quarta-feira, 19 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - TROFÉU JABURU

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO(A)

Nome do Aluno(a): Elaine Cristina Mariano



Título do Texto Jornalístico: Troféu Jaburu




Texto:
Ao término de cada ano, tradicionalmente no mês de novembro, o Conselho Estadual de Cultura (CEC-GO) realiza uma sessão aberta com o objetivo de homenagear e reconhecer o mérito de personalidades e instituições que se destacam por sua atuação no meio cultural, no âmbito do estado. Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à Cora Coralina, em 1980, o Troféu Jaburu é considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana.
A solenidade, que não ocorreu no mês de novembro do ano passado em função de uma reforma que estava em curso no Palácio das Esmeraldas, será presidida pelo governador Marconi Perillo e apresenta algumas novidades em relação aos anos anteriores.

Uma das novidades desta edição será a entrega de uma placa de deferência para as dez empresas que mais investiram em projetos culturais beneficiados pela Lei Goyazes, nos três últimos anos. A outra novidade será a concessão de dois e não apenas um troféu Jaburu, como de costume. “O troféu será entregue a dois artistas goianos cuja contribuição não poderia mais ser ignorada pelo histórico desta premiação, no entendimento dos atuais conselheiros”, explica o presidente do CEC, Carlos Cipriano.
O conselheiro explica que desde 2001 apenas um troféu vinha sendo entregue a apenas um contemplado, por deliberação de uma Resolução do Conselho. O homenageado é escolhido a partir do voto dos doze conselheiros e a regra desta eleição diz que se nenhum candidato for escolhido pela maioria, ao longo de três escrutínios, o prêmio não pode ser entregue naquele ano. “Houve uma acirrada disputa entre os nomes de Ely Camargo e Marcos Fayad, que centralizaram a preferência desde a primeira votação. Diante da possibilidade de empate, na votação final e definitiva, e do risco de não termos pelo menos um nome eleito pela maioria, os conselheiros optaram por não fazer a terceira votação e, com isso, abrir uma exceção à regra da exclusividade”, justifica Cipriano.
Há 33 anos o CEC-GO concede o Troféu Jaburu às pessoas que trabalham no campo da cultura, ou na sua promoção, exerce ativamente essa profissão ou na produção.
A criação do Troféu Jaburu é assinada pela artista plástica Neuza Moraes .
O Troféu Jaburu é a comenda maior do Estado de Goiás, no âmbito da cultura e não só isto, mas durante a cerimônia de entrega do troféu pelo Governador, no Palácio das Esmeraldas, também são conhecidos os nomes dos homenageados com as Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano.
As Medalhas são concedidas em seis áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual, Letras, Música e Ciências Humanas, Memória e Patrimônio Cultural.
Os Diplomas, são entregues aos homenageados de todas as áreas artístico-culturais, bem como a instituições que atuam na Capital e em diversos municípios do Estado de Goiás em prol do desenvolvimento das artes e da cultura
Todo ano, o CEC-GO convoca a sociedade e o poder público a participar da indicação de nomes nas três categorias (troféu, medalhas e diplomas), pedindo às entidades culturais de âmbito estadual, prefeituras e conselhos municipais de cultura que enviem suas contribuições.

RELAÇÃO COMPLETA DOS HOMENAGEADOS – EDIÇÃO 2013

TROFÉU JABURU
Ely Camargo e Marcos Fayad

MEDALHAS DE MÉRITO CULTURAL
Artes Cênicas: Vera Regina Santana Bicalho
Artes Plásticas: Gilmar Camilo
Audiovisual: Maria Aparecida Abdalla
Letras: Delermando Vieira Sobrinho
Música: Eliseu Ferreira
Memória e Patrimônio Cultural: Maria Teresinha Campos de Santana











O espetáculo "Antero" receberá o diploma de Destaque Cultural.
(Foto: Jozé Veríssimo).

Referência Bibliográficas
http://www.portalcatalao.com.br/portal/painel/editor/media/a962fbb3e320a5649f2d0e8f4a5ed9e5.jpg.




Anápolis, 15 de Fevereiro de 2014.


Elaine Cristina Mariano
--------------------------------------------------------------------------------------
Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - DEVIR HUMANO

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO(A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano


Baseado no estudo da unidade 2 – Devir Humano: Linguagem e Educação, você deverá elaborar uma única resposta às seguintes questões:
- Que tipo de cooperação ou interação há entre quem emite (apresentadores, locutores e escritores) e quem recebe (espectadores, ouvintes e leitores) os signos, as informações?
- Como você se coloca diante de um noticiário de televisão?

- Qual a importância destas informações na construção do ser humano?

Resposta:
Na medida em que há alguma coisa que as pessoas querem ver, ter algo que possa interessar, surpreender, divertir, chocar, estimular ou desafiar sempre haverá cooperação e interação entre quem emite e recebe informações. Assim, podemos dizer que a grande vantagem é poder tornar os fatos vivos e apresentá-los de maneira a orientar o homem e a sociedade num mundo real a entender o cotidiano cada vez mais complexo, possibilitando as pessoas a terem acesso a esse mundo.
A televisão têm uma importância muito grande na definição dos fatos históricos, por isso é preciso desenvolver um olhar crítico sobre aquilo que nos é proposto pelos noticiários de televisão e pele imprensa como um todo. É muito importante fazermos uma reflexão acerca não só do que foi lembrado, mas também do que foi esquecido de mostrar.
As notícias transmitidas pela mídia em geral nunca são totalmente imparciais, que a imprensa em geral não só noticia o fato como também pode criá-lo, que as notícias quando chegam ao telespectador já passaram por uma série de transformações, obedecendo a interesses dos controladores e as mudanças propostas pelos redatores, por isso é preciso termos discernimento e desenvolvermos a nossa auto crítica e sempre questionar o que está sendo dito.
A sociedade humana sempre produziu e continuará produzindo informações. É através da informação que o homem constrói a sua vida diária. O homem domina várias formas para esclarecer os fatos, conhecer e intervir na realidade. 
Para construir o seu mundo a sociedade humana precisa de informação, basta saber como usa-la na sua formação moral, intelectual, social e individual, porque o individuo tem a necessidade de pensar, observar e compreender os fenômenos que possam contribuir para a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento.


Anápolis, 09 de Julho de 2013.


Elaine Cristina Mariano
__________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

terça-feira, 18 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - BIBLIOTECA ESCOLAR





Orientações pedagógicas

Pratique: são sugestões de atividades para reforçar a compreensão do texto da Disciplina e envolver o estudante em sua prática; são atividades teórico-práticas a serem realizadas durante o estudo da disciplina. Essas atividades servem tanto para problematizar como para explicar ou provocar a construção ou reconstrução daquilo que se está acostumado a fazer.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

Orientações Gerais / 4. ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2012.




Segue abaixo o modelo de Pratique a ser utilizado.



RELATÓRIO DO PRATIQUE



IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano



Relatório

O acervo da biblioteca é formado por obras: Livros, periódicos, sugeridos em grande parte devido aos Projetos Pedagógicos e bibliográficos básicos e complementares das disciplinas dos cursos daquela escola.
Quanto ao processo de classificação do material, utiliza-se o sistema padrão da Classificação Decimal Universal(CDU), caracterizado pela estratificação do acervo em grandes áreas do conhecimento.
O acervo de livros, periódicos e obras de referências é organizado em estantes na ordem de classificação pertinente a fim de possibilitar fácil busca e realocação, conforme padrão CDU, mediante exemplares devidamente identificados e classificados.
Controle e manutenção da disposição do acervo bibliográfico, identificação oficial, munida de foto, além de registro da entrada e saída.
A Catalogação corresponde à descrição formal do material bibliográfico e audiovisual adquirido do ponto de vista do título do documento, da autoria, da edição, da pesquisa bibliográfica e das características físicas, após ser tombado(Tombamento- Corresponde ao processo de adoção de numeração sequencial de entrada, inserção e dispositivos de segurança e aposição de carimbo, etiqueta de identidade em cada exemplar do documento bibliográfico e audiovisual) e classificação.

Após fazer um levantamento do processo técnico realizado na biblioteca da escola percebi a eficiência e a eficácia deste processo, garantindo ao usuário encontrar com facilidade o que procura no acervo da biblioteca desta escola.



FOTOS – Registre aqui algumas fotos das etapas do processamento técnico
realizado na biblioteca da sua escola.




Imagens Tirada da Internet




















Anápolis, 22 de Abril de 2014.



Elaine Cristina mariano
_____________________________________________________________________


Nome e Assinatura do Aluno(a)

LINKS 93

http://canaldoensino.com.br/blog/15-apostilas-de-informatica-para-download-gratis

http://canaldoensino.com.br/blog/sem-dinheiro-veja-sites-com-cursos-de-ingles-gratis

http://canaldoensino.com.br/blog/como-mandar-bem-na-interpretacao-de-texto

http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-os-cursos-de-extensao-da-unicamp

http://canaldoensino.com.br/blog/voce-conhece-a-teoria-dos-quatro-quatros

http://canaldoensino.com.br/blog/10-livros-de-ingles-para-download

http://canaldoensino.com.br/blog/como-fazer-o-download-gratuito-de-livros-de-clarice-lispector

http://canaldoensino.com.br/blog/4-sites-com-curso-de-desenho-online

http://canaldoensino.com.br/blog/museu-virtual-conheca-6-lugares-para-visitar

http://canaldoensino.com.br/blog/saiba-quais-sao-as-funcoes-do-tecnico-administrativo-da-anvisa

http://canaldoensino.com.br/blog/saiba-todos-os-temas-de-redacao-ja-cobrados-no-enem-desde-1998

http://canaldoensino.com.br/blog/cursos-gratuitos-de-gastronomia-pelo-senac

http://canaldoensino.com.br/blog/cwur-divulga-lista-com-as-melhores-universidades-do-mundo

http://canaldoensino.com.br/blog/pge-ms-abre-concurso-para-10-vagas-de-procurador-com-salario-de-r-23-84567

http://canaldoensino.com.br/blog/associacao-de-comercio-eletronico-promovera-evento-gratuito-em-sao-paulo

http://canaldoensino.com.br/blog/20-livros-de-historia-para-ler

http://canaldoensino.com.br/blog/como-conseguir-bolsas-de-estudo-na-espanha

http://canaldoensino.com.br/blog/sesi-ms-tem-vagas-para-diversos-cursos-gratis

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-online-gratis-profissionalizante-sobre-curva-abc

http://canaldoensino.com.br/blog/concurso-trt-20a-regiao-2016-inscricoes-abertas-para-tecnico-e-analista-judiciarios

http://canaldoensino.com.br/blog/4-canais-no-youtube-para-estudar

http://canaldoensino.com.br/blog/3-sites-para-baixar-livros-didaticos-em-pdf

http://canaldoensino.com.br/blog/5-dicas-para-aulas-de-portugues-mais-interativas

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-etiqueta-profissional

http://canaldoensino.com.br/blog/prorrogadas-as-inscricoes-do-concurso-do-mpu-2016

http://canaldoensino.com.br/blog/9-dicas-para-voce-ter-sucesso-no-vestibular

http://canaldoensino.com.br/blog/10-canais-com-videoaulas-de-enfermagem

http://canaldoensino.com.br/blog/15-videos-para-aprender-a-fazer-unhas-decoradas

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-automacao-de-processos

http://canaldoensino.com.br/blog/concurso-receita-federal-2016-projeto-de-lei-preve-reajuste-salarial-para-auditor-e-analista

http://canaldoensino.com.br/blog/10-sites-para-voce-estudar-online

http://canaldoensino.com.br/blog/seno-cosseno-e-tangente-aprenda-sobre-eles

http://canaldoensino.com.br/blog/o-que-sao-as-figuras-de-linguagem

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-teoria-geral-da-administracao

http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-o-estilo-das-questoes-da-banca-organizadora-esaf

http://canaldoensino.com.br/blog/fvg-oferece-curso-gratuito-de-argumentacao-juridica

http://canaldoensino.com.br/blog/sebrae-disponibiliza-cursos-gratuitos-para-administradores

http://canaldoensino.com.br/blog/7-jogos-educativos-para-ensinar-brincando

http://canaldoensino.com.br/blog/aprenda-frances-gratis-com-2-plataformas-online

http://canaldoensino.com.br/blog/como-conseguir-incentivo-financeiro-para-empreender

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

ABA INGLÊS 78

Friday Message
14/10/2016

How to Improve your Grades
Hello!

I hope you are having a lovely Friday.
Seu progresso:
Beginners
Continue estudando
Do you enjoy revising? Probably not! A lot of people don’t really like studying but today I want to share some tips to help make your revision time effective and fun. I know it sounds impossible but with these 4 tips you can make the most of your study time and then you’ll have time to do the things you love!Você gosta de repassar? Com certeza que não! Muita gente não gosta de estudar, mas hoje quero partilhar algumas dicas para ajudá-lo(a) a que o tempo que você dedicar a repassar seja mais eficaz e divertido. Sei que parece impossível mas com estas 4 dicas você poderá tirar o máximo proveito de seu tempo de estudo, e depois terá mais tempo para fazer o que você gosta. 

Tip Number 1: Eat Bananas

A healthy body means a healthy brain and a healthy brain is much more efficient at learning English! Instead of eating junk food and sweets, have a banana. Bananas have lots of potassium which increases your energy levels. Also, bananas are delicious!
Ter um corpo são significa ter um cérebro são, e um cérebro são é muito mais eficiente na hora de aprender inglês. Em vez de comer porcarias e doces, coma uma banana. As bananas têm muito potássio, que aumenta seus níveis de energia. Além do mais, são deliciosas!

Tip Number 2: Exercise

If you’re feeling really tired and bored, do some exercise! You can go for a jog, go swimming or even have a mini dance party at home. I like going for a long walk with my dog.
Se você se sente cansado(a) e entediado(a), faça um pouco de exercício! Você pode sair a correr, ir nadar ou mesmo organizar um pequeno baile em casa. Eu gosto de sair para dar um longo passeio com o meu cachorro.

Tip Number 3: Quiz Yourself

Studying all the time can get really boring so make it more fun by quizzing yourself. Take your notebook and write questions down one side of the page. Then, try answering them as best as you can. Check if you answered them correctly and if you did, be happy with yourself as it means you’re ready to take your exam :)
Estudar todo o tempo pode ser realmente chato, por isso faça-o mais divertido competindo com você mesmo(a). Pegue seu caderno e escreva perguntas em um lado da página. Depois, tente respondê-las o melhor possível. Confira se você respondeu corretamente e, se for assim, alegre-se pois isso significa que você está pronto(a) para fazer seu exame. :)

Tip Number 4: Take a Break

This is my last tip for the day: don’t be too hard on yourself. Remember to take breaks to give your mind and body a rest. Spend half an hour going for a walk, playing a game or having coffee with your friends.
Esta é minha última dica do dia: não seja demasiado duro(a) com você mesmo(a). Lembre-se de fazer pequenas pausas para descansar o corpo e a mente. Dedique meia hora a caminhar, jogar a algum jogo ou tomar um café com os seus amigos.

I hope these tips make you enjoy studying more!

Are you practising for the TOEFL? If so, I recommend you watch this videofrom our friends at Magoosh to learn about the best TOEFL practice.
Você está praticando para o TOEFL? Se for assim, eu lhe recomendo ver este vídeodos nossos amigos de Magoosh para aprender as melhores dicas para o TOEFL.

See you next Friday!

Take care,
Priscilla
Priscilla

Your ABA Teacher
Curtiu esta aula?
Compartilhe-a com seus amigos!
FacebookFacebook
TwitterTwitter

Baixe o nosso app
Escute, fale e interprete em inglês onde você quiser, sempre que quiser.
App Store
Play Store

Mais recursos
Confira mais lições de inglês no nosso blog:
Blog

IMAGENS