domingo, 27 de abril de 2014

PROJETO - BRINCANDO COM A LITERAURA

Projeto

BRINCANDO COM LITERATURA

No ano de 2008, assumi as aulas da Oficina de Literatura Infantil do Centro de Educação Integral Paulo Freire. Não sabia bem como seriam as aulas, que perfil elas teriam. Mas de uma coisa eu tinha certeza, não queria que fossem aulas apenas de contação de história, queria levar para as crianças o conhecimento da literatura, os elementos técnicos literários. Imaginei que teria que ensinar os períodos literários, as estruturas textuais, os gêneros literários. Enfim comecei dar um perfil à Oficina de Literatura bem no estilo aula de literatura, com aulas somente expositivas para crianças de 4 a 11 anos. Mas logo no início desse mesmo ano letivo, 2008, um aluno do 5º ano, entre um bocejo e outro me disse: " Eu não gosto da sua aula professora, é chato ter que ficar aqui na sua sala". Nossa aquilo que o menino disse foi um balde de água gelada em mim, perguntei então ao menino, porque ele não gostava das minhas aulas e ele prontamente respondeu, dizendo que dava sono ficar me ouvindo e não poder fazer nada. Aquele dia demorou para acabar.
Já em casa refleti sobre tudo que havia acontecido e comecei pensar em uma maneira de melhorar as aulas. Para isso pensei primeiro sobre como é rotina das crianças na escola, levei em consideração que elas ficam durante 9 horas estudando. Em um período estudam conteúdos da Base Nacional Comum e no outro passam por várias Oficinas Curriculares, entre essas a minha de Literatura. Pensei então: o que criança mais gosta de fazer? Resposta óbvia: BRINCAR.
Resposta na mão, fui buscar informações de como eu poderia unir conhecimento a brincadeiras que ajudassem as crianças a se apropriarem do conhecimento literário e a gostar de ler.
Então comecei procurar histórias que eu pudesse relacionar a alguma brincadeira ou brinquedo. E desde então venho desenvolvendo essas aulas que posto aqui no blog como por exemplo:



História
A Pipa que tinha medo de voar
O menino que furou o céu
Atividade
Brincar de Pipa
História
O aviãozinho Ted
Atividade
Brincar de avião de papel
Poesia
Balõezinhos
Atividade
Brincar de Balão

Enfim, as aulas todas tem uma atividade lúdica, e vocês podem acompanhar aqui pelo blog. Mas nem sempre é uma brincadeira relacionada com a história, muitas vezes são brincadeiras livres na sala de aula com os brinquedos que temos lá. No início fiquei meio sem ter certeza se estava certo deixar as crianças brincar de qualquer coisa no momento da atividade, ainda mais sozinhas sem eu lá para dizer o que elas tinham que fazer, afinal como professora não queria que parecesse que estava deixando a sala "por conta" ou "matando tempo", para não me sentir assim, culpada, comecei a ler mais sobre o brincar na sala de aula.
Comecei por Paulo Freire que disse que quando a criança brinca "desenvolve também a capacidade de ordem, tanto pessoal quanto social e quando a ordem pessoal está presente há afirmação do eu durante a ação da criança. Por intermédio da brincadeira a criança socializa com as demais, pelo fato de executar uma tarefa coletiva, seguindo determinadas regras e tomando consciência da importância do outro em sua vida, ou seja, invertendo os papéis sociais" (FREIRE, 1989).
É o que penso, quando os pequenos brincam, criam suas regras e aprendem cumprí-las, representam o mundo que vivem e o que não vivem, e é exatamente por isso que aprendem. Brincando as crianças fazem relações que apenas salas de aulas "normais", com carteiras enfileiradas e o professor dizendo o tempo todo o que os alunos tem que fazer, não dariam conta de suprir o que o brincar proporciona.
E no caso das aulas de literatura infantil, os alunos conseguem se apropriar da leitura por meio da brincadeira porque eles realizam o que nós lemos brincando, e com isso se sentem próximo dos personagens, e das aventuras que encontram nos livros.
"Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
(sobre o autor da citação há uma dúvida, muitos endereços de sites na internet dão a autoria para a frase à Carlos Drummond de Andrade, como não encontrei ainda o livro de onde foi tirada a citação, não posso afirmar, se alguém souber de algo me avise)
Abraços a todos.


domingo, 20 de abril de 2014

PROJETO INTERDISCIPLINAR


PROJETO INTERDISCIPLINAR

Ø Introdução

Este trabalho tem como pretensão descrever um projeto de trabalho usando a interdisciplinaridade, onde serão envolvidos os alunos, professores, funcionários, enfim toda a comunidade escolar, fazendo com que haja uma interação entre ambos. Neste projeto iremos adquirir conhecimento, reflexão, trabalho em grupo, desenvolveremos nossa autocrítica e também nossa individualidade em resolver problemas, interligando as disciplinas entre si.



Ø Desenvolvimento

Tema: Meio Ambiente


Publico alvo: 3º Ano


Faixa Etária: crianças cursando o 3º ano do Ensino Fundamental


Duração: Durante o 1º semestre de 2013




Justificativa

Este projeto tem por finalidade conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância de se construir uma prática social em preservação do meio ambiente, pois para estarmos no mundo é preciso cuidarmos dele, não poluindo os mares, rios. Não jogando lixo nas ruas, fazendo reciclagem , criando meios e ações eficazes na preservação do meio ambiente.


"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". (Jostein Gaarder).


A natureza não aguentará a degradação do meio ambiente causada por nós… Portanto, a solução depende de cada um. Colabore com o planeta!


Objetivos Gerais:

Construir juntos uma consciência de preservação e cuidado com o meio ambiente, garantindo assim um planeta limpo, saudável e um futuro sustentável.




Objetivos Específicos:

· Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;

· Cuidar do ambiente escolar;
· Conscientizar a comunidade escolar a trabalhar em conjunto, para o bem comum;
· Valorizar o meio ambiente;
· Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar;
· Analisar e reconhecer o nosso entorno;
· Discutir e criar formas alternativas de ações para cuidar melhor do meio ambiente.
· Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
· Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
· Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente;
· Incorporar a rotina da coleta seletiva;
· Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivo;
· Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais;
· Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.


Conteúdo das disciplinas relacionadas no projeto:


§ Educação Artística

Peça teatral: O Mundo de Zó, encontrado: www.projetospedagogicosdinamicos.com/teatromagico.htm, onde foram trabalhados nas aulas de Português e Educação Artística.


A parcela de cada um pode garantir a qualidade de vida para todos os seres vivos, desta e das futuras gerações. Plásticos, garrafas pets, latinhas de refrigerantes, tampinhas, papeis jornais e revistas velhas, entre tantas outras coisas podem sofrer transformações nas mãos de pessoas criativas!

Os alunos irão fazer a coleta de garrafas pet e irão confeccionar vários objetos;
Fazer cartazes e desenhos sobre o meio ambiente.


§ Ciências

Estudar o tratamento do lixo no Brasil e compreender o problema causado no mau uso do lixo;

Confeccionar sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado;
Produzir maquetes mostrando locais poluídos e locais preservados;
Identificar as classes dos animais;
Separar os materiais recicláveis.


§ Matemática

Estudar e entender como são feitas as contas de água e de luz e como economizar e reduzir mudando a rotina de sua casa;

Operações e problemas relacionados ao meio ambiente.


§ Língua Portuguesa

Estudar a literatura indígena, mostrando a diversidade das diferentes nações brasileiras;

Leitura e interpretação de charge sobre o meio ambiente;
Coletar informações e imagens sobre o meio ambiente;
Produção e interpretação de textos, jogral, atividades silábicas sobre o meio ambiente.


Educação Física

Pesquisar e confeccionar brinquedos com materiais recicláveis. Projetos que mostrem que o ato de reciclar não é difícil ou complicado, e que ele começa já em casa, na separação de lixo orgânico de não orgânico, e também na maneira como o lixo é tratado. Na reutilização de tudo que é possível se reutilizar.


§ História

Estudar, pesquisar e produzir cartazes sobre a História e Cultura dos Índios Brasileiros;

Trabalhar as características e o tempo de vida dos animais e plantas;
Pesquisar os nomes das florestas brasileiras.


§ Geografia

Estudar, pesquisar e produzir cartazes sobre a localização das diferentes nações indígenas;

Estudar maneiras de combater e identificar o lixo na natureza.


Desenvolvimento

De inicio, será feito um levantamento do assunto, em bibliotecas, jornais, internet, revistas, laboratório de informática da escola. A partir daí poderemos elaborar etapas para serem colocadas em prática pela comunidade escolar.


Ações:

Serão confeccionados cartazes ilustrativos e informativos a partir da pesquisa e registros elaborados pelos alunos para exposição na escola;

Cada turma produzirá um slide e também um vídeo em relação ao tema em estudo;

Irão fazer uma dramatização sobre o filme: O mundo de Zó, que passa uma mensagem ecológica; Farão reciclagem de papel, mutirão da limpeza na escola; Caminhada ecológica no quarteirão da escola;
Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental;
Montagem de maquetes.


Recursos:

Humanos: Professores, alunos, funcionários – comunidade escolar

Materiais: Computador, Data Show, Biblioteca, jornais, revistas, cartolina, aparelho de som/CD, brinquedos, isopor, óleo de cozinha, garrafas Pet...


Avaliação

Será feita de acordo com os resultados obtidos, levando em consideração o desempenho de cada um e as mudanças que ocorrerem depois deste projeto posto em prática.


Considerações finais

Através deste projeto percebemos a importância de se trabalhar em grupo, pois aprendemos a nos comunicar e a expor nossas ideias e ouvi-las umas das outros, compartilhando assim o conhecimento e a interação entre si.

Houve algumas dificuldades tanto na elaboração como na comunicação, mas nada que atrapalhasse o andamento do trabalho.
Aprendemos também como se construir um projeto, que é uma ferramenta muito eficaz na construção da interação entre a pessoa e o meio em que vive, construindo nela o saber, a autonomia, o senso critico e a responsabilidade.
Também descobrimos o quanto é importante a preservação do meio ambiente e que precisamos ensinar as crianças desde pequenas a preserva-la, pois o cuidado do meio ambiente garante um futuro sadio e duradoura para as nossas crianças.


Ø Referências Bibliográficas 

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança em educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GUIMARÃES, MAURO. Educação Ambiental: No Consenso ou embate? Campinas, SP: Papirus, 2000. VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio, 5. Ed. Porto Alegre: Artemed, 1998. OLIVEIRA, Elísio Márcio. Educação Ambiental: Uma possível abordagem. 2 Ed Brasília: IBAMA, 2000.



Autora: Elaine Cristina Mariano

IMAGENS