Pedagogia
2014
1 // ENADE_2008 ID: 320
O filósofo alemão
Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e
provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O
Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o
pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do
embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar
o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada
por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.
Das obras a seguir, a que
reflete esse enfoque artístico é
2 // ENADE 2009 ID: 3834
O sertão vai a Veneza Festival de
Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e
Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...]
Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando
por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de
filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos
romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa
religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um
novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem
histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que
tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”,
completa Marcelo. CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009. A
partir da leitura desse trecho,
é INCORRETO afirmar que
·
os
entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem
do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros.
·
revela
o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que
veem o sertão como uma região homogênea.
·
a
feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia
sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão
nordestino.
·
as
expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos
cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade
sertaneja. x
3 // ENADE_2004 ID: 3816
A
leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade traz à lembrança alguns quadros
de Cândido Portinari.
Portinari
De um baú de folhas-de-flandres no caminho da roça
um baú
que os pintores desprezaram
mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras
mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras
salta
João Cândido trajado de arco-íris
saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz
saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz
salta
o galo escarlate bicando o pranto de Jeremias
saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada
saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados
saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada
saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados
saltam
caprichos do nordeste – nosso tempo
(nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho)
salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica
(nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho)
salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica
salta o mundo de Portinari que fica lá
no fundo
maginando novas surpresas.
maginando novas surpresas.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra
completa. Rio de Janeiro: Companhia Editora Aguilar, 1964. p.380-381.
Uma análise cuidadosa dos quadros
selecionados permite que se identifique a alusão feita a eles em trechos do
poema.
Podem ser relacionados ao poema de
Drummond os seguintes quadros de Portinari:
4 // ENADE_2008 ID: 291
Essa afirmativa reitera a
necessária interação das diferentes espécies, representadas na imagem a seguir.
Depreende-se dessa imagem
a
·
exclusão do homem na ameaça efetiva à sobrevivência do planeta.
·
ingerência do homem na reprodução de espécies em cativeiro.
·
mutação das espécies pela ação predatória do homem.
·
responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade. x
·
atuação do homem na clonagem de animais pré-históricos.
O texto e os bordados inventam uma
realidade mágica e uma estética do corpo em movimento. Esses elementos
expressivos mostram algumas características de linguagem:
I - possibilidades plásticas da linguagem escrita;
II - aproximação do mundo mágico com o mundo real pela metáfora da água na peneira;
III - literatura e arte visual como expressões dos conhecimentos que caracterizam o mundo infanto-juvenil;
IV - hegemonia dos aspectos gramaticais na criação dos textos literários.
I - possibilidades plásticas da linguagem escrita;
II - aproximação do mundo mágico com o mundo real pela metáfora da água na peneira;
III - literatura e arte visual como expressões dos conhecimentos que caracterizam o mundo infanto-juvenil;
IV - hegemonia dos aspectos gramaticais na criação dos textos literários.
São características de linguagem evidenciadas no texto, APENAS:
Responda
a alternativa correta com relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula
para o ensino e aprendizagem do aluno:
·
Não
devemos utilizar as novas tecnologias, pois o ambiente escolar não permite
inovações.
·
Devemos
utilizar as novas tecnologias apenas no Ensino Médio, pois os alunos já sabem
utilizá-las.
·
Não
devemos utilizá-las em nossas aulas, pois estas atrapalham a aprendizagem, pois
os alunos temem o novo.
·
Devemos
utilizá-las, pois com tantos estímulos (visual, sonoro etc.) que o aluno
convive, podemos tirar proveito dessa situação em prol da educação. x
Em
2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN)
reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, por
seu potencial catalisador e agregador de símbolos nos aspectos
fundamentais da vida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira.
Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR) destaca que “a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da Constituição Federal”. Primeiro parágrafo: “A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional”. E segundo parágrafo: “É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos”.
PERKOV, P. L. Capoeira: instrumento de educação emancipatória junto a jovens
de classes populares?, PPG-Educação, Unisinos, 2011, p. 47.
(com adaptação)
De acordo com as ideias do texto
acima, a adoção do ensino e da prática da capoeira no currículo da
escola busca desenvolver:
I. Práticas educacionais de maneira
crítica e consciente, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento
de uma produção cultural autêntica, acentuando suas raízes
afro-brasileiras como um dos elementos constitutivos da formação
do homem brasileiro.
II. A diminuição dos espaços destinados às modalidades desportivas mais tradicionais na escola, uma vez que, por meio da capoeira desenvolvem-se arte, música, movimento e desporto.
III. O confronto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do trato com o tema capoeira, tensionando os limites da escola e da cultura escolar.
IV. O caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais.
II. A diminuição dos espaços destinados às modalidades desportivas mais tradicionais na escola, uma vez que, por meio da capoeira desenvolvem-se arte, música, movimento e desporto.
III. O confronto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do trato com o tema capoeira, tensionando os limites da escola e da cultura escolar.
IV. O caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Assim que D. João VI e a família
real chegaram ao Brasil, criaram o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola
Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados
(agricultura, cirurgia, química, desenho técnico etc) na Bahia e no Rio de
Janeiro.
II. A sociedade brasileira resulta da
mistura de etnias e o fato de abrigar diversas culturas faz com que nós,
brasileiros, lidemos muito bem com as diferenças. No Brasil, não há
preconceito.
III. A música pode contribuir para a
formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de expressão por
meio de uma linguagem não-verbal e os sentimentos, emoções, a
sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade. Além do mais, a música
favorece uma série de áreas da criança. Essas áreas incluem a “sensibilidade”,
a “motricidade”, o “raciocínio”, além da “transmissão e do resgate de uma série
de elementos da cultura.
·
Apenas
as alternativas I e III estão corretas. X
·
Apenas
as alternativas I, II e III estão corretas.
·
Apenas
a alternativa III está correta.
·
Apenas
a alternativa II está correta.
·
Apenas
as alternativas II e III estão corretas.
1 // UNIASSELVI ID: 2636
Não havia um sistema pedagógico formal
estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de
conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão
desses conhecimentos ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos
indivíduos. Com relação às características da educação romana na Antiguidade,
analise as seguintes sentenças:
I- Na educação romana meninos e meninas de origem plebeia eram educados para arar, semear os campos e também para colher a safra.
II- Geralmente, os professores eram escravos gregos, ou mesmo libertos, que vendiam seus saberes para os patrícios, e eram, muitas vezes, abrigados e protegidos pelos mesmos e transformados em preceptores de seus filhos.
III- De acordo com a cultura romana, a educação das crianças começava sob a supervisão de um professor, sempre nas escolas mais afastadas das famílias.
IV- Alguns professores alugavam locais nos quais ensinavam às pessoas do povo assuntos que iam desde letras básicas até filosofia e história.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Na educação romana meninos e meninas de origem plebeia eram educados para arar, semear os campos e também para colher a safra.
II- Geralmente, os professores eram escravos gregos, ou mesmo libertos, que vendiam seus saberes para os patrícios, e eram, muitas vezes, abrigados e protegidos pelos mesmos e transformados em preceptores de seus filhos.
III- De acordo com a cultura romana, a educação das crianças começava sob a supervisão de um professor, sempre nas escolas mais afastadas das famílias.
IV- Alguns professores alugavam locais nos quais ensinavam às pessoas do povo assuntos que iam desde letras básicas até filosofia e história.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
·
As
sentenças I e III estão corretas.
·
As
sentenças II e IV estão corretas. x
·
As
sentenças I, II e IV estão corretas.
·
As
sentenças II, III e IV estão corretas.
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