terça-feira, 21 de março de 2017

ABA INGLÊS 98

Friday Message
17/3/2017

How to Make Requests
Hello!!

I hope you are well and enjoying your Friday!
Seu progresso:
Beginners
Continue estudando
Today we are going to look at how to make formal requests in English. Hoje vamos estudar como fazer pedidos formais em inglês.

Most commonly we use “could” and “may” to make formal requests.

Have a look at a dialogue between Frank (F) and John (J) to see how to use them correctly:

F: Good morning, John. May I open the window in here? It’s very hot. 
Bom dia John, me permite abrir a janela? Está muito calor. 

J: Sure, Frank! As you are standing up, could you also turn on the fan to cool down the room? 
Com certeza, Frank! Como você já está em pé, poderia também ligar o ventilador para refrescar a sala? 

F: OK, no problem! 
Ok, não há problema!

J: Could you and Mike go to the bank for me later? I urgently need to convert 500 pounds into US dollars and have no free time today. 
Poderiam você e o Mike ir para o banco por mim mais logo? Preciso urgentemente trocar 500 livras por dólares e não tenho tempo hoje. 

F: OK. May we go to a few banks to get the best rate? 
Tudo bem! Podemos ir a diferentes bancos para conseguir a melhor taxa? 

J: Of course you may! 
Com certeza! 

As you can see, we use “may” and “could” to ask for permission.
Questions with “may” or “could” are more formal than questions with “can”. 
As perguntas com “may” ou “could” são mais formais do que as preguntas com “can”.

*An important rule to remember is that we only use “may” in questions with the first person forms “I” and “we”. We can use “could” with all persons
*Importante: somente podemos usar “may” em perguntas com a primeira pessoa (I e We). Com as outras pessoas usamos “could”. 

We use “can”, “could” and “may” to ask for permission. However, we use “can” and “may”, but not “could”, to give permission. For example: 
Podemos usar “can”, “could” e “may” para pedir permissão. Contudo, para dar autorização usamos “can” e “may”, mas não “could”. Por exemplo: 

- May I use your car tomorrow? 
Posso usar teu carro amanhã? 

- Yes, you may. 
Pode sim! 

- Can I go out tonight? 
Posso sair esta noite? 

- Yes, you can, but be home by ten. 
Sim, pode, mas deve estar em casa às dez. 

- Could I borrow your car this afternoon? 
Posso usar teu carro esta tarde? 

- Sorry, you can't, it's at the mechanic's. 
Desculpa, mas meu carro está agora no mecânico. 

I hope this has been useful for you! For more information on this topic, please check out unit 52 of the ABA online course.

Have a great weekend!

Bye for now!
Priscilla
Priscilla

Your ABA Teacher
Curtiu esta aula?
Compartilhe-a com seus amigos!
FacebookFacebook
TwitterTwitter

Baixe o nosso app
Escute, fale e interprete em inglês onde você quiser, sempre que quiser.
App Store
Play Store

Mais recursos
Confira mais lições de inglês no nosso blog:
Blog

LINKS 112

https://canaldoensino.com.br/blog/11-cursos-online-gratis-pelo-instituto-de-artes-da-california

https://canaldoensino.com.br/blog/6-aplicativos-para-estudar-ingles-no-celular

https://canaldoensino.com.br/blog/fia-business-school-oferece-seis-cursos-gratuitos

https://canaldoensino.com.br/blog/5-sites-para-criar-livros-digitais-gratuitos

https://canaldoensino.com.br/blog/universidade-de-la-rioja-oferece-bolsas-para-curso-de-espanhol-gratis

https://canaldoensino.com.br/blog/dicas-para-gabaritar-ingles-em-concursos

https://canaldoensino.com.br/blog/sebreae-oferece-8-cursos-online-gratis-para-empreendedores

https://canaldoensino.com.br/blog/10-planos-de-aula-para-educacao-infantil

https://canaldoensino.com.br/blog/5-musicas-para-estudar-preposicoes-e-crase

https://canaldoensino.com.br/blog/evite-esses-erros-de-estudos-para-concursos-publicos

https://canaldoensino.com.br/blog/mec-e-capes-oferecem-curso-gratis-de-ingles-para-universitarios-e-pos-graduandos

https://canaldoensino.com.br/blog/escola-italiana-oferece-curso-gratuito-para-descendentes

https://canaldoensino.com.br/blog/por-que-as-empresas-perdem-seus-melhores-profissionais

https://canaldoensino.com.br/blog/qual-o-segredo-de-escrever-bem

https://canaldoensino.com.br/blog/concurso-do-ibge-2017-para-82-mil-vagas-e-aprovado

https://canaldoensino.com.br/blog/50-livros-de-filosofos-em-pdf-para-download-gratis

https://canaldoensino.com.br/blog/confira-6-plataformas-online-com-livros-gratis

https://canaldoensino.com.br/blog/10-dicas-infaliveis-para-passar-no-vestibular

https://canaldoensino.com.br/blog/universidade-americana-oferece-curso-gratuito-sobre-jornalismo-investigativo

https://canaldoensino.com.br/blog/concurso-da-pm-mg-2017-abre-inscricoes-para-416-vagas-de-soldado

https://canaldoensino.com.br/blog/13-sites-vao-te-deixar-mais-inteligente

https://canaldoensino.com.br/blog/plataforma-oferece-aulas-gratuitas-e-exercicios-de-frances

https://canaldoensino.com.br/blog/como-ganhar-uma-renda-extra-na-crise

https://canaldoensino.com.br/blog/como-usar-a-internet-para-estimular-a-leitura-em-criancas

https://canaldoensino.com.br/blog/concurso-tj-sp-2017-aprovado-projeto-que-cria-2-419-vagas-de-escrevente-tecnico

https://canaldoensino.com.br/blog/oab-oferece-3-cursos-on-line-gratuitos

https://canaldoensino.com.br/blog/mec-disponibiliza-2-livros-gratis-para-ensinar-portugues-para-alunos-surdos

https://canaldoensino.com.br/blog/16-motivos-para-voce-ler-mais

https://canaldoensino.com.br/blog/como-causar-uma-boa-impressao-em-um-novo-emprego

https://canaldoensino.com.br/blog/como-gabaritar-em-portugues-em-concursos-nas-trilhas-do-texto-e-da-gramatica

terça-feira, 14 de março de 2017

PORTAL TRILHAS 18

NOMES - ESCONDIDOS - CARTELAS - AZUIS











ENADE 5

Pedagogia

2014


                1 // ENADE_2008 ID: 320



O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.
Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é



                                                                                   

     
      














                                   

x


                2 // ENADE 2009 ID: 3834



Leia o trecho:
O sertão vai a Veneza Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo. CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009. A partir da leitura desse trecho,
é INCORRETO afirmar que


·      os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros.
·      revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.
·      a feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.
·      as expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja. x
·      o termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.


                3 // ENADE_2004 ID: 3816



A leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade traz à lembrança alguns quadros de Cândido Portinari.

Portinari

De um baú de folhas-de-flandres no caminho da roça
um baú que os pintores desprezaram
mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras
salta João Cândido trajado de arco-íris
saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz
salta o galo escarlate bicando o pranto de Jeremias
saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada
saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados
saltam caprichos do nordeste – nosso tempo
(nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho)
salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica
salta o mundo de Portinari que fica lá no fundo
maginando novas surpresas.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Companhia Editora Aguilar, 1964. p.380-381.
Uma análise cuidadosa dos quadros selecionados permite que se identifique a alusão feita a eles em trechos do poema.

 






















Podem ser relacionados ao poema de Drummond os seguintes quadros de Portinari:


·      I, II, III e V. x
·      I, II, IV e V.
·      I, III, IV e V.
·      II, III, IV e V.
·      I, II, III e IV.


                4 // ENADE_2008 ID: 291



Quando o homem não trata bem a natureza, a natureza não trata bem o homem.
Essa afirmativa reitera a necessária interação das diferentes espécies, representadas na imagem a seguir.

 
Depreende-se dessa imagem a


·      exclusão do homem na ameaça efetiva à sobrevivência do planeta.
·      ingerência do homem na reprodução de espécies em cativeiro.
·      mutação das espécies pela ação predatória do homem.
·      responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade. x
·      atuação do homem na clonagem de animais pré-históricos.



                1 // ENADE 2008 ID: 1332



                             O menino que carregava água na peneira




O texto e os bordados inventam uma realidade mágica e uma estética do corpo em movimento. Esses elementos expressivos mostram algumas características de linguagem:
I - possibilidades plásticas da linguagem escrita;
II - aproximação do mundo mágico com o mundo real pela metáfora da água na peneira;
III - literatura e arte visual como expressões dos conhecimentos que caracterizam o mundo infanto-juvenil;
IV - hegemonia dos aspectos gramaticais na criação dos textos literários.

São características de linguagem evidenciadas no texto, APENAS:


·      I e II.
·      II e III.
·      III e IV.
·      I, II e III. x
·      II, III e IV.


                2 // Laura Célia Sant'Ana Cabral Cava ID: 21624



Responda a alternativa correta com relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem do aluno:
·          Não devemos utilizar as novas tecnologias, pois o ambiente escolar não permite inovações.


·      Devemos utilizar as novas tecnologias apenas no Ensino Médio, pois os alunos já sabem utilizá-las.
·      Não devemos utilizá-las em nossas aulas, pois estas atrapalham a aprendizagem, pois os alunos temem o novo.
·      Devemos utilizá-las, pois com tantos estímulos (visual, sonoro etc.) que o aluno convive, podemos tirar proveito dessa situação em prol da educação. x 
·      Devemos utilizá-las, pois se tratam de uma novidade, apenas nos momentos de lazer, mesmo estando distante de nossos alunos.


                3 // ENADE_2011 ID: 462



Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, por seu potencial catalisador e agregador de símbolos nos aspectos fundamentais da vida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira.

Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR) destaca que “a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da Constituição Federal”. Primeiro parágrafo: “A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional”. E segundo parágrafo: “É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos”.

PERKOV, P. L. Capoeira: instrumento de educação emancipatória junto a jovens
de classes populares?, PPG-Educação, Unisinos, 2011, p. 47.
(com adaptação)
De acordo com as ideias do texto acima, a adoção do ensino e da prática da capoeira no currículo da escola busca desenvolver:

I. Práticas educacionais de maneira crítica e consciente, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento de uma produção cultural autêntica, acentuando suas raízes afro-brasileiras como um dos elementos constitutivos da formação do homem brasileiro.
II. A diminuição dos espaços destinados às modalidades desportivas mais tradicionais na escola, uma vez que, por meio da capoeira desenvolvem-se arte, música, movimento e desporto.
III. O confronto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do trato com o tema capoeira, tensionando os limites da escola e da cultura escolar.
IV. O caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais.

É correto apenas o que se afirma em:


·      III. 
·      I e II.
·      I e IV. x
·      III e IV.
·      II.


                4 // Laura Célia Sant'Ana Cabral Cava ID: 21625



Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Assim que D. João VI e a família real chegaram ao Brasil, criaram o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico etc) na Bahia e no Rio de Janeiro.

II. A sociedade brasileira resulta da mistura de etnias e o fato de abrigar diversas culturas faz com que nós, brasileiros, lidemos muito bem com as diferenças. No Brasil, não há preconceito.

III. A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de expressão por meio de uma linguagem não-verbal e os sentimentos, emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade. Além do mais, a música favorece uma série de áreas da criança. Essas áreas incluem a “sensibilidade”, a “motricidade”, o “raciocínio”, além da “transmissão e do resgate de uma série de elementos da cultura.


·      Apenas as alternativas I e III estão corretas. X
·      Apenas as alternativas I, II e III  estão corretas.
·      Apenas a alternativa III está correta.
·      Apenas a alternativa II está correta.
·       Apenas as alternativas II e III estão corretas.



                1 // UNIASSELVI ID: 2636



Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos. Com relação às características da educação romana na Antiguidade, analise as seguintes sentenças:

I- Na educação romana meninos e meninas de origem plebeia eram educados para arar, semear os campos e também para colher a safra.
II- Geralmente, os professores eram escravos gregos, ou mesmo libertos, que vendiam seus saberes para os patrícios, e eram, muitas vezes, abrigados e protegidos pelos mesmos e transformados em preceptores de seus filhos.
III- De acordo com a cultura romana, a educação das crianças começava sob a supervisão de um professor, sempre nas escolas mais afastadas das famílias.
IV- Alguns professores alugavam locais nos quais ensinavam às pessoas do povo assuntos que iam desde letras básicas até filosofia e história.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


·      As sentenças I e III estão corretas.
·      As sentenças II e IV estão corretas. x
·      As sentenças I, II e IV estão corretas.
·      As sentenças II, III e IV estão corretas.

IMAGENS