Introdução
}Desenhar, brincar, imaginar,
sonhar. Manchar, riscar, construir, encantar-se. Transformar um fragmento de
vidro em uma joia rara, rabiscos em dragão alado, ruídos em melodias, tecidos
em roupas de princesa.
}A arte faz de conta...
}Artistas e crianças percebem o
mundo e dão sentido a ele por meio de formas singulares.
} Utilizam seus sentidos de forma
mais aguçada do que a maioria dos adultos que deixaram para trás essa
capacidade humana de ver, imaginar e simbolizar.
Significado
da palavra arte
}A palavra arte vem do latim ars,
significando
técnica e/ou
habilidade)
pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem
estética ou comunicativa.
Monalisa
}Dimensões: 77 cm x 53 cm
}Localização: Museu do Louvre (desde
1797)
}Criação: 1503–1517
Material: Tinta a óleo
}Períodos: Renascença italiana,
Renascimento
O Juízo Final
}Autor: Michelangelo Buonarroti
}Data: 1535-1541
}Dimensões:1370 cm ×
1200 cm
}Localização Capela Sistina, Vaticano
}Artista: Michelangelo
}Dimensões: 1,74 m x
1,95 m
}Material: Mármore
}Assunto: Maria, Pietà,
Lamentação de Cristo
Período: renascença italiana, Renascimento
Os detalhes
com que estão
desenhados os
jeans e os edifícios
da paisagem
de fundo são
fascinantes.
Arte
é arte...
Depende do olhar...
A
IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA INFÂNCIA
CAP.01
PLT PÁGINA 13
Espaço
lúdico-plástica infantil
}É o espaço infantil onde se cria um
ambiental imaginativo onde o cão e gato vivem amigavelmente na mesma
superfície, na imaginação e na memória afetiva, criando paradoxos nunca antes
vistos pelos adultos.
Pré-história
}Desde a pré-história, os seres
humanos produzem formas visuais utilizando símbolos particulares constituídos
socialmente para exprimir mundos subjetivos e objetivos, transportando sua
visão por meio das artes visuais.
}Mesmo com todas as inovações
tecnológicas que temos acesso, não existe um substituto para a criação
artística, assim como não há substituição para brincar e sorrir.
}Entretanto, a maioria dos adultos
esqueceu dessas linguagem tão rica e prazerosa que foi deixada para trás por
volta dos 7, 8 anos quando saiu da escola infantil e passou para a escola que
valoriza mais a linguagem verbal (escrita e falada).
}Ao interromper, na sua infância, o
desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica, foram fixadas formas padronizadas como a casinha, a árvores com maçãs, as nuvens azuis, o sol
amarelo, as flores, a figura humana de palito, ou seja estereótipos.
}Quando o professor faz correções
nas produções infantis do tipo:
}- “Fulano, não vês que a árvore é
verde?”
}- “Onde esta o corpo desta
pessoas?”
}Assim, as crianças, desde muito
cedo, incorporam os estereótipos e deixam de construir sua própria linguagem,
passando a reproduzir e a consumir imagens estereotipadas e impostas pelo
adulto.
}É necessário que o adulto, rompa
sua formas cristalizadas resgatando o seu próprio processo expressivo.
O
ensino de arte na educação infantil, pág. 18
}Para que esse processo seja
desenvolvido, desencadeado, para que tenha significado para as crianças, são
necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras.
Como
o professor poderá criar situações que possibilitem o desenvolvimento da
linguagem gráfico-plástica?
Como
Ensinar Artes na Educação Infantil
}As atividades lúdicas são
extremamente necessárias para o desenvolvimento da criança.
}A criança precisa expressar-se e
faz isso através das brincadeiras pois,
tende a levar para as brincadeiras sua realidade e para a realidade suas
brincadeiras.
}Desde o berçário, os bebês
descobrem o mundo por meio do conhecimento do seu próprio corpo e dos objetos
com os quais têm possibilidades de interagir.
“O
que é isso?”
}Quando a criança rabisca algo que o
professor não compreende, isso inibe a possibilidade do mundo imaginativo da
criança e a mesma passa a querer fazer, (alterando) sua forma de ver as coisas,
para atingir a expectativa do professor/adulto.
}Obs: ver
vídeo da educação infantil
Segundo
Montoya...pág.19
}“a criança que não for solicitada a
falar a respeito das suas experiências, a dizer e constatar aquilo que pensa e
reconstituir o vivido e o sonhado não terá condições necessárias para
reconstruir as ações em nível da representação”.
Atribuições
do ensino da arte
}Registros resultam de olhares sobre
o mundo. Se o olhar é desinteressado e vago as representações serão opacas e
uniformes.
}Ensinar a ver o implícito e o velado é uma das atribuições do ensino da
arte.
}Aula
de artes - auto retrato
}No processo de aquisição da
linguagem gráfico-plástica, não é o de fornecer às crianças folhas e lápis de
cor e deixar que elas expressem aleatoriamente, como nas atividades de desenho
livre a exercícios de motricidade fina como pintar formas geométricas, recortar
sobre as linhas, fazer bolinhas de papel crepom...
}Mas sim de desafiá-las a explorar
os materiais:
}O que é o papel?
}Como ele foi criado? Como será que
é feito o papel hoje? Por que as marcas
ficam diferentes se o lápis é o mesmo? O que determina as diferenças: o lápis
ou a qualidade da superfície?
}Conhecimento significativo.
}Uma atividade expressiva, quando
introduzimos uma conversa sobre o tema a ser enfocado.
Tema:
preservação ambiental
}Será que as florestas sempre
existiam em nossa planeta?
}Para que servem as árvores?
}Por que são derrubadas as árvores?
}Que tipo de árvores conhecemos?
}Como são os troncos e galhos?
}São sempre verdes?
}E as folhas?
}Vamos estudar diferentes artistas
que expressaram a natureza, as florestas e as árvores.
}Como será que os artistas suas
pinturas e seus desenhos?
}Vamos fazer um painel ou
transformar nossa sala em numa grande floresta.
}Após ligarmos as crianças aos temas
por meios de perguntas com outras imagens, ao propormos a exploração dos
materiais, veremos que os registros infantis têm relação com a descoberta.
}Memória
}Materiais significados
}O modo de ver o mundo, de registrar e imaginar
}Para a criança, o criar – que está em todo o seu viver e agir – é uma tomada de contato com o mundo, em que a criança muda, principalmente, a si mesma.
}É fundamental que o professor trabalhe no sentido que de as crianças conheçam o mundo a qual esta inserida.
}O
ensino da arte se consolida nas escolas sobre o tripé apreciação, produção e
reflexão.
}A experiência do aluno e o saber trazido de fora da escola são considerados importantes e o professor deve fazer a intermediação entre eles. O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).
}A experiência do aluno e o saber trazido de fora da escola são considerados importantes e o professor deve fazer a intermediação entre eles. O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).
Abordagens
do ensino da arte na educação infantil
A)
abordagem espontaneísta ou inativa;
B)
abordagem pragmática ou empirista
Abordagem
Espontaneísta
}Esta abordagem promove uma
expectativa significativamente limitada do papel da avaliação, na medida em que
considera o desempenho do aluno fruto de suas capacidades inatas.
}As crianças desenham, pintam,
colam, modelam, constroem com sucatas e o professor guarda nas pastas.
}O processo é importante, o produto
realizado é um resultado que não é questionado.
Abordagem
pragmática
}O professor acredita que as
atividades de expressão devem servir para desenvolver a motricidade, preparar
para a escrita ou aprender a construir formas semelhantes ao real.
}É formativa toda avaliação que
ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver; ou melhor, que participa da
regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto
educativo.
O
ambiente visual
}Visitar site:
}O
Ambiente de uma sala de Alfabetização é muito importante.
}
}Não basta ser uma sala linda e não
ser funcional ou ser funcional e não ser agradável.
}Antes de colocar algo em sua sala
ou seu mural se faça a seguinte pergunta:
}"Qual a utilidade
disto?"
}Se for apenas para enfeitar, não
deixe que passe de uma
ou duas imagens, desde que não deixe de fora outra que
}http://revistaexpressiva.blogspot.com.br/2013/11/exposicao-sobre-meio-ambiente-aproxima.html
Das
Riscalhadas às Figuras
}Respeitar a idade e os limites da
criança.
}Quanto mais uma criança pintar e
interagir com diferentes tintas e instrumentos (buchas, pincéis, esponjas,
rolhas, rolos,etc) que marcam um suporte (papel,
madeira, pedra, tecido, argila, etc)
mais possibilidades a criança terá de evoluir seu vocabulário pictórico.
A aquisição da linguagem
gráfico-plástica, se dá portanto, de modo gradativo, em termos de estágios que
vão desde os primeiros rabiscos até a linguagem visual.
Objetos
de diferentes formas e texturas
}Formas variadas: diversos
materiais, diversas texturas, consistências e volumes, tamanhos , pesos, formas
e cores.
}Paredes, livros, mesas, cadeiras e
o próprio corpo são marcadores das experiências infantis.
}
}O alcance da sua mão é dos
movimentos é que delimitará o seu espaço de atuação gráfico-plástica.
Depoimento...
}Eu tinha um aluno no ministério
infantil da igreja que sempre fugia ao tema proposto e fazia desenhos de
pessoas chorando, pessoas sem um membro, sangue... mesmo sem ser profissional
da área aquilo me preocupou e fui conversar com a mãe dele e mostrei um dos
desenhos, ela desabou a chorar dizendo que o pai o tratava com muita violência
ao corrigir e que ela não sabia mais o que fazer... Ou seja, aqueles desenhos
eram um pedido
de socorro
dele.
}Todos podem se expressar através da
arte e qualquer ser humano pode entender o que diz um desenho, basta ter o
mínimo de capacidade visual e racional, um
desenho pode conter muitas mensagens, por esse fato
psicólogos usam
os desenhos de crianças para investigar certos tipos de agressões
sofridas
pelas crianças em suas casas ou em lugares que frequentam, é possível uma
análise profunda sem que a criança perceba o que esta acontecendo, pois é nesse
momento mágico que se coloca para fora tudo o que esta reprimido dentro de cada
ser.
Desenho:
uma criança de 03 anos entregando flores a mamãe.
Papéis
e suportes..
}Caixa de papelão
}Folhas ofício
}Papel pardo
}Forrar a mesa, o chão, as paredes
}Movimento e espaço
Muitas
cores e melecas
}Além da descoberta espacial, há um
desejo muito grande de exploração dos materiais pelas crianças.
}Tintas artesanais confeccionadas
com grudes de maisena cozida e pigmentos comestíveis de bolo, de gelatinas ou
suco em pó.
Exploração
de materiais, rabiscos, diagramas e configurações
}Rasgar, molhar e experimentar.
}Movimento gestual, caracterizado
através da descoberta. Os emaranhados ou borrões deixam de ser uma única
estrutura e passar a surgir novas encantos e ocupar vários lugares nas
superfícies.
Página
41, ver desenhos de Gustavo.
Desenhando
e Narrando...
}Em geral, quando as estruturas vão
surgindo, a criança passa a acompanhar o registro antes, durante e depois da
execução do trabalho.
}“vou desenhar meu cachorro”, depois
ela traça, ela modifica aquilo antes estabelecido e conclui dizendo “Meu pai
tomando banho no mar”.
Onde
fica o sol....
}No meio da folha?
}Do lado esquerdo folha?
}Do lado direito da folha?
}
}Expressar não é responder a uma
solicitação de alguém, mas mobilizar os sentidos em torno de algo
significativo, dando outra forma ao percebido e vivido. Ver desenho pág.48.
Incentivando
outros olhares no período da representação
}Representação do formas mais bem
elaboradas pelas crianças.
}Cabe ao professor incentivar outros
olhares, encontrar novas formas, necessidade de novos desafios. Exemplo: o
cabelo. Relação entre causa e efeito.
}"Antes eu desenhava como
Rafael,
mas precisei de toda uma existência
para aprender a desenhar como as crianças".
(Pablo Picasso)