Eu sei, educador. Entendo, educadora...
Você recebe um email com o título “Conselho de amigo: Você deveria pensar na BNCC agora!” e já pensa “gente, o que está acontecendo na NOVA ESCOLA?” O motivo do meu email é simples: nós queremos que você tenha uma vida boa e consiga trabalhar com prazer. E a BNCC será um capítulo muito importante na sua vida de agora em diante. Então, quanto antes você souber do que se trata, melhor. A BNCC do ensino infantil ao fundamental foi aprovada no fim do ano passado. Ao longo de 2018, muitos Estados e municípios já estão escrevendo currículos e arrumando a casa para abraçar o documento. Porém, poucos professores sabem o que vai mudar - e o que devem aprender para dar uma aula alinhada ao documento. Você está confiante para alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do fundamental um? Como você vai promover empatia e cooperação, competências previstas no documento? E educação financeira, esse raio de esperança para construir um Brasil menos endividado? Eu sei. Dá um frio na barriga. Você olha para o tanto de coisas que têm de fazer e ainda te colocam uma mudança curricular no meio do caminho…
Aliás, se já estiver se sentindo ansioso e quiser ler AGORA sobre as competências gerais da BNCC, baixe esse livro eletrônico gratuito aqui.
Viu como nosso nosso time não brinca em serviço? Eu e a equipe da NOVA ESCOLA preparamos, com a ajuda de centenas de professoras que conhecem as salas de aula Brasil afora, alguns recursos muito bons para te apoiar. Sério, estão muito bem feitos (eu não mandaria essa mensagem se não acreditasse nisso).
Mas, antes de mostrar o que preparamos, preciso dizer algumas palavrinhas. Afinal, não quero que você me delete do seu email (não faça isso, por favor….) Sei que muitos dos seus colegas estão com o pé atrás com a BNCC. "Ah, lá vem mais um documento do governo!!!", dizem uns. "Olha lá o pessoal privatizando a educação”, falam outros. "Sempre soube que o governo ia doutrinar os estudantes!!!", exclamam vários. Provavelmente, muitas dessas críticas vem de gente bem intencionada, mas que ainda não deu uma chance ao documento (estou assumindo que todas as pessoas leram. Sim, sou otimista). Nós estamos realmente empolgados com as possibilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai abrir. Sim, nós sabemos que o documento não é perfeito. Mas nós acreditamos que é melhor ter o documento do que não tê-lo. Afinal, só é possível melhorar algo que existe. Nada muda no vácuo. Eu, particularmente, acredito que ter um norte claro só vai ajudar professores, gestores escolares, alunos e pais. É melhor ter um mapa do que viajar no escuro - e a BNCC é um mapa. A partir dela, redes e educadores vão definir como seguir viagem. Pois bem, como a gente entra agora? Se a BNCC é um mapa, a NOVA ESCOLA resolveu economizar seu tempo criando uma espécie de bússola/GPS para você viajar pela Base. Ela se chama Solução BNCC. Acredito muito nela. Nós reunimos, num único lugar, uma biblioteca gratuita de recursos para você entender o documento (não dá para seguir adiante sem saber o que muda e o que não muda em cada disciplina). Entendeu os principais conceitos? Fez o teste de conhecimentos? Ótimo. Agora é hora de fazer alguns cursos (certificados, como você gosta) para aprender aquilo que você (ainda) não sabe. Lições feitas? É hora de se inspirar nos planos de aula (acesso grátis!) e mostrar ao Brasil inteiro que, sim, dá para ensinar pensamento algébrico no fundamental um. Dúvidas? Me escreva no leandro@novaescola.org.br Gostou? Compartilhe com todos os seus colegas. Nós queremos chegar em todos os professores do Brasil! Chegou até aqui neste email?
Parabéns! Você merece um livro gratuito sobre Língua Portuguesa e a BNCC! Clique aqui para baixar.
Grande abraço, Leandro Beguoci Diretor Editorial |
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
NOVA ESCOLA 8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Como fazer um globo terrestre O que o aluno poderá aprender com esta aula Que é possível representar o planeta Terra em um modelo qu...
-
METAS AÇÕES RESPONSÁVEL Aprimoramento das práticas docentes. Visita as salas de aula pela coord...
Nenhum comentário:
Postar um comentário