METAS
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AÇÕES
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RESPONSÁVEL
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Aprimoramento das práticas docentes.
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Visita as salas de aula pela coordenação
pedagógica para analise das mesmas. Orientação aos docentes e socializações
nos horários coletivos.
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Coordenadora Professores
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Garantir a aprendizagem efetiva de todos os
alunos, inclusive daqueles com maiores dificuldades
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Planos de Ensino elaborados de acordo com
as Orientações Curriculares. Recuperação contínua em aulas semanais com
atividades diferenciadas. Utilizar textos diversificados, realizando
diferentes formas de leitura e produção. Estimular o empréstimo de livros na
Sala de Leitura. Utilização de mídias diferenciadas como forma de despertar o
interesse dos alunos.
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Coordenação Pedagógica e docentes.
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Identificação das necessidades especiais
dos alunos com deficiência
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Identificação dos alunos com NEEs através
de levantamento de laudos médicos, realização
das anamneses, sondagens e entrevistas.
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Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e
docentes.
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Atendimento dos visando promover o
desenvolvimento das funções cognitivas através de apoio e adaptações.
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Utilização dos recursos existentes na
Unidade, a fim de promover as adaptações do currículo necessárias a cada
educando
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Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e
docentes.
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Orientação e formação dos profissionais da
Unidade Escolar. Atuação junto às famílias e às Equipes Multiprofissionais da
Saúde.
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Trazer textos formativos e informativos
sobre o Atendimento Educacional Especializado a respeito dos alunos com
NEE’s, abordando o tema Inclusão, para profissionais da Unidade e
responsáveis.
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Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e
docentes.
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Auxilio na adequação dos conteúdos,
juntamente com os professores da sala regular, a fim de permitir aos alunos o
acesso ao currículo regular.
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Promover a adequação do currículo junto ao
professor da sala regular. Utilizar os diferentes espaços da escola.
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Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e
docentes.
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Promover o protagonismo do aluno.
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Programa Ampliar. Grêmio.
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Coordenação Pedagógica, Professor do
Programa Ampliar e docentes.
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Conscientização com relação ao bullying
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Desenvolver atividades de conscientização
dos alunos durante as aulas e dos responsáveis nas reuniões de pais
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Comunidade Escolar
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Metas
Diminuição
dos itens de evasão escolar;
-Aumento
nos índices de promoção;
-Conscientização
e implantação da cidadania e da dimensão política;
-Envolvimento e interação da comunidade, com
vistas a uma participação ativa;
-Adequação da elevação da qualidade de ensino;
-Unificação
de linguagens didáticas;
-Envolvimento
dos docentes com as normas regimentais e disciplinares;
-Diminuição da evasão nos primeiros anos do
Ensino Médio;
-Preparar para a construção do conhecimento;
-Saber
respeitar o "próximo", em seus bens materiais e morais;
-Formar e não apenas informar;
-Dominar
os conteúdos básicos programáticos;
-Internalizar seu papel como cidadão do mundo;
-Conscientizar sobre a importância da sua
contribuição para o bem estar da comunidade;
-Conscientização
sobre a importância do estudo para o crescimento interior e auto realização;
-Formar cidadãos críticos e conscientes;
-Aplicar os recursos de forma a buscar
resultados satisfatórios.
Ações
-Capacitação
profissional dos docentes através de palestras, dinâmicas de grupo, troca de
experiências, além de estimulá-los a estar sempre em busca de novos
conhecimentos;
-Projeto recuperação/reforço;
-Implantação
de projetos;
-Através de reuniões pedagógicas,
conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e
prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo,
dessa forma, um ambiente estimulador e agradável;
-Conscientizar os docentes da importância do
trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola,
estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
-Conscientizar
os docentes do valor da avaliação como parâmetro diário para um replanejar
constante e não como medida de valor inexorável;
-Através
de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo
um relacionamento harmonioso de forma a que os pais percebam a importância de
sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;
-Utilização da biblioteca (estímulo à leitura)
e do laboratório de informática;
-Estudo
detalhado dos temas pertinentes aos desafios educacionais contemporâneos;
-Avaliar e controlar a qualidade do
ensino-aprendizagem;
-Revitalização
das atividades do Grêmio Estudantil;
-Palestras
dirigidas aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de
informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que
os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam
enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente;
-Administrar, com a participação de
professores, pais, funcionários e direção, as verbas recebidas, de forma a
atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
-Adquirir dentro do possível o material
necessário para bom desempenho escolar.
Metas:
1 promover o
rendimento escolar do aspecto qualitativo sobre o quantitativo;
2 incentivar a
assiduidade dos alunos, freqüência às aulas e atividades escolares;
3 investir mais no
professor, com reuniões pedagógicas e cursos com especialidades em Educação;
4 organizar em
conjunto o bom funcionamento da escola.
Ações:
1 desenvolver uma
proposta unificada dentro da escola, através de um trabalho coletivo;
2 construir
projetos especiais que garantam a permanência e o interesse do aluno pelo
processo educativo;
3 utilização de
recursos didáticos de modo adequado enriquecendo assim o dia-a-dia em sala de
aula;
4 construir ações
pedagógicas envolvendo todos os alunos comprometidos com o processo
ensino-aprendizagem, considerando em todos os aspectos as estratégias e
procedimentos metodológicos.
Avaliação
1 caráter
diagnóstico e educativo;
2 implantação de um
projeto de avaliação criando mecanismos de acompanhamento e compreensão do
processo de aprendizagem;
3 reflexão e
discussão para estabelecer critérios e procedimentos avaliatórios;
4 aperfeiçoamento
do projeto com acompanhamento do Professor e Coordenador.
METAS
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· Adotar atitudes de
respeito pela diversidade étnica, social e religiosa.
· Estabelecer coletivamente as regras de
convívio da turma, pautadas pela autonomia, amizade e solidariedade,
demonstrando respeito e compromisso com as mesmas, bem como punições plausíveis
para quem desrespeitá-las.
· Relacionar e respeitar seus direitos e
deveres, sabendo se colocar no lugar do outro, nos diversos espaços de
convivência.
· Conhecer a função da escola e sua organização.
· Conhecer a história da escola.
Localizar
a escola dentro do bairro e o seu entorno.
AÇÕES
· Construção coletiva das regras de convivência,
mapa de ocupação da escola.
· Visita aos arredores da escola para localizar
e caracterizar o espaço em que a escola está inserida.
· Apresentação de um funcionário da escola para relatar
sobre suas funções, a organização do espaço escolar e sua história.
· Construção de maquetes, mapas, itinerários,
cartazes indicativos, etc.
· Relatos, poemas, músicas e desenhos
relacionados com o tema.
· Utilização de fotos ou imagens para construção
da memória visual da unidade escolar.
Objetivos
Estratégicos
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Estratégias
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Metas
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1. – Assegurar a
melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.
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1.1
– Concentrar esforços nas séries e disciplinas críticas do Ensino
Fundamental.
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1.1.1 – Elaborar
um programa com 16 ações que favoreça a melhoria
do processo
Ensino – aprendizagem dos alunos de 6º ao 9º.
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1.2
– Desenvolver ações para melhorar o desempenho dos alunos com baixo
rendimento escolar.
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1.2.1 –
Implementar um programa com 05 ações que eleve o desempenho dos alunos com
baixo rendimento escolar.
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2. – Reduzir o
índice de reprovação e abandono.
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2.1
– Desenvolver estratégias inovadoras diferenciadas para reduzir o índice de
reprovação e abandono.
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2.1.1 – Elevar o
índice geral de aprovação do Ensino Fundamental de 98,1% para 99%.
2.1.2 – Elevar o
índice de aprovação dos alunos do Ensino Médio de 85% para 88%.
2.1.3 – Elevar o
índice de aprovação de 98% para 99% em Ciências no Ensino Fundamental.
2.1.4 – Reduzir o
índice geral de abandono do Ensino Fundamental de 0,7% para 0,5%.
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3. – Fortalecer a
participação dos pais na escola.
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3.1
– Estimular a participação dos pais nas atividades desenvolvidas pela escola.
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3.1.1 –
Implementar um conjunto de 06 ações para envolver os pais nas atividades
escolares.
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Metas:
-
Desenvolver estratégias diferenciadas para reduzir o índice de reprovação e
abandono;
-
Elevar o índice de aprovação dos alunos do Ensino Fundamental de 98,1% para
99%;
- Elevar
o índice de aprovação dos alunos do Ensino Médio de 85% para 88%;
-
Reduzir o índice geral de abandono do Ensino fundamental de 0,7% para 0,5%;
-
Estimular a participação dos pais nas atividades desenvolvidas pela escola;
-
Capacitar 01 coordenador pedagógico e o corpo docente para trabalhar com os
alunos com necessidades especiais, através de cursos e encontros na SRE;
-
Desenvolver projetos interdisciplinares em todas as turmas, onde as novas
tecnologias possam servir de instrumento prazeroso para a obtenção da
aprendizagem;
-
Incentivar a participação coletiva dos pais, familiares e comunidade, através
de palestras e reuniões, buscando a melhoria no envolvimento de todos no
convívio escolar;
-
Orientar os professores pedagogicamente, sobre as adaptações curriculares,
Estilos de aprendizagem e Plano individualizado de Educação através de oficinas
pedagógicas e cursos de capacitação oferecidos por pólos especializados;
-
Conscientizar os educandos sobre a importância dos estudos para a realização
pessoal e profissional, através de palestras e depoimentos de pessoas da
comunidade;
Ações:
-
Montar uma sistemática de acompanhamento dos alunos faltosos;
-
realizar visita quinzenal na casa dos alunos faltosos;
-
Promover bimestralmente palestras de conscientização obre a importância de
estudar;
-
Realizar um diagnóstico das dificuldades dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental;
-
Realizar uma aula de leitura semanal com os alunos do 6º ao 9º ano;
-
realizar quatro dias temáticos com o tema: Valor da Leitura;
-
Desenvolver o Projeto Círculo de Leitura e literatura goiana com os alunos do
Ensino Médio;
-
Desenvolver o Projeto de História de Goiás com os alunos do Ensino Médio
regular e semestral;
-
Elaborar um boletim informativo bimestral para divulgar as atividades e
desempenho da escola;
-
Realizar o Projeto Cultural para cultivar as raízes do nosso povo;
-
Realizar um encontro mensal entre os professores para estudo e planejamento em
ciências;
-
Realizar cursos de capacitação para 01 ou mais coordenadores e membros do corpo
docente pelo menos 02 vezes por ano em parcerias com pólos especiais.
-
Desenvolver projetos interdisciplinares contemplando as disciplinas optativas
em conjunto com a base comum para promover atividades lúdicas e inovadoras.
- Promover
reuniões, confraternizações e outras atividades, buscando uma integração e
fortalecimento de laços entre os todos os servidores.
-
Promover reuniões semestrais para orientar pedagogicamente os professores sobre
as adaptações curriculares, estudos de aprendizagem e Plano individualizado de
Educação.
-
Realizar palestras e depoimentos semestrais por pessoas da comunidade, com o
objetivo de conscientizar os educandos sobre a importância dos estudos para a
realização pessoal e profissional;
-
Promover 01 evento bimestral sócio-cultural para integrar escola e comunidade,
como: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia da Comunidade na Escola, Dia do
Estudante, Dia da Árvore, projeto Primavera, Feira de Arte e Cultura e
Ciências, projeto Deus na escola e projeto cantata;
-
Realizar uma palestra semestral sobre relações humanas;
-
Realizar confraternizações semestrais com o corpo docente;
-
Promover uma reunião bimestral para fortalecer o relacionamento da equipe
escolar;
-
Realizar bimestralmente uma oficina de leitura e produção de textos para
estimular nos alunos o prazer de ler e criar;
-
Realizar bimestralmente uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do
Ensino Fundamental e Médio;
-
Realizar concurso de produção de textos com os alunos do Ensino Fundamental,
por bimestre;
-
Dar continuidade ao jornal “Folha Educativa” como instrumento de produção da
disciplina Oficina de Jornal;
-
Realizar uma palestra trimestral com profissionais da Secretaria da Saúde, como
parte integrante da disciplina Educação em Saúde;
-
Desenvolver atividades práticas e em situações reais com os alunos da
disciplina Elaboração de Documentos Oficiais;
-
Promover uma reunião bimestral entre os professores de Matemática para avaliar
o trabalho desenvolvido;
-
Montar um cantinho de Matemática nos 6º anos;
-
Elaborar um documento final de avaliação de desempenho dos alunos dos 6º anos
em Português e Matemática;
-
Formar oito grupos de monitorias com alunos do Ensino Médio para atuar durante
as aulas de Matemática e Física;
-
Realizar bimestralmente uma oficina de operações e cálculos;
-
Formar um grupo de monitoria para os alunos dos do 1º ao 6º períodos;
-
-
Realizar apresentações artísticas e culturais para exposição dos trabalhos e
dos conteúdos aprendidos pelos alunos;
-
Aplicar um provão semestral multidisciplinar para avaliar as dificuldades
específicas dos alunos;
- Desenvolver
através de projetos atividades pedagógicas e comemorativas conforme ações do
P.D.E.