quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - ARTE E CULTURA NA ESCOLA

 





DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS - RELATÓRIO FINAL

RELATÓRIO FINAL

Arte e Cultura constituem dimensões fundamentais na formação do ser humano. O aprimoramento da sensibilidade ajuda o ser humano a tomar consciência de si, de suas potencialidades, favorece o resgate de sua identidade como parte integrante de um grupo social e favorece a compreensão do mundo e a percepção de valores.
O município onde moro possui múltiplas variedade artística, onde todos podem não só assistirem, como também fazerem parte deste contexto, contribuindo para o desenvolvimento de suas aptidões, trabalhando a mente, o corpo, a criatividade, a participação, o senso crítico, as emoções, os sentimentos, a disciplina, e o companheirismo, ampliando as amizades.
São várias produções artísticas desenvolvidas no meu município: Aulas de Dança: Professor Marcelo, teatro: Grupo cultural de Anápolis, trabalho com fantoches: Neuza e Cia, decorações com EVA: Professora Edileusa, karaté: Professor Eduardo...
Eles contribuem através de aulas dadas aos alunos, com decorações feita na escola, através de apresentações no dia das crianças, das mães...
Através deste trabalho percebi a importância das práticas culturais nas escolas, pois através delas o aluno desenvolve várias habilidades que o tornará uma pessoa apta para enfrentar desafios e supera-los, pois o homem nasce artista e para desenvolver tal arte é preciso trazer algo que traga motivação fazendo com que flua de dentro para fora o que está escondido.
Na minha escola existem práticas culturais, como mencionada acima, mas tenho certeza que com a participação de todos, outras práticas culturais irão surgir, pois em meu município existe uma gama de possibilidades artísticas.


FOTOS – Registre aqui algumas fotos da realização da atividade.
(Mínimo de 01 foto e Máximo 03 fotos)























Anápolis, 26 de Maio de 2014.


Elaine Cristina Mariano
______________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - TRABALHO EM EQUIPE

 





DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS -
RELATÓRIO FINAL

· Qual ação foi realizada?
Dinâmica

· Justificativa
Através desta ação as pessoas serão capazes de assimilar melhor a importância de se trabalhar em equipe. É preciso lembrar que é por meio da cooperação e do envolvimento das pessoas que o trabalho em equipe pode melhorar. Todas as pessoas podem ser geradoras de uma melhor condição de convivência no trabalho.

· Metodologia
Reunimos em uma sala. Foi feito um circulo. Distribuí vários papeis.
Em cada papel continha uma reflexão(mensagem) sobre como se trabalhar em equipe. Pedi para que cada um lesse o que estava escrito e falassem o que a mensagem estava querendo dizer. Depois perguntei aos demais se concordavam com que o que estava sendo dito ou não e por que.
No final perguntei o que acharam dessa dinâmica e o que aprenderam com ela.
Responderam que foi uma ideia muita boa e que precisamos reconhecer o valor do trabalho do outro, ter espírito de cooperação e ajuda mútua, saber trabalhar em equipe, e que é preciso reunir mais vezes para que o que aprenderam fosse reforçado até se tornar um hábito.

· Conclusão
Pelo que percebi esta ação foi positiva, porque ambos se dispuseram a seguir o que foi debatido através desta dinâmica, para que assim seja possível trabalhar em equipe.
Realmente não é difícil trabalhar em equipe, se todos se comprometerem a cooperar uns com outros, propiciando um ambiente agradável e fácil de conviver.


FOTOS – Registre aqui algumas fotos da realização da atividade.
(Mínimo de 01 foto e Máximo 03 fotos)



Foto Tirada da Internet







Anápolis, 21 de Agosto de 2013.



Elaine Cristina Mariano
_____________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a) 

PROFUNCIONÁRIO - PPP

 



RELATÓRIO FINAL

Problemas Encontrado

PPP – Engavetada e desatualizada

Justificativa
Esse projeto(PPP) é de muita importância, porque passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola, por isso deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo.

Metodologia
Li, reli o PPP, fiz algumas perguntas a Coordenadora Técnica e argumentei que será de suma importância atualizar o PPP. Não precisa ser todo ano, mas que era preciso mudá-la quando:

· Os objetivos iniciais foram alcançados ou precisam ser modificados;
· Aconteceram mudanças na comunidade;
· O contexto escolar teve alterações.

É preciso também revisar e atualizar os dados sobre a aprendizagem, recurso, clientela, relações com a família, diretrizes e planos de ação. Isto poderá acontecer durante as reuniões pedagógicas, nos encontros do conselho Escolar e na Semana de Planejamento.
Depois registrar no computador, imprimir e colocar em uma pasta arquivo para facilitar o acesso e as alterações durante o ano.
Enviar cópias do documento aos professores e funcionários para consultarem quando surgirem dúvidas.
Elaborar uma versão resumida e entregar aos pais quando forem fazer a matrícula .
E por fim, organizar em um fichário, facilitando o manuseio, a conservação e a revisão ao longo do ano.

Conclusão
A Coordenadora Técnica pensou e falou que irá passar para a Gestora, porque disse que é muito importante manter o PPP organizado e atualizado.
Percebi que foi muito importante a minha contribuição em relação a PPP e creio que não ficará só em teoria, mas também que será colocada em prática assim que possível.

FOTOS – Registre aqui algumas fotos da realização da atividade.
(Mínimo de 01 foto e Máximo 03 fotos)


Coordenadora Técnica Revisando e Atualizando o PPP, por ordem da Gestora


Divulgação do PPP




Anápolis, 07 de Junho de 2013.



Elaine Cristina Mariano
_________________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - GESTOR

 















Cursista, você deverá entrevistar o (a) gestor (a) da escola em que trabalha no intuito de compreender o papel do gestor escolar, a partir, das questões abaixo.

1- Esta é a 1ª vez que você está na função comissionada de diretora? Senão, quantas vezes já está nessa função? Quantas foram e são suas principais proposta de trabalho?
Não. É o segundo mandato como diretor. Quanto a minha proposta de trabalho é zelar pelo pleno desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico e buscar oferecer uma educação de qualidade garantindo o pleno desenvolvimento do educando.

2- O processo seletivo para sua gestão ocorreu por nomeação ou processo eletivo?Caso tenha sido eletivo como foi a participação dos alunos e pais no processo eletivo? Muitos compareceram?
O processo seletivo para minha gestão ocorreu por processo eletivo. Pais, alunos, servidores e professores participaram do processo eletivo que definiu quem seria o diretor, o vice-diretor e o Secretário Geral. Os pais e alunos participaram ativamente da votação. Comparecendo aproximadamente uns 60% dos eleitores.

3- O artigo 206 da Constituição Brasileira fala de gestão democrática, que ocorre com a participação de toda comunidade escolar. Como tem sido a participação dos professores e demais funcionários da escola nos processos de decisões coletivas durante a sua gestão? E como acontece a integração da escola- comunidade-família na sua gestão?
Democraticamente os professores e funcionários tem se envolvido ativamente na solução de problemas, na tomada de decisões, no estabelecimento e manutenção de padrões de desempenho e na garantia do atendimento às necessidades das pessoas a quem os serviços da organização se destinam .
Já a integração da escola com a comunidade e família, na minha gestão são desenvolvidas através de associações de pais e mestres, conselhos escolares, círculos de pais, trabalho voluntário, palestras e realização de festividades que envolvam famílias e comunidade como dia dos pais, dia das mães, festas juninas e outras.

4- Existem muitas opiniões sobre o papel do diretor que se resume nas obrigações burocráticas, na representação, no planejamento e no controle. Para outros vai além, está relacionado com a parte pedagógica. Como você define o papel do diretor (gestor no espaço escolar?)
Bem, o diretor é o gestor da escola, o responsável legal pela instituição, é o líder que garante o funcionamento da escola. É o que pensa em todos os detalhes para que não só a educação dentro da Unidade Escolar seja de qualidade, mas também no atendimento a comunidade pais, alunos e funcionários. É o diretor que interfere fortemente nos rumos que a escola vai trilhar.

5- Você se sente realizado no papel de gestor?
Fazer uma escola atingir bons resultados na aprendizagem do aluno e oferecer uma educação de qualidade é uma responsabilidade muito complexa. Por isso, o que posso dizer é que faço o possível para que as metas sejam atingidas.

PROFUNCIONÁRIO - DÉCADAS DE 20 E 30

Décadas de 20 e 30 – Como a educação foi tratada pelos governos

Não havia escolas suficientes para a demanda estudantil e vários estudantes não tinham direito a educação.
O ensino era controlado por um sistema capitalista.
Em 1930, foi criado o Ministério da Educação, o governo organiza o ensino secundário e as universidades brasileiras, conhecidos como Reforma Francisco Campos, que efetua procedimentos de monitoramento dos estabelecimentos de ensino secundário no território brasileiro passando a ter um controle detalhado e sistemático.
O Brasil passa a ditar suas leis educacionais, reestruturando o ensino para adequá-lo a obra da modernização nacional de produtividade, onde a população tinham que saber ler e escrever, registrar os filhos, tirar documentos... andar nas ruas e a função da escola era de ensinar seus estudantes a se comportarem diante da sociedade capitalista e direcionarem sua conduta diante dos padrões vigente, com práticas disciplinares que conduzissem ao disciplinamento e à auto-regulação.

Elaine Cristina mariano

terça-feira, 6 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - COLISEU DE ROMA









                                                     


LINKS



PROFUNCIONÁRIO - CARTA

Anápolis, 23 de Abril de 2013

Estimado(a) Professor(a),

Vou bem, Obrigada!

Realmente é de muita satisfação ter a oportunidade de poder investir em minha carreira profissional através deste curso, quando muitos não podem.
Fico muito feliz por ser a Senhora a responsável por esta Produção de Texto tão eficaz e fácil de entender!
A Educação é uma ferramenta que move este mundo, e não poderia ser diferente a Escola ser este lugar de transformação.
É preciso investir em nós, profissionais, porque o mundo não para, sempre se renova e precisamos nos adequar a estas novas mudanças.
Sem os esforços de ambas as partes não será possível a conclusão deste curso, porque se um só lutar será em vão, pois um depende do outro, por isso precisamos ter a convicção de que este curso é um bem para todos que querem um futuro melhor.
Agradeço pelos esforços que vocês demonstram a cada etapa deste curso, por se preocuparem com nossa formação profissional e por nos transformarem em cidadãos melhores.
Desse lado de cá há muita esperança de que ao término deste curso adquirirei conhecimentos, habilidades, senso crítico, responsabilidades, autonomia, interação e também, é claro, transmitir o que aprendi ao longo da vida.
Não posso dizer que é fácil, porque há muitos obstáculos que teremos que transpor, mas não podemos desistir, temos que ir até o fim se queremos vencer na vida, não é mesmo?

Um grande abraço!
Atenciosamente!

Elaine Cristina Mariano


IMAGENS