressupõe
·
a redefinição de
critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os
efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação. x
·
o reconhecimento de
que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo
modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
·
a redução do consumo
das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico
e tecnológico.
·
a distribuição
homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e
regional.
·
a preservação do
equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não
justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma
sociedade.