Material impresso em PAPEL Couché (superfície lisa como fotográfico).
Folha A4.
Não
é um papel cartaz, porém é de excelente textura, boa durabilidade se bem
conservado.
Para
fixar na parede é recomendável encapar com plástico transparente.
Total de 26 páginas
Total de 26 páginas
Acompanhe o modelo:
Fiz esse cartão
pronto para imprimir com as boas vindas pela volta as aulas, espero que gostem.
Posted: 22 Jan 2014 08:00 AM PST
A professora Tania Kind fez estes jogos da
memória para trabalhar cores com as crianças em nossa escola, é feito com
tampinhas de caixa de suco ou leite e papel colorido por trás.
pode ser
usado também para trabalhar a coordenação motora fina, abrir e fechar, e a
função pinça dos dedinhos dos pequenos.
Partilho com
vocês.
Posted: 22 Mar 2014 12:19 PM PDT
Alfabetização: Conteúdos/Atividades
Nome das crianças:
O nome constitui uma
palavra-texto, com grau de significação ímpar: nele está contida toda a
história da criança. É pouco provável que alguma criança, ao contatar com a
escrita, não expresse forte desejo de colocar a marca de seu nome em todo
espaço possível.
Ora, o não atendimento desse
desejo implica em lançar fora um recurso valioso no envolvimento da criança
com o código da língua escrita.
- Sugestões de atividades:
·
Exploração
dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
·
Crachás;
·
Bingo do
próprio nome;
·
Folha com
todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar, colar, etc...;
·
Tesouros dos
nomes;
·
Dominó de
nomes;
·
Roleta;
·
Etiquetas
para materiais das crianças;
·
Chamada no
cartaz, etc...
OBS.: Consultar outras fontes
que tratam especificamente do trabalho com nomes.
Apresentação
do Alfabeto
A apresentação do alfabeto tem
por objetivo visualizar inicialmente as letras para as crianças, a fim de que
tenham a possibilidade de brincar, manipular, enfim, adquirir um contato com
as tarefas anteriormente à sistematização da fala e da escrita no momento da
introdução da primeira fase. Quando se apresenta a primeira frase, os alunos
têm maior facilidade em assimilar, pois as letras não lhe serão
desconhecidas.
Pode-se, paralelamente,
introduzir os algarismos, quando se desenvolver atividades que incluam noções
de matemática.
- Sugestões de atividades:
Existem variadas forma de apresentação do alfabeto. Uma delas é
através do ABC da XUXA, sinalizando, com exploração do vocabulário;
·
Apresentar
as letras do alfabeto acompanhada com o sinal.
·
Montagem do
alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com palavras
significativas de objetos ou animais conhecidos.
·
Bingo de
alfabeto:
·
Relação
sinal e letra. A professora apresenta a letra e os alunos farão o sinal
correspondente ou vice-versa;
·
Identificação
da primeira letra das palavras;
·
Atividades
variadas com letras iniciais;
·
Trabalhar
bingos em nível de visualização de palavras, fazendo relação com outros
conteúdos.
·
Ex: ANIMAIS
Trabalhar com rótulos e embalagens, relacionando-os com letras
iniciais e finais.
Datas
Comemorativas:
- Aproveitar todas as datas comemorativas (cívicas, religiosas,
sociais) para trabalhar palavras, se possível, por meio de dramatização.
Ex.: Festa Junina: - O que tem?
PIPOCA - BOLO - MÚSICA...
-Escrever estas
palavras e fazer a contagem de letras;
- Relacionar letras iniciais e finais;
- Explorá-las em nível de outras atividades;
- Identificar palavras dentro de um contexto;
- Fazer cartazes (gravuras);
- Trabalhar músicas, poesias e textos sobre o tema,
identificando estas palavras;
- Organizar cruzadão e cruzadinhas;
- Criar outras atividades.
Destaque das
Vogais
- Montagem de um quadro que contenha palavras concretas que
começam com vogais.
Ex.: O
Óculos
A
Anel
E Escova
- atividades diversas com as vogais;
- cartazes com gravuras;
- recorte de palavras que iniciam com as vogais;
- construção de palavras com fichas ou tirando letras das
revistas.
Ex.:
- Não esquecer de trabalhar recepção das vogais em nível de
leitura orofacial e dois sinais;
- Emissão das vogais e sua sinalização;
- Confecção de dicionário, iniciando com as vogais.
Introdução de Frases
. Introdução da Primeira Frase:
A - PREPARAÇÃO
- Trabalho corporal em psicomotricidade: corpo como um todo -
onde começa e termina;
- Relação com boneco imóvel (tudo o que a professora fizer com o
boneco as crianças deverão fazer com o corpo);
- Movimentos com o corpo (exercícios, dança. etc...);
- Confecção de cartazes com títulos:
- Pedir que cada aluno faça (dramatização) alguma coisa com seu
corpo, registrar, em frase, e ilustrar com as crianças.
Ex.: MANOEL CORRE.
ROMERO ANDA.
ALINE DANÇA.
MARIA ESCOVA OS DENTES.
TIAGO PULA.
- Introduzir os verbos no imperativo afirmativo e depois no
imperativo negativo.
PULE X NÃO PULE;
CORRA X NÃO CORRA;
ANDE X NÃO ANDE; etc.
- Ler com as crianças todas as frases, fazendo sempre as
perguntas direcionadoras: quem? o que faz? oralmente, em fichas e com sinais
específicos de “quem” e “o que faz”.
Obs: É importante trabalhar
inicialmente as estruturas frasais:
1º - Quem? O que
faz?
2º - Quem? O que faz? O
quê?
- O professor deverá promover jogos e ou/brincadeiras para que
os alunos interiorizem o Sintagma Nominal que responde à pergunta: quem?
- Atividades:
·
Cobrir uma
criança como saco de papel onde por fora deverá estar escrito: Quem?
·
As crianças
deverão então adivinhar QUEM está dentro do saco.
·
Vendar os
olhos de uma criança. Em seguida, chamar uma outra criança para que aquela
que está com os olhos vendados, através do toque, descubra QUEM a tocou.
B - INTRODUÇÃO DA FRASE:
- Rever todos os movimentos que se pode fazer com o corpo;
- Pedir ao aluno que “pulou” nas atividades anteriores que faça
novamente essa ação, para que se possa registrar o que ela faz.
Exemplo:
- Propôr a ilustração da frase pelas crianças;
- Apresentar a frase escrita em uma ficha. Ler com os alunos:
Perguntar:
Dividir a frase:
- Destacar a palavra PULA, explorando-a em diversas situações:
dramatizando: pular corda;
pular amarelinha;
pular com um pé só...
mudando o sujeito da oração.
- Trabalhar com a palavra PULA:
- número de letras;
- letra inicial e final (relação com os pré-nomes, rótulos e
objetos);
- confecção no alfabeto de palavras com “P”;
- recorte de gravuras;
- montagem de palavras, tirando letras de revistas:
Ex.:
- Dividir a palavra PULA em sílabas:
- Trabalhar foneticamente o “P” e L”, alternando as vogais;
- Formar outras palavras iniciadas com “P”:
Ex.: PÉ - PAU - PAPAI - PIPA -
PÃO - PODE - PÁRA...
- Trabalhar graficamente estas palavras:
·
número de letras;
·
comparação entre as palavras (o
que tem semelhanças e de diferenças);
·
cruzadão;
·
cartaz;
·
exposição de material concreto;
·
exercícios de fixação
(diversos);
·
ditados orais e em língua de
sinais.
- Produzir um texto, com os alunos, descrevendo um colega, a fim
de localizar a palavra “pula” no contexto.
Ex:
- ler, interpretar e ilustrar o texto com os alunos, de forma coletiva
e individualmente;
- Apresentar outros textos, poesias, músicas que contenham
palavras com “P”, para leituras incidentais e ampliação de vocabulário. Ex.:
Música:
- Ler com as crianças e utilizar a Língua Brasileira de Sinais;
- Interpretar o vocabulário e a idéia do texto;
- Pedir que circulem as palavras que comecem com “P”;
- Relacioná-las fazendo contagens de letras e comparações:
- Realizar atividades diversas:
cruzadão, construção de palavras com fichas e letras de revistas, etc...
- Confeccionar o primeiro dicionário de palavras com a letra
“P”:
·
Com palavras já apresentadas:
PÉ - PAU - PIA, etc... que deverão ser cobradas em nível de leitura orofacial
e de emissão;
·
Com as palavras incidentais que
irão enriquecer o vocabulário de palavras com “P” e que deverão ser cobradas
em nível de sinalização.
Obs.: Aproveitar as datas comemorativas e
os conteúdos de outras áreas e atividades para também trabalhar
palavras com “P”.
Ex.: - Dia do trabalhador e
profissões:
P: PADEIRO, PEDREIRO, PROFESSOR;
- Higiene:
PENTE, PERFUME, ETC.
O professor deverá estar atento
para aproveitar todas as oportunidades a fim de explorar a letra P e criar
outras atividades.
- Repetir as orientações anteriores, quando iniciar o estudo com
a letra L. O professor retoma a
palavra PULAe desenvolve as
atividades já formando outras palavras com P e L.
Ex.: LUA - PELÉ - LUPA -
etc...
Introdução da Segunda Frase:
- Iniciar o estudo a partir de conteúdo de “ciências”. ANIMAIS
- Utilizar exercícios de psicomotricidade no momento em que o
professor estiver trabalhando o conteúdo: locomoção dos animais
·
trabalhar a representação
corporal. Ex.: “A cobra arrasta. O passarinho voa. O sapo pula. O peixe
nada”.
- Confeccionar cartazes:
- Ler e explorar o texto, fazendo sempre as perguntas:
·
Quem?
·
O que faz
Ex.: Quem arrasta? A cobra faz o
que? (ou que a cobra faz?)
- Destacar a frase e dramatizá-la.
O QUE FAZ?
- Ilustrar a frase coletiva e individualmente.
- Destacar a palavra SAPO, explorando, utilizando, por exemplo,
ma miniatura de sapo.
Ex.: Quem já viu um sapo? - Como ele é? etc...
- Realizar a exploração gráfica da palavra :
·
Número de letras;
·
Letras já conhecidas = A - P -
O;
·
Letras iniciais S
·
Trabalho fonético do ponto de
articulação e junção com outras vogais: SAS - SO - SE - SU - SI;..
·
Relação com pré-nomes e rótulos
da sala;
·
Formação de outras palavras:
saia - sala - sapo - sai;
·
Exercícios com estas palavras;
·
Ditado oral e em sinais:
·
Produção de texto com
identificação de palavras com S;
·
Confecção de cartazes;
·
Vocabulário de palavras
concretas com S;
·
Cruzadão, bingo, dominós;
·
Música e poesias para destacar
palavras com S;
·
Outros conteúdos e datas
comemorativas para trabalhar palavras com S;
·
Dicionário: palavras
sistematizadas e incidentais: Ex.:
o
Sistematizadas: SAIA - SALA -
SAPO
o
Incidentais: SABONETE -
SAPATEIRO, etc.
Introdução da
terceira frase:
- Introduzir a frase a partir do conteúdo ;
- Apresentar filmes alusivos ao tema (interpretação,
dramatização, ilustração);
- Apresentar estórias sobre higiene (interpretação,
dramatização, ilustração);
- Trabalhar, na “vendinha”, os objetos utilizados para higiene
corporal e ambiental;
- Fazer cartazes com rótulos:
- Trabalhar músicas ou poesias;
- Fazer relação de palavras, de objetos, que usamos para higiene
do corpo e do ambiente
- Explorar as palavras, mostrando-as
no concreto.
- - Conversar, novamente, sobre o que
devemos fazer com a nossa casa, roupas e brinquedos: LAVAR.
·
Explorar a
palavra “lava”, utilizando a Língua Brasileira de Sinais e proporcionando sua
significação.
- O que podemos lavar?
- O que você lava em casa?
·
Registrar as
respostas dos alunos:
- Moisés lava os sapatos.
- Ana Cláudia lava a saia.
- Rebeca lava as panelas.
- Jean lava o tênis.
- Fabiana
lava os cabelos.
·
Ler e
interpretar através das perguntas:
- QUEM? - O QUE
FAZ? - O QUÊ?
- Formatar a estrutura: SUJEITO -
VERBO - COMPLEMENTO
·
Apresentar
alguns briquedos “sujos” para as alunos.
·
Perguntar se
está certo, deixar os brinquedos sujos. Explorar cada um.
·
O que temos a fazer? LAVAR;
·
Solicitar
que os alunos lavem os brinquedos;
·
Perguntar o
que é necessário para se lavar alguma coisa: água, sabão.
- Apresentar, no momento em que uma aluna estiver lavando a
boneca, a seguinte frase:
- Ler a frase e
propôr sua ilustração, individual e coletiva;
- Dividir a frase em partes, com a utilização das perguntas
direcionadoras:
- QUEM? O QUE FAZ? O QUÊ?
- Trocar o sujeito ou o objeto da
frase:
·
Montar a
frase novamente;
·
Destacar a
palavra LAVA:
·
Trabalhar a
letra inicial e a final:
·
Trabalhar
número de letras e verificar quais as letras são necessárias: L A V A;
·
Relembrar
palavras que iniciem com L;
· Dividir em
sílabas: LA - VA;
·
Destacar a
segunda sílaba: VA;
·
Apresentar a
letra V (sinal, ponto de articulação), relação com nomes e rótulos;
·
Realizar a
junção do V com outras vogais;
·
Organizar a
formatação de palavras sistematizadas:
·
VELA -
VIOLÃO - VOVÓ -OVO - UVA - LUVA - LEVA - VAI - VIOU - VÊ, ETC.
- Organizar:
·
atividades
diversas para fixação: cruzadão, bingo...
·
ditado,
dessas palavras, de forma oral e em sinais;
·
estruturação
de frases com essas palavras;
·
montagem de
texto com essas palavras;
·
cartazes com
palavras iniciadas com V;
·
construção
de palavras com letras tiradas de jornais ou revistas;
·
músicas;
·
relação com
outros conteúdos e datas comemorativas.
·
Apresentar
as palavras com a acentuação correta.
·
Destacar os
sinais gráficos da acentuação.
Obs.: Pelo que o professor pôde observar a
apresentação de cada frase provoca vários exercícios enriquecedores. Cabe
agora a cada professor criar, com seus alunos, a “estória” que proporcionará
a apresentação das próprias frases, e das próximas etapas e assim
sucessivamente.
"O GESTO É SIGNO VISUAL INICIAL QUE CONTÉM A FUTURA ESCRITA
DA CRIANÇA. ASSIM COMO UMA SEMENTE CONTÉM UM FUTURO CARVALHO, OS GESTOS SÃO A
ESCRITA NO AR.”
(VYGOTSKY)
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