GÊNEROS TEXTUAIS
O gênero textual é a forma como a língua
é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação.
De acordo com o
seu uso temos gêneros textuais diferentes.
É importante lembrar que um texto não
precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai.
O que são os gêneros?
Os gêneros são os tipos de textos que
produzimos em nossa vida cotidiana, com características comuns, que são fáceis
de identificar.
Os gêneros estão ligados às práticas
sociais de uma comunidade.
Os Gêneros
textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais
ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm
sempre muito parecidas. .
Com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais.
Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.
Com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais.
Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.
Os
Gêneros são Infinitos
Conto
de fadas, conversa
telefônica,
quadrinhos,
bilhetes,
aviso,
entrevista,
fábulas,
chat, debates,
bula,
notícia,
biografia,
receita,
e-mail, romance,
seminário,
propaganda,
relatos,
piadas e etc.
Gêneros textuais são as formas naturais que utilizamos a língua (cotidiano).
Então, para cada uma das situações de
comunicação que ocorre no nosso dia a dia utilizamos algum gênero textual.
Exemplos
de Gêneros Textuais
Carta:
Quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor",
tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com
uma linguagem formal, em que se escreve à sociedade ou a leitores.
Quando se trata de "carta
pessoal", há a presença de aspectos narrativos ou descritivos e
uma linguagem pessoal é mais comum.
Propaganda: É
um gênero textual dissertativo-expositivo onde
há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e
influenciar o leitor, apresentando, na maioria das vezes, mensagens que
despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.
Bula
de remédio: É
um gênero textual descritivo, dissertativo-expositivo e injuntivo que tem por obrigação
fornecer as informações necessárias para o correto uso do
medicamento.Receita: É um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo
informar a fórmula para preparar tal comida, descrevendo os ingredientes e o
preparo destes, além disso, com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem,
para que o leitor siga corretamente as instruções.
Tutorial: É um gênero injuntivo que consiste num guia que tem por finalidade explicar ao leitor, passo a passo e de maneira simplificada, como fazer algo..
Tutorial: É um gênero injuntivo que consiste num guia que tem por finalidade explicar ao leitor, passo a passo e de maneira simplificada, como fazer algo..
...
Editorial:É um
gênero textual dissertativo-argumentativo que
expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação
da presença da objetividade.
Notícia:
Podemos perfeitamente identificar características narrativas, o
fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar,
envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos
personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.
Reportagem: É
um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A
reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma
maneira clara, com linguagem direta.
•Entrevista: É
um gênero textual fundamentalmente dialogal, representado
pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s)
entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum
outro assunto. Geralmente envolve também aspectos dissertativo-expositivos,
especialmente quando se trata de entrevista a imprensa ou entrevista
jornalística. Mas pode também envolver aspectos narrativos,
como na entrevista de emprego, ou aspectos descritivos,
como na entrevista médica.
•História
em quadrinhos:
É um gênero narrativo que
consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos
entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.
§Charge: É
um gênero textual narrativo onde
se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo
de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual,
em sua grande maioria.
§Poema:
Trabalho elaborado e estruturado em versos. Além dos versos, pode ser
estruturado em estrofes. Rimas e métrica também podem fazer parte de sua
composição. Pode ou não ser poético.
Dependendo de sua estrutura, pode receber
classificações específicas, como haicai, soneto, epopeia, poema figurado, dramático, etc.
Em geral, a presença de aspectos narrativos e descritivos são
mais frequentes
neste gênero.
Poesia: É o
conteúdo capaz de transmitir emoções por meio de uma linguagem , ou
seja, tudo o que toca e comove pode ser considerado como poético (até mesmo uma
peça ou um filme podem ser assim considerados).
Um subgênero é a prosa poética, marcada pela
tipologia dialogal.
Cada texto possuiu uma linguagem e
estrutura; note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias
tipológicas de texto. Em outras palavras, gênero textual são estruturas
textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo,
dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
Os textos narrativos apresentam ações de
personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação,
desenvolvimento, clímax e desfecho. Alguns exemplos de gêneros textuais
narrativos:
Romance Novela
Crônica
Contos de Fada
Fábula
Lendas
Os textos descritivos se ocupam de relatar
e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são
textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir
das percepções sensoriais do locutor (emissor). São exemplos de gêneros
textuais descritivos:
Diário Relatos
(viagens, históricos, etc.)
Biografia e
autobiografia Notícia Currículo
Lista de compras Cardápio Anúncios de classificados
Os textos dissertativos são aqueles
encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações; são
marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo que tenta persuadir o
leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação),
antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão).
Exemplos de gêneros textuais
dissertativos:
Editorial Jornalístico Carta de opinião Resenha Artigo Ensaio Monografia
Dissertação de mestrado
e tese de
doutorado
Os textos expositivos possuem a função de
expor determinada ideia, por
meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e
comparação. Assim, alguns exemplos de gêneros textuais expositivos:
Seminários Palestras
Conferências
Entrevistas Trabalhos acadêmicos
Enciclopédia
Verbetes de dicionários]]
O texto injuntivo, também chamado de texto
instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor)
objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor); por isso, apresentam,
na maioria dos casos, verbos no imperativo. Alguns exemplos de gêneros textuais
injuntivos:
Propaganda Receita culinária
Bula de remédio Manual
de instruções
Regulamento Textos prescritivos
Exemplos
de gêneros orais
Conversa ao
telefone conversa com
amigos
.......
Narração de piada Debate em sala de aula e Apresentação de trabalho escolar..
.Exemplos
de gêneros escritos
Diário E-mail Bilhetes Trabalhos
Escolares...
Conversa em Sala de Bate Papo e Rede Sociais Redações
Escolares Contos Poesia e etc.
Os Gêneros Textuais são
classificados em Primários e Secundários
Primários: São
os gêneros do cotidiano que não precisa ser ensinado.
Exemplo:
Lista de compra, bilhete, conversa ao telefone.
Secundário: São aqueles que precisam ser ensinados.
Exemplo:
Redação escolar, fichamento, resumo e etc.
Finalidade
do texto
Finalidade: Persuadir
Funções:
Levar alguém a aceitar uma ideia;
Exemplo:
Anúncio publicitário, propaganda, etc.
Finalidade:
Convencer
Funções:
Fazer com que alguém adote uma ideia;
Exemplo:
Artigo de opinião, resenha e etc.
Finalidade:
Divertir
Funções:
Proporcionar diversão;
Exemplo:
Piada, poema, conto etc.
Finalidade:
Informar
Funções:
Instruir, ensinar a alguém alguma coisa;
Exemplo:
Notícia, bula de remédio etc.
Funções
que os gêneros textuais exercem no nosso dia a dia
Sequência discursiva: Narrar
Funções: Contar uma história,
apresentar uma sequência
de fatos.
Gênero textual: Carta, bilhete,
piada, conto, lenda, fábula,
romance e etc.
Sequência
discursiva: Descrever
Funções:
Enumerar características de fatos, lugares, pessoas e ações .
Gênero
textual: Poesias, notícias, reportagem, diário, relato histórico, de viagem,
relato policial.
Sequência discursiva: Instruir
Funções: Transmitir informações e
prescrições de ações.
Gênero textual: Anúncio, receita,
manual, regras de jogo,
regimento e etc.
Sequência discursivas: Expor
Funções: Transmitir informações.
Gênero textual: Resumo de texto,
conferência, seminário, etc.
Sequência discursiva: Argumentar
Funções: Discutir questões,
defender um ponto de vista.
Gênero textual: Artigo de opinião,
tirinha, debate, resenha
crítica, carta de reclamação, etc.
Para entender melhor os
gêneros textuais,
deve-se compreender alguns aspectos
importante
Em que situação foi escrito, produzido,
terminado o texto
Quem escreveu?
Para quem ele foi escrito, isto é, quais
as pessoas mais interessadas em lê-los?
Quais as intenções, objetivos, que
levaram o emissor (Quem o escreveu) a produzi-lo?
Atividades que podem ser trabalhadas na sala de aula
Mostrar alguns anúncios em sala de aula e
pedir que os
alunos criem o seu próprio anúncio: Pensando em algo
que deseja
vender, comprar ou trocar.
Fazer
uma carta para um
primo ou prima que moram em outra
cidade
Criar
sua própria história em
quadrinhos, desenhando e dando
fala aos personagens
Fazer
recortes de jornais, retirando noticias da cidade
Fazer
um convite comunicando um evento
Fazer
receitas em sala de aula, massa de modelar e outras
Realizar
teatro, fantoches com os alunos, dos personagens dos contos infantis
Referências
Bibliográficas
Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=ryyoy7u7pzm.Acesso
em:19 de set 2015.
Disponível
em :www.portuguesxconcurso.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html.Acesso
em:19 de set 2015.
Disponível
em: www.escolakids.com/generos-textuais.htm.Acesso
em:19 de set 2015.
Disponível
em: www.estudopratico.com.br/generos-textuais/.Acesso
em: 19 de set 2015.
Disponível em: http://www.todamateria.com.br/tipos-de-textos/.Acesso
em: 19 de set 2015.