EXERCÍCIOS
GESTÃO EDUCACIONAL – UNIDADE 1
1)
Analise a situação a seguir:
Um diretor de escola adotou uma prática
de gestão que se caracteriza pelo espaço ocupado pelos colegiados na definição
da proposta pedagógica da escola e na criação e decisão sobre mecanismos para
fortalecer a participação da comunidade na escola. Ele coloca em discussão e
decide com o coletivo dos professores os projetos de ensino, a definição das
responsabilidades, os processos de avaliação, bem como a análise dos seus
resultados, buscando, em conjunto, formas de superar as dificuldades que se
apresentam, de alunos e também de professores.
No que se refere à estrutura
hierárquica, observa-se, nesse modelo de prática, que:
a.
|
busca superar as relações de verticalidade
presentes no modelo de gestão racional a partir de uma concepção de cidadania
que ressalta a prática coletiva com o objetivo de eliminar o conflito e
aderir à coletividade e à participação.
|
|
b.
|
se fundamenta na manutenção das relações de
verticalidade a partir de uma concepção de cidadania que ressalta a dimensão
do coletivo por meio de uma prática de cooperação.
|
|
c.
|
se fundamenta em uma concepção de cidadania
que busca, por meio de um processo de informação, apenas o consentimento de
todos os atores sobre as medidas que a escola deve adotar.
|
|
d.
|
se caracteriza por abolir a hierarquia,
incluindo todos os atores no universo das decisões como forma de desobrigar o
diretor de atividades pedagógicas e do relacionamento com a comunidade.
|
|
e.
|
pode acentuar o risco da escola não
alcançar os seus objetivos de ensino e aprendizagem porque todos sentem ter
poder, cada um faz o que quer.
|
Comentários: A proposta apresenta uma tentativa de superar as relações
hierárquicas e centralizadoras no ambiente escolar.
2)
Cabe ao gestor escolar assumir o seu compromisso político com a educação no
processo de construção da autonomia da escola. Para alcançar o que pretende, precisa
conseguir:
a.
|
a aprovação dos professores
para implantar uma gestão democrática, reconhecendo-os como parceiros de luta
para atingir as metas traçadas.
|
|
b.
|
o aval dos pais para garantir a
participação deste segmento nas decisões da escola.
|
|
c.
|
a mobilização da equipe de
professores para garantir auxílio à escola e à região, reconhecendo o papel
deles para convencer os pais sobre a participação na escola.
|
|
d.
|
o apoio dos políticos e do
comércio da região para equipar a escola com recursos tecnológicos
fundamentais para a sociedade da informação e do conhecimento.
|
|
e.
|
apenas a decisão da comunidade
escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus
desdobramentos e de suas responsabilidades.
|
Comentários: A aprovação dos professores é fundamental para implantar
uma gestão democrática, já que os mesmos são os autores principais da
concretização de tal gestão, que depende de uma relação de cooperação e
reflexão. Sendo assim, é fundamental que os professores se reconheçam como
parceiros de luta.
3) Leia
a charge:
Paro
(1988) afirma que, diferentemente da forma como exposto na
charge acima, o trabalho educativo refere-se à categoria de trabalho não material.
Assim, podemos compreender que:
( ) Na atividade educativa,
o produto não é separado do ato de produção; supõe ao mesmo tempo a presença do
professor e a presença do aluno.
( ) O aluno participa do
processo de construção do conhecimento, uma vez que entra como objeto e como
sujeito da educação.
( ) A categoria de
trabalho não material refere-se a valores, atitudes e conhecimentos.
( ) É totalmente possível
distinguir o trabalho produtivo (que gera mais valia) do trabalho improdutivo
(que não gera mais valia) na educação.
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso)
seguindo a ordem das afirmações acima:
Disponível em: http://fomedemundo.blogspot.com.br/2008/10/capitalismo-mais-valia-e-explorao-do.html Acesso em 25 de abril de 2012.
a.
|
V – F – F –
V.
|
|
b.
|
V – F – V – V.
|
|
c.
|
V – V – V – F.
|
|
d.
|
V – V – F – V.
|
|
e.
|
F – V – F – V.
|
Comentários: Não é correto dizer que “é totalmente possível distinguir o
trabalho produtivo (que gera mais valia) do trabalho improdutivo (que não gera
mais valia) na educação, já que muitos teóricos não apresentam consenso sobre a
definição do trabalho pedagógico enquanto gerador de mais valia.
4) Paro
(1988) analisa o sistema de administração capitalista, mostrando a existência
de uma divisão pormenorizada do trabalho no processo de produção. Examina a
gênese e a natureza da administração capitalista em nossa sociedade e sua
articulação com os interesses dominantes, mas destaca a contribuição da escola
para a transformação social. Com base nesta informação, leia e responda:
I. A atividade administrativa pode
estar tanto articulada para garantir a conservação da sociedade quanto para a
superação de determinada ordem social.
II. A atividade administrativa capitalista tem
a função de perpetuar as relações sociais de produção, reproduzindo a divisão
da sociedade em classes e garantindo o poder de uma classe sobre a outra.
III. A atividade administrativa transformadora requer
a criação de um novo bloco histórico, com a tomada de consciência política da
classe operária no processo de criação de um novo sistema hegemônico.
IV. A atividade administrativa
comprometida com a transformação social requer a difusão de uma nova concepção
de mundo e de educação das massas no exercício do pensamento crítico.
V. A atividade administrativa
transformadora necessita integrar os interesses individuais (de pessoas ou de
grupos) aos interesses sociais (da sociedade considerada em seu todo),
constituindo-se uma autêntica vontade coletiva.
Estão corretas as afirmativas
a.
|
I, II, III, IV e V.
|
|
b.
|
apenas a I, a III e V.
|
|
c.
|
apenas a III, a IV e a V.
|
|
d.
|
apenas a III e a V.
|
|
e.
|
apenas a II, a III e a V.
|
Comentários: Todas as alternativas estão corretas, pois tratam da gênese
e da natureza da administração capitalista em nossa sociedade e de sua
articulação com os interesses dominantes.
5) (Enade 2006) Considerando a organização e a gestão escolar, quais características
organizacionais propiciam melhores resultados de aprendizagem dos alunos?
a.
|
existência de normas legais; plano
previamente elaborado; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas; ausência
de discussão entre os profissionais da escola.
|
|
b.
|
existência de gestão descentralizada; mais
ênfase nas tarefas do que nas pessoas; relações hierárquicas embasadas em
normas e regras.
|
|
c.
|
direção centralizada em uma única pessoa,
evitando-se o desencontro de informações; qualificação dos professores;
existência de projeto político-pedagógico curricular.
|
|
d.
|
existência de gestão descentralizada, que
contemple a elaboração de projeto pedagógico curricular; bom clima de
trabalho e disponibilidade de condições físicas e materiais.
|
|
e.
|
poder centralizado no diretor,
garantindo-se agilidade nas decisões; recusa de normas e sistemas de
controle; divisão técnica do trabalho escolar.
|
Comentários: Aplicando os princípios apresentados, ou seja, rompendo com
a centralização das decisões nas mãos dos gestores, é possível construirmos uma
concepção de gestão que propicie melhores resultados no processo de ensino e
aprendizagem dos alunos.
6) Leia
atentamente e assinale a alternativa correta:
O gestor escolar que atua com base nos
princípios da gestão democrática, visando ao fortalecimento da autonomia
escolar e à qualidade do ensino, desenvolve a ação de:
a.
|
fiscalização da escola pública, pois deve
verificar os resultados de rendimento dos alunos e o cumprimento da proposta
pedagógica.
|
|
b.
|
apoio aos professores em suas queixas,
visto que esses não têm respostas para os problemas cotidianos.
|
|
c.
|
auditor do sistema educacional do Estado,
cobrando iniciativas dos professores no sentido de garantir a qualidade de
ensino.
|
|
d.
|
porta-voz do Estado, levando para a escola as
orientações ditadas pelos órgãos centrais, seguindo as referências legais e
adequando-as à realidade de cada escola.
|
|
e.
|
apoio na elaboração do projeto pedagógico,
estimulando reflexões na análise das fragilidades e das medidas necessárias
para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e
aplicando medidas de correção de rumos.
|
Comentários: A alternativa “e” está correta, pois engloba os princípios
de uma gestão democrática (participação, cooperação, corresponsabilidade),
mostrando a importância de atitudes críticas e reflexivas no momento de
elaboração do projeto pedagógico, estimulando reflexões na análise das
fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos
alunos e da qualidade do ensino.
7) Levando
em consideração a temática “Gestão educacional: os desafios do cotidiano
escolar” num movimento de organização da escola em direção a uma
instituição autônoma e democrática, devemos considerar que:
I - A implementação do projeto
político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente
reflexão e discussão.
II - A participação dos pais e da
comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da
sociedade.
III - A centralização das decisões e
das ações auxilia os processos de gestão e de organização.
IV - A gestão democrático-participativa
organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação.
São princípios da gestão democrática a
serem considerados:
a.
|
I e II, apenas.
|
|
b.
|
II e III, apenas.
|
|
c.
|
II e IV, apenas.
|
|
d.
|
I, II e IV.
|
|
e.
|
I, II, III e IV.
|
Comentários: Somente a afirmativa III está incorreta, pois a
centralização das decisões não auxilia a implementação de uma gestão
democrática.
8) Para
os especialistas, a gestão da escola realmente democrática e autônoma depende
de algumas condições, entre as quais, se inclui:
a.
|
a imposição de limites quanto à
responsabilidade dos professores no processo de elaboração do projeto
político-pedagógico da escola.
|
|
b.
|
um processo contínuo de coordenação da
prática educacional em seus aspectos administrativos, pedagógicos e
financeiros.
|
|
c.
|
a presença de uma equipe disciplinada que
reconheça a função de cada membro no interior da escola.
|
|
d.
|
o reconhecimento da participação enquanto
mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo
a hegemonia do grupo escolar.
|
|
e.
|
a prática de obediência à hierarquia em
função do cargo que cada um ocupa dentro da escola.
|
Comentários: É fundamental o reconhecimento da participação enquanto
mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo a
hegemonia do grupo escolar. Devemos lembrar que pensar a autonomia é uma tarefa
que se apresenta de forma complexa quando temos de considerar os diferentes
agentes sociais e as muitas interfaces e interdependências que fazem parte da
organização educacional.
9) Paro
(1988) discute o conceito de administração em geral, afirmando que alguns
autores defendem a transposição de princípios gerais da administração para a
escola. Nessa perspectiva, podemos afirmar que:
I. A administração é a utilização
racional de recursos para a realização de fins determinados.
II. O trabalho como “atividade
orientada a um fim” é um processo pelo qual o homem se apropria da natureza
para produzir sua existência material.
III. O processo de administração
reflete o contexto político, econômico e social em que estamos inseridos.
Estão corretas as afirmativas:
a.
|
I e II.
|
|
b.
|
II e III.
|
|
c.
|
apenas a I.
|
|
d.
|
apenas a II.
|
|
e.
|
todas estão corretas.
|
Comentários: Todas as alternativas estão corretas, já que as mesmas
apresentam sucintamente os princípios da administração que são utilizados na
gestão escolar.
10) Paro
(1988, p. 103) define transformação
social como “ processo pelo qual a classe fundamental dominada
busca arrebatar a hegemonia social das mãos da classe dominante, construindo um
novo bloco histórico sob sua direção”. Nesse sentido, podemos compreender que:
I. A escola tem papel exclusivo na
transformação da sociedade, uma vez que forma indivíduos críticos e conscientes
de sua situação social.
II. A educação pode contribuir para a
transformação social na medida em que for capaz de servir de instrumento de
poder dos grupos sociais dominados no esforço de superação da atual sociedade.
III. A educação pode contribuir para a
transformação social se os professores esquecerem as questões de classes
sociais e realmente trabalharem com os conteúdos que devem ser ensinados aos
alunos.
IV. A apropriação do conhecimento é de
fundamental importância para que a classe trabalhadora desenvolva a consciência
crítica.
Estão corretas as afirmativas:
a.
|
I, II, III e IV.
|
|
b.
|
apenas a I, a II e a III.
|
|
c.
|
apenas a I, a II e a IV.
|
|
d.
|
apenas a I e a II.
|
|
e.
|
apenas a II e a IV.
|
Comentários: A resposta correta é a letra “e”, pois as alternativas II e
IV apresentam concepções pertinentes em prol da transformação social. A
alternativa I apresenta um equívoco ao afirmar que “a escola tem papel
exclusivo na transformação da sociedade”. Na alternativa III, encontra-se um
problema ao dizer que “a educação pode contribuir para a transformação social
se os professores esquecerem as questões de classes sociais.”
Respostas: 1A . 2A . 3C . 4A . 5D . 6E .
7D . 8D . 9E . 10E .
Atividades de revisão – Fundamentos de
Gestão em Educação – 10/06/2015 – Prof.ª Elisa Mª Gomide
Competências profissionais do pessoal da escola
“Tudo o que a gente puder
fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da
escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na
mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando
o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país
democraticamente.” Paulo Freire
1- Atualmente muito se tem falado em “gestão
democrática da escola pública”. Afinal, qual a definição da expressão “gestão
democrática” no âmbito da escola publica?
2- Há alguma diferença entre a gestão democrática que
se deseja para a escola pública e a gestão democrática praticada pela
administração em geral, especialmente a empresarial?
3- Falar em gestão democrática da escola pública remete-nos
obrigatoriamente a pensar em autonomia e participação. Como interpretar esses
dois conceitos, já que há diferentes possibilidades de compreendê-los?
4- A gestão democrática da escola pública é uma
concepção recente?
5- Seria correto afirmar que numa gestão democrática
todo e qualquer partícipe da comunidade escolar pode, de forma pessoal e
direta, intervir nas ações e projetos da escola?
6- Falar de gestão democrática da escola pública
implica, obrigatoriamente, falar de órgãos colegiados. O que são órgãos
colegiados e como se dá a relação deles com a gestão democrática?
7- Qual o lugar que o Conselho Escolar ocupa na
estrutura geral da escola, especialmente entre os demais órgãos colegiados?
8- O princípio da gestão democrática da escola pública
deve ser entendido como uma dádiva do governo?
9- Falar de gestão democrática da escola pública também
nos remete obrigatoriamente a falar de cidadania. Como entender a cidadania
nesse contexto?