INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - GOIÁS
COORDENAÇÃO
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO
PROFUNCIONÁRIO
MULTIMEIOS DIDÁTICOS
ELAINE CRISTINA MARIANO
MEMORIAL DO
CURSO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS
ANÁPOLIS
JULHO -
2014
MEMORIAL
ANÁPOLIS
JULHO - 2014
DEDICATÓRIA
Dedico primeiramente ao meu Deus,
sempre presente em minha vida.
Aos meus familiares pelo apoio e
incentivo nas horas difíceis.
Aos tutores que estavam sempre
dispostos a ajudar e pela paciência que tiverem no decorrer do curso.
Aos colegas por não desistirem e com
isto me motivou a não desistir.
Enfim, a todos que de alguma forma
contribuíram para que este caminho fosse trilhado até o fim.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a
Deus por me dar inteligência suficiente para concluir este trabalho.
A minha mãe que com
paciência me deu sugestões durante o curso.
A minha irmã que me orientou
durante o curso e no memorial.
APRESENTAÇÃO
Este trabalho contém o Memorial, onde escrevo a minha trajetória
durante o curso profuncionário.
Neste trabalho estão os
conteúdos que foram estudados no curso em questão, que é Multimeios Didáticos.
Ele está dividido em três núcleos, que são: Núcleo de formação Pedagógica,
Núcleo de Formação Técnica Geral e Núcleo de Formação Específica.
Contém a trajetória da minha
vida escolar.
Neste trabalho está anexada
os Pratiques e as PPS.
MINHA VIDA ESCOLAR
O
começo da minha trajetória escolar foi quando comecei a estudar com 7 anos e
fui para o pré-escolar, hoje não existe mais, agora começa com seis anos, no 1º
Ano.
Ainda
me lembro do Colégio: Estadual Frei André Quim OFM. Não sei o que quer dizer
essa sigla, bem, mas continuando: O método utilizado nas séries primárias era
tradicional. Apesar de criticarem esse método eu achei muito válido para
aprender a ler e escrever, apesar é claro da minha mãe também ter tido
participação na minha alfabetização, pois ela pediu para que me passassem do
pré-escolar para o segundo ano, sem precisar fazer o primeiro, ela iria me
ensinar em casa a ler e escrever e eles concordaram e hoje sei ler e escrever
muito bem, alias desde pequena já tinha essa facilidade, talvez pela dedicação
de minha mãe.
Do
pré- escolar ao 2º Ano, tudo bem, as professoras eram boas, calmas e o que eu
não esqueço é dos carimbos que elas colocavam no caderno para nós pintarmos,
achava aquilo o máximo. Mas... já nas outras séries me sentia discriminada,
tanto quanto pelos professores, alunos, enfim por toda a comunidade escolar.
Eles não se importavam com nós, só em passar conteúdo, memorizar, decorar, nos
tratar mal, pelo menos eu me sentia assim.
No
ensino médio, também tradicional fiz o normal com o objetivo de lecionar, mas
não tinha maturidade para exercer a profissão, pois era uma exigência da minha
mãe, que custeou os nossos estudos, por achar que seria mais fácil conseguir
arrumar emprego, mas meus pais esqueceram de nos preparar para a vida...
Terminei com 18 anos.
Só
comecei a estudar de novo depois dos 40 anos, quando consegui passar no
concurso podendo assim pagar a faculdade. Hoje estou fazendo magistério, com o
objetivo de lecionar(Irônico, não acham,?!!), mas agora com mais maturidade e
experiência de vida, pretendo exercer essa função dando o melhor de mim.
Quanto
ao curso do profuncionário, comecei a faze-lo por exigência da diretora que
achou que deveria fazer por trabalhar como Assistente Tecnológico. Fiz a
inscrição, não muito motivada, pois estava fazendo faculdade e iria ser muito
pesado para mim.
Apesar
das dificuldades e as vezes vontade de desistir, devido a cansaço, tempo e
também por achar muito complicado, estou aqui fazendo meu memorial e
estou feliz por ter conseguido, pois valeu muito para o
meu aprendizado, conhecimento e várias outras habilidades que
consegui obter ao longo desse curso, que são várias, mas uma que me ajudou muito,
por ser insegura, foi a ter autoconfiança.
SUMÁRIO
Nº pg
1.
Introdução.................................................................................................................09
1.1. Núcleos de Formação(Pedagógica,Técnica Geral e
Específica)..........................09
2. Prática profissional: Vivência da Ação
Educativa.....................................................16
3. Reflexão dos Núcleos de Formação(Pedagógica, Geral e Específica)....................17
4.
Conclusão.................................................................................................................27
5. Referências
Bibliográficas........................................................................................29
6. Anexos.....................................................................................................................30
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda um pouco daquilo que aprendemos
durante um ano e meio de estudos, pesquisas, entrevistas e reflexões no Curso
Profuncionário.
O
mesmo é composto de três Núcleos: de Formação Pedagógica, de Formação Técnica
Geral e de Formação Específica. Em cada um descriminamos as Disciplinas com os
referidos Pratiques e PPS.
No primeiro núcleo são abordado os temas:
Funcionário da Escola: Cidadão, Educadores, Profissionais e Gestores.
Este
módulo mostrou a importância dos funcionários, dentro de uma instituição de
ensino, seja os professores e toda direção da escola, mesmo até os funcionários
que participam indiretamente, como o caso de zelador, porteiros, merendeiras,
que também contribuem para auxiliar na Educação das crianças, pois cada
funcionário que se dedica na sua função faz valer o papel que lhe cabe
dentro da escola como educadores que são, de acordo com as normas da
instituição.
Educadores e Educandos: Tempos Históricos
Neste
módulo vimos que o ensino escolar e a educação são fatores que andam juntas e
que sempre estarão presentes em nossas vidas.
Vimos
que havia preconceito como os pobres e negros, as mulheres tiveram de vencer os
obstáculos e transgredir regras e normas estabelecidas pela igreja católica,
pelos governos e pelos políticos para terem direito de acesso á educação
escolar.
Vimos
que todos nós devemos construir uma identidade profissional como educadores que
somos.
Homem: Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica.
No
módulo vemos que a escola é um espaço onde acontece a educação formal que é
intencional. Existe para educar coletivamente o individuo, respeitando sua
cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola deveria ajudar a
construir nossa identidade.
Averiguamos
que na escola o individuo deve opinar, ser crítico e por meio do diálogo
construir uma sociedade bem informada, com indivíduos emancipados e
participativos.
Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica
Neste
módulo vimos à importância da psicologia na educação, pois seu papel histórico
é relevante na reformulação de conceitos, metodologias e pedagogias através de
seus estudos na psicologia do desenvolvimento, na psicanálise, na psicologia da
aprendizagem, na psicologia do comportamento. Essa ciência juntamente com
outras vêm propondo novos olhares para a educação, tornando-se indispensável
ferramenta no cotidiano escolar, influenciando todo o nosso dia a dia.
Educação, Sociedade e trabalho: Abordagem Sociológica de Educação.
Esse módulo fala da história de grandes políticos e
sobre o mundo do trabalho.
Fala também de grandes filosóficos e de inventores,
como por exemplo, Émile Durkheim, que foi um pensador francês que via com
otimismo as mudanças que sofria a sociedade europeia do século XIX, apontando
como fatores e causadores das crises sociais os aspectos morais e não
econômicos.
Vimos que Marx diz que é o trabalho que nos
diferencia dos animais. A educação é o fruto do que os homens fazem para
produzir sua existência.
Vimos ainda que a educação que recebemos tem por
objetivo nos enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos. Vimos
também que a sociologia tem como preocupação estudar a vida social e que a
escola pode desempenhar um importante papel na construção dessa nova sociedade,
seja mostrando como são produzidas as injustiças sociais, seja estabelecendo
relações democráticas no ambiente escolar, seja formando intelectuais orgânicos
que vão trabalhar por transformações sociais radicais.
Gestão da Educação Escolar.
O
estudo deste módulo trata da Gestão da Educação Escolar, analisando as
possibilidades de construção de processos de participação.
Vimos
conceitos de administração e suas classificações, gestão democrática, o papel
da União, Estados e Município, o Projeto Político Pedagógico e sua importância
no trabalho coletivo da escola e também suas finalidades culturais, política e
social, participação na gestão democrática: conselhos escolares, escolha de
diretores e etc.
Por
último destacamos a importância do papel de cada um no ambiente escolar,
através do modo de agir podemos educar ou não.
No segundo núcleo são abordados os temas:
Informática Básica
Neste módulo foi relatado sobre a
historia da evolução da informática, e os comandos básicos de um computador.
No inicio dos séculos os homens
utilizava sua inteligência, criatividade e curiosidade para descobrir, inventar
e transformar a fim de melhorar sua vida, e garantido sua sobrevivência.--
No período da pré-história houve duas
descobertas fundamentais: O fogo e a Roda. Com a utilização do fogo se protegia
contra predadores e cozinhava entre outras coisas, a roda revolucionou os meios
de transporte e possibilitou avanços tecnológicos, como as máquinas a vapor, o
computador. Depois veio a revolução Industrial, com as novas criações e com
tanta tecnologia o mercado de trabalho foi desenvolvido cada vez mais.
O primeiro computador foi encontrado
durante a segunda Guerra Mundial. A revolução da tecnologia da informação no
século XX veio se difundir amplamente na década de 1970, mas o passo decisivo
da microeletrônica foi dado segundo castells em 1957. E com o passar
dos tempos o computador vai se renovando tanto os programas como as formas e
tamanhos.--
A internet e o acesso a tecnologia da
informação no Brasil começou no meio acadêmico em 1988..
Produção Textual na Educação Escolar
O
presente módulo se refere ao ato de ler, compreender e produzir diversos textos
e documentos do cotidiano escolar com mais autonomia e em diferentes
linguagens, tudo isso como um processo de construção da cidadania através do
desenvolvimento de uma leitura mais reflexiva e critica.
Possibilita
também o acesso aos diferentes tipos de textos, tais como: redações oficiais,
textos jornalísticos, atas, relatórios, ofícios, memorandos, requerimentos,
cartas, comunicados, declarações, solicitações, encaminhamentos, convites,
e-mails, entre outros. Além disso, cita noções de gráficos e tabelas que são
bastante necessários no nosso dia-a-dia, sobretudo, a organização
administrativa de uma escola, pois são essenciais para a explanação de dados
estatísticos, na elaboração de planilhas e em documentos diversos.
O
módulo propiciou estudarmos a construção de texto como uma forma de registro
das experiências pessoais. Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos
e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes
tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram gravados,
registrando uma memória.
Dessa
forma, entende-se que este módulo é de grande importância para o andamento
desse curso, pois por meio dele os funcionários tem a oportunidade de obter uma
série de saberes inerentes à nossa prática diária na unidade escolar.
Direito Administrativo e do Trabalho
Neste
módulo estudamos sobre direito administrativo e do trabalho.Tivemos
uma abordagem sobre os conceitos fundamentais de direito como: origem, normas
jurídicas, fontes do direito, direito e suas ramificações etc. Estudamos
ainda o mundo do trabalho e as reações humanas neste ambiente, fatores de
produção, como ao longo do tempo ocorreram as transformações no mundo do
trabalho.
Vimos
também sobre a Constituição Federal de 1988, de todo o processo para que
houvesse sua elaboração, da conquista de uma série de direitos individuais e
sociais, dentro deste tema vimos sobre algumas garantias relacionadas ao
trabalho como: jornada de trabalho, licença maternidade e paternidade, férias e
outros direitos decorrentes ao trabalho.
Estudamos
sobre direito administrativo e seus princípios, administração pública, dos
poderes administrativos, atos administrativos, das restrições.
Vimos
que o Direito Público tem como fontes de lei, a doutrina, a jurisprudência e o
costume.
Classificamos
os servidores públicos em: estatutários, empregados públicos e servidores
temporários.
Para
concluir vimos a evolução dos funcionários da educação na busca de seus
direitos, sempre buscando a organização e integrando-se a associações
de funcionários públicos ou entidades de professores, tornando-se sujeitos
da própria história.
No terceiro núcleo são abordado os temas:
Teorias da
Comunicação
Neste
módulo estudamos o rádio e a massificação informativa, a fotografia na teoria e
prática, sobre a televisão onde nos fazem serem consumistas.
Sobre
a Comunicação Humana e interação Social: Comunicação interpessoal, Comunicação
instituição e a Comunicação de massa.
Estudamos
também a Redação, Carta Pessoal, Ofícios, Requerimento, Circular, Correio
eletrônico ou e-mail, Correspondência Oficial:Ata.
Informática Aplicada
à Educação
Este
módulo trata do surgimento da informática no setor educacional. Muitos
foram os projetos que tentaram viabilizar esse recurso pedagógico, no sentido
de resgatar algo que a educação se propunha há muito tempo e pouco vinha
realizando. A partir desse pensamento a relação informática e educação seria
umas das condições importantes para o alcance do processo de informatização da
sociedade brasileira, um meio de ampliação das funções do professor e jamais
como ferramenta para substituí-lo.
Informática
Aplicada às Artes
Neste
módulo o assunto abordado foi a invenção da prensa que causou uma revolução
social e artística, as primeiras técnicas de gravura, como a xilogravura, a
gravura em metal, a litografia, no século XIX, aparece na forma de fotografia.
Nos anos 1960 do século XX, o computador da continuidade a reprodução em serie
da imagem, iniciada pela geração dos gravuristas. Uma nova cultura nasce no
século XX, a cultura da mídia, que compreendem sons, textos e imagens
veiculados simultaneamente.
Audiovisuais: Arte, Técnica e Linguagem
Neste módulo tratamos sobre questões da rotina de trabalho,
conhecimentos e atividades para a formação de um profissional capaz de criar,
saber usar e dispor para o uso da comunidade escolar os recursos de comunicação
e de informação em múltiplos espaços físicos e virtuais (biblioteca, videoteca,
sala de vídeo e TV, anfiteatro, auditório, laboratórios, ginásio, computadores,
Investigando, pensando e aprendendo sobre o significado e o funcionamento da
comunicação humana, bem como as mensagens e informações são produzidas,
transmitidas e significadas, e estudamos as grandes artes plásticas e a
interação entre a escola e a mídia.-
Biblioteca
Escolar
Este
módulo retrata breve história da escrita, da leitura e do livro, a história da
biblioteca escolar, sobre a evolução da escrita, a escrita alfabética, até
chegar aos livros, que eram escritos manualmente e só poucos tinham o
privilégio de usá-los. Gutenberg inventor da imprensa e após o surgimento do
papel, possibilitou a forma de registro em livros de forma mais evoluída de
fácil multiplicação. A partir daí surgiram às bibliotecas que ainda eram usadas
por poucos e considerados intelectuais.
Falaram sobre os diversos tipos de biblioteca que existe, organização da biblioteca escolar, formação e desenvolvimento do acervo, organização do acervo, sistemas de classificação, catalogação, dinamização da biblioteca escolar.
Falaram sobre os diversos tipos de biblioteca que existe, organização da biblioteca escolar, formação e desenvolvimento do acervo, organização do acervo, sistemas de classificação, catalogação, dinamização da biblioteca escolar.
Oficinas Culturais
Este módulo diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais: a
língua, as regras de convívio, o gosto, o que se come, o que se bebe, o que se
veste vão formando aquilo que é próprio de um povo, das muitas culturas que o
formam, a Cultura afro-brasileira: portugueses, povos europeus, cada um
com suas tradições, línguas, expressões, jeito de ser e crer, que vieram para
cá e, misturados aos diferentes povos indígenas e africanos, ajudaram a formar
um país plural e de muitas culturas.
Diante de tudo isso, não é possível falar de educação sem integrá-la à
questão cultural. Porque a educação é resultado das práticas culturais
dos grupos sociais.
Laboratórios
O
módulo retrata a importância do experimento na fixação dos conteúdos e o valor
do laboratório como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando.
O
homem na sua luta por sobrevivência sempre buscou uma descoberta que viesse a
auxiliar ou aprimorar a outra. Foi assim desde o surgimento do fogo, da roda da
escrita. E a essas descobertas devemos a busca incessante de alguns homens que
questionaram o porquê das coisas. E tentaram descobrir seus segredos. A
historia da humanidade é recheada de grandes pensadores, do ramo da filosofia,
matemáticos, físicos, e até pedagógicos como os grandes nomes da educação, como
Paulo Freire, Wygotsky, Piaget e por ai segue uma lista de homens que
contribuíram para os avanços das descobertas, como Leonardo da Vinci,
Arquimedes, isaac Newton... que hoje nos auxiliam dentro dessas áreas. Trouxe
ainda a necessidade de ter um laboratório escolar de química, línguas,
informática, e ciências para a compreensão dos conteúdos, com base nas
habilidades e competências desenvolvidas em aulas teóricas.
Este Núcleo é Composto pelas Seguintes Disciplinas
Funcionário da Escola: Cidadão, Educadores,
Profissionais e Gestores.
Educadores e Educandos: Tempos Históricos
Homem: Pensamento e Cultura: Abordagem
Filosófica e Antropológica.
Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica
Educação, Sociedade e trabalho: Abordagem
Sociológica de Educação.
Gestão da Educação Escolar.
Ao
término destes módulos adquiri conhecimento e práticas que antes não sabia como fazer, como: Relatórios,
produção de texto, entrevistas, trabalhar com programas envolvendo charges,
historinhas em quadrinhos, e muito mais que se escrever não vai caber nas duas
páginas... mas através deles adquiri habilidades que são necessárias não só
onde trabalho, mas também na minha vida diária e que levarei para toda a vida.
Através
destes módulos percebi a importância dos funcionários dentro de uma instituição
escolar, que o ensino escolar mais a educação andam juntas, que a escola é o lugar de interação, onde educamos respeitando a
cultura, a socialização e o individual de cada um, que a psicologia é uma
ferramenta importante para a educação no desenvolvimento do educando.
Aprendi
que a escola tem um papel importante a desempenhar na sociedade, que na gestão
escolar temos que trabalhar juntos, para o bem maior de todos.
Em
relação aos módulos que já concluímos foram de excelente desenvolvimento para
mim, no desempenho do meu trabalho. Porque, nós como funcionários públicos
precisamos nos capacitar sempre, pois o mundo não para e sempre haverá
inovações, por isso precisamos nos atualizar sempre. E nós precisávamos de um
curso com uma estrutura adequada como essa.
No
primeiro módulo foi um pouco difícil no desenvolvimento dos pratiques e das PPS
e em geral, pois não tinha muita experiência para resolver as questões, só foi
possível com ajuda dos tutores que me auxiliaram e assim no decorrer do curso
fui ganhando autonomia e por fim já conseguia fazer o curso sozinha tendo um
desempenho melhor para resolver os trabalhos propostos a cada módulo. Agora
complicou um pouco na montagem do memorial, mas tenho certeza que com paciência
e perseverança conseguiremos concluir.
As
atividades dos Pratiques e das PPS contribuíram muito para o meu aprendizado,
pois através deles aprendi a fazer relatórios, produção de texto, pesquisas,
entrevistas, adquiri conhecimento, autonomia...
As
disciplinas deste módulo não trouxeram nenhuma dúvida, nem dificuldade e nem questionamentos por ser
um conteúdo de fácil leitura e
interpretação, sendo a problematização apresentada útil para o nosso
aprendizado, pois através dele consegui resolver problemas que antes não
conseguia, trazendo desenvolvimento cognitivo e proporcionado uma maior atuação
na área em que trabalho, que é como Assistente Tecnológico.
Todo
módulo tem o seu valor igual, cada qual tem o seu papel de nos informar como
devemos participar das atividades desenvolvidas dentro do nosso ambiente de
trabalho e como devemos agir. Temos o dever de respeitar os direitos e as
opiniões dos outros colegas e saber colocar as nossas ideias. Somos educadores,
não importa qual o cargo que ocupamos, temos a nossa importância e devemos
fazer com amor.
Uma
equipe de trabalho tem que saber trabalhar em união, cada um fazendo a sua
parte ,ajudando a melhorar a qualidade da Educação do nosso País.
Meu
sonho é formar, prestar concurso e ser uma ótima educadora, gostar do que faço,
auxiliar meus alunos a descobrir o mundo, desenvolverem suas aptidões,
educa-los com amor, respeitando suas individualidades e inovar sempre.
Não
dá para enumerar o que desejo realizar, talvez não consiga alcançar todos os meus
objetivos, mas o que alcançar, darei o meu melhor.
Meu
papel no processo de aprendizagem é propiciar aos alunos condições para o
desenvolvimento da capacidade de pensar crítica e logicamente, fornecendo-lhes
meios para a resolução dos problemas inerentes aos conteúdos trabalhados
interligados ao seu cotidiano, fazendo com que ele compreenda que o estudo é
mais do que mera memorização de conceitos e termos científicos transmitidos
pelo professor ou encontrados em livros.
Demonstrar
profissionalismo, ética e, acima de tudo, compromisso com o sucesso dos alunos.
O compromisso de conduzi-los ao aprendizado. É o desafio para todos nós que estamos envolvidos em Educação.
ESTE NÚCLEO É COMPOSTO PELAS SEGUINTES
DISCIPLINAS
Informática Básica
Produção Textual na educação Escolar
Direito Administrativo e do Trabalho
Ao
término destes módulos adquiri habilidades necessárias para exercer minha
profissão e também uma estrutura sólida para a minha vida diária. Percebi que a informática
é essencial ao ser humano, que o uso da informática faz parte também de um novo
aprendizado, uma nova evolução tecnológica da qual nos proporciona uma visão
ampla no caso do uso da internet, uma grande facilidade de resolver
problemas e uma visão do mundo atual
através de noticiários que estão disponíveis para nós como educadores que
precisamos ter uma visão ampla dos acontecimentos e coloca-los em prática nas
salas de aula.
Aprendi
que é importante ensinar ao aluno a fazer uma produção de texto, pois o trabalho
com produção de textos nas escolas deve formar escritores competentes capazes
de produzir textos coerentes, coesos e eficazes, sendo capaz de conhecer possibilidades, saber
selecionar o gênero no qual seu texto se realizará e fazer escolhas necessárias
para atender a seus objetivos e situações propostas, onde o educando vivencia a
realidade do aluno.
E
finalmente que todos tem direitos e deveres, considero-os fundamentais para
nossa formação profissional, pois, enquanto profissionais da educação, é
essencial termos conhecimentos jurídicos, afinal, participaremos efetivamente
da sociedade quando soubermos quais são
os nossos direitos e deveres e que nós funcionários da educação somos sujeitos
da nossa própria história.
Nesse
módulo os Pratiques e as PPS contribuíram e muito para o meu conhecimento e
autonomia, pois através deles fui buscar por em prática tudo que aprendi neste
módulo, onde adquiri autonomia, pois tive que correr atrás para conseguir
concretizar esse módulo.
Tive
as minhas dificuldades, questionamentos, dúvidas, mas consegui resolve-los,
porque este curso nos ensina que se queremos alguma coisa temos que correr
atrás se quisermos chegar a algum lugar.
O
processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como
os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o
comportamento.
Segundo alguns
estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma
transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa
transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por
condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente
permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino
ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma
característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o
caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em
mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar novos
métodos visando a melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa
e erro.
Um outro conceito de
aprendizagem é uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma
mais ou menos sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação
e pela prática motivada. Na verdade a motivação tem um papel fundamental na
aprendizagem. Ninguém aprende se não estiver motivado, se não desejar aprender.
O ser humano nasce
potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e
internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. Há aprendizados que podem
ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando
apenas que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social.
Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o
indivíduo convive. Sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por
predisposições genéticas.
Assim,
a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo
ensino-aprendizagem.
O
professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de
situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente
cultural. Portanto, é papel do docente provocar avanços nos alunos e isso se
torna possível com sua interferência direta com os alunos.
ESTE NÚCLEO É COMPOSTO PELAS
SEGUINTES DISCIPLINAS
Teorias
da Comunicação
Informática
Aplicada à Educação
Informática
Aplicada às Artes
Audiovisuais:
Arte, Técnica e Linguagem
Biblioteca
Escolar
Oficinas
Culturais
Laboratórios
Ao
término destes módulos percebi o quanto contribuiu para o meu aprendizado e tornou-se um norte importante
para a concretização de um futuro promissor.
Aprendi
sobre a comunicação interpessoal, ela é direta e imediata acontece quando
as pessoas estão frente a frente, se relacionam através da fala e gesticulação.
A segunda é a comunicação institucional, e vamos encontrar nos murais que são
os meios de comunicação, pelos quais as pessoas se relacionam umas com as
outras, mesmo não estando frente a frente, informando a comunidade e não
pessoas específicas. Por fim a terceira é a comunicação de massa, cujo objetivo
é atingir as multidões através de elementos básicos fundamentais como: fonte,
destinatário, emissor, receptor, código, canal, mensagem/informação. Na verdade
a vida social e comunicação são indissociáveis, não se entende separadamente.
Percebi
também como as artes estão ligadas à educação, que a informática e o
computador, assim como todo conhecimento e atividade humana só puderam ser
inventados e imaginados por causa do próprio desenvolvimento, ao longo de todos
os milhares de anos da historia da humanidade, dos instrumentos ou das
ferramentas, dos suportes e das técnicas, que serviram também a criação de
todas as artes da historia da humanidade. A arte considera, fundamentalmente, o
ambiente, o meio e o material utilizado. Todos eles, juntos, condicionam as
técnicas, as ferramentas e o estilo do artista, sua marca inconfundível e seu
significado sensível.
Assim
como a invenção do computador, a invenção da prensa causou uma revolução social
e artística, anunciando a reprodução em serie de imagens, característica
marcante da informática aplicada as artes, também o quanto é importante termos
uma biblioteca organizada, que atrai a atenção do professor e do aluno, que a
biblioteca escolar na sua grande maioria tem uma função relevante no ensino
aprendizagem, mas para que isso ocorra de forma correta tem que ter um mínimo
de organização para que os educandos possam ter prazer no ato de ler e o quanto
precisamos respeitar a cultura de um
povo, que a cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação.
Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas.
Alunos e professores trazem suas bagagens e histórias. Confrontos, trocas,
negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio e
por último o valor do laboratório para a educação, que proporcionou evoluções
para a humanidade, que as atividades
experimentais podem e devem contribuir para um melhor aproveitamento dentro de
sala de aula. É nessa perspectiva que o técnico tem sua maior atuação no
processo de ensino aprendizagem, uma vez que esse profissional tem um papel
fundamental no desenvolvimento e execução das atividades de apoio técnico,
destinando ao ensino que viabilizem a pesquisa e a extensão dos conhecimentos.
Posso
afirmar que meus pensamentos sobre diversos assunto mudou muito. Muita coisa
que não sabia sobre os temas abordados durante o curso deu-me uma nova visão
dos problemas enfrentados na educação brasileira. Acredito que tive um ótimo
crescimento como pessoa durante o aprendizado e agora tenho uma visão critica
embasada nos conhecimentos adquiridos.
Este
curso favoreceu a compreensão do quanto nossas ações cotidianas são importantes
para a qualidade do processo de ensino aprendizagem. Houve muitas mudanças na
educação, mas até hoje ela ainda continua em construção e isso é visto com
otimismo.
A
comunidade escolar em que atuo ficaram muito admiradas com o curso, pois
acharam este curso proveitoso e enriquecedor, tanto para mim como para a comunidade escolar, pois através dele
pude auxilia-los em várias tarefas que precisavam ser desenvolvidas e não tinha
alguém para auxilia-los e como através desse curso adquiri habilidades
necessárias, então pude responder às suas expectativas.
Os meus direitos como Funcionário da Educação
Depois de tantas lutas e
conquistas, pode-se afirmar que hoje tem como papel fundamental do setor
educacional o acesso ao conhecimento, para que as pessoas possam ter
possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas e
continuarem assim a lutar por igualdade de direitos, pode-se dizer então, que
atualmente a educação, em termos de Brasil, pode ser tratada como uma política
social que deve ter como compromisso fundamental a garantia dos direitos do
cidadão.
Hoje é impossível não
sabermos os nossos direitos como Funcionários da Educação, pois é só abrir o
computador e pesquisar, acharemos o que precisamos, o que acontece é saber se
realmente temos esses direitos.
As mudanças que
ocorreram depois do término desse curso foi que consegui segurança para
realizar o meu trabalho, rapidez, domínio. Agora os professores não cansam de
me pedirem para baixar vídeos, escanear livros, fazer slides, entre outros...!
CONCLUSÃO
Ao término deste Curso conclui que o mesmo
enriqueceu bastante meus conhecimentos acerca de produções textuais, requeridos
durante o curso, principalmente das PPS e pratiques, com atividades que levam a
resultados efetivos no ambiente de trabalho do cursista e também na tentativa
de melhorar a qualidade nas práticas profissionais.
Incentivou
a criação e a prática de ideias, projetos e atividades significativas e capazes
de transformar as instituições e melhorar o ensino, bem como contribuir nas
condições de vida da comunidade.
O
Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários da escola,
sendo compatível com a prática que exercemos na escola, sendo importante para o
desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto
para a carreira.
Seus
objetivos fundamentais estão a valorização do trabalho dos profissionais da
educação através do oferecimento dos cursos de formação inicial do nível
técnico, por isso precisamos colocar em prática o que aprendemos, com isso,
estamos contribuindo para uma educação de qualidade e também acredito que tudo que aprendemos nunca será demais, e
foi muito bom poder ter tido está oportunidade de aprendizado neste curso.
O curso
técnico de Formação para os funcionários da Educação é muito importante e
gratificante e veio para somar e valorizar a capacidade de cada participante
que tiveram o privilegio de participar dele, onde os encontros do curso foram realizados com
muita responsabilidade, onde fomos
recebidos com carinho e atenção e os
trabalhos desenvolvidos com seriedade e
competência.
Nós, enquanto educadores, precisamos analisar as questões que permeiam o cotidiano
escolar, com isso compartilho as
palavras de Gadotti (1998, p. 90)
esperança em um futuro melhor para a educação brasileira:
Ao novo
educador compete refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas
para que uma educação realmente democrática seja possível, criar uma
alternativa pedagógica que favoreça o aparecimento de um novo tipo de pessoas,
solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração do
trabalho. Esse novo projeto, essa nova alternativa, não poderá ser elaborado
nos gabinetes dos tecnoburocratas da educação. Não virá em forma de lei nem
reforma. Se ela for possível amanhã é somente porque, hoje, ela está sendo pensada
pelos educadores que se reeducam juntos. Essa reeducação dos educadores já
começou. Ela é possível e necessária.
Espera-se que os profissionais da
educação acreditem nessa força que Gadotti lhes deposita, e desejem realmente
participar da construção de uma nova educação para um novo mundo.
Concluindo,
nesse curso destacam-se as variedades de opções de atividades, onde foi
proporcionado vários recursos para a construção deste trabalho, enriquecendo nosso
conhecimento e influenciando o processo ensino/aprendizagem. A vida do ser
humano é um constante aprender, por isso é necessário aprendermos sempre, pois
o mundo evolui e precisamos evoluir com ele, onde tudo que aprendemos levamos
para toda a nossa vida, e a vida de quem nos rodeia, como educadores que somos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, MEC – Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Informática Básica/João Kerginaldo Firmino do Nascimento.
Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006
Direito Administrativo e do Trabalho/Walter Candido Borsato de Moraes. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de
Educação a Distância, 2006.
Gestão da Educação Escolar/Luiz Fernando Dourado. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de
Educação a Distância, 2006.
Educação, Sociedade e Trabalho: Abordagem Sociológica da Educação/Ricardo Gonçalves
Pacheco e Erasmo Fortes Mendonça.
Brasília: UNB, Centro de Educação a Distância, 2006.
Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica/Regina Lúcia Sucupira
Pedroza. UNB, Centro de Educação a Distância, 2006.
Homem, Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica: Formação Técnica/ Dante
Bessa. UNB, Centro de Educação a Distância, 2005
Educadores e Educandos: Tempos Históricos/Maria Abádia da Silva. UNB,
Centro de Educação a Distância, 2005.
Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores/ João Antônio Cabral de
Monlevade. UNB, Centro de Educação a Distância, 2005.
BESSA, Dante Diniz. Teorias da
Comunicação.BRASIL. MEC. SEB. Brasília: UnB, 2009.
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13_laboratorios.pd
jefersonemcurso.blogspot.com/.../acabamos-2011-modulo-11-biblioteca.htm.
pcs.ifsuldeminas.edu.br/.../profuncionario/grade_multimeios_didaticos.pdf
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_art.pdf.
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf.
Curso%20Técnico%20em%20Multimeios%20Didáticos.pdf.
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/ofic_cult.pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário