segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS 3

CONTINUAÇÃO


ATIVIDADES
 1) (UEL-PR) Considerando os coeficientes de correlação, relacione a coluna da esquerda com os respectivos diagramas de dispersão, na coluna da direita.



Assinale a alternativa que contém a associação correta.
a. I-A, II-B, III-E, IV-D, V-C.
b. I-A, II-E, III-C, IV-B, V-D.
c. I-B, II-A, III-D, IV-E, V-C.
d. I-B, II-A, III-E, IV-D, V-C.
e. I-C, II-A, III-D, IV-B, V-E.

2) Um pesquisador resolveu fazer uma pesquisa em um curso superior, relacionando as disciplinas de Matemática e Química. Para realizar esse estudo, durante 20 dias foram coletadas as notas de 40 acadêmicos em ambas as disciplinas. Com base nessas amostras, foi solicitado a um estatístico que fizesse algumas observações sobre a existência de alguma relação entre as disciplinas de Matemática e Química. Esse estatístico avaliou os resultados da pesquisa, calculou o coeficiente de correlação de Pearson e obteve um valor de 0,87. Com base neste resultado, podemos afirmar que:
a. Existe uma forte relação entre as disciplinas de Matemática e Química, uma vez que o coeficiente de correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.
 b. Não existe uma forte relação entre as disciplinas de Matemática e Química, uma vez que o coeficiente de correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.
c. Existe uma fraca relação entre as disciplinas de Matemática e Química, uma vez que o coeficiente de correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.
d. Não existe uma relação entre as disciplinas de Matemática e Química, uma vez que o coeficiente de correlação de Pearson deveria apresentar valores próximos de zero para essa afirmação.
 e. Para que exista uma forte correlação entre as disciplinas de Matemática e Química, o coeficiente de Pearson deveria ser entre 0,3 a 0,6.

3) A correlação entre as disciplinas de Português (x) e Inglês (y) é de 0,89. A equação de regressão linear é de y = 0,412x + 4,895. Se a nota de um aluno na disciplina de Português é 7,0; qual será sua nota em Inglês?
a. 7,0.
b. 7,5.
c. 7,8.
d. 8,0.
e. 9,2

4) Em Estatística, o termo correlação é usado para indicar a força que mantém unidos dois conjuntos de valores. O estudo da correlação tem como objetivo estudar a existência ou não de uma relação e seu grau de relação entre as variáveis. As notas de 8 alunos do curso de Administração estão apresentados na Tabela a seguir:


Dados para resolução: Correlação das notas de Contabilidade de Custos e Estatística: 0,95. 

Mediante do exposto, leia as afirmativas a seguir.



I.              Podemos afirmar que existe uma correlação fraca entre as disciplinas de Matemática Financeira e Estatística.
II.            Podemos afirmar que existe uma correlação forte entre as disciplinas de Matemática Financeira e Estatística.
III.           Se fizermos um gráfico de dispersão para representar a correlação entre as disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, ele será crescente.
IV.          Se fizermos um gráfico de dispersão para representar a correlação entre as disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, ele será decrescente.

É correto o que se afirma em:
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

5) Existem algumas medidas estatísticas que permitem medir o grau de associação entre duas variáveis: a correlação linear e a regressão linear. Sobre a correlação e regressão linear, leia as afirmativas a seguir:
 I. A correlação é utilizada para indicar a força que mantém unidos dois conjuntos de valores.
 II. O estudo da correlação tem por objetivo estudar a existência ou não e seu grau de relação entre as variáveis.
III. Quanto ao direcionamento entre as duas variáveis, o coeficiente de correlação pode ser positivo ou negativo. Se a correlação entre duas variáveis for positiva, dizemos que as duas variáveis x e y variam para o mesmo sentido.
IV. A análise de regressão é uma técnica estatística cujo objetivo é investigar e descrever a relação entre variáveis mediante um modelo matemático.

Diante disso, é correto o que se afirma em:
a. I e II, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, II, III e IV.


A apostila "Fórmulas da Apostila de Estatística" (em PDF) é um material complementar da disciplina Métodos Quantitativo Estatísticos, o qual contém as fórmulas e as respectivas páginas da apostila, nas quais o conteúdo (fórmula) está inserido.




                                                                                                                                           



Prova 1

1 - Observe a nota que um aluno atingiu nos quatro bimestres em Matemática:


Nessa escola, a média necessária para concluir a disciplina é 7,5. Nesse caso, podemos afirmar que:

Escolha uma:
a. O aluno não concluiu a disciplina porque sua média foi menor que 6,0.
b. O aluno não concluiu a disciplina porque sua média está entre 7,0 e 7,4.
c. O aluno não concluiu a disciplina porque sua média foi menor que 6,5. X
d. O aluno concluiu a disciplina com média igual a 6,1.
e. O aluno concluiu a disciplina com média maior que 7,5.


2 - Rômulo pesquisou a idade dos jogadores da seleção brasileira de futebol:


Rômulo deseja fazer uma tabela de distribuição de frequências, a qual apresentará, usando a fórmula de Sturges:
Escolha uma:
a. 1 classe.
b. 2 classes.
c. 3 classes.
d. 5 classes. X
e. 23 classes

3 - A tabela de distribuição de frequências dos dados abaixo exibirá intervalos com amplitude igual a:


Escolha uma:
a. 1
b. 2
c. 3 X
d. 4
e. 5

4 - Analise o seguinte conjunto de valores e determine a moda desse conjunto:



Escolha uma:
a. 0 e 8.
b. 6 e 1.
c. 2, 4, 7 e 9.
d. 3 e 5. X
e. Somente o 3.

5 - É possível obter a frequência relativa acumulada:
Escolha uma:
a. Somando-se as frequências absolutas anteriores.
b. Somando-se as frequências relativas anteriores.
c. Somando-se as frequências absolutas anteriores com a frequência absoluta desse valor.
d. Somando-se as frequências relativas anteriores com a frequência relativa desse valor. X
e. Somando-se as frequências relativas anteriores com a frequência absoluta desse valor.

6 - Constitui-se uma amostragem sistemática de 8 elementos, para uma população de 400. Se o primeiro elemento sorteado para a amostra foi o 24, o terceiro será o:
Escolha uma:
a. 50
b. 74
c. 98
d. 124 X
e. 174

Constitui-se uma amostragem (...)
400 / 8 = 50 (para ter uma amostragem estratificada, irá contar de 50 em 50).
Se o primeiro foi 24, o segundo será 74 (24 + 50) e o terceiro será 124 (74 + 50).

7 - A idade dos jogadores da seleção brasileira de futebol está presente na tabela abaixo:


Podemos afirmar que a idade média aproximada desses jogadores é de:
Escolha uma:
a. 24
b. 25
c. 26
d. 27
e. 28 X

8 - Após uma festa de aniversário, o dono do buffet deseja saber o grau de satisfação dos convidados. Para isso, ele precisa de uma amostra aleatória estratificada de 20% de todos os presentes. Sabe-se que participaram da festa 120 crianças, 80 mulheres e 50 homens. 
Desta forma, o dono do buffet deve questionar:
Escolha uma:
a. 12 crianças, 8 mulheres e 5 homens.
b. 10 crianças, 7 mulheres e 6 homens.
c. 24 crianças, 16 mulheres e 10 homens. X
d. 6 crianças, 4 mulheres e 3 homens.
e. Não é possível saber exatamente o número de crianças, mulheres e homens a serem questionados.

Após uma festa de aniversário...
Crianças = 120 x 20% = 24 crianças
Mulheres = 80 x 20% = 16 mulheres
Homens = 50 x 20% = 10 homens

9 - A tabela a seguir mostra as notas dadas de 0 à 5 para o atendimento de telemarketing de uma empresa:


Considerando que, para avaliar seus funcionários, a empresa levará em conta a medida de posição MODA, então a nota será:
Escolha uma:
a. 1
b. 2
c. 3
d. 4
e. 5 X

10 - A professora de Educação Física tabelou a estatura dos alunos de uma das suas turmas:


A melhor estimativa de altura para o terceiro decil da distribuição de frequência dos alunos é:

Escolha uma:
a. 151 cm
b. 153 cm
c. 155 cm
d. 157 cm
e. 159 cm X

A professora de Educação Física (...)
O primeiro passo é identificar onde está o terceiro decil (30%) dos dados.
Sabendo que tem 40 alunos, o terceiro decil será 12 alunos. Assim, está na classe 155 |---- - 160, a qual se estende até o 13.
Agora, basta aplicar a fórmula da interpolação linear:

y = y1 + [((x-x1)   )/((x2-x1))* (y2-y1) ]

onde: y = 12 (30 % de 40).
X = variável.
X1 = 155
X2 = 160
Y1=13
Y2 = 4

12 = 4+
((X-155))/((160-155))    X (13-4)


12 = 4 +
((X-155))/5    X 9
12 = 4 + [(9X-1395)/5]
8 =  [(9X-1395)/5]
9X – 1395 = 40
9X = 40 + 1395
9 X = 1.435
X = 1435 / 9
X = 159,44 cm ou seja 1,59 m.



1 - Um veterinário realizou uma pesquisa para saber a média das idades dos 50 animais presentes na clínica (entre felinos e caninos) e registrou na seguinte tabela:


A idade média dos seus pacientes é:
Escolha uma:
a. 5,72. X
b. 1,18.
c. 3,40.
d. 5,00.
e. 7,25.

Um veterinário (...)
O número de elementos é 50, e a soma total das idades é 286 (12 + 24 + 75 + 100 + 75), desta forma a média aritmética das notas é 5,72 (286/50).

 12x1+3x8+5x15+10x10+15x5/12+8+15+10+5= 286/50=5,72


2 - Analise os dados dispostos na tabela abaixo:


A moda e a mediana dos valores desta tabela são, respectivamente:
Escolha uma:
a. 26 e 27. X
b. 27 e 26.
c. 26 e 29.
d. 29 e 26.
e. 29 e 30.

3 - Um professor de matemática fez a média aritmética das seguintes notas obtidas pelos seus alunos na prova:


A média das notas é:
Escolha uma:
a. 6,0.
b. 6,9.
c. 7,2.
d. 7,7. X
e. 8,1.

4 - Para poder solicitar uma prova substitutiva, um professor impôs o seguinte critério para o aluno: a nota dele deverá estar abaixo da nota mediana da turma. Considerando a tabela de notas da turma abaixo, podemos afirmar que o número de alunos que poderá fazer a solicitação desta prova é:


Escolha uma:
a. 5
b. 7
c. 8
d. 15 X
e. 25

5 - O ponto médio da classe de maior frequência absoluta do histograma abaixo é:



Escolha uma:
a. 1,25
b. 1,55
c. 1,75
d. 2,25 X
e. 2,75

O ponto médio da classe (...)
A classe de maior frequência possui 50, que é 2,0 a 2,5.
Para calcular o ponto médio, basta somar o limite inferior da classe ao limite superior da classe e dividir por 2.
Desta forma, ficaria: 2,0 + 2,5 = 4,5 / 2 = 2,25.


6 - Considere a seguinte tabela:


Deseja-se escolher aleatoriamente 4 frutas para consumo durante um mês (uma fruta por semana). Utilizando a tabela de números aleatórios abaixo (da esquerda para a direita, de dois em dois dígitos):


Podemos dizer que as frutas escolhidas serão:
Escolha uma:
a. Nectarina, abacate, framboesa, pêssego.
b. Nectarina, romã, uva, amora.
c. Abacate, maçã, framboesa, carambola.
d. Maçã, abacate, carambola, laranja. X
e. Maçã, pera, tangerina, abacaxi.

Explicação:  A tabela de frutas estão numeradas até o numero 25, então dentre os números aleatórios que o exercício oferece temos que escolher quatro frutas dentro desse quadro de números, ou seja temos que escolher números do 01 ao 25 que são : 18 , 25 , 03, 07  que são referente as numerações das frutas.

92 59 18 52 87    35 25 93 88 74    03 62 98 38 58          65 86 42 41 07

7 - Com relação às medidas de tendência central presentes na tabela abaixo, podemos afirmar que:


Escolha uma:
a. Moda <  Mediana.
b. Moda > Mediana.
c. Moda = Mediana. X
d. Média = Mediana.
e. Média = Moda.

Com relação às medidas de tendência (...)
O número total de elementos é 50 (total das frequências absolutas).
Sendo assim, a mediana será: 51/2 = 25,5 (está no número 5 = somando 12 + 8 + 15, resulta em 35, portanto, o 25,5 está na classe do 5).
A moda, é o valor que possui a maior frequência absoluta, neste caso, seria o 5 (foi citado 15 vezes).
Como ambos – mediana e moda, pertencem a classe do número 5.


8 - De acordo com o histograma abaixo, podemos afirmar que a amplitude total é de:


Escolha uma:
a. 5
b. 14
c. 4
d. 12 X
e. 9

9 -Podemos afirmar que o conjunto de dados abaixo é:



Escolha uma:
a. Amodal.
b. Unimodal.
c. Bimodal. X
d. Trimodal.
e. Polimodal.

10 - Um supermercado fez uma promoção diferente. Cada cliente que comprasse neste dia teria direito a escolher um algarismo de 0 à 9. Ao final, um prêmio de R$ 200,00 em consumação seria sorteado entre os clientes que escolheram um algarismo que pertencesse à classe mediana das escolhas:


Participarão do sorteio os clientes que escolheram os números:
Escolha uma:
a. 0 ou 1.
b. 2 ou 3. X
c. 4 ou 5.
d. 6 ou 7
e. 8 ou 9.

Um supermercado fez uma promoção (...)
O primeiro passo é calcular n / 2. Considerando que n = 100, então n/2 = 50.
50 está na classe 2ª classe: 2 |------ 4.
Assim, quem escolheu 4, está fora do sorteio. Ou seja, os clientes que escolheram 2 ou 3 participarão do sorteio.



1 - Um jogo de bingo contém números de 1 à 75. Já saíram os números 22, 53, 56, 19, 8, 73, 20, 36, 43 e 71. Neste instante, Karen e Heloísa gritaram “BINGO” juntas, pois ambas completaram os quatro cantos da cartela. Para ganhar o prêmio, precisavam tirar a pedra maior. Sabendo que Karen retirou o número 38, qual a probabilidade de Heloísa ganhar o prêmio?
Escolha uma:
a. 25%.
b. 50%. X
c. 60%.
d. 75%.
e. 80%.

Um jogo de Bingo (...)
Antes de aplicar a fórmula, perceba que 38 é a mediana dos dados.
Ou seja, de 1 a 37 (metade) – 38 (mediana) - 39 a 75 (metade)
Haviam sido retiradas 10 bolas: 5 bolas antes da mediana – (8, 19, 20, 22 e 36) e 5 bolas depois da mediana – (43, 53, 56, 71 e 73).

Total de bolas (75) – bolas retiradas (11) = 64 bolas para serem sorteadas.
Considerando que a Karen retirou exatamente a mediana, assim, Heloisa pode tirar ou 1 bola maior ou 1 bola menor, já que o número de bolas maiores ou menores no globo, é igual.
P (E) = (n (E))/(n (S))
P (E) = (1 (bola))/(2 (maior ou menor))
P (E) = 0,50 ou 50%

Explicação:
só ver as opções maiores que 38, de 10 números sorteados 5 são maiores, fica 5/10,sendo assim 50%

2 - Sabe-se que um baralho de cartas possui 52 cartas diferentes, com 4 naipes diferentes (ouro, paus, copas e espadilha), sendo 13 cartas de cada naipe. Qual a probabilidade de Diogo retirar uma carta do naipe ouro de um baralho com 52 cartas?
Escolha uma:
a. 10%.
b. 15%.
c. 20%.
d. 25%. X
e. 30%.

Sabe-se que um baralho de cartas (...)
Basta aplicar a fórmula:
 P (E) = (n (E))/(n (S))
P (E) = (1 (uma carta de ouro))/(4 (quantidade de naipes possíveis))
P (E) = 0,25 ou 25%.

3 - A diretora de uma escola vai sortear uma viagem para dois entre os 50 alunos do 9º ano. Qual a probabilidade de Ana e Luiza, que são muito amigas, irem a essa viagem juntas?
Escolha uma:
a. 1/2500.
b. 2/500.
c. 1/2450. X
d. 2/2450
e. 99/2450

A diretora de uma escola (...)
Na primeira tentativa: 1/50
Na segunda tentativa: 1/49.
Assim, para saber a probabilidade tem que multiplicar: P1 x P2 = 1/50 x 1/49 = 1/2450.
(multiplicação de fração: multiplica numerador por numerador e denominador por denominador).


4 - Sabendo que as notas de um aluno são 4,0 no primeiro bimestre, 6,0 no segundo bimestre, 6,5 no terceiro bimestre e 8,0 no quarto bimestre, calcule os desvios em relação à média.
Escolha uma:
a. 2,125; 0,125; -0,375; -1,875.
b. -2,125; -0,125; 0,375; 1,875. X
c. -2,125; 0,125; -0,375; 1,875.
d. -2,125; -0,125; -0,375; -1,875.
e. 2,125; 0,125; 0,375; 1,875

Sabendo que as notas (...)
O conteúdo está na Unidade, pp. 68-72.
Considerando que o número de notas é 4, e a soma total das notas foi 24,5, a média foi de 6,125.
Agora, basta calcular a diferença entre cada nota e a média (6,125).
1º Bimestre: 4, assim: Nota – Média = 4 – 6,125 = (-2,125)
2º Bimestre: 6,0, assim: Nota – Média = 6,0 – 6,125 = (-0,125)
3º Bimestre: 6,5, assim: Nota – Média = 6,5 – 6,125 = 0,375
4º Bimestre: 8,0, assim: Nota – Média = 8 – 6,125 = 1,875.


5 - Qual a equação de regressão que descreve a relação entre idade e peso para um bebê do sexo feminino?

Escolha uma:
a. y = 5 + 0,35x X
b. y = -5 + 0,35x
c. y = 5 - 0,35x
d. y = -5 - 0,35x
e. Não é possível obter a equação de regressão por não existir correlação entre idade e peso de um bebê do sexo feminino.

6 - Dois amigos jogam par ou ímpar por 5 vezes. Determine a probabilidade aproximada de sair par 4 vezes.

Escolha uma:
a. 6%.
b. 16%. X
c. 26%.
d. 36%
e. 46%

7 - Mediante o gráfico abaixo, analise as afirmativas:

Fonte: disponível em <https://www.escolaedti.com.br/entender-correlacao-entre-variaveis/>

I)     Existe uma correlação fraca entre custo e peso.
II)    Existe uma correlação forte entre custo e peso.
III)   O gráfico de dispersão que representa a correlação entre custo e peso é crescente.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. I, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II, apenas.
e. II e III, apenas. X

8 - Uma pesquisa sobre as idades dos funcionários de cinco empresas foi colocada em uma tabela:

Qual empresa apresenta maior homogeneidade nas idades de seus funcionários?
Escolha uma:
a. Empresa A
b. Empresa B
c. Empresa C
d. Empresa D
e. Empresa E X

Primeiro temos que ter em mente dois conceitos:

Desvio padrão: Quanto maior é o desvio padrão, maior é a diferença entre os números que foram usados para fazer o cálculo.
Homogeneidade: significa algo que apresente certa semelhança.
De acordo com os dados da tabela, a empresa que apresentará maior homogeneidade, ou seja, maior semelhança entre as idades de seus funcionários, será aquela que possui o menor desvio padrão.

No caso, a empresa E é a que mais possui semelhança entre as idades e a empresa D é a que possui maior diferença entre elas.

9 - Em um depósito foram obtidos os seguintes dados para os comprimentos (em metros) de uma amostra de 20 rolos de arame:



Dessa amostra podemos concluir que a distribuição:
Escolha uma:
a. é simétrica.
b. tem assimetria positiva.
c. tem assimetria negativa. X
d. é parte assimétrica positiva e parte simétrica.
e. é parte assimétrica negativa e parte simétrica.

Em um depósito (...)
O conteúdo está na Unidade 1, pp. 75-78.

A média dos dados é 50,5.
Mediana é 51.
Moda é 51.

Assimetria Negativa: média ≤ mediana ≤ moda

10 - Sabendo que a probabilidade de acertar o alvo em um único tiro é de 0,35, determine a probabilidade aproximada de acertar o alvo 2 vezes.
Escolha uma:
a. 50%.
b. 46%.
c. 34%.
d. 25%.
e. 13%. X

1 - Sobre medidas de assimetria e curtose, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Se a moda for maior que a média aritmética em uma distribuição de frequências, então a distribuição apresenta assimetria à direita.
b. Se o coeficiente de excesso de curtose for negativo, a distribuição será leptocúrtica.
c. A distribuição normal é platicúrtica.
d. Se a média aritmética for maior que a moda em uma distribuição de frequências, então a distribuição é assimétrica positiva. X
e. A média será igual à moda em uma amostra com assimetria positiva

2 - De acordo com a tabela que relaciona o número de horas trabalhadas por um certo caixa de supermercado, durante uma semana, e a quantia recebida por ele, determine o coeficiente de correlação linear aproximado pelo coeficiente de correlação de Pearson.


Escolha uma:
a. 0,8227.
b. 0,8464.
c. 0,8665.
d. 0,8728. X
e. 0,9001


3 - Bruno está participando de um jogo de tiro ao alvo cujo tabuleiro é igual ao da figura abaixo.


Sabendo que Bruno atirou 2 vezes e acertou ambos os tiros na parte de cor preta, a probabilidade de ter acertado nos números 4 e 8 é de:
Escolha uma:
a. 2/3. X
b. 1/3.
c. 2/6.
d. 1/6.
e. 3/2.

4 - Uma entrevista foi feita com 50 alunos do 2º ano do ensino fundamental I. Nela, o aluno poderia escolher, por preferência, até duas entre as matérias de Inglês, Educação Física e Arte. Sabe-se que:
I.    25 alunos escolheram Educação Física e Arte;
II.   15 alunos escolheram Educação Física e Inglês;
III. 20 alunos escolheram Arte e Inglês;
IV. 40 alunos escolheram Inglês;
V.  45 alunos escolheram Educação Física;
VI. 45 alunos escolheram Arte.
 Qual a probabilidade de um aluno, escolhido ao acaso, preferir somente a matéria de Inglês?

Escolha uma:
a. 5%.
b. 10%. X
c. 15%.
d. 20%.
e. 25%.

Vamos montar um diagrama de venn para a questão e analisar ele. O diagrama está anexado no final da resolução.

Vamos construir o diagrama:

Temos 3 grupos principais: Inglês (I), Artes (A) e Educação Física (E).

I - 25 Alunos fazem Educação Física e Artes, logo 25 alunos pertencem à interseção entre E e A.

II - 15 alunos fazem Educação física e Inglês, logo 15 alunos pertencem à interseção entre E e I.

III - 20 alunos fazem parte da interseção entre A e I.

IV - 40 Alunos, no total, fazem parte do conjunto I. Lá ja temos 15 + 20 = 35 alunos (conforme o diagrama), logo somente 40 - 35 = 5 alunos fazem apenas inglês.

A probabilidade de escolher um aluno que faz somente inglês é dada por:

P = (número de alunos que fazem somente inglês)/(número total de alunos)

Substituindo os valores dados no enunciado e o valor obtido pelo diagrama construído:

P = 5/50 = 0,1 = 10 %

5 - Ao jogar um dado, que possui 6 faces (1, 2, 3, 4, 5, 6) a probabilidade de que a face  voltada para cima seja um número divisível por 3 é de, aproximadamente:

Escolha uma:
a. 33,33%. X
b. 44,44%.
c. 55,55%.
d. 66,66%.
e. 77,77%.
d3:(3, 6) = 2 números
p= 2/6 =1/3 ==> (33,33%)

6 - A professora de Métodos Estatísticos anotou as idades dos seus 50 alunos e percebeu uma distribuição normal com média igual a 23 anos e desvio padrão igual a 2,5. Determine o percentual de alunos entre 21 e 25 anos.

Escolha uma:
a. 28,81%.
b. 14,4%.
c. 57,62%. X
d. 68,26%.
e. 32,13%.
Resposta:
P(  21 ≤ X ≤25)
=P[(21-23)/2,5 ≤ (X-23)/2,5) ≤ (25-23)/2,5]
=P(-0,8 ≤ Z ≤ 0,8]
=ψ(0,8) -ψ(-0,8)
=ψ(0,8) -[1 -ψ(0,8)]
=2*ψ(0,8) -1
=2 * 0,7881 -1  = 0,5762  ou 57,62%


 7 - Foram colocados em uma urna 3 bolas vermelhas e 2 bolas azuis. Qual a probabilidade que Ana tem de retirar, sem reposição, duas bolas vermelhas?
Escolha uma:
a. 0,7.
b. 0,6.
c. 0,5.
d. 0,4.
e. 0,3. X

Foram colocas em uma urna 3 bolas (...)
Na primeira tentativa: 3/5 = 60% (3 de 5).
Na segunda tentativa: 2/4 = 50%. (2 de 4, porque foi retirado 1)
Assim, para saber a probabilidade das 3 moedas, tem que multiplicar: P1 x P2 = 0,6 x 0,5 = 0,3 ou 30%.


8 - Vendo o empenho de seu aluno, o professor prometeu aumentar na média de sua nota (6,1) o equivalente ao desvio padrão das mesmas. Sabendo que as notas apresentaram uma variância de 2,25, o aluno concluiu a disciplina de Matemática com a média:
Escolha uma:
a. 6,1.
b. 7,2.
c. 7,4.
d. 7,6. X
e. 7,8.

9 - Depois de calcular os desvios em relação à média das notas, um aluno obteve os seguintes valores: -1,875, -0,125, 0,375 e 2,25. A variância da população dessas notas é:
Escolha uma:
a. 2,18. X
b. 1,16.
c. 1,35.
d. 2,73.
e. 1,63.

Depois de calcular (...)

Basta aplicar a fórmula da Variância:

S2=∑ (X1 - )2
       ________________
          N
S2= (3,5156 + 0,01562 + 0,1406 + 5,0625)
                   4
S2 = 8,7343 / 4
S2 = 2,18.

10 - No lançamento de 3 moedas honestas, a probabilidade de se obter 3 caras é igual a:
Escolha uma:
a. 0,5
b. 0,25
c. 0,125 X
d. 0,062
e. 0,03
Resposta:
1/2 ×1/2 ×1/2 = 1/8 = 0,125


1 - Associe as duas colunas, relacionando cada variável à sua classificação:


A sequência correta dessa associação é:

Escolha uma:
a. (2), (3), (1), (2), (1).
b. (1), (3), (2), (3), (1). X
c. (1), (2), (1), (3), (2).
d. (3), (1), (3), (2), (2)
e. (1), (3), (2), (2), (1).

2 - Observe a tabela de distribuição de frequências de salários dos funcionários de uma empresa:


Na tabela estão faltando quatro valores (um de frequência absoluta, outro de frequência relativa e dois valores de frequência acumulada). Esses valores são, respectivamente:

Escolha uma:
a. 5; 30%; 90%; 100%. X
b. 10; 60%; 30%; 100%.
c. 15; 30%; 90%; 10%.
d. 5; 60%; 30%; 10%.
e. 15; 30%; 90%; 100%.

3 - Após o término de seu expediente, Márcia fechou seu caixa, contou o número de notas de cada valor e colocou em uma tabela:



Ela prometeu à sua filha a nota que fosse a mediana de todas elas. A menina recebeu:
Escolha uma:
a. R$ 5,00.
b. R$ 10,00. X
c. R$ 20,00.
d. R$ 50,00.
e. R$ 100,00.


4 - Em agosto de 2018, o “ESTADÃO” publicou a pesquisa IBOPE para presidência do Brasil:


Determine o candidato que possui a porcentagem mediana (considere a ordem alfabética para candidatos com mesma porcentagem):
Escolha uma:
a. Guilherme Boulos.
b. Álvaro Dias.
c. Vera. X
d. Henrique Meirelles.
e. João Amoedo.

15. Em agosto de 2018, o Estadão (...)
O primeiro passo é colocar os 13 dados em rol crescente (lembre-se de colocar os candidatos que possuem a mesma porcentagem em ordem alfabética).
Cabo Daciolo; Eymael; Guilherme Boulos; Henrique Meirelles; João Amoedo; João Goulart Filho; Vera; Álvaro Dias; Fernando Haddad; Geraldo Alckmin; Ciro Gomes; Marina Silva; Jair Bolsonaro;
Considerando que existem 13 posições, a mediana será 7., assim, quem ocupa a 7ª posição é a VERA.


5 - Observe a tabela de alturas de uma amostra de 40 pacientes de um médico clínico geral. O paciente com estatura igual à 1,65 encontra-se:


Escolha uma:
a. Na classe mediana da tabela.
b. Na classe modal da tabela.
c. No terceiro quartil da tabela X
d. No quinto percentil da tabela.
e. No segundo decil da tabela.

Observe a tabela de alturas..
Aqui, o paciente com 1,65 está no intervalo: 165 |------ 170, cuja frequência acumulada é 32. Considerando que o total de pacientes é 40, e 32 correspondem a 75% dos dados (32 / 40), a altura 1,65 está no terceiro quartil da tabela (75% dos dados).


6 - Observe o gráfico abaixo:

Fonte: disponível em <https://sites.google.com/site/marcosfs2006/histograma>.
Fazendo uma estimativa para as frequências absolutas, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Este histograma não possui mediana.
b. Este histograma não possui moda.
c. A classe modal está no seguinte intervalo: 1,0 a 1,5. X
d. A classe mediana é oposta à classe modal.
e. Não se pode calcular as classes mediana e modal por meio de histogramas.

7 - 1)    O histograma é um diagrama de __________ e o polígono de frequências tem uma configuração _________.
As palavras que completam corretamente a frase acima são, respectivamente:
Escolha uma:
a. Barras; simples.
b. Colunas; linear. X
c. Barras; linear.
d. Colunas; simples.
e. Linhas; simples.

8 - A tabela que melhor representa o seguinte polígono de frequências é:


Fonte: disponível em < http://portefoliodemacsbyrodrigo.blogspot.com/2013/03/710-poligonos-de-frequencias-para-dados.html >


Escolha uma:
a. X
Temperatura
Frequência Absoluta
12 |------ 17
2
17 |------ 22
8
22 |------ 27
1
TOTAL
11

b.
Temperatura
Frequência Absoluta
14,5
2
19,5
8
24,5
1
TOTAL
11

c.
Temperatura
Frequência Absoluta
9,5 |------ 14,5
2
14,5 |------ 19,5
8
19,5 |------ 24,5
1
TOTAL
11

d.
Temperatura
Frequência Absoluta
14,5
2
19,5
6
24,5
7
TOTAL
15

e.
Temperatura
Frequência Absoluta
9,5 |------ 14,5
2
14,5 |------ 19,5
6
19,5 |------ 24,5
7
TOTAL
15

 9 - Determine o salário médio aproximado dos funcionários da empresa K:


Escolha uma:
a. R$ 1056,20.
b. R$ 1250,00.
c. R$ 1568,18. X
d. R$ 1759,49.
e. R$ 2300,00.

Determine o salário aproximado (...)
O primeiro passo para aplicar a fórmula é acrescentar 2 colunas na tabela:
Na primeira coluna adicional (você pode chamar de X), será para relacionar os pontos médios das faixas salariais. Assim ela ficará da seguinte maneira:
1ª linha: 1000 + 1500 = 2500 / 2 = 1.250
2ª linha: 1500 + 2000 = 3500 / 2 = 1.750
3ª linha: 2000 + 2500 = 4500 / 2 = 2.250

Na segunda coluna, você irá multiplicar cada Frequência pelo Ponto Médio (que foi a primeira coluna adicionada), vai ficar da seguinte maneira:
1ª linha: 30 x 1.250 = 37.500
2ª linha: 15 x 1.750 = 26.250
3ª linha: 10 x 2.250 = 22.500
(some tudo) = 86.250

Agora, aplique a fórmula da Média dos Dados Agrupados: (total da soma das médias dos dados agrupados) (dividido por) (frequência total)
Média = 86.250 / 55
Média dos Salários = R$ 1.568,18.


10 - Uma nutricionista deseja saber a média de pesos dos seus pacientes. Considerando a tabela abaixo, essa média será de:


Escolha uma:
a. 92,7.
b. 85,7.
c. 76,7.
d. 71,7. X
e. 66,7.


2 - João e Duda fizeram uma aposta. Ele disse que conseguiria jogar dois dados simultaneamente e, ao somar os números das faces voltadas para cima, obter o número 7. Cada dado possui 6 faces (1, 2, 3, 4, 5, 6).
Considerando o enunciado, assinale a alternativa correta:
                                    
Escolha uma:
a. 50% de chance de ganhar a aposta.
b. 25% de chance de ganhar a aposta.
c. aproximadamente 10% de chance de perder a aposta.
d. 15% de chance de perder a aposta.
e. aproximadamente 17% de chance de ganhar a aposta X

3 - Examinando um conjunto de dados, observa-se que a distribuição de frequências de notas dos alunos de uma turma é assimétrica à esquerda. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a. A maior parte dos alunos está com nota abaixo da média da turma.
b. A nota modal é maior que a nota média da turma. X
c. A maior parte dos alunos está com nota acima da média da turma.
d. A média da turma é maior que a nota modal.
e. A média da turma é igual à nota modal.

Examinando um conjunto de dados (...)
O conteúdo está na Unidade 1, pp. 75-81.

Assimétrica negativa se média ≤ mediana ≤ moda ou As < 0.
O lado mais longo do polígono de frequência (cauda da distribuição) está à esquerda do centro.
Assim, observe que a moda é maior que a média.

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