Objetivo do capítulo
¢Analisar o uso da
cartografia como linguagem no processo de letramento e alfabetização
geográfica;
¢Análises em relação
ao processo de aprendizagem nas relações iniciais do ensino fundamental;
¢Alfabetizar: é ensinar a
ler.
¢Letramento: resultado da ação de ensinar a ler e
escrever.
¢Ensinar a ler em
Geografia significa criar condições para que a criança leia o espaço vivido,
utilizando a cartografia como linguagem para que haja o letramento geográfico.
inicia quando a criança reconhece os lugares
e os símbolos
dos mapas, conseguindo identificar
as paisagens e os fenômenos cartografados e
atribuir sentido ao que está escrito.
A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ENVOLVE DIVERSOS PROCESSOS,
TANTO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUANTO DE CONHECIMENTO DOCENTE.
CARTOGRAFIA
¢A cartografia é a
ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto
final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão,
utilização e estudo dos mapas.
¢Na cartografia, as
representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como
símbolos, cores, entre outros elementos.
¢A cartografia é
essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação
contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano
quanto para estudarem o ambiente em que vivem.
Um pouco de história... O surgimento
¢Os primeiros mapas
foram traçados no século VI a.C pelos gregos que, em função de suas expedições
militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico
do mundo ocidental.
¢O mais antigo mapa já
encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila,
representando um Estado.
¢A confecção de um
mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu
tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se
apresenta como a única maneira de representação exata.
¢A transformação de
uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de
projeção cartográfica.
¢Na pré-história, a
Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. ¢Na Babilônia, os
mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século
III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna,
usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes.
¢Na Babilônia, os
mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século
III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna,
usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes.
¢Ptolomeu desenhava os
mapas em papel com o mundo dentro de um círculo. Com a era dos descobrimentos,
os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a
descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies
curvas em impressões planas.
Atualmente...
¢Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro. As fotografias aéreas são feitas de maneira que, sobrepondo-se duas imagens do mesmo lugar, obtém-se a impressão de uma só imagem em relevo. Assim, representam-se os detalhes da superfície do solo. Depois, o topógrafo completa o trabalho sobre o terreno, revelando os detalhes pouco visíveis nas fotografias.
Referência
Pág. 24
¢Em Geografia, a leitura da paisagem e dos mapas não é apenas uma técnica, mas é utilizada com o objetivo de dar ao aluno condições de ler e escrever o fenômeno observado.
¢Ao se apropriar do
tratado da leitura, ele compreende a realidade vivida, consegue interpretar os
conceitos que estão implícitos nele.
¢No processo de
apropriação da leitura e escrita, a
maioria das crianças faz distinção entre um texto e um desenho, indicando que
este serve ‘para olhar’ e aquele, ‘para ler’ – começa a perceber as relações
sociais nele existentes.
¢Em Geografia, a
leitura que se faz do entorno ou dos mapas e das imagens tem a mesma finalidade
– para olhar e para ler – mas, a possibilidade de utilizar diferentes
linguagens proporciona aos alunos meios para comparar o que é do nível da sua imaginação com os fenômenos
reais que organizam o espaço geográfico.
Letramento geográfico
¢A leitura e a escrita
que o aluno faz da paisagem estão carregadas de fatores culturais, psicológicos
e ideológicas. Por isso que ler e
escrever sobre o lugar de vivencia é mais
que uma técnica de leitura: é compreender as relações existentes entre os
fenômenos analisados, caracterizando o letramento geográfico, com base nas noções
cartográficas. Exemplo: Trajeto de casa para escola.
¢O letramento
geográfico é o ponto de partida para estimular o raciocínio espacial do aluno,
articulando a realidade com os objetos e os fenômenos a partir das noções cartográficas. Noções:
área, ponto e linha; escala e proporção; legenda, visão vertical e
oblíqua, imagem bidimensional e
tridimensional, reconhecimento das direções, tendo o corpo como ponto de referência.
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
¢Representações em que não há preocupação com a perspectiva
ou qualquer convenção cartográfica. Reconhecer o local da vivência, localizar
os objetos, deslocamento, identificar as direções são conteúdos elementares que
devem ser desenvolvidos com os alunos desde a educação infantil.
¢Os mapas mentais são
representações que revelam os valores
que os indivíduos têm dos lugares, dando-lhes significados ou sentidos ao espaço vivido.
A leitura de uma planta cartográfica reforça na formação dos conceitos científicos
. ¢Assim nos momentos do ensino fundamental o aluno poderá fazer leituras de mapas ou, em outras palavras, será educado para a visão cartográfica.
OS DESENHOS
¢Os desenhos são considerados representações
gráficas ou mapas mentais
elaborados a partir da memória.
¢Os desenhos são pontos de partida para explorar o
conhecimento que têm da realidade e dos fenômenos que querem representar.
Desenho:
Desenhar a sala de
aula e seus elementos(carteiras, quadro de giz,...);
¢Preocupar-se com o
exercício da cartografia do cotidiano da própria escola, bairro e residência do
educando;
¢Introduzir o
professorado das séries iniciais no contexto de uma formação sólida da
linguagem da cartografia;
Atividades Propostas
Alfabetização cartográfica e leitura de mapas
• Conceitos principais da cartografia, a redução (o
conceito de escala) e projeção;
Visualização
cartográfica
• É uma nova forma de conceber a cartografia digital;
Cartografia
multimídia
• Baseia-se na combinação de mapas com outras formas de
mídia, tais como, textos, figuras, vídeos, permitindo a sua integração e
apresentações.
Retrato:
Simular tomadas de
fotos, "de perto" e "de longe", com uma "máquina
fotográfica" de caixa de sapato, ou outra qualquer;
Maquete:
Representar a sala de
aula através de maquetes, utilizando sucata.
¢A cartografia esteve
relacionada ao mapeamento dos lugares que eram descobertos e registrados pelos viajantes. Esses relatos transformaram
em mapas, com finalidade de mostrar todos
fenômenos distribuídos territorialmente.
¢ O Mapa territorializa os
registros dos documentos.
Geografia e o senso comum
¢A cartografia escolar
ainda é entendida como uma técnica e um conjunto de conteúdos – escala, fuso
horário, coordenadas geográficas, projeções cartográficas e tipos de mapas –
que são trabalhados como assuntos que se complementam, mas não têm muita relação.
¢A cartografia é uma
linguagem e tem uma metodologia na educação geográfica.
¢A criança precisa
entender as variáveis visuais como uma linguagem, assim se dá o letramento
geográfico, com compreensão, das noções cartográficas.
¢No Brasil, os estudos
cartográficos se deu na década de 70, com as pesquisas das professoras Lívia e Tomoko, que
ensinaram a cartografia como um meio de comunicação e linguagem e não apenas
como uma técnica.
Linguagem cartográfica
¢Conjunto de símbolos
e regras (orientação, legenda, escala de cores etc) que
permite a leitura e a elaboração de mapas.
¢Os mapas são
importantes instrumentos de análise do espaço geográfico;
¢Os mapas permitem
resumir, sintetizar informações do espaço geográfico;
¢Para ler um mapa é
necessário conhecer um conjunto de símbolos e regras que constituem a linguagem
cartográfica;
ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A
REALIZAÇÃO DA LEITURA DE MAPAS
¢TÍTULO
¢LEGENDA
¢FONTE DA
INFORMAÇÃO
¢DATA DA INFORMAÇÃO E
DA CONFECÇÃO DO MAPA
¢ESCALA
¢ELEMENTOS AUXILIARES
Pág. 31
¢Se desde a educação
infantil a criança tiver acesso aos procedimentos e aos códigos relativos à
linguagem cartográfica, não temos dúvida de que ela ampliará a sua capacidade cognitiva de leitora de mapas, e dessa maneira fará parte das análises
cotidianas.
¢A cartografia
estimula a criança ao desenho, a grafia das formas geométricas e a criação dos
signos e sinais, desenvolver e interpretar a descrição, comparação, relação e
síntese de mapas e croquis.
¢Na cartografia o
significante está relacionado com o que a criança desenha e o significado é o que ela pensa. Aos poucos
ela vai representando e criando seu próprio sistema de representação iniciando o letramento cartográfico.
A cartografia proporciona...
¢Leitura, compreensão,
vivência do espaço e descrição.
Pág. 34 e 35
¢Para a Língua
Portuguesa, ler não significa decifrar, assim como escrever não significa copiar.
¢Para a Geografia,
descrever o espaço não significa que a criança entenda toda a dinâmica que o
constitui e percebê-lo não significa que está apta a representá-lo.
¢A imagem percebido pela
criança, o caminho que ela faz para casa até a praça ou supermercado ou, ainda,
a escola, deve ter um valor para a orientação do espaço vivido, permitindo-lhe
operar dentro do ambiente em que vive.
¢O mapa mental
contribui para a criança entender o lugar em que vive, a distancia entre os
lugares, a direção que se deve tomar. A distância espacial que o mapa
representa e do
processo de comparar as distancias existentes na mapa e na
realidade.
¢Faz parte da
elaboração de mapas escolher e hierarquizar os fenômenos representados, sendo
necessário selecionar, agrupar e classificar os símbolos que serão utilizados
na legenda.
¢A legenda é um
sistema de símbolos e signos utilizados para representar os fenômenos de um
lugar. Todos os mapas temáticos como os climas, desmatamento, uso do solo,
população, fluxo migratório, recursos hídricos, entre outros.
¢Quanto à escala,
não se avalia apenas a relação de tamanho do desenho comparando o real à
representação. Verifica-se nos desenhos a continuidade ou descontinuidade da
área representada; a separação dos lugares, por exemplo, indica que eles estão
isolados embora façam parte de um conjunto.
Concluindo...
¢Ao tratarmos do
ensino de Geografia, analisamos o papel da cartografia no processo de
aprendizagem. Para compreender as relações existentes no lugar de vivencia, é
imprescindível que a criança desenvolva a capacidade de ler o mundo e o
raciocínio geográfico para que possa, também, ler e elaborar mapas.
Tipos de mapas
Os mapas podem ser divididos em vários
tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado. Por esse
motivo, dá-se o nome de mapas temáticos.
Mapas físicos
¢Mapas
físicos: são mapas que representam a superfície física da
terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as
altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros.
Mapas econômicos
¢Mapas
econômicos: são mapas que representam a produção do espaço
econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a
distribuição de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos
estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma
região etc.
Mapas demográficos
¢Mapas demográficos:
trata-se da representação espacial das populações, como índices populacionais,
taxas de analfabetismo, migrações etc.
Mapas políticos
¢Mapas políticos:
representam as divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades
federativas estabelecidas e consolidadas politicamente
Mapas históricos
¢Mapas
históricos: são mapas utilizados para representar algum
acontecimento em algum período histórico, como as áreas colonizadas no Brasil
até o século XVII.
Mapas estilizados