sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE VISONAMENTO DE FILME










 ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE VISONAMENTO DE FILME

O relatório é composto por: capa; índice; objetivos; introdução; desenvolvimento; conclusão; anexo.

1- CAPA - Tem de constar os seguintes pontos:
- Nome do filme
- Local do visionamento
- Data do visionamento
- Autor(es)

2- ÍNDICE – Destaca-se os tópicos relatório mais importantes e a página onde se iniciam.

3- OBJETIVOS – De um forma concisa descreve-se os objetivos do visionamento; ligação entre a temática das aulas e a temática do filme.

4- INTRODUÇÃO- Deve ser colocado os seguintes dados relativos ao filme: o local da projeção, a data, o título, o realizador, o ano de realização do filme.

5- DESENVOLVIMENTOUm breve resumo da história do filme, momentos mais importantes, ligação com os temas da aula. Se tiver havido debate de ideias após visionamento do filme deve constar uma síntese dessas ideias.

6- CONCLUSÃO - Deve ser expresso a opinião pessoal sobre o filme.

7- ANEXOS – Deve constar a ficha técnica completa do filme.

O relatório deve ser escrito na terceira pessoa do plural ou no impessoal do pretérito perfeito.

As páginas do trabalho têm de ser numeradas.

Adaptado de http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/como_elaborar_relatorios.pdf
J. Vieira Lourenço, Ferramentas do aprendiz de filósofo. Porto: Porto Editora,

2004, pp.57-60 (texto adaptado)







ROTEIRO DO FILME
Grupo 01:  Guerrilheiros
ü  Qual o sentido do título do filme?

ü  Qual é a crítica que o curta apresenta em relação aos responsáveis por essa situação das crianças?

ü  Identifique no curta as personagens/situações nas quais estão presentes ou não os seguintes aspectos:
Ø  Direitos da criança
Ø  Responsabilidade social
Ø  Identificação de valores éticos
ü  Identifique a dualidade criança/adulto das personagens.
ü  Associe as realidades apresentadas no filme com a realidade de seus municípios e identifique as semelhanças e diferenças.
ü  Qual a concepção de criança e infância o curta apresenta?

ROTEIRO DO FILME
Grupo 02: Bilu e Joao
ü  Qual o sentido do título do filme?

ü  Qual é a crítica que o curta apresenta em relação aos responsáveis por essa situação das crianças?

ü  Identifique no curta as personagens/situações nas quais estão presentes ou não os seguintes aspectos:
Ø  Direitos da criança
Ø  Responsabilidade social
Ø  Identificação de valores éticos
ü  Identifique a dualidade criança/adulto das personagens.
ü  Associe as realidades apresentadas no filme com a realidade de seus municípios e identifique as semelhanças e diferenças.
ü  Qual a concepção de criança e infância o curta apresenta?



ROTEIRO DO FILME
Grupo 03: songsong

Qual o sentido do título do filme?
ü  Qual é a crítica que o curta apresenta em relação aos responsáveis por essa situação das crianças?
ü  Identifique no curta as personagens/situações nas quais estão presentes ou não os seguintes aspectos:
Ø  Direitos da criança
Ø  Responsabilidade social
Ø  Identificação de valores éticos
ü  Identifique a dualidade criança/adulto das personagens.
ü  Associe as realidades apresentadas no filme com a realidade de seus municípios e identifique as semelhanças e diferenças.
ü  Qual a concepção de criança e infância o curta apresenta?
ROTEIRO DO FILME
Grupo 04:  Jesus Criança da América
Qual o sentido do título do filme?
ü  Qual é a crítica que o curta apresenta em relação aos responsáveis por essa situação das crianças?

ü  Identifique no curta as personagens/situações nas quais estão presente ou não os seguintes aspectos:
Ø  Direitos da criança
Ø  Responsabilidade social
Ø  Identificação de valores éticos
ü  Identifique a dualidade criança/adulto das personagens.
ü  Associe as realidades apresentadas no filme com a realidade de seus municípios e identifique as semelhanças e diferenças.
ü  Qual a concepção de criança e infância o curta apresenta?

LINGUAGEM CIENTÍFICA

A LINGUAGEM CIENTÍFICA
.
Principais funções
Expressiva: comunicar emoções ou sentimentos
Persuasiva: determinar a conduta das pessoas, como as propagandas
Informativa: transmitir conhecimentos e informações
 A linguagem científica é essencialmente informativa

Formas de expressão
Coloquial: linguagem comum, popular.
Literária: linguagem estética
Técnica: útil para transmitir conhecimento científico

A linguagem científica é técnica

Formas de redação em prosa
Dissertação: São expostas, explanadas, interpretadas idéias ou apresentados argumentos sobre um determinado assunto.
A uma dada pressão, a temperatura na qual ocorre a fusão é bem determinada para cada substância.

Descrição: São descritas características ou elementos constitutivos dos seres: pessoas, animais, vegetais, objetos, ambientes, processos, etc.
O motor elétrico de corrente contínua é composto de duas partes principais: o indutor e o induzido.

Narração: São contados fatos ou fenômenos ocorridos em determinado tempo e lugar, com a participação de personagens.
 A polícia de São Paulo instalou um laboratório que permitirá identificar criminosos analisando a molécula de DNA do sangue ou de um fio de cabelo encontrado no local do crime.

Qualidades da linguagem científica
A apresentação de um trabalho científico supõe que o autor domine bem o idioma em que o texto está sendo escrito, bem como, o conhecimento científico sobre o assunto abordado. A linguagem é o instrumento de comunicação e a ciência sendo rigorosa exige a que mais se aproxima da perfeição.

Impersonalidade. Toda a escrita deve ser impessoal. Deve-se evitar referências pessoais, como “meus resultados”, “minhas conclusões”, “Eu resolvi...”. Pode-se usar nós, quando se tratar de informar resultados obtidos pelo próprio autor.
Não Þ Eu calculei todas as possibilidades
Sim Þ Acreditamos que seja possível calcular a posição exata do objeto

Objetividade. A ciência é objetiva, não subjetiva. A objetividade implica em não haver ambigüidade ou possibilidade de mais de uma interpretação.
Não Þ A sala era enorme e belíssima
Sim Þ A sala tinha 23m de comprimento por 44m de largura e com o teto pintado de verde e as paredes de alaranjado

Modéstia e cortesia. Os resultados representam o pesquisador e a si mesmos. A pesquisa impõe-se por si mesma. O pesquisador não deve considerar-se o melhor. Um pesquisador não deve julgar imperfeito o trabalho de outros e atribuir a si a perfeição. A cortesia é importante especialmente em situações de discordâncias.

Clareza e precisão. Toda e qualquer questão, problema ou informação deve ser enunciado com clareza e precisão. Não é possível expressar claramente um pensamento ou idéia se o assunto tratado está ainda confuso na mente de quem escreve. Sem clareza de idéias, não pode haver clareza de expressão.
Não Þ (alguém que não tem certeza) A luz é determinada pela sua velocidade onde o que importa é o meio, se ele for condutor ou não condutor mas ela viaja mais rapidamente naqueles que não existem
Sim Þ (alguém que conhece) A velocidade da luz é máxima no vácuo e diminui nos meios materiais

Vocabulário com sentido próprio
Os símbolos ou as palavras empregadas devem representar as idéias. Deve-se escolher termos com significação exata, conforme os dicionários. Os termos devem sempre estar em seu sentido próprio, nunca em sentido figurado.
Nunca usar termos difíceis, neologismos, palavras estrangeiras traduzidas inadequadamente, regionalismos, gírias, expressões coloquiais pois seu sentido muda conforme a época e o lugar.
Sim Þ Rosa (botânico): Flor da roseira, planta da família das rosáceas.
Consta de muitas pétalas, formadas à custa da transformação de estames
Não Þ Rosa (poeta) : Mulher bonita e formosa
Não Þ As bruxas estão à solta

Sim Þ His background is in the computer industry.
A experiência dele é na industria de computadores. Ou: Seu “background” é na industria de computadores
Não Þ O fundo dele é na industria de computadores

Sim Þ A força resultante aplicada em um corpo é igual à massa multiplicada pela aceleração adquirida pelo corpo
Não Þ O seu colega está forçando a barra

Vocabulário técnico. Cada ciência possui um vocabulário específico que a acompanha sua evolução. Esta terminologia técnica, livre de ambiguidades, é fundamental para expressar os conhecimentos entre os cientistas. Quem escreve um relatório científico não pode ignorá-la.
Sim Þ Quando um núcleo de elemento radioativo se desintegra, além de outras radiações, ele emite partículas alfa, que são partículas constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons (núcleo do átomo de hélio). Estas partículas podem ser usadas para provocar a desintegração de elementos não radioativos. Para isto, elas são lançadas contra estes núcleos e, ao atingi-los, causam uma reação nuclear
Não Þ Quando o miolo do átomo se arrebenta, saem coisas dele. Essas coisas provocam noutros átomos rachaduras, de onde saem mais coisas

Características da fraseologia científica
· Frases simples. Uma só idéia por frase
· Períodos curtos. Períodos longos dificultam a compreensão e tornam a leitura pesada.
· Não construir períodos que demandem esforço supérfluo
Podemos considerar que a luz corresponde a um transporte de certa energia, chamada energia radiante. Este tipo de energia se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. Tais ondas, além de não necessitarem de um meio material para sua propagação – podendo, portanto, propagar-se no vácuo -, possuem uma grande velocidade. No vácuo, a velocidade da luz (c) vale, aproximadamente: c = 300.000 km/s.

 Resumo sobre a linguagem científica
CERTO
ERRADO
INFORMATIVA  

Persuasiva, expressiva

TÉCNICA
  Vulgar ou popular

IMPESSOAL
Pessoal
OBJETIVA
Subjetiva, ambígua

MODESTA E CORTÊS
Arrogante, dogmática

CLARA E PRECISA
Confusa, equívoca

PRÓPRIA E CONCRETA
Figurada
FRASES SIMPLES E
CURTAS
Longas e complexas

Exemplo: Uma explicação sobre o movimento


Diferenças gerais entre uma redação científica e uma literária

REDAÇÃO CIENTÍFICA
REDAÇÃO LITERÁRIA
Técnica .
Estilo técnico, não artístico.
Não técnica, mas pode ser intercalada.
Estilo literário, pessoal ou de época.
Tema ciências.
Qualquer tema, inclusive ciências.
Transmite informação verdadeira, comprovada cientificamente.
O mundo exterior é apresentado tal qual é, de modo concreto. O autor limita-se a definir, a mostrar a realidade, sem opinar ou emitir juízo de valor.
Transmite ficção, ou situações recriadas pelo autor.
O mundo exterior é apresentado tal como o escritor o vê, sente e julga. Não há preocupação com a exatidão de detalhes, mas com a precisão das impressões captadas
pelos sentidos e com a interpretação do objeto, pelo autor.
Transmite mensagem racional.
Emprega as palavras como simples instrumentos de transmissão de idéias. As palavras têm sentido lógico.
Esclarece, mostra, prova; deixa de lado o feitio artístico da frase e preocupa-se com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação
Transmite emoções .
Emprega as palavras como instrumentos para transmitir emoções. As palavras têm valor simbólico. Desperta emoções no leitor, deve impressionar, agradando; é redigida empregando a linguagem de maneira artística.

REDAÇÃO CIENTÍFICA
REDAÇÃO LITERÁRIA
Linguagem objetiva, simples, formal, precisa, clara, cortês, coerente, direta e harmônica.
Linguagem subjetiva, complexa, informal, simbólica e indireta.
Linguagem técnica ou científica no nível padrão culto. Os símbolos ou as palavras empregadas devem representar as ideias. Os termos devem sempre estar em seu sentido próprio, nunca em sentido figurado.
Linguagem literária, transposição para a linguagem escrita dos vários níveis da língua falada:
regionalismos, gírias, expressões coloquiais com seu sentido figurado mudando conforme a época e o lugar.
Há respeito às regras gramaticais.
Extremo cuidado com ortografia e pontuação

Contem somente o necessário sobre um tema. Evita prolongamentos e jogos de palavras

Não repete uma palavra na mesma frase ou à pequena distância, assim como palavras cognatas. Sem rimas


 Exemplo: descrição técnica e descrição literária

Técnica
O coração é um órgão muscular oco, localizado no centro do tórax
entre dois pulmões, imediatamente acima do diafragma,
ligeiramente é esquerda da linha mediana do tórax. Tem tamanho
de um punho e a forma aproximada de um cone de base voltada
para cima, para trás e para a direita e de ápice voltado para baixo,
para frente e ligeiramente para a esquerda.

Literária
O coração, além de, sabidamente ter razões que a razão
desconhece, nem eu, é feito de um músculo fabricado especialmente
pra coração, o miocárdio (assim como a alcatra é feita pro assado).
O miocárdio bate 24 horas por dia, 365 dias por ano, 70 batidas
por minuto (90 nas crianças pra elas poderem chatear os mais
velhos) sem férias, nem décimo terceiro, sem qualquer aplauso do
seu dono e sem pagamento de horas extras que aliás, isso ele não
faz.

IMAGENS