terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

GESTÃO EDUCACIONAL

EXERCÍCIOS GESTÃO EDUCACIONAL – UNIDADE 1

1) Analise a situação a seguir:
Um diretor de escola adotou uma prática de gestão que se caracteriza pelo espaço ocupado pelos colegiados na definição da proposta pedagógica da escola e na criação e decisão sobre mecanismos para fortalecer a participação da comunidade na escola. Ele coloca em discussão e decide com o coletivo dos professores os projetos de ensino, a definição das responsabilidades, os processos de avaliação, bem como a análise dos seus resultados, buscando, em conjunto, formas de superar as dificuldades que se apresentam, de alunos e também de professores.

 No que se refere à estrutura hierárquica, observa-se, nesse modelo de prática, que:

a.
 busca superar as relações de verticalidade presentes no modelo de gestão racional a partir de uma concepção de cidadania que ressalta a prática coletiva com o objetivo de eliminar o conflito e aderir à coletividade e à participação.

b.
 se fundamenta na manutenção das relações de verticalidade a partir de uma concepção de cidadania que ressalta a dimensão do coletivo por meio de uma prática de cooperação.

c.
 se fundamenta em uma concepção de cidadania que busca, por meio de um processo de informação, apenas o consentimento de todos os atores sobre as medidas que a escola deve adotar.

d.
 se caracteriza por abolir a hierarquia, incluindo todos os atores no universo das decisões como forma de desobrigar o diretor de atividades pedagógicas e do relacionamento com a comunidade.

e.
 pode acentuar o risco da escola não alcançar os seus objetivos de ensino e aprendizagem porque todos sentem ter poder, cada um faz o que quer.

Comentários: A proposta apresenta uma tentativa de superar as relações hierárquicas e centralizadoras no ambiente escolar.

2) Cabe ao gestor escolar assumir o seu compromisso político com a educação no processo de construção da autonomia da escola. Para alcançar o que pretende, precisa conseguir:

a.
 a aprovação dos professores para implantar uma gestão democrática, reconhecendo-os como parceiros de luta para atingir as metas traçadas.

b.
 o aval dos pais para garantir a participação deste segmento nas decisões da escola.

c.
 a mobilização da equipe de professores para garantir auxílio à escola e à região, reconhecendo o papel deles para convencer os pais sobre a participação na escola.

d.
 o apoio dos políticos e do comércio da região para equipar a escola com recursos tecnológicos fundamentais para a sociedade da informação e do conhecimento.

e.
 apenas a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos e de suas responsabilidades.
Comentários: A aprovação dos professores é fundamental para implantar uma gestão democrática, já que os mesmos são os autores principais da concretização de tal gestão, que depende de uma relação de cooperação e reflexão. Sendo assim, é fundamental que os professores se reconheçam como parceiros de luta.

3) Leia a charge:
Paro (1988) afirma que, diferentemente da forma como exposto na charge acima, o trabalho educativo refere-se à categoria de trabalho não material. Assim, podemos compreender que:

(  ) Na atividade educativa, o produto não é separado do ato de produção; supõe ao mesmo tempo a presença do professor e a presença do aluno.
(  ) O aluno participa do processo de construção do conhecimento, uma vez que entra como objeto e como sujeito da educação.
(   ) A categoria de trabalho não material refere-se a valores, atitudes e conhecimentos.
(  ) É totalmente possível distinguir o trabalho produtivo (que gera mais valia) do trabalho improdutivo (que não gera mais valia) na educação.
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) seguindo a ordem das afirmações acima:




a.
  V – F – F – V.    
b.
  V – F – V – V.
c.
V – V – V – F. 
d.
 V – V – F – V.
e.
 F – V – F – V.
Comentários: Não é correto dizer que “é totalmente possível distinguir o trabalho produtivo (que gera mais valia) do trabalho improdutivo (que não gera mais valia) na educação, já que muitos teóricos não apresentam consenso sobre a definição do trabalho pedagógico enquanto gerador de mais valia.

4) Paro (1988) analisa o sistema de administração capitalista, mostrando a existência de uma divisão pormenorizada do trabalho no processo de produção. Examina a gênese e a natureza da administração capitalista em nossa sociedade e sua articulação com os interesses dominantes, mas destaca a contribuição da escola para a transformação social. Com base nesta informação, leia e responda:

I. A atividade administrativa pode estar tanto articulada para garantir a conservação da sociedade quanto para a superação de determinada ordem social.
II. A atividade administrativa capitalista tem a função de perpetuar as relações sociais de produção, reproduzindo a divisão da sociedade em classes e garantindo o poder de uma classe sobre a outra.
III. A atividade administrativa transformadora requer a criação de um novo bloco histórico, com a tomada de consciência política da classe operária no processo de criação de um novo sistema hegemônico.
IV. A atividade administrativa comprometida com a transformação social requer a difusão de uma nova concepção de mundo e de educação das massas no exercício do pensamento crítico.
V. A atividade administrativa transformadora necessita integrar os interesses individuais (de pessoas ou de grupos) aos interesses sociais (da sociedade considerada em seu todo), constituindo-se uma autêntica vontade coletiva.

Estão corretas as afirmativas

a.
 I, II, III, IV e V.

b.
 apenas a I, a III e V.

c.
 apenas a III, a IV e a V.

d.
 apenas a III e a V.

e.
 apenas a II, a III e a V.

Comentários: Todas as alternativas estão corretas, pois tratam da gênese e da natureza da administração capitalista em nossa sociedade e de sua articulação com os interesses dominantes.

5)  (Enade 2006) Considerando a organização e a gestão escolar, quais características organizacionais propiciam melhores resultados de aprendizagem dos alunos?

a.
 existência de normas legais; plano previamente elaborado; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas; ausência de discussão entre os profissionais da escola.

b.
 existência de gestão descentralizada; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas; relações hierárquicas embasadas em normas e regras.

c.
 direção centralizada em uma única pessoa, evitando-se o desencontro de informações; qualificação dos professores; existência de projeto político-pedagógico curricular.

d.
 existência de gestão descentralizada, que contemple a elaboração de projeto pedagógico curricular; bom clima de trabalho e disponibilidade de condições físicas e materiais.

e.
 poder centralizado no diretor, garantindo-se agilidade nas decisões; recusa de normas e sistemas de controle; divisão técnica do trabalho escolar.

Comentários: Aplicando os princípios apresentados, ou seja, rompendo com a centralização das decisões nas mãos dos gestores, é possível construirmos uma concepção de gestão que propicie melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

6) Leia atentamente e assinale a alternativa correta:

O gestor escolar que atua com base nos princípios da gestão democrática, visando ao fortalecimento da autonomia escolar e à qualidade do ensino, desenvolve a ação de:


a.
 fiscalização da escola pública, pois deve verificar os resultados de rendimento dos alunos e o cumprimento da proposta pedagógica.

b.
 apoio aos professores em suas queixas, visto que esses não têm respostas para os problemas cotidianos.

c.
 auditor do sistema educacional do Estado, cobrando iniciativas dos professores no sentido de garantir a qualidade de ensino.

d.
porta-voz do Estado, levando para a escola as orientações ditadas pelos órgãos centrais, seguindo as referências legais e adequando-as à realidade de cada escola.

e.
 apoio na elaboração do projeto pedagógico, estimulando reflexões na análise das fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicando medidas de correção de rumos.

Comentários: A alternativa “e” está correta, pois engloba os princípios de uma gestão democrática (participação, cooperação, corresponsabilidade), mostrando a importância de atitudes críticas e reflexivas no momento de elaboração do projeto pedagógico, estimulando reflexões na análise das fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos e da qualidade do ensino.

7) Levando em consideração a temática “Gestão educacional: os desafios do cotidiano escolar” num movimento de organização da escola em direção a uma instituição autônoma e democrática, devemos considerar que:
 I - A implementação do projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão.
II - A participação dos pais e da comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.
III - A centralização das decisões e das ações auxilia os processos de gestão e de organização.
IV - A gestão democrático-participativa organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação.

São princípios da gestão democrática a serem considerados:

a.
 I e II, apenas.

b.
 II e III, apenas.

c.
 II e IV, apenas.

d.
 I, II e IV.

e.
 I, II, III e IV.

Comentários: Somente a afirmativa III está incorreta, pois a centralização das decisões não auxilia a implementação de uma gestão democrática.

8) Para os especialistas, a gestão da escola realmente democrática e autônoma depende de algumas condições, entre as quais, se inclui:

a.
 a imposição de limites quanto à responsabilidade dos professores no processo de elaboração do projeto político-pedagógico da escola.

b.
 um processo contínuo de coordenação da prática educacional em seus aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.

c.
 a presença de uma equipe disciplinada que reconheça a função de cada membro no interior da escola.

d.
 o reconhecimento da participação enquanto mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo a hegemonia do grupo escolar.

e.
 a prática de obediência à hierarquia em função do cargo que cada um ocupa dentro da escola.

Comentários: É fundamental o reconhecimento da participação enquanto mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo a hegemonia do grupo escolar. Devemos lembrar que pensar a autonomia é uma tarefa que se apresenta de forma complexa quando temos de considerar os diferentes agentes sociais e as muitas interfaces e interdependências que fazem parte da organização educacional.

9) Paro (1988) discute o conceito de administração em geral, afirmando que alguns autores defendem a transposição de princípios gerais da administração para a escola. Nessa perspectiva, podemos afirmar que:

I. A administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados.
II. O trabalho como “atividade orientada a um fim” é um processo pelo qual o homem se apropria da natureza para produzir sua existência material.
III. O processo de administração reflete o contexto político, econômico e social em que estamos inseridos.

Estão corretas as afirmativas:

a.
 I e II.

b.
 II e III.

c.
 apenas a I.

d.
 apenas a II.

e.
 todas estão corretas.

Comentários: Todas as alternativas estão corretas, já que as mesmas apresentam sucintamente os princípios da administração que são utilizados na gestão escolar.

10) Paro (1988, p. 103) define transformação social como “ processo pelo qual a classe fundamental dominada busca arrebatar a hegemonia social das mãos da classe dominante, construindo um novo bloco histórico sob sua direção”. Nesse sentido, podemos compreender que:

I. A escola tem papel exclusivo na transformação da sociedade, uma vez que forma indivíduos críticos e conscientes de sua situação social.
II. A educação pode contribuir para a transformação social na medida em que for capaz de servir de instrumento de poder dos grupos sociais dominados no esforço de superação da atual sociedade.
III. A educação pode contribuir para a transformação social se os professores esquecerem as questões de classes sociais e realmente trabalharem com os conteúdos que devem ser ensinados aos alunos.
IV. A apropriação do conhecimento é de fundamental importância para que a classe trabalhadora desenvolva a consciência crítica.

Estão corretas as afirmativas:

a.
 I, II, III e IV.

b.
 apenas a I, a II e a III.

c.
 apenas a I, a II e a IV.

d.
 apenas a I e a II.

e.
 apenas a II e a IV.

Comentários: A resposta correta é a letra “e”, pois as alternativas II e IV apresentam concepções pertinentes em prol da transformação social. A alternativa I apresenta um equívoco ao afirmar que “a escola tem papel exclusivo na transformação da sociedade”. Na alternativa III, encontra-se um problema ao dizer que “a educação pode contribuir para a transformação social se os professores esquecerem as questões de classes sociais.”

Respostas: 1A . 2A . 3C . 4A . 5D . 6E . 7D . 8D . 9E . 10E .

Atividades de revisão – Fundamentos de Gestão em Educação – 10/06/2015 – Prof.ª Elisa Mª Gomide
Competências profissionais do pessoal da escola
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire
1- Atualmente muito se tem falado em “gestão democrática da escola pública”. Afinal, qual a definição da expressão “gestão democrática” no âmbito da escola publica?
2- Há alguma diferença entre a gestão democrática que se deseja para a escola pública e a gestão democrática praticada pela administração em geral, especialmente a empresarial?
3- Falar em gestão democrática da escola pública remete-nos obrigatoriamente a pensar em autonomia e participação. Como interpretar esses dois conceitos, já que há diferentes possibilidades de compreendê-los?
4- A gestão democrática da escola pública é uma concepção recente?
5- Seria correto afirmar que numa gestão democrática todo e qualquer partícipe da comunidade escolar pode, de forma pessoal e direta, intervir nas ações e projetos da escola?
6- Falar de gestão democrática da escola pública implica, obrigatoriamente, falar de órgãos colegiados. O que são órgãos colegiados e como se dá a relação deles com a gestão democrática?
7- Qual o lugar que o Conselho Escolar ocupa na estrutura geral da escola, especialmente entre os demais órgãos colegiados?
8- O princípio da gestão democrática da escola pública deve ser entendido como uma dádiva do governo?

9- Falar de gestão democrática da escola pública também nos remete obrigatoriamente a falar de cidadania. Como entender a cidadania nesse contexto?

O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

PLANEJAMENTO

Conceito
•Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.

Definição
•Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
•Planejamento é a predeterminação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.

Quem utiliza?
•Engenheiros  Projeto
•Administradores  Planejamento Estratégico
•Exército  Tática de Guerra
•Equipes Esporte  Treinam antecipadamente
•Orquestra  Ensaia
•Governo  Orçamento
•Professores  Plano de Aula

PLANEJAMENTO DE ENSINO
Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino.
                                                                                                                            Marcos Tuler

A distinção entre planejamento e plano
•O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana;
•O planejamento é um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão;
•Planejar é uma atividade tipicamente humana, e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos;
•O plano é o resultado, é a culminância do processo mental de planejamento. O plano, sendo um esboço das conclusões resultantes do processo mental de planejar, pode ou não assumir uma forma escrita.
•É um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.

PREPARAÇÃO DO PROFESSOR
•GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento do conteúdo, capacidade de domínio das teorias do ensino e da aprendizagem.
•ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado das atividades a serem realizadas na sala de aula.

FASES DO PLANEJAMENTO L.I.D.E.R.A.R
•Leitura do Referencial Curricular e Livros didáticos, entre outros;
•Identificação do tipo da competência e habilidade de cada ano. (Teórica ou Prática);
•Definição dos objetivos e metas a serem atingidas;
•Escolha da Metodologia (Seminário, debates, grupos, etc.) e materiais pedagógicos;
•Recolhimento de dados e informações sobre os temas/conteúdos a serem trabalhados;
•Análise do tempo para cada competência e habilidade a ser trabalhada;
•Resumo: Conclusão, aplicando a avaliação observando o que o aluno aprendeu.

PERGUNTAS ANTES DA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO:
•O que pretendo alcançar?
•Como alcançar?
•Em quanto tempo?
•O que fazer e como fazer?
•Como avaliar o que foi alcançado?

Tipos de planejamento na área da educação
•Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade:
1.Planejamento de um sistema educacional;
2.Planejamento geral das atividades de uma escola;
3.Planejamento de currículo;
4.Planejamento didático ou de ensino:
•planejamento de curso;
•planejamento de unidade didática ou de ensino;
•planejamento de aula.

O planejamento didático ou de ensino
•O planejamento de ensino é a previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.
Planejar é:
•Analisar as características da clientela;
•Refletir sobre os recursos disponíveis;
•Definir os objetivos educacionais mais adequados para a clientela em questão;
•Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados;
•Prever e organizar os procedimentos do professor;
•Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação nas atividades;
•Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

A função do planejamento
•Atingir os objetivos desejados;
•Superar dificuldades;
•Controlar a improvisação.
•Evitar Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a atividade.
•Atividade inacabada – a falta de um plano de aula, impossibilita terminar a atividade com qualidade.
•Evitar a desmotivação do Aluno.
•Prever as dificuldades que podem surgir;
•Evitar a repetição mecânica;
•Adequar o trabalho com os recursos disponíveis;
•Adequar os conteúdos, as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos;
•Distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo.

Planejamento de curso
•Planejamento de curso é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas classe, durante um certo período de tempo. (um ano/semestre).
Geralmente segue a seguinte sistemática:
1.Levantar dados sobre as condições dos alunos.
2.Propor objetivos gerais e definir os objetivos específicos a serem atingidos durante o período letivo
3.Indicar os conteúdos a serem desenvolvidos durante o período letivo.
4.Estabelecer atividades e procedimentos de ensino e aprendizagem adequados aos objetivos propostos.
5.Selecionar recursos a serem utilizados
6.Escolher e determinar as formas de avaliação mais coerentes com os objetivos definidos e os conteúdos a serem desenvolvidos.

Planejamento de aula
•Planejamento de aula é a operacionalização dos procedimentos diários para a concretização dos planos de curso.
Ao planejar uma aula o professor:
•Prevê os objetivos imediatos a serem alcançados;
•Especifica os itens e subitens do conteúdo que serão trabalhados durante a aula.
•Define os procedimentos de ensino e organiza as atividades de aprendizagem de seus alunos ( individuais ou em grupo).
•Indica os recursos ( cartazes, mapas, jornais, livros, objetos variados)que vão despertar o interesse do aluno durante a aula e facilitar a compreensão do conteúdo.
•Estabelece como será feita a avaliação das atividades.

Função do planejamento
•Atingir os objetivos desejados
•Superar dificuldades
•Controlar a improvisação (Plano A, B, C...)
•Prever as dificuldades
•Evitar a repetição
•Adequar o trabalho didático aos recursos disponíveis
•Adequar os conteúdos as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos
•Garantir a distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo disponível.
•O processo de planejamento permite ao professor organizar antecipadamente a ação didática, para melhorar o trabalho do docente e o aproveitamento do discente.

Características de um bom plano didático ou de ensino
a)Coerência e unidade;
b)Continuidade e sequência;
c)Flexibilidade;
d)Objetividade e funcionalidade;
e)Previsão e clareza
f)Não deve ser uma mera formalidade ou uma atividade ritualista que visa apenas satisfazer uma exigência burocrática.

VAMOS PLANEJAR??

COMO DESENVOLVER EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Como desenvolver experimentos científicos  nas series iniciais do ensino fundamental

O ensino de Ciências com seus métodos, linguagem e conteúdos próprios, tem o objetivo de promover a formação integral do cidadão, como ser pensante e atuante, e como corresponsável pelos destinos da sociedade. A criança, desde as Séries Iniciais de escolaridade, é cidadã que se constrói através de inúmeros atos interativos com os outros e com o meio em que vive.
Ela é sujeito de seus conhecimentos. “O propósito mais geral do ensino das Ciências deverá ser incentivar a emergência de uma cidadania esclarecida, capaz de usar os recursos intelectuais da Ciência para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do Homem como ser humano”. (CARMO, 1991, p. 146).
A importância do trabalho prático é inquestionável na Ciência e deveria ocupar lugar central no seu ensino (SMITH, 1975). No entanto, o aspecto formativo das atividades práticas experimentais tem sido negligenciado, muitas vezes, ao caráter superficial, mecânico e repetitivo em detrimentos aos aprendizados teórico-práticos que se mostrem dinâmico, processuais e significativo (SILVA & ZANON, 2000).
De acordo com Borges (1997), os estudantes não são desafiados a explorar, desenvolver e avaliar as suas próprias idéias e que os currículos de ciências não oferecem oportunidades para abordagem de questões acerca da natureza e propósitos da ciência e da investigação científica.
 A educação em Ciências deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que neles despertem a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis, levando os alunos a desenvolverem posturas críticas, realizar julgamentos e tomar decisões fundamentadas em critérios objetivos, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada (BIZZO, 1998).
 Atividades experimentais na perspectiva construtivista são organizadas levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. Adotar esta postura construtivista significa aceitar que nenhum conhecimento é assimilado do nada, mas deve ser construído ou reconstruído pela estrutura de conceitos já existentes. Deste modo, a discussão e o diálogo assumem um papel importante e as atividades experimentais combinam, intensamente, ação e reflexão (ROSITO, 2003; SILVA & ZANON, 2000).

 REFERÊNCIAS

CARMO, José Manuel do. As ciências no ciclo preparatório: formação de professores para um ensino integrador das perspectivas da ciência, do indivíduo e da sociedade. In: Ler Educação, nº 5, maio/ago. 1991.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. Ed. Ática, São Paulo, SP, 1998.144p.
BORGES, A.T. O papel do laboratório no ensino de ciências. In: MOREIRA, M.A.; ZYLBERSZTA J.N.A.; DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.P. Atlas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Editora da Universidade – UFRGS, Porto Alegre, RS, 1997. 2–11.
SILVA, L.H.de A.; ZANON, L.B. A experimentação no ensino de Ciências. In: SCHNETZLER, R.P.; ARAGÃO, R.M.R. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000. 182 p.
 SMITH, K.A. Experimentaçâo nas Aulas de Ciências. In: CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES,M.E.R.; REY, R.C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento físico. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione.1998. p. 22-23.

ROSITO, B.A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2003. p. 195-208.

LINKS 43

http://canaldoensino.com.br/blog/baixe-gratis-mais-de-200-apostilas-para-concursos-publicos

http://canaldoensino.com.br/blog/ibge-fara-concurso-para-contratar-82-mil-pessoas

http://canaldoensino.com.br/blog/estudantes-criam-jogo-para-criancas-com-sindrome-de-down

http://canaldoensino.com.br/blog/5-habitos-para-melhorar-a-sua-redacao

http://canaldoensino.com.br/blog/discografia-completa-do-musico-david-bowie

http://canaldoensino.com.br/blog/canal-do-ensino-e-comschool-dao-2-cursos-gratuitos-aos-leitores

http://canaldoensino.com.br/blog/inscricoes-fies-2016-vao-ate-dia-29-de-janeiro

http://canaldoensino.com.br/blog/aulas-gratuitas-ao-vivo-para-vestibular-de-medicina

http://canaldoensino.com.br/blog/curiosidade-como-funciona-o-exame-de-admissao-nos-eua

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-a-distancia-em-administracao-de-recursos-humanos

http://canaldoensino.com.br/blog/samba-enredo-sobre-educacao

http://canaldoensino.com.br/blog/historia-do-carnaval-no-brasil-e-no-mundo

http://canaldoensino.com.br/blog/obra-completa-de-beethoven-para-download-gratuito

http://canaldoensino.com.br/blog/arquivo-pessoal-de-garcia-marquez-sera-disponibilizado-na-internet

http://canaldoensino.com.br/blog/classificacao-dos-adverbios-em-ingles

http://canaldoensino.com.br/blog/os-cursos-mais-procurados-de-2015

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-a-distancia-em-psicologia-organizacional-e-do-trabalho

http://canaldoensino.com.br/blog/30-curiosidades-sobre-o-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/marchinhas-de-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/5-aplicativos-que-todo-estudante-deve-ter-no-celular

http://canaldoensino.com.br/blog/33-dicas-para-evitar-o-estresse-e-alcancar-seus-objetivos

http://canaldoensino.com.br/blog/14-filmes-essenciais-para-quem-esta-comecando-a-carreira

http://canaldoensino.com.br/blog/100-livros-em-ingles-para-empreendedores

http://canaldoensino.com.br/blog/99-sites-para-aprender-qualquer-idioma-de-graca

http://canaldoensino.com.br/blog/a-origem-do-termo-samba

http://canaldoensino.com.br/blog/os-10-lugares-mais-famosos-para-passar-o-carnaval-no-brasil

http://canaldoensino.com.br/blog/20-planilhas-para-controlar-o-seu-orcamento

http://canaldoensino.com.br/blog/macunaima-de-mario-de-andrade-esta-em-dominio-publico-a-partir-de-2016

http://canaldoensino.com.br/blog/novo-acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-completo-enem-2016-foca-na-medicina

http://canaldoensino.com.br/blog/11-livros-sobre-cultura-popular-brasileira

http://canaldoensino.com.br/blog/como-e-quando-foi-criado-o-trio-eletrico

http://canaldoensino.com.br/blog/31-livros-sobre-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-as-novidades-da-biblioteca-mario-de-andrade

http://canaldoensino.com.br/blog/10-apps-para-ler-ebooks-no-seu-tablet-ou-smartphone

http://canaldoensino.com.br/blog/professores-e-alunos-podem-ser-amigos-nas-redes-sociais

http://canaldoensino.com.br/blog/bancas-examinadoras-mais-populares-nos-concursos

http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-universidades-estrangeiras-nas-quais-voce-pode-estudar-gratis-e-online

http://canaldoensino.com.br/blog/significado-do-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/50-dicas-para-melhorar-sua-carreira-como-designer

http://canaldoensino.com.br/blog/sonha-em-estudar-nos-eua-conheca-a-feira-virtual-qs-university-world-tour

http://canaldoensino.com.br/blog/profissoes-em-alta-no-mercado-digital

http://canaldoensino.com.br/blog/significado-de-utopia-o-que-e-conceito-e-definicao

VÍDEOS 40





LINKS 42

http://canaldoensino.com.br/blog/vai-ter-um-filho-planilha-ajuda-a-calcular-os-gastos-da-gestacao-a-vida-adulta

http://canaldoensino.com.br/blog/o-desafio-de-ensinar-lingua-portuguesa-a-alunos-com-deficencia-auditiva

http://canaldoensino.com.br/blog/7-beneficios-de-estudar-em-universidades-privadas

http://canaldoensino.com.br/blog/9-apps-para-te-ajudar-a-planejar-as-ferias

http://canaldoensino.com.br/blog/documentario-ajuda-a-desvendar-vida-de-chico-buarque

http://canaldoensino.com.br/blog/como-e-o-metodo-de-ensino-waldorf

http://canaldoensino.com.br/blog/geracao-z-hiper-conectada-como-lidar

http://canaldoensino.com.br/blog/10-habilidades-que-os-professores-modernos-precisam-ter

http://canaldoensino.com.br/blog/aprenda-ingles-de-graca-com-rio-2016-curso-de-ingles-da-alison

http://canaldoensino.com.br/blog/como-passar-no-concurso-do-inss-2016

http://canaldoensino.com.br/blog/estacio-oferece-10-mil-bolsas-de-estudo

http://canaldoensino.com.br/blog/inscricoes-abertas-para-bolsas-de-jornalismo-cientifico-nos-eua

http://canaldoensino.com.br/blog/como-criar-uma-biblioteca-de-conteudo

http://canaldoensino.com.br/blog/inscricoes-abertas-para-o-concurso-do-trt-8a-regiao

http://canaldoensino.com.br/blog/5-cursos-online-e-gratuitos-para-aperfeicoar-o-ingles

http://canaldoensino.com.br/blog/como-usar-o-google-chrome-para-aprender-um-idioma-estrangeiro

http://canaldoensino.com.br/blog/12-cursos-online-para-otimizar-o-uso-de-tecnologia-na-educacao

http://canaldoensino.com.br/blog/10-livros-para-quem-deseja-ser-professor

http://canaldoensino.com.br/blog/baixe-gratis-uma-planilha-de-precificacao-dos-seus-produtos

http://canaldoensino.com.br/blog/a-estadia-permitida-para-estudantes-estrangeiros-na-inglaterra

http://canaldoensino.com.br/blog/como-conseguir-uma-vaga-no-mercado-digital

http://canaldoensino.com.br/blog/nova-tabela-periodica-nao-influencia-nos-vestibulares

http://canaldoensino.com.br/blog/prouni-abre-inscricoes-dia-19-de-janeiro

http://canaldoensino.com.br/blog/5-escritores-polemicos-que-marcaram-a-historia

http://canaldoensino.com.br/blog/10-filmes-que-todo-programador-deveria-assistir

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-a-distancia-em-administracao-de-empresas

http://canaldoensino.com.br/blog/como-nasce-uma-escola-colaborativa-comunitaria-e-em-rede

http://canaldoensino.com.br/blog/projeto-guri-abre-20-mil-vagas-de-musica-para-cursos-gratuitos-em-todo-o-estado

http://canaldoensino.com.br/blog/10-livros-que-podem-te-ajudar-a-alavancar-as-financas

http://canaldoensino.com.br/blog/como-surgiram-as-fantasias-e-as-mascaras-de-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/samba-enredo-como-meio-de-educacao-popular

http://canaldoensino.com.br/blog/15-livros-para-ler-e-se-divertir

http://canaldoensino.com.br/blog/o-que-e-ano-bissexto

http://canaldoensino.com.br/blog/orcamento-de-sp-2016-concede-mais-de-6-mil-vagas-para-concursos

LINKS 41

http://canaldoensino.com.br/blog/neora-oferece-bolsas-de-estudo-de-ate-70-em-faculdades

http://canaldoensino.com.br/blog/sisu-abre-acesso-a-228-mil-vagas-universitarias-em-janeiro

http://canaldoensino.com.br/blog/faetec-abre-70-mil-vagas-em-cursos-profissionalizantes-gratuitos

http://canaldoensino.com.br/blog/aprender-ingles-pode-ser-muito-mais-rapido-que-voce-pensa

http://canaldoensino.com.br/blog/10-sistemas-de-educacao-no-mundo

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-completo-preparatorio-para-o-enem-2016-2

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-a-distancia-em-empreendedorismo

http://canaldoensino.com.br/blog/como-arrumar-um-emprego-temporario-nas-ferias

http://canaldoensino.com.br/blog/onu-lanca-cartilha-de-ensino-de-portugues-para-refugiados-no-brasil

http://canaldoensino.com.br/blog/como-se-preparar-para-ser-um-aluno-nota-10-em-2016

http://canaldoensino.com.br/blog/5-tendencias-de-tecnologia-para-a-educacao

http://canaldoensino.com.br/blog/aplicativo-gratuito-resolve-equacoes-matematicas-na-hora

http://canaldoensino.com.br/blog/10-metodos-para-aperfeicoar-os-estudos

http://canaldoensino.com.br/blog/10-cursos-online-para-inovar-o-seu-negocio

http://canaldoensino.com.br/blog/6-tendencias-nas-redes-sociais-em-2016

http://canaldoensino.com.br/blog/50-livros-essenciais-da-literatura-brasileira

http://canaldoensino.com.br/blog/intercambio-nas-ferias-estude-em-outro-pais

http://canaldoensino.com.br/blog/vestibular-2016-comece-a-se-preparar-desde-ja

http://canaldoensino.com.br/blog/10-alimentos-saudaveis-para-reeducacao-alimentar

http://canaldoensino.com.br/blog/10-palestras-para-despertar-a-imaginacao

http://canaldoensino.com.br/blog/palacio-da-memoria-uma-das-tecnicas-mais-famosas-da-mnemonica

http://canaldoensino.com.br/blog/10-obras-de-carlos-drummond-de-andrade

http://canaldoensino.com.br/blog/periscope-ajuda-conectar-salas-de-aulas-com-o-mundo

http://canaldoensino.com.br/blog/a-historia-do-portugues

http://canaldoensino.com.br/blog/os-10-profissionais-mais-em-falta-no-brasil

http://canaldoensino.com.br/blog/o-que-e-preciso-para-ir-bem-nas-provas-dos-concursos-publicos

http://canaldoensino.com.br/blog/5-passos-simples-para-voce-aprender-ingles-online-12x-mais-rapido

http://canaldoensino.com.br/blog/entenda-as-escolhas-que-todo-vestibulando-deve-fazer

http://canaldoensino.com.br/blog/truques-para-aumentar-suas-chances-de-conseguir-uma-bolsa-de-estudos

http://canaldoensino.com.br/blog/ja-inscreveu-as-praticas-de-sucesso-de-sua-instituicao-de-ensino-no-pnge-2016

IMAGENS