PROJETO INTERDISCIPLINAR
Ø Introdução
Este trabalho tem como pretensão descrever um projeto de trabalho usando a interdisciplinaridade, onde serão envolvidos os alunos, professores, funcionários, enfim toda a comunidade escolar, fazendo com que haja uma interação entre ambos. Neste projeto iremos adquirir conhecimento, reflexão, trabalho em grupo, desenvolveremos nossa autocrítica e também nossa individualidade em resolver problemas, interligando as disciplinas entre si.
Ø Desenvolvimento
Tema: Meio Ambiente
Publico alvo: 3º Ano
Faixa Etária: crianças cursando o 3º ano do Ensino Fundamental
Duração: Durante o 1º semestre de 2013
Justificativa
Este projeto tem por finalidade conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância de se construir uma prática social em preservação do meio ambiente, pois para estarmos no mundo é preciso cuidarmos dele, não poluindo os mares, rios. Não jogando lixo nas ruas, fazendo reciclagem , criando meios e ações eficazes na preservação do meio ambiente.
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". (Jostein Gaarder).
A natureza não aguentará a degradação do meio ambiente causada por nós… Portanto, a solução depende de cada um. Colabore com o planeta!
Objetivos Gerais:
Construir juntos uma consciência de preservação e cuidado com o meio ambiente, garantindo assim um planeta limpo, saudável e um futuro sustentável.
Objetivos Específicos:
· Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
· Cuidar do ambiente escolar;
· Conscientizar a comunidade escolar a trabalhar em conjunto, para o bem comum;
· Valorizar o meio ambiente;
· Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar;
· Analisar e reconhecer o nosso entorno;
· Discutir e criar formas alternativas de ações para cuidar melhor do meio ambiente.
· Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
· Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
· Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente;
· Incorporar a rotina da coleta seletiva;
· Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivo;
· Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais;
· Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.
Conteúdo das disciplinas relacionadas no projeto:
§ Educação Artística
Peça teatral: O Mundo de Zó, encontrado: www.projetospedagogicosdinamicos.com/teatromagico.htm, onde foram trabalhados nas aulas de Português e Educação Artística.
A parcela de cada um pode garantir a qualidade de vida para todos os seres vivos, desta e das futuras gerações. Plásticos, garrafas pets, latinhas de refrigerantes, tampinhas, papeis jornais e revistas velhas, entre tantas outras coisas podem sofrer transformações nas mãos de pessoas criativas!
Os alunos irão fazer a coleta de garrafas pet e irão confeccionar vários objetos;
Fazer cartazes e desenhos sobre o meio ambiente.
§ Ciências
Estudar o tratamento do lixo no Brasil e compreender o problema causado no mau uso do lixo;
Confeccionar sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado;
Produzir maquetes mostrando locais poluídos e locais preservados;
Identificar as classes dos animais;
Separar os materiais recicláveis.
§ Matemática
Estudar e entender como são feitas as contas de água e de luz e como economizar e reduzir mudando a rotina de sua casa;
Operações e problemas relacionados ao meio ambiente.
§ Língua Portuguesa
Estudar a literatura indígena, mostrando a diversidade das diferentes nações brasileiras;
Leitura e interpretação de charge sobre o meio ambiente;
Coletar informações e imagens sobre o meio ambiente;
Produção e interpretação de textos, jogral, atividades silábicas sobre o meio ambiente.
Educação Física
Pesquisar e confeccionar brinquedos com materiais recicláveis. Projetos que mostrem que o ato de reciclar não é difícil ou complicado, e que ele começa já em casa, na separação de lixo orgânico de não orgânico, e também na maneira como o lixo é tratado. Na reutilização de tudo que é possível se reutilizar.
§ História
Estudar, pesquisar e produzir cartazes sobre a História e Cultura dos Índios Brasileiros;
Trabalhar as características e o tempo de vida dos animais e plantas;
Pesquisar os nomes das florestas brasileiras.
§ Geografia
Estudar, pesquisar e produzir cartazes sobre a localização das diferentes nações indígenas;
Estudar maneiras de combater e identificar o lixo na natureza.
Desenvolvimento
De inicio, será feito um levantamento do assunto, em bibliotecas, jornais, internet, revistas, laboratório de informática da escola. A partir daí poderemos elaborar etapas para serem colocadas em prática pela comunidade escolar.
Ações:
Serão confeccionados cartazes ilustrativos e informativos a partir da pesquisa e registros elaborados pelos alunos para exposição na escola;
Cada turma produzirá um slide e também um vídeo em relação ao tema em estudo;
Irão fazer uma dramatização sobre o filme: O mundo de Zó, que passa uma mensagem ecológica;
Farão reciclagem de papel, mutirão da limpeza na escola;
Caminhada ecológica no quarteirão da escola;
Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental;
Montagem de maquetes.
Recursos:
Humanos: Professores, alunos, funcionários – comunidade escolar
Materiais: Computador, Data Show, Biblioteca, jornais, revistas, cartolina, aparelho de som/CD, brinquedos, isopor, óleo de cozinha, garrafas Pet...
Avaliação
Será feita de acordo com os resultados obtidos, levando em consideração o desempenho de cada um e as mudanças que ocorrerem depois deste projeto posto em prática.
Considerações finais
Através deste projeto percebemos a importância de se trabalhar em grupo, pois aprendemos a nos comunicar e a expor nossas ideias e ouvi-las umas das outros, compartilhando assim o conhecimento e a interação entre si.
Houve algumas dificuldades tanto na elaboração como na comunicação, mas nada que atrapalhasse o andamento do trabalho.
Aprendemos também como se construir um projeto, que é uma ferramenta muito eficaz na construção da interação entre a pessoa e o meio em que vive, construindo nela o saber, a autonomia, o senso critico e a responsabilidade.
Também descobrimos o quanto é importante a preservação do meio ambiente e que precisamos ensinar as crianças desde pequenas a preserva-la, pois o cuidado do meio ambiente garante um futuro sadio e duradoura para as nossas crianças.
Ø Referências Bibliográficas
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança em educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GUIMARÃES, MAURO. Educação Ambiental: No Consenso ou embate? Campinas, SP: Papirus, 2000.
VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio, 5. Ed. Porto Alegre: Artemed, 1998.
OLIVEIRA, Elísio Márcio. Educação Ambiental: Uma possível abordagem. 2 Ed Brasília: IBAMA, 2000.
Autora: Elaine Cristina Mariano
Nenhum comentário:
Postar um comentário