domingo, 28 de abril de 2019

NOVA ESCOLA 74

Hoje acho que não consigo fazer piada
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qua, 17/04/2019 19:35

Nova Escola 
Olá!
Hoje, por motivos que vão desde encomenda de ovos de Páscoa até o disco novo da Beyoncé, a redação está muito animada. Mas nossa conversa vai ser sobre assuntos sérios.
No ano passado, fizemos uma pesquisa sobre a saúde dos educadores. Recebemos muitas, muitas respostas. E dados alarmantes. Muitos professores nos pedindo ajuda para lidar com temas sérios, como depressão, ansiedade e outras questões de saúde mental. O tema não saiu das 50 cabeças pensantes que habitam a Associação Nova Escola, e estamos desde então tentando entender como podemos ajudar os professores brasileiros a lidar com esses problemas da melhor maneira.
A estreia dos textos semanais sobre saúde e bem-estar da Ana Carolina D’Agostini é uma dessas iniciativas. Desta vez, Ana Carolina responde a dúvidas/desabafos de professores. Achamos que pode haver muita gente que vai se identificar com essas questões. Veja quais são.
Também reunimos aqui nesta página todos os conteúdos sobre saúde do educador que já foram feitos.
Para os gestores, trago duas sugestões: esta reportagem fala sobre o medo que alguns professores relatam sentir depois do que aconteceu na escola Raul Brasil, em Suzano. Veja como diretores e coordenadores podem ajudar os professores a lidar com a tensão, a frustração e o medo. E como o foco da escola é e deve ser sempre o aluno, vejanesta reportagem como as escolas podem formar professores para combater o bullying através do diálogo.
Anote na agenda: no dia 30 de abril, às 18h, a Ana Carolina vai conversar com o psiquiatra Gustavo Estanislau em uma transmissão nanossa página do Facebook. Eles vão falar sobre os problemas mais frequentes em saúde emocional e responder perguntas, que vocês podem mandar na hora ou para o nosso e-mail novaescola@novaescola.org.br
Um abraço,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 73

Ser criativo dá muito trabalho
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Ter, 16/04/2019 20:47

Nova Escola 
Olá!
Eu gostaria de escrever no título da news de hoje “Como fiquei na frente do computador por mais de 10 minutos sem conseguir pensar em um bom título”, mas era muito comprido. Ser criativo dá trabalho. É necessário não deixar a rotina das tarefas engolir a sua capacidade de pensar em novidades e soluções.
Trazendo para a Educação, como podemos criar escolas e estudantes mais criativos? Para o professor britânico Ken Robinson, as avaliações padronizadas não colaboram para que os alunos desenvolvam sua criatividade – nem mesmo colaboram para melhorar a aprendizagem. Veja aqui a entrevista completa e em quais iniciativas deveríamos estar investindo nossos recursos, de acordo com a opinião dele.
Tecnologia
Nesta semana, nossa colaboradora Débora Garofalo escreve sobre asbarreiras da tecnologia em sala de aula. A tese da Débora é que estamos vivendo a Educação 4.0, embora haja escolas que ainda se baseiam na Educação 1.0, aquela do giz e da lousa. Como romper essa cultura? Neste texto, Débora indica 7 ações para romper essas barreiras e deixar a tecnologia fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
Mas sei que a realidade das escolas brasileiras muitas vezes não consegue dar conta nem mesmo de ter um computador por aluno da turma. Por isso, recomendo este outro texto da Débora, que indica propostas de atividades que podem driblar a escassez dos recursos tecnológicos.
Por fim, lembram que de vez em quando eu indico entrevistas com secretários de Educação aqui na newsletter? Recebemos alguns comentários no serviço de atendimento de leitores perguntando por que os secretários de Educação de determinados estados ainda não foram entrevistados. Venho acalmá-los: as entrevistas estão sendo publicadas gradativamente. Fiquem de olho nesta página (e nas newsletters de segunda a sexta) para saber você vai conhecer os planos, projetos e prioridades do secretário do seu estado.
Um abraço,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 72

Parabéns pelo jogo de cintura diante da curiosidade dos seus alunos
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Seg, 15/04/2019 19:26

Nova Escola 
Olá!
Qual foi a pergunta mais inusitada que um aluno já fez na escola?
Hoje publicamos esta reportagem que explica, do ponto de vista do desenvolvimento humano, por que as crianças fazem tantas perguntas. Essa mania que descabela muitos responsáveis e professores acontece porque as crianças passam a entender, a partir dos 2 anos, que elas têm uma poderosa ferramenta para ajudá-las a dar sentido ao tanto de coisa que é difícil para uma cabeça de 2 anos processar: a linguagem. Verbalizando, ela joga o problema para o outro - o adulto - explicar. Veja aqui a reportagem completa.
Lembrei-me rapidamente de reportagens de arquivo na Nova Escola em que mostramos como lidar com a curiosidade das crianças. Na minha pesquisa, encontrei uma sobre educação sexual de 2006 que, sinceramente, fiquei constrangida em reproduzir o primeiro parágrafo para as pessoas da redação. Não sei como eu lidaria se uma criança de 8 anos me perguntasse algo do tipo. Por isso, o título da news de hoje reconhece a coragem dos professores ao se depararem com essas perguntas inusitadas.
E quando te perguntam “Professora, de onde vêm os bebês?”, o que você responde? Esta reportagem da revista (disponível em sua versão digital) mostra como responder a essa pergunta de maneira honesta, natural e objetiva em diferentes etapas de ensino (inclusive na Educação Infantil).
Mudando de alhos para bugalhos
Aproveitando que o dia do trabalho está chegando, selecionamos alguns planos de aula para você abordar o tema com seus alunos nas aulas de Geografia.
As turmas do 1º ano podem conversar sobre as profissões e seus locais de trabalho com este plano. No 4º ano, a diferença entre o trabalho no campo e na cidade é o tema desta aula. Já para turmas do 9º ano, este plano sugere abordar a automação como futuro do trabalho.
E para não dizer que não falei do MEC…
Notícia fresquinha: o novo diretor do Inep foi nomeado. Será Elmer Coelho Vicenzi, delegado da Polícia Federal e ex-diretor do Denatran. Pois é. Saiba mais aqui.
Um abraço,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

IMAGENS