sexta-feira, 17 de julho de 2015

COMO ELABORAR UM PROJETO

COMO ELABORAR UM PROJETO

1. Como fazer um projeto? 
Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções. 
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação.
2. Como fazer um projeto? 
Tema do Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas; Soluções.
3. Como fazer um projeto?
Trabalhar em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e discussões.
4. Projeto: Nome/Título 
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
5. Como fazer um projeto? Acompanhamento do Projeto 
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
6. Uso de mídias e tecnologia 
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
7. Outras atividades paralelas: 
• Show de talentos 
• Exposição de desenhos 
•Exposição de fotos 
•Desfile de modas 
•Painel de poesia 
•Jogral 
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.) 
•Teatro.

DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
Verbos adequados à formulação de objetivos
IDENTIFICAÇÃO
DESCRIÇÃO
COMPARAÇÃO

Identificar
Descrever
Comparar
Reconhecer
Caracterizar
Diferenciar
Denominar
Expor
Contrastar
Apontar
Narrar
Relacionar
Indicar
Traçar
Confrontar
Designar
Contar
Igualar
Intitular
Listar
Discernir
Mostrar
Relatar
Separar
Rotular
Imitar
Nivelar
Assinalar
Apresentar
Discriminar
Mencionar
Enumerar
Ligar
Evocar
Excluir/incluir
Determinar
Traçar paralelo
Refletir/citar


CLASSIFICAÇÃO

 CONCLUSÃO

  APLICAÇÃO
Classificar
Concluir
Aplicar
Escolher
Deduzir
Empregar
Ordenar
Decidir
Utilizar
Numerar
Justificar
Construir
Separar
Resumir
Praticar
Selecionar
Criticar/julgar
Efetuar
Distinguir
Analisar
Executar
Agrupar/reagrupar
Apreciar
Efetivar
Categorizar
Examinar
Criar
Colecionar
Conceituar
Elaborar
Dividir
Definir
Confeccionar
Subdividir
Generalizar
Explicar
Qualificar
Inventar

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA PEDAGOGIA SOCIAL - RESUMO





FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS



CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
PROFESSORA: ADRIANA DIAS RODRIGUES RIBEIRO
ALUNA: ELAINE CRISTINA MARIANO         
SÉRIE: 6º PERÍODO                   TURMA: B




ANÁPOLIS-GO
MARÇO/2015



Educação Não-Formal na Pedagogia Social

O presente trabalho fala sobre a Educação Não-Formas no âmbito da Pedagogia Social e para isto faz a distinção entre Educação Não-Formas, Formal e Informal, onde destaca que a Educação Não-Formal é um processo com várias dimensões:
  • Aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos;
  • Capacitação dos indivíduos para o trabalho;
  • Aprendizagem e exercícios de práticas;
  • Aprendizagem de conteúdos;
  • Educação desenvolvida na mídia e pela mídia;
A Educação Formal é aquela desenvolvida nas escolas, onde quem educa são os professores. São instituições regulamentadas por lei, certificadoras, organizadas segundo Diretrizes Nacionais.
Pressupõe ambientes normatizados, com regras e padrões comportamentais definidos previamente.
Destaca-se o ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por lei, destacando-se o de formar indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, a criatividade, percepção, motricidade, etc.
Requer tempo, local específico, pessoas especializado, organização de vários tipos, sistematização das atividades, disciplinamento, regulamentos e leis. Tem caráter  metódico, divide-se por idade/classe de conhecimento.
Espera-se, além da aprendizagem efetiva, há a certificação e titulação que capacitam os indivíduos a seguir para graus mais elevados.
Os métodos são planificados previamente, segundo conteúdos prescritos nas leis.
O ensino/aprendizagem são compostos por um leque grande de modalidades, temas e problemas.
A Educação Informal é aquela em que os indivíduos aprendem socializando. Os agentes educadores são toda a família, os amigos, vizinhos, colegas de escola, igreja, meios de comunicação de massa, etc.
Tem seus aspectos educativos demarcados por referências de nacionalidade, localidade, sexo, religião, etnia. Opera em ambiente espontâneo, onde as relações se desenvolvem segundo gostos, preferências ou pertencimentos herdados.
Socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no mundo da linguagem.
Não é organizada, os conhecimentos não são sistematizados, são repassados a partir das práticas e experiências anteriores, o passado oriente o presente.. Atua no campo das emoções e sentimentos.
Os resultados não são esperados, eles acontecem a partir do desenvolvimento do senso comum nos indivíduos, que orienta suas formas de pensar e agir.
O método é a vivência e a reprodução de conhecimento, da experiência segundo os modos e as formas como foram apreendidos e codificados.
A Educação Não-Formal ocorre em ambientes e situações interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, optativas ou por certas circunstâncias de vivência histórica de cada um, é aquela que aprende no processo de compartilhamento de experiência em espaços e ações coletivas do cotidiano, onde a educação se dá nas trajetórias de vida dos grupos e indivíduos fora das escolas, onde há processos interativos intencionais, por isso situa-se no campo da Pedagogia Social-Aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagem e saberes coletivo.
Capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Abre janelas de conhecimento. Se constrói no processo interativo, onde um  modo de educar surge do processo dos interesses e das necessidades que dele participa.
Sua meta é a transmissão de informação e formação política e sócio cultural. Preparar os cidadãos, educar o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo, etc.
Não é organizada por séries/idades/conteúdos. Atua sobre aspectos subjetivos do grupo, trabalha e forma a cultura política, desenvolve laços de pertencimento. Ajuda na construção da identidade coletiva e no desenvolvimento da autoestima do grupo, na solidariedade e interesses comuns e na construção da cidadania coletiva e pública do grupo.

Desenvolve a:
§Consciência e organização de como agir em grupos coletivos;
§  Construção e reconstrução de concepções de(sobre) o mundo;
§  Contribui para um sentimento de identidade com uma dada comunidade;
§  Forma o indivíduo para a vida e suas adversidades;
§  Resgata o sentimento de valorização de si próprio, ou seja dá condições aos indivíduos para desenvolverem sentimentos de autovalorização, de rejeição dos preconceitos, o desejo de lutarem para serem reconhecidos como iguais, dentro de suas diferenças raciais, étnicos, religiosos, culturais.
§  Adquirem conhecimento de sua própria prática, aprendem a ler e interpretar o mundo que os cerca.

Na Educação Não-Formal falta:
ü  Formação específica a educadores a partir da definição de seu papel e atividades a realizar;
ü  Definição de funções e objetivos de Educação Não-Formas;
ü  Sistematização dos métodos utilizados no trabalho cotidiano;
üConstrução de métodos de avaliação, análise e acompanhamento de trabalho realizado e indicadores para estudo e análise em campos não sistematizados e acompanhamento do trabalho de egressos que participaram de programas de Educação Não-Formal;
üMapeamento das formas de Educação Não-Formal na autoaprendizagem dos cidadãos(principalmente na área musical).

O processo de aprendizagem parte da cultura dos indivíduos e dos grupos.
O método nasce a partir de problematização da vida cotidiana, os conteúdos nascem a partir de temas como necessidades, carências, desafios, obstáculos, ou ações a serem realizadas. Não são dados a priori, são construídos no processo.
O método passa pela sistematização dos modos de agir e de pensar o mundo que circunda as pessoas. Penetra-se no campo do simbolismo, das orientações e representações que conferem sentido e significado às ações humanas. Não se subordina às estruturas  burocráticas. É dinâmica, visa a formação integral dos indivíduos(caráter humanista).
O papel dos agentes mediadores no processo(educadores, assessores, facilitadores, monitores, referências, apoios), Indivíduos que trabalham com grupos organizado ou não, são fundamentais no ato de aprendizagem, pois carregam visões de mundo, projetos societários, ideologias, propostas, conhecimentos acumulados, etc.
Inúmeras inovações no campo democrático acontecem devido a sociedade civil, que alteram e constroem novas formas políticas de agir, como os fóruns, as assembleias populares. Em todos a Educação Não-Formal está presente como processo de aprendizagem de saberes.
Ao analisarmos a participação da comunidade educativa em uma escola, observa-se o poder no interior da escola, onde continua nas mãos da gestora, que o monopoliza.
A comunidade externa e os pais não dispõem de tempo, e nem avaliam a relevância de participarem das reuniões e também não entendem as questões do cotidiano das reuniões, onde participam os que já tem experiência participativa anterior. Essa participação prepara os indivíduos para atuarem como representantes da sociedade civil organizada.
Muitos funcionários das escolas são membros dos conselhos e dos colegiados escolares de modo passivo, onde participam para compor, dar número, contribuindo assim para não construir e mudar nada.
Embora os colegiados sejam um espaço  legítimo e de direito, uma conquista para o exercício da cidadania, previsto por lei, os projetos políticos não tem como lastro das suas ações os princípios de igualdade e da universalidade. Não constroem um conjunto de valores que venham a ser refletidos em suas práticas, onde temos uma inclusão excludente.    
Representam os interesses públicos, mas que na realidade defendem os interesses de grupos com a intenção de exercer o controle, com uma falsa participação e responsabiliza a comunidade nas ações em que o estado se omite.
Conclui-se que a Educação Não-Formal no campo da Pedagogia Social trabalha com coletivo e se preocupa com os processos de construção de aprendizagem e saberes coletivos.
Propomos a articulação dos processos de participação da sociedade civil com as escolas e a articulação da Educação Formal com a Educação Não-Formal para trazer mudanças significativas na educação e na sociedade como um todo. Com isso, a Pedagogia Social se legitimará como área fundamental no campo da produção de conhecimento.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO - ASPECTOS PEDAGÓGICOS




FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS


FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
ASPECTOS PEDAGÓGICOS


CURSO: PEDAGOGIA
SÉRIE: 6º E 7º PERÍODO B  NOTURNO
PROFESSORA: ELISA MARIA GOMIDE


ALUNAS:
ELAINE CRISTINA MARIANO          
JAQUELINE SOUZA BORGES             
 LÉIA DE JESUS S. DUTRA                      
SIRLENE MENDES R. LIMA                   
ZÉLIA APARECIDA S. OLIVEIRA                



ANÁPOLIS-GO

2015




ASPECTOS PEDAGÓGICOS

TRABALHOS COM ALUNOS
METAS
AÇÕES
RESPONSÁVEIS




Combater a Indisciplina no Recreio
Convidar o administrativo para organizar grupos de brincadeiras;

Convidar a patrulha da escola para ministrar palestra sobre violência;

Oferecer cursos para o administrativo resolver situações de conflitos.




Gestor

                Coordenador






Promover o Desenvolvimento de Alunos Leitores
Convidar contadores de histórias a fim de chamar a atenção das crianças para o desenvolvimento do hábito de leituras;

Fazer o cantinho da leitura dentro da sala de aula, com livros diversificados;

Trabalhar biblioteca móvel com um carrinho de supermercado. Convidar toda a escola a doarem livros, revistas e jornais de maneira que cada semana esteja em sala;





                Coordenador

                 Professores












Diminuição da Evasão Escolar
Avaliar e controlar a qualidade do ensino aprendizagem;

Formar cidadãos críticos e conscientes;

Conscientização sobre a importância do estudo para o crescimento interior e autorealização.



Coordenador

                Professores

TRABALHOS COM PROFESSORES




Motivar os Professores


Promover palestras motivacionais,

Elogiá-los     sempre     que
possível, recebendo-os calorosamente;

Promover um ambiente de solidariedade de união e preocupação com o próximo;




                    Gestor

               Coordenador




Capacitação do Educador
 Preparar o educador para receber crianças especiais;

Apresentar novas técnicas e métodos a serem trabalhados em sala de aula.

Trabalhar com a lousa digital oferecendo cursos para a sua utilização.




                      Gestor

                 Coordenador





Promover Atividades Entre Professores
Realizar palestras sobre ética;

Realização conjunta para atender as necessidades enfrentadas pelo professor;

Promover uma vez ao mês um momento de confraternização dos docentes fora do âmbito escolar.



              Coordenador

                   Gestor

ASPECTOS ADMINISTRATIVOS

TRABALHOS COM A SECRETARIA




Investir na Gestão de Informatização
Utilização de equipamento tecnológico sofisticado, a fim de agilizar documentos e o funcionamento da escola;

Contratar equipe de manutenção periódica;

 Contratar pessoal para capacitar os funcionários da secretaria no manuseio dos equipamentos.


                   


                   Gestor
















Investir na Qualificação Profissional
Preparação para saber como receber pais de alunos;

Capacitar com palestras, dinâmicas de grupo e troca de experiências.

Elaborar planos e metas a serem cumpridas pelo profissional da secretaria;






                    Gestor

               Coordenador

                                 TRABALHOS OPERACIONAIS





Investir na Qualidade da Merenda



 Fazer cumprir o cardápio da nutricionista;

Apresentar através de palestra os perigos de alimentos contaminados;

Buscar mais investimentos do governo para proporcionar alimentos mais saudáveis para as instituições.





                     Gestor

                Coordenador









Melhorar a Limpeza do Ambiente Escolar




Realizar projetos com as crianças, incentivando-as a manter o ambiente escolar limpo;

Trabalhar na escola reciclagem;

 Valorizar o trabalho dos funcionários da limpeza com premiações mensais.




Coordenador

                 Professores

                    Gestor


                           

TRABALHOS COM A COMUNIDADE


Conscientização da Participação dos Pais e Comunidade
Promover oficinas e reuniões periodicamente;

Estimular os pais a participarem da vida escolar de seus filhos;


Trabalhar projetos com a comunidade.






Gestor



Participação dos Pais/Comunidades na Gestão Escolar
Elaborar junto com os pais/comunidade o PPP;

Receber sugestões dos pais/comunidade;

Desenvolver atividades envolvendo alunos/pais/ comunidade uma vez ao mês.




                     Gestor

                Coordenador

ASPECTOS FINANCEIROS/APM




Comprar Jogos Pedagógicos
Promover uma campanha para arrecadar fundos;

Realizar um bingo junto com a comunidade;

 Fazer planejamento do orçamento disponível, a fim de obter materiais diferenciados para os alunos.





                     Gestor

                Coordenador





Montar uma Brinquedoteca

Realizar uma campanha com as crianças para arrecadar brinquedos;

Buscar parcerias com empresas de brinquedos;

Convidar uma artesã que fabrica brinquedos com materiais recicláveis para ensinar os alunos.




Coordenador

                     Gestor








Investir Mais em Tecnologias.
 Disponibilizar para as salas de aula recursos tecnológicos;

 Oferecer cursos de capacitação para os professores para a utilização dos meios tecnológicos em sala de aula;

Criação e produção de materiais digitais em forma
de animações, ilustrações, fotografias, digitalização e reprodução de mídias.






Gestor

                Coordenador

IMAGENS