quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

GÊNEROS TEXTUAIS





GÊNEROS TEXTUAIS
O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação.
De acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes.
É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai.

O que são os gêneros?
Os gêneros são os tipos de textos que produzimos em nossa vida cotidiana, com características comuns, que são fáceis de identificar.

Os gêneros estão ligados às práticas sociais de uma comunidade.

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas. .
Com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais.
Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.

 Os Gêneros são Infinitos
Conto de fadas, conversa telefônica, quadrinhos, bilhetes, aviso, entrevista, fábulas, chat, debates, bula, notícia, biografia, receita, e-mail, romance, seminário, propaganda, relatos, piadas e etc.

Gêneros textuais são as formas naturais que utilizamos a língua (cotidiano).

Então, para cada uma das situações de comunicação que ocorre no nosso dia a dia utilizamos algum gênero textual.

Exemplos de Gêneros Textuais
Carta: Quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com uma linguagem formal, em que se escreve à sociedade ou a leitores.
    Quando se trata de "carta pessoal", há a presença de aspectos narrativos ou descritivos e uma linguagem pessoal é mais comum.
Propaganda: É um gênero textual dissertativo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor, apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.

 Bula de remédio: É um gênero textual descritivodissertativo-expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do medicamento.Receita: É um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal comida, descrevendo os ingredientes e o preparo destes, além disso, com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem, para que o leitor siga corretamente as instruções.
Tutorial: É um gênero injuntivo que consiste num guia que tem por finalidade explicar ao leitor, passo a passo e de maneira simplificada, como fazer algo..
...
Editorial:É um gênero textual dissertativo-argumentativo que expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação da presença da objetividade.
Notícia: Podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.
Reportagem: É um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

Entrevista: É um gênero textual fundamentalmente dialogal, representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum outro assunto. Geralmente envolve também aspectos dissertativo-expositivos, especialmente quando se trata de entrevista a imprensa ou entrevista jornalística. Mas pode também envolver aspectos narrativos, como na entrevista de emprego, ou aspectos descritivos, como na entrevista médica.   
História em quadrinhos: É um gênero narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.

 §Charge: É um gênero textual narrativo onde se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual, em sua grande maioria.
§Poema: Trabalho elaborado e estruturado em versos. Além dos versos, pode ser estruturado em estrofes. Rimas e métrica também podem fazer parte de sua composição. Pode ou não ser poético.
    Dependendo de sua estrutura, pode receber classificações específicas, como haicai, soneto, epopeia, poema figurado, dramático, etc.
    Em geral, a presença de aspectos narrativos e descritivos são mais frequentes neste gênero.

Poesia: É o conteúdo capaz de transmitir emoções por meio de uma linguagem , ou seja, tudo o que toca e comove pode ser considerado como poético (até mesmo uma peça ou um filme podem ser assim considerados).
   Um subgênero é a prosa poética, marcada pela tipologia dialogal

Cada texto possuiu uma linguagem e estrutura; note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gênero textual são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
    Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Alguns exemplos de gêneros textuais narrativos:
                        Romance                                    Novela
                     Crônica                                                                  Contos de Fada
                                                         Fábula                                    Lendas

    Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor). São exemplos de gêneros textuais descritivos:
       Diário                                   Relatos (viagens, históricos, etc.)
   Biografia     e     autobiografia       Notícia                       Currículo
       Lista de compras                  Cardápio                        Anúncios de classificados

     Os textos dissertativos são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações; são marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo que tenta persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão).
     Exemplos de gêneros textuais dissertativos:
     Editorial Jornalístico         Carta de opinião            Resenha                           Artigo                Ensaio               Monografia          Dissertação    de   mestrado   e   tese   de   doutorado

   Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação. Assim, alguns exemplos de gêneros textuais expositivos:
       Seminários                        Palestras               Conferências
                  Entrevistas            Trabalhos acadêmicos
                       Enciclopédia              Verbetes de dicionários]]

    O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor); por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo. Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos:
                  Propaganda              Receita culinária
       Bula de remédio                                          Manual de instruções
                      Regulamento              Textos prescritivos

Exemplos de gêneros orais
Conversa ao telefone                   conversa com amigos   
    

.......









Narração de piada    Debate em sala de aula       e    Apresentação de trabalho escolar..
............
.
.Exemplos de gêneros escritos
Diário   E-mail   Bilhetes   Trabalhos Escolares... 












Conversa em Sala de Bate Papo e Rede Sociais   Redações Escolares   Contos   Poesia  e etc.













Os Gêneros Textuais são classificados em Primários e Secundários
Primários: São os gêneros do cotidiano que não precisa ser ensinado.
Exemplo: Lista de compra, bilhete, conversa ao telefone.
   
   Secundário:  São aqueles que precisam ser ensinados.
Exemplo: Redação escolar, fichamento, resumo e etc.

Finalidade do texto
Finalidade:  Persuadir
Funções: Levar alguém a aceitar uma ideia;
Exemplo: Anúncio publicitário, propaganda, etc.
Finalidade: Convencer
Funções: Fazer com que alguém adote uma ideia;
Exemplo: Artigo de opinião, resenha e etc.
Finalidade: Divertir
Funções: Proporcionar diversão;
Exemplo: Piada, poema, conto etc.
Finalidade: Informar
Funções: Instruir, ensinar a alguém alguma coisa;
Exemplo: Notícia, bula de remédio etc.

Funções que os gêneros textuais exercem no nosso dia a dia 
Sequência discursiva: Narrar
Funções: Contar uma história, apresentar uma sequência
de fatos.
Gênero textual: Carta, bilhete, piada, conto, lenda, fábula,
romance e etc.
Sequência discursiva: Descrever
Funções: Enumerar características de fatos, lugares, pessoas e ações .
Gênero textual: Poesias, notícias, reportagem, diário, relato histórico, de viagem, relato policial.
Sequência discursiva: Instruir
Funções: Transmitir informações e prescrições de ações.
Gênero textual: Anúncio, receita, manual, regras de jogo,
regimento e etc.
Sequência discursivas: Expor
Funções: Transmitir informações.
Gênero textual: Resumo de texto, conferência, seminário, etc.
Sequência discursiva: Argumentar
Funções: Discutir questões, defender um ponto de vista.
Gênero textual: Artigo de opinião, tirinha, debate, resenha
crítica, carta de reclamação, etc.

Para entender melhor os gêneros textuais,
deve-se compreender alguns aspectos
importante
Em que situação foi escrito, produzido, terminado o texto
Quem escreveu?
Para quem ele foi escrito, isto é, quais as pessoas mais interessadas em lê-los? 
Quais as intenções, objetivos, que levaram o emissor (Quem o escreveu) a produzi-lo?

Atividades que podem ser trabalhadas na sala de aula
Mostrar alguns anúncios em sala de aula e pedir que os
alunos criem o seu próprio anúncio: Pensando em algo
que deseja vender, comprar ou trocar.








Fazer uma carta  para  um  primo ou prima que moram em  outra cidade









Criar sua  própria  história em  quadrinhos, desenhando e  dando fala aos personagens









Fazer recortes de jornais, retirando noticias da cidade









Fazer um convite comunicando um evento









Fazer receitas em sala de aula, massa de modelar e outras












Realizar teatro, fantoches com os alunos, dos personagens dos contos infantis




Referências Bibliográficas
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ryyoy7u7pzm.Acesso em:19 de set 2015.

Disponível em :www.portuguesxconcurso.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html.Acesso em:19 de set 2015.

Disponível em: www.escolakids.com/generos-textuais.htm.Acesso em:19 de set 2015.

Disponível em: www.estudopratico.com.br/generos-textuais/.Acesso em: 19 de set 2015.

Disponível em: http://www.todamateria.com.br/tipos-de-textos/.Acesso em: 19 de set 2015.



IMAGENS