sexta-feira, 29 de abril de 2016

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Tecnologias Aplicadas à Educação

Aula-Tema 3 - Atividade de Autodesenvolvimento

NOME DO ALUNO(A): ELAINE CRISTINA MARIANO


Direito Autoral e Plágio
Ø    Direitos Autorais é a obra feita pelo autor em que só cabe a  ele  ter  o  direito  exclusivo   sobre  a  sua  obra.
Ø    Plágio é a utilização da obra de terceiros, completa ou parcial, como se fossem de sua autoria,  sem  dar  os  devidos  créditos  à pessoa legitimadora da obra.
Ø    O plágio vem acontecendo antes da utilização das TICs, nas cópias de livros, jornais..., mas com  a utilização das TICs este quadro vem se agravando mais, por se tornar uma prática facilitadora pela internet e  por  pessoas que não se importam com  as “Leis de Direitos Autorais”.
Ø    Exemplos de Plágios:
“O escritor francês Michel Houellebecq que o diga.  Em  2010,  foi  acusado  de  plágio pelo site Slate, que descobriu trechos inteiros de verbetes  da  Wikipédia francesa reproduzidos  no  romance  O Mapa  e  o Território (Record)”. 

“No jornalismo, o plágio também já fez  suas  vítimas:  nos  EUA, o  jornalista e escritor Fareed Zakaria foi  suspenso  pela  revista  Time  por  se  apropriar  de trechos de um artigo da New Yorker em 2012”.

“Um   dos   casos   mais  conhecidos   de  "roubo“  na   literatura  talvez seja  o   romance  Lolita,  de  Vladimir  Nabokov, publicado em 1955”. 

Criação
A síndrome do "copia e cola"
A dificuldade de identificar a autoria de textos e ideias em tempos de "Ctrl-c, Ctrl-v"
Por Edgard Murano

http://revistalingua.com.br/textos/93/a-sindrome-do-copia-e-cola-292190-1.asp

Estratégias de ensino-aprendizagem: o Direito Autoral e o Domínio Público
Depoimento do professor
 O que comprometeu o ensino-aprendizagem dos alunos é que o professor deveria ter explicado a maneira de se fazer uma pesquisa, citando a fonte, para assim poder saber onde foi feito a pesquisa e também  explicar a importância de fazer uma pesquisa citando o autor e a fonte, porque, ao fazer uma pesquisa não for citado a fonte e o autor resultará em plágio, e assim explicar para eles o que é plágio, as consequências de quem faz plágio. O que é direitos autorais, as leis que regem esses direitos e que é possível citar uma obra, sem ser plágio, desde que cite o nome do autor e sua referência. Falar que eles tem potencial e capacidade para fazer um ótimo trabalho sem precisar copiar de outras pessoas e que assim aprenderão a interpretar textos e ativa  a memória tornando-os pensadores, capazes de  desenvolver o  próprio  texto.

Formas possíveis para se evitar o plágio
Ler o texto e interpretá-lo , depois falar com a suas palavras;
Ter inúmeras fontes de informações, evitando assim cometer plágio;
Citar as fontes e as bibliografias;
Ao fazer uma citação, coloque aspas e o sobrenome do autor;
Utilizar o detector de plágio.

Referências bibliográficas
ATHENIENSE,  Alexandre.  Tecnologia   na  escola  e  direito  autoral em  sala   de  aula. Consultor Jurídico, 28 jun. 2013
BRANCO,  Sérgio.  Domínio   Público  no  direito   autoral  brasileiro:    uma  obra   em domínio público. Coleção Direito Rio – Livros. 2011.
OABRJ. Cartilha de Direito Autoral.
PORTAL DIA A DIA DA EDUCAÇÃO. Direitos autorais: perguntas frequentes.
ROMANCINI, Richard. A praga do plágio acadêmico. Revista Científica FAMEC/FAAC/FMI/FABRASP,  Ano 6, n. 6, 2007.
VÍDEO Orientação sobre o Plágio – Anhanguera Educacional: 

 Disponível em
Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9137>. Acesso em: 19 dez. 2014.
Disponível em: https://sites.google.com/site/richardromancini/pragaplagio>. Acesso em: 17 dez. 2014.
Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2013-jun-28/direito-papel-tecnologia escola-direitos-autorais-sala-aula>. Acesso em: 17 dez. 2014.
Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/contedo.php?conteudo=205>. Acesso em: 18 dez. 2014.
Disponível em: <http://www.oabrj.org.br/cartilhas>. Acesso em: 29 out. 2014.

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