Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LITERATURA INFANTIL
ATIVIDADE COLABORATIVA
NOMES
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ELAINE CRISTINA MARIANO
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JACQUELINE LEMOS ALFREDO
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TAIRINE ALENA BANDEIRA CORTEZ ARAUJO
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ZELIA APARECIDA DOS
SANTOS OLIVEIRA
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Manual de Contação de História
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LITERATURA
INFANTIL
ATIVIDADE COLABORATIVA
Manual de Contação de História
Trabalho desenvolvido na disciplina Literatura
Infantil
apresentado à Anhanguera Educacional como
exigência para a avaliação
na Atividade
Colaborativa, sob orientação do tutora Muriel Zepon.
Anhanguera Educacional
2014
Sumário
Introdução....................................................................................................................03
A organização de diferentes ambientes para a
contação de histórias .................04
A seleção de livros adequados às categorias do leitor..........................................06
A exploração de atividades de leitura extraclasse com a interação com as
família...........................................................................................................................08
Como elaborar projetos didáticos a partir das
histórias infantis .........................10
Procedimentos que auxiliam a avaliação do professor
ao trabalhar com as
histórias.......................................................................................................................12
Considerações Finais................................................................................................14
Referências bibliográficas..................................................................................15
Referências bibliográficas..................................................................................15
Anexos..........................................................................................................................17
Introdução
O presente trabalho é sobre o Manual de Contação de História. Nele
relataremos os diferentes ambientes para a contação de história, seleção de
livros adequados, atividades de leitura com interação das famílias,
elaboração de projetos a partir das histórias infantis e sobre
avaliação.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do Manual de Contação
de História, tanto para o aluno como para o professor.
Os métodos utilizado foram pesquisas na internet, livro-texto...
A ORGANIZAÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES PARA A CONTAÇÃO
DE HISTÓRIAS
QUADRO SÍNTESE
"Ideias importantes a serem consideradas na
organização do espaço físico ao contar histórias"
Espaço físico
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Faixa etária
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Materiais
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Forma de organização
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Sala de aula
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Alunos de 0 a 3 anos
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Prateleira, Livros, Tapete.
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Na sala de aula tem um Cantinho
de Leitura, onde tem uma prateleira ao alcance das crianças, e as crianças
escolhem alguns livros e sentam no tapete, para folheá-los ou mesmo para levarem à
boca. A professora pega o livro escolhido pelo bebê, onde as outras crianças
começam a prestar atenção na leitura e a professora mostra as ilustrações
comentando-as.
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Pátio da escola
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Alunos de 4 a 5 anos
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Lençol, livros
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No Pátio da escola,
embaixo de uma árvore, sobre a grama é colocado um lençol, onde as crianças
sobre este folham os livros que estão em uma caixa no meio delas. Depois a
professora lê um livro escolhido pelas crianças, mostrando as imagens.
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Biblioteca
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Alunos de 6 a 9 anos
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Pano Bordado, Casinha com
Fantoches.
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Na Biblioteca a
professora mostra para as crianças qual a prateleira onde estão os livros
literários. Pega vários e coloca sobre a mesa forrada com um pano bordado,
onde as crianças escolhem qual irão ler e sentam nas cadeiras perto da mesa.
Depois a professora monta uma casinha com fantoches e começa a contar a
história do livro escolhido pelas crianças.
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A SELEÇÃO DE
LIVROS ADEQUADOS ÀS CATEGORIAS DO LEITOR
QUADRO SÍNTESE
Categorias de Leitor e Seleção de histórias
adequadas propostas por Nelly Novaes Coelho
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Categoria de Leitor
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Principais características
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Livros selecionados
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Pré-Leitor
-
Subcategoria: Primeira Infância - 15/17 meses a 3 anos.
-
Subcategoria: Segunda Infância - a partir dos 3 anos.
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Primeira
Infância – 15/17 meses a 3 anos: A criança inicia a percepção da realidade
que a rodeia, estimulada pelos contatos
afetivos. É a fase de pegar tudo que estiver ao seu alcance. É a fase
da conquista da própria linguagem, distinguindo o que está a sua volta.
Segunda
Infância – A partir dos 3 anos: É a fase do começo da predominância dos
valores vitais e sensoriais. A criança é egocêntrica e tem interesse por
jogos e brincadeiras. Possui novas formas verbais e crescente impulso de se
adaptar ao meio físico.
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Primeira
Infância:
1. Banho
Autora:
Mariana Massarani
Editora:
Global
2. Cocô no
Trono
Autor: Benoit
Charlat
Editora:
Cia. Das Letrinhas
3. 101
Dálmatas Enamorados
Autor: Wall
Disney
Editora:
Manole
4. A Bolsa
Autor: Ilan Brenman
Editora:
Brinque-book
5. A Casa
dos Beijinhos
Autora:
Claudia Bielinsk
Editora:
Cia. Das Letrinhas
Segunda Infância:
1. O Dragão
Que Era Galinha- d´ Angola
Autora: Anna
Flora
Editora:
Salamandra
2. Da
Pequena Toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela.
Auto: Werner Holzwarth
Editora: Cia. Das
Letrinhas
3. Adivinha
o Quanto Eu te Amo
Autor: Sam
McBratney
Editora:
Martins Fontes
4. Ou Isto
ou Aquilo
Autora:
Cecília Meireles
Editora:
Nova Fronteira
5. Contos de
Grimm
Autor:
Wilhelm e Jacob Grimm
Editora:
Cia. Das Letrinhas
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Leitor
Iniciante: a partir dos 6/7 anos
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Na leitura
reconhece os símbolos do alfabeto e das sílabas. Maior percepção da realidade
e convívio social na escola e na comunidade.
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1.Memórias
de Emilia
Autor:
Monteiro Lobato
Editora:
Globo
2. O
Reizinho Mandão
Autora: Ruth
Rocha
Editora:
Quinteto Editorial
3. Marcelo,
Marmelo, Martelo e Outras Histórias
Autora: Ruth
Rocha
Editora:
Salamandra
4. Fricts
Autor:
Ziraldo
Editora:
Melhoramentos
5.Contos de
Andersen
Autor: Hans
cristian Andersen
Editora: Ática
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Leitor em
processo: a partir dos 8/9 anos
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Tem domínio
da leitura, maior interesse em conhecer coisas novas, a enfrentar desafios,
faz questionamentos, mas precisa da presença de um adulto para motiva-lo a
ler.
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1. . A Chave
do Tamanho
Autor:
Monteiro Lobato
Editora:
Globo
2.Os Doze
Trabalhos de Hércules
Autor: Monteiro
Lobato
Editora:
Brasiliense
3.Caçadas de
Pedrinho
Autor:
Monteiro Lobato
Editora:
Globo
4. Bisa Bia,
Bisa Bel
Autora: Ana
Maria Machado
Editora:
Salamandra
5. A Bolsa
Amarela
Autora: Lyigia
Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga
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A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA EXTRACLASSE COM
A INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS
Pais, o hábito de ler é muito importante para seus filhos, por isso
vocês devem incentivar seus filhos a lerem. E como peça fundamental neste
projeto enviamos este livro(Fábulas), contando com a participação de vocês no
incentivo à leitura. Junto com o livro enviamos algumas dicas para a realização
desta atividade. Após à leitura será preenchido uma ficha, como registro da
atividade, que terá continuidade em sala de aula.
Mostre o livro para a criança, leia o nome da história, o autor, a
editora e quem fez as ilustrações, depois leia a história pausadamente, em voz
alta, com entusiasmo e emoção, mostrando os personagens e nome de
cada personagem, mas para isto é preciso que vocês pais leem a história antes
de contar para seus filhos, pois ajudará no desenvolvimento da leitura. Deixe
que a criança acompanhe a história;
Faça perguntas, deixe que a criança pense, responda com
naturalidade. Deixe que a criança participe da história;
Depois de terminar de contar a história pergunte â criança se ela gostou
da história, se ela já ouviu sobre esta história em algum lugar. Depois
de algum tempo peça para a criança contar a história, ou se ainda não e
alfabetizada, peça para ela recontar a história.
Elaborar duas sugestões de atividade
que poderão ser realizadas pelo professor nos momentos em que ocorrer a
devolução do livro pela criança
A professora poderá colocar as crianças em circulo no chão
e perguntar para as crianças como foi a realização da
atividade de leitura com os pais e cada criança fará um breve relato. Depois do
relato a professora pedirá para as crianças escrever no caderno outro final da
história. Se elas não forem ainda alfabetizadas a professora poderá pedir
para que elas contem outro final da história.
A professora pedirá para
cada criança ir a frente e contar como foi a leitura feita com os pais em casa
e depois elas mesma contarão a história que lerem. A professora perguntará para
as crianças a parte que mais gostaram e a que menos gostaram e pediram para
elas desenharem uma capa diferente do livro que leram e a professora colocará
no mural para todos verem
Ficha de Leitura
COMO ELABORAR PROJETOS DIDÁTICOS A PARTIR DAS
HISTÓRIAS INFANTIS
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Projeto Didático é um método de trabalho educacional que
visa organizar a construção dos
conhecimentos envolvendo metas
previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.
O projeto tende a ser um recurso, um método de trabalho destinado a dar vida ao conteúdo fazendo a escola ser mais atraente. Significa acabar com o professor tradicional que decide e define o conteúdo e os métodos a serem desenvolvidos, valorizando o que os alunos já sabem, com que vão aprender.
1-Título do
Projeto. .
Contando
Histórias
2-Faixa etária a que se destina o projeto
(indicar aqui a que foi decidida pelo grupo).
6 a 9 anos (Séries
Iniciais do Ensino Fundamental).
3 - Objetivo compartilhado com os alunos
(produto final).
Ao trabalhar com a
literatura infantil ajuda no processo do desenvolvimento não só de
conhecimentos, mas como também na construção da base de um caráter e
personalidade das crianças. Em virtude disto, proporciona uma educação de
qualidade, que é uma das prioridades
dos educadores neste aspecto
4 – Justificativa
Ao
realizar está atividade percebi a importância deste projeto para o
aprendizado das crianças, sendo o fator primordial para o desenvolvimento da
compreensão das crianças no que diz respeito à leitura, pois quanto mais cedo
inserirmos a criança no mundo da leitura, mais cedo aprenderá a ler e a
escrever.
5 -O que se espera que os alunos aprendam.
Adquirir conhecimento, raciocínio lógico,
construir caráter e personalidade,
socialização e coordenação motora ampla, que aprenda a importância de
ler, aprenda a se expressar em sala de aula, a respeitar os outros, a
conviver melhor com seus familiares..
6 -O que o professor deve garantir no
decorrer do projeto.
Que aprenda o convívio
com seus colegas, professores , a familiarizar-se com a leitura, a valorizar
as pessoas, a comunicar-se melhor, a desenvolver a linguagem e a leitura...
7 -Etapas previstas.
Confecção de fantasias e adereços, que serão usados na contação da história,
onde os moldes serão entregues riscados e cortados. As crianças se dividirão
em grupo e orientados pelo professor
executarão as atividades estipuladas.
A professora colocará
as crianças no tapete onde as fantasias e adereços feitos pelas crianças
estarão em um baú.
Quando todas as crianças estiverem
acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:
Era uma vez um jovem
pastor de ovelhas.
Todos os dias ele levava seu rebanho
para o campo, onde havia bastante grama fresca.
Enquanto as ovelhas
pastavam tranquila o pastor costumava recostar-se a uma........
Aí a professora toca uma das crianças e ela dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história com o que lhe remete na lembrança, o objeto vindo do baú. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar sequencia com outro objeto. A história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.
3- Finalidades do Portifílio para os procedimentos de avaliação
Portfólio é um conjunto organizado de
trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de determinado período (o ano
letivo, por exemplo). Quando bem montada, essa coletânea se transforma em um
excelente instrumento de avaliação
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Neste trabalho abordamos o
assunto sobre o Manual de Contação de História e percebemos a importância deste
manual para o professor e o aluno, pois auxiliará o professor no
planejamento da leitura, tornando-o para o aluno um facilitador de aprendizagem
e ajudará o aluno a relacionar a leitura com a sua realidade de mundo.
Este trabalho foi muito importante para nossa aprendizagem, pois nos
proporcionou conhecimento e aperfeiçoamento no contar histórias.
Referências
Bibliográfica
FERRAZ, Beatriz. Planejar para aprender. Aprender para planejar. Revista
Criança, n. 42, p. 25-27, dez. 2008.
GUEDES, Adriane Ogêda. Elaboração e organização de instrumentos de
acompanhamento e avaliação da aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Revista
Criança, n. 41, p. 12-13, nov. 2008.
FERNANDES, Claudia de Oliveira. Avaliação sempre envolve uma concepção
de mundo. Revista Criança, n. 41, p. 9-11, nov. 2008.
ARAGÃO, Rosana. O Portfólio como novo instrumento de avaliação. Revista
Criança, n. 41, p. 14-17, nov. 2008.
contação de histórias.
In Britannica Escola Online.
Enciclopédia Escolar Britannica, 2014. Web,2014.
SUNDERLAND, Margot. O valor
terapêutico de contar histórias. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.
www.grupopranayama.com.br/category/projetos/contacao-historias.
ANEXOS
A Importância Do
Contar Histórias Na Educação Infantil
Ler
histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas
pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em
relação a tantas perguntas, é encontrar ideias para solucionar questões. É uma
possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das
soluções que todos vivemos e atravessamos.
É
ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o
pavor, a insegurança, a tranquilidade e tantas outras mais.
“É
através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos,
outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo
História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome
disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula...”.( ABRAMOVICH,
1995, p. 17).
A leitura
é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de
desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Favorece a remoção
de barreiras educacionais, principalmente através da promoção do
desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual, aumentando a
possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo......
A exposição à leitura da histórias no seio familiar durante os anos
pré-escolares, leva muitas crianças ao sucesso escolar. As crianças que vivem
num ambiente letrado desenvolvem um interesse lúdico com respeito às atividades
de leitura e escrita, praticadas pelos adultos que a rodeiam. Esse interesse
varia de acordo com a qualidade, frequência e valor destas atividades
realizadas pelos adultos que convivem com as crianças. Se uma mãe ler para seu
filho textos interessantes e com boa qualidade, nota-se que estará transmitindo
a ele informações variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é de
suma importância para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais
pela leitura das histórias ouvidas.
Ao adentrar no mundo escolar, a leitura não mais se realizará como na família,
devendo sofrer modificações que são vitais para o desenvolvimento da
aprendizagem. Para poder transmitir à criança uma visão clara do que se está
lendo, o professor deverá ter algumas atitudes, tais como:
·
Visualizar o livro para a criança, através da exposição das gravuras;
·
Ler de forma liberal, porém clara e agradável, atraindo a atenção da criança;
·
Manter-se aberto para as perguntas das crianças, incentivando a troca de
comentários sobre o texto lido.
Contar
histórias é á mais antigas das artes. Nos velhos tempos, o povo assentava ao
redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos. Pessoas que
vinham de longe de suas Pátrias contavam e repetiam histórias para guardar suas
tradições e sua língua. As histórias se incorporam à nossa cultura. Ganharam as
nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos livros
coloridos, para encantamento da criançada. E os pedagogos, sempre à procura de
técnicas e processos adequados à educação das crianças, descobriram esta “mina
de ouro” as histórias.
Parte importante na vida da criança desde a mais tenra idade, a literatura
constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o mistério
delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em sua
formação. As crianças tem um mundo próprio, todo seu, povoado de sonhos e fantasias.
A história é contada visando:
·Deleitar a criança;
·Infundir o amor à beleza;
·Deleitar a criança;
·Infundir o amor à beleza;
· Desenvolver sua imaginação;
· Desenvolver o poder da observação;
· Ampliar as experiências;
· Desenvolver o gosto artístico;
· Restabelecer uma ligação interna entre o
mundo da fantasia e o da realidade;
No sentido da língua, particularmente, as
histórias:
· Enriquecem a experiência;
· Desenvolvem a capacidade de dar sequência lógica aos fatos;
· Dão o sentido da ordem;
· Esclarecem o pensamento;
· Educam a atenção;
· Desenvolve o gosto literário;
· Fixam e ampliam o vocabulário;
· Estimulam o interesse pela leitura;
· Desenvolvem a linguagem oral e escrita;
· Enriquecem a experiência;
· Desenvolvem a capacidade de dar sequência lógica aos fatos;
· Dão o sentido da ordem;
· Esclarecem o pensamento;
· Educam a atenção;
· Desenvolve o gosto literário;
· Fixam e ampliam o vocabulário;
· Estimulam o interesse pela leitura;
· Desenvolvem a linguagem oral e escrita;
As
histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios preciosos de
ampliar o horizonte da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo
que a cerca. Mas é precioso saber usar as histórias para que dela se
alcance retirar tudo o que podem dar à educação. Um dos principais elementos a
ser alcançado é o poder de imaginação que, tirando a criança do seu ambiente,
lhe permite ao espírito “trabalhar” a imaginação. As histórias tem como valor
específico o desenvolvimento das ideias, e cada vez que elas são contadas
acrescentam às crianças novos conhecimentos..
Segundo ABRAMOVICH “O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o
sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imagiar, o brincar, o ver o livro, o
escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra). Afinal, tudo
pode nascer dum texto!”
Por isso educadores nunca deixem de contar histórias!
Referencia: Estudos de Literatura Infantil, 1991
Regina Gregório
Regina Gregório
Galeria de Bruxas
Objetivos
- Avançar no conhecimento da linguagem escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos, com textos informativos e obras literárias.
- Avançar no conhecimento da linguagem escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos, com textos informativos e obras literárias.
Conteúdos
- Leitura.
- Escrita.
- Leitura.
- Escrita.
Anos
1º e 2º anos
Tempo estimado
Sete aulas.
1º e 2º anos
Tempo estimado
Sete aulas.
Material
necessário
Livros de contos sobre bruxas, como A Bruxa Salomé (Audrey
Wood, 32 págs., Ed. Ática, tel. 11/3990-2100, 23,90 reais) e As Férias da Bruxa Onilda (Enric Larreula e Roser
Capdevila, 32 págs., Ed. Scipione, tel. 0800-16-1700, 22,90).
Flexibilização para deficiência
auditiva
Acrescente trechos de filmes ou desenhos que retratem bruxas de tipos variados.
Acrescente trechos de filmes ou desenhos que retratem bruxas de tipos variados.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione contos que tenham bruxas como personagens principais. Durante duas ou
três semanas, incorpore nas atividades permanentes a leitura em voz alta desses
textos. Discuta com a turma que sensações elas despertam e quais relações é
possível fazer com contos já conhecidos. Releia trechos para confirmar as
interpretações, retomar parte da história ou notar a maneira como o trecho foi
escrito. Direcione a conversa para a bruxa em questão: como é o comportamento
dela? Quais suas qualidades e seus defeitos? Peça que citem os recursos usados
para gerar suspense e medo, por exemplo.
Flexibilização para deficiência auditiva
Solicite
que a família e o AEE conversem com o aluno sobre o assunto, usando a linguagem
de libras ou materiais como livros, jogos, brinquedos e outras formas de
ampliar seu conhecimento sobre bruxas.
Organize uma tabela para ficar exposta na sala com três colunas. Nomeie cada
uma delas: título do livro, nome da bruxa e características. A ideia é que as
crianças a completem com as informações pedidas ao fim de cada leitura e que
você seja o escriba. Colabore para que elas encontrem não só as características
descritas mas também as implícitas. Esse quadro também deve ser usado para
promover desafios de leitura e de escrita: oriente, por exemplo, que localizem
o que está escrito em algum trecho e o copiem.
Flexibilização para deficiência auditiva
Fale
sempre de frente para o aluno, explique cada item, levando-o próximo à tabela.
Proponha a parceria dos colegas para que, junto a uma dupla, complete a tabela.
3ª etapa
Proponha
que, em dupla, os alunos escrevam informações importantes sobre as bruxas,
considerando todos os textos lidos. Esse procedimento é próprio de leitores e
escritores experientes, que organizam a informação que consideram conveniente
registrar. Levante algumas perguntas que podem ajudar: onde vivem as bruxas?
Com quem convivem? Elas se casam? Existem bruxas boas?
Flexibilização para deficiência auditiva
Estimule
a parceria dos colegas, revezando-os para que se sentem ao lado do aluno e
esclareçam as dúvidas
Convide o grupo a criar uma galeria de bruxas para expor à comunidade escolar.
Proponha que ditem coletivamente um texto sobre o que aprenderam a respeito das
bruxas até então. Permita que nesse momento as crianças tenham os contos para
consultar e confirmar dados e ver como as informações são escritas.
Flexibilização para deficiência auditiva
Antecipe
essa atividade para ser desenvolvida com o AEE, que pode ser o escriba das
ideias desse aluno. E ele poderá levar o registro escrito dessas ideias e
participar da produção do texto coletivo.
5ª etapa
Reúna os alunos em duplas e proponha que elaborem um texto, com o foco na
descrição de uma bruxa. É importante que antes sejam eleitas as informações
para caracterizá-las, como nome, aspecto físico e personalidade. No momento da
escrita, deve ser discutido como colocar as informações, quais palavras e expressões
usar e pensar em problemas da separação das palavras e, no caso dos alunos
alfabéticos, na ortografia. Cada dupla também deve desenhar a bruxa.
Flexibilização para deficiência auditiva
Antecipe a primeira parte dessa atividade para ser realizada junto ao AEE da
mesma maneira que na etapa anterior. Forme uma dupla com um aluno mais
competente na escrita e solicite que este fale sempre de frente para o amigo e
conte com sua participação na produção do texto.
6ª etapa
Escolha alguns textos com problemas de escrita recorrentes - como o escasso uso
de recursos descritivos - para discuti-los com a turma. Depois, devolva-os e
oriente a revisão. Os alunos das duplas devem se alternar para reescrever o
texto definitivo. Sugira também que finalizem o desenho. Reúna os trabalhos
escritos e as ilustrações e monte a galeria em algum lugar de destaque na
escola.
Flexibilização para deficiência auditiva.
Se o
aluno ainda não estiver alfabético, combine com a dupla que ela não fará
alternância na reescrita do texto, mas o aluno que tem surdez terá de trabalhar
mais na organização para a atividade.
Produto final
Galeria de bruxas
Galeria de bruxas
Avaliação
Ao longo do projeto note se os alunos mostram preferências de estilos, autor e
temas, relacionam o que estão lendo com outros livros e opinam sobre as obras
lidas. No momento da escrita, veja se planejam o texto e o revisam. Também
analise se confrontam suas concepções sobre o sistema de escrita e se avançaram
em relação à escrita convencional.
Fonte:
Projeto didático El Mundo de las Brujas, da Direção Provincial de
Educação Primária, da Direção Geral de Cultura e Educação de Buenos Aires, na
Argentina.
Recursos utilizados para contar histórias
Por: Colunista Portal - Educação
Recursos utilizados
para contar histórias
O
contador de histórias poderá fazer uso de diversos recursos para atrair a
atenção das crianças. Um fantoche, uma dobradura, uma simples pedrinha, enfim,
qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa,
encanta a criança.
Seguem
algumas sugestões de recursos para contar histórias:
Os livros infantis são os escritos especialmente para crianças, embora muitas
vezes os adultos também os leiam. Afinal, todo adulto tem uma criança guardada
dentro dele. Existem livros de todos os tipos e para todos os gostos: com
textos e gravuras, só com gravuras, livros de tecido, de plástico, livro
virtual, etc. ..
As histórias infantis surgiram há muito tempo, quando ainda não tinham livros.
E como já foi falado essas histórias eram contadas de pai para filho, de
geração a geração. O importante é que hoje existe uma porção de livros e
histórias que fazem a gente querer ler sempre mais e mais.
Os livros sem texto também são um ótimo recurso para explorar a oralidade, pois
constituem um exemplo de comunicação sem o uso de palavras, utilizando-se
apenas de imagens para transmitir mensagens. Constituem um excelente meio para
levar o aluno a construir a ideia de sequência de ações, preparando-o para
escrever narrações.
Escolha um livro que contenha apenas ilustrações. Disponha os alunos sentados a
sua frente, em forma de meia lua, para que todos possam ver sem dificuldades as
ilustrações do livro que você
escolheu
Diga aos alunos: “Hoje vamos ler juntos um livro que não tem palavras
escritas, tem apenas os desenhos das cenas.” Mostre a primeira cena do livro e
fale: “Vejam todos como começa a nossa história.” “Paulo me diga o que
aconteceu nesta cena?” Vire a página e mostre a próxima cena, explorando-a com
perguntas dirigidas aos alunos. Se for o caso, crie suspense antes de virar a
próxima página, perguntando a um dos alunos: “Ei Ana, o que você acha que vai
acontecer agora?”
A cada nova cena explore a interpretação oral dos alunos, motivando-os sempre
com perguntas sobre o que eles observam. Ao final pergunte se algum aluno
gostaria de contar a história que acabaram de ver para os demais colegas.
Avalie a participação dos alunos à medida que vão respondendo às perguntas.
Alguns alunos precisam praticar com mais frequência esse tipo de atividade para
construir a ideia de sequência de ações de uma história.
Sugestões de livros de história sem
texto:
- Briga de uma nota só – Editora Moderna;
- Coração Partido – Editora Quinteto;
- Do outro lado da janela – Editora Moderna;
- História de amor – Editora Lê.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com
certificado
Site Pesquisado: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/24518/recursos-utilizados-para-contar-historias#ixzz2zu65rU8c