terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ENADE 2



Taxa de rotatividade por setores de atividade econômica: 2007-2009
 
Disponível em: <http://portal.mte.gov.br>. Acesso em: 12 jul. 2012 (adaptado).

A tabela acima apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado,  sabe-se  que  setores  como  o  da  construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.
Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes.

I. A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II. O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III. As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV. A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.

É correto apenas o que se afirma em


·      I, II e IV. x
·      II, III e IV.
·      I e II.
·      I e III.
·      III e IV.


                        2 // ENADE 2013 ID: 4881



TEXTO I
Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à privacidade humana.
Ao contrário do que afirma artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores.
FITERMAN, J. Disponível em: <http://ww.clicrbs.com.br>. Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).
TEXTO II 
Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a polítia tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal interferência ser justificada?
A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade.
PAVÃO, A. Disponível em: <http:/agguinaldopavao.blogspot.com.br>. Acesso em: 24 jul. 2013 (adaptado).
Os textos I e II discutem a legitimidade da lei atifumo no Basil, sob pontos de vista diferentes.
A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a questão é tratada, respectivamente, dos pontos de vista:


·      econômico e jurídico.
·      histórico e educacional.
·      ético e legal. x
·      jurídico e moral.
·      moral e econômico.


                        3 // ENDADE_2005 ID: 399



Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia  (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.



A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:


·      ciência e escolaridade / educação técnica.
·      educação e cultura / educação assistemática. x
·      sabedoria e política / educação difusa.
·      identidade e história / educação formal.
·      ideologia e filosofia / educação superior.


                        5 // ENADE_2004 ID: 3830



Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso por parte de seus cidadãos às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é o número de hosts, ou seja, o número de computadores que estão conectados à internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina.
 
 Fonte: Internet Systems Consortium, 2004
 
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:


·      Argentina e Brasil.
·      México e Argentina.
·      Brasil e México. x
·      Brasil e Argentina.
·      Argentina e México.


                        6 // ENADE 2010 ID: 4774



O mapa abaixo representa as áreas populacionais sem acesso ao saneamento básico. 
 
Considerando o mapa apresentado, analise as armações que se seguem. 
I.    A globalização é fenômeno que ocorre de maneira desigual entre os países, e o progresso social independe dos avanços econômicos.
II.    Existe relação direta entre o crescimento da ocupação humana e o maior acesso ao saneamento básico.
III.  Brasil, Rússia, Índia e China, países pertencentes ao bloco dos emergentes, possuem percentual da população com acesso ao saneamento básico abaixo da média mundial.
IV.    O maior acesso ao saneamento básico ocorre, em geral, em países desenvolvidos.
V.   Para se analisar o índice de desenvolvimento humano (IDH) de um país, deve-se diagnosticar suas condições básicas de infraestrutura, seu PIB per capita, a saúde e a educação. 
É correto apenas o que se arma em:


·      III e IV.
·      IV e V. x
·      I e II.
·      I e III.
·      II e V.


                        7 // ENADE 2008 ID: 1326



Há uma discussão do “ser” professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades.
As ideias do texto afirmam:

I - A confiança do discípulo na figura do mestre;
II - a busca de padrões nos processos de individuação;
III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos;
IV - a percepção do mestre como condutor às verdades.

De acordo com o texto, é(são) correta(s) APENAS a(s) ideia(s):


·      I e III. x
·      I, II e III.
·      II.
·      IV.
·      I e II.


                        8 // ENADE 2008 ID: 1316



Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador?


·      Contribuir para as soluções práticas exigidas pelo cotidiano, auxiliando na elaboração do planejamento escolar.
·      Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano. x
·      Atender à necessidade de organização do pensamento com vista a um melhor desempenho didático-pedagógico.
·      Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma cultura erudita.
·      Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.


                        9 // UNIASSELVI ID: 2861



No final do século VIII, Carlos Magno conseguiu reunir grande parte da Europa sob seu domínio. Para unificar e fortalecer o seu império, decidiu executar uma reforma na educação. Esta reforma ficou conhecida como:


·      Renascimento Patrístico.
·      Renascimento Escolástico.
·      Renascimento Carolíngio. x
·      Renascimento Alcuíno.


                        10 // ENADE_2005 ID: 941



A pergunta e o perguntar têm um papel fundamental na pesquisa. Uma pergunta é um início necessário para a pesquisa, na medida em que ela coloca um problema que dá sentido ao ato de pesquisar. Sem problema não há pesquisa. Considerando esse referencial, qual das conclusões é correta?


·      Toda pesquisa deve ser conclusiva.
·      As respostas constituem o âmago da pesquisa.
·      Toda pergunta merece ser pesquisada.
·      As perguntas são o cerne da pesquisa. x
·      Uma pesquisa pode prescindir de respostas.


                        11 // ENADE 2008 ID: 1320



O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.

I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.

Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações


·      II e V
·      I, IV e V
·      I e II
·      I, III e IV x
·      I, II, III e IV


                        12 // KROTON ID: 12067



Compreendendo que o campo do didático é o ensino e que busca investigar os nexos entre ensino e aprendizagem para propor princípios, formas, diretrizes que são comuns e fundamentais ao ensino de todas as matérias, pode-se afirmar que:

I – A didática é um ramo da ciência pedagógica, sendo que, por esta razão está voltada, intencionalmente, para a formação do aluno em função de finalidades educativas.
II - A didática tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem, especificamente os nexos e relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender.
III - A didática aborda o ensino como atividade de mediação para promover o encontro formativo, educativo, entre o aluno e a matéria de ensino, explicitando o vínculo entre teoria do ensino e teoria do conhecimento.

Assinale a opção que contém somente as alternativas corretas


·      todas as alternativas estão corretas. x
·      nenhuma alternativa está correta.
·      estão corretas as alternativas I e II.
·      estão corretas as alternativas II e III.
·      estão corretas as alternativas I e III.


                        13 // ENADE 2008 ID: 1339



Considere os depoimentos para responder à questão.


 
Qual das afirmações abaixo analisa corretamente um ou mais dos depoimentos desses coordenadores pedagógicos?


·      A atividade proposta por Maria reflete um modelo de gestão participativa, na medida em que corresponde a uma prática passível de ser controlada em detalhes.
·      O depoimento de Henrique revela uma visão de coordenação que privilegia a técnica, voltada para o controle do comportamento, para o desempenho e para os resultados. x
·      Lucas e Henrique possuem uma concepção de coordenação proveniente da pedagogia renovada, já que enfatizam um posicionamento crítico, voltado às questões sociais.
·      Lucas e Ely demonstram ser técnicos normatizadores, pois seus procedimentos estão voltados à manutenção da ordem e às questões administrativas.
·      A visão de Ely sobre coordenação pedagógica está calcada em um modelo de gestão técnico-científico, pois se preocupa com o desenvolvimento profissional dos docentes.


                        14 // UNIASSELVI ID: 3849



O pré-conselho é visto como uma estratégia pedagógica e criativa, em que se pode buscar antecipadamente dados e informações sobre o desempenho dos educandos. Nesse sentido, neste pré-conselho se preenche um formulário, contendo dados que irão conduzir o Conselho de Classe. Com relação aos dados que poderão ser elencados neste formulário, analise as seguintes sentenças:

I- O formulário pode conter vários dados que a instituição, professores ou especialistas julgarem necessários para antecipar a organização do Conselho de Classe.
II- Registro dos educandos que venham a precisar de apoio especializado, como psicopedagogo, fonoaudiólogo etc.
III- Descrição geral da turma, apontando apenas pontos negativos.
IV- Verificar as estatísticas com relação às faltas dos educandos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


·      As sentenças III e IV estão corretas.
·      As sentenças I, II e IV estão corretas.
·      Somente a sentença IV está correta. x
·      As sentenças II e III estão corretas.


                        15 // ENADE_2005 ID: 949



Duas crianças muito competitivas recusaram a possibilidade de desenvolver, juntas, uma mesma atividade. A professora incentivou os alunos a trabalhar em dupla, “para que pudessem aprender mais”. Ao fazer esta consideração, a professora se aproxima do princípio de que a aprendizagem é um processo


·      "gestáltico”.
·      condicionante.
·      inato.
·      Social. x
·      empírico.


                        16 // KROTON ID: 11981



De acordo com Zabala (1998), conceitos se referem a um conjunto de fatos, objetos que têm características  comuns. Conceitos são representados por palavras que têm um significado específico, que produzem uma imagem mental ( CAMPOS e NIGRO, 2009). Para a aprendizagem de conceitos deve haver compreensão, portanto, o aluno deve entender seu significado. Visando à  aprendizagem de conceitos o professor poderá:


·      Favoreça modelos das atitudes que se queiram desenvolver
·      Proporcione ao aluno atividades como registro de dados das atividades práticas e outros procedimentos
·      Elaborar atividades que possam relacionar os conteúdos de  aprendizagem com as concepções prévias dos alunos, atividades que favoreçam a atividade mental que deem significado e funcionalidade ao conceito. x
·      Aproveitar situações de conflito vinculados à realidade visando a conscientização dos alunos
·      Proporcionar momentos de reflexão critica sobre assuntos diversos pertinentes à situações cotidianas, como também  de determinadas regras sociais


                        17 // UNIASSELVI ID: 4401



O professor José Eustáquio Romão (2003) apresenta uma avaliação dialógica que possui a linha de Paulo Freire. Para o professor Romão, esta avaliação possui alguns passos. Sobre os passos desta perspectiva de avaliação dialógica, analise as seguintes sentenças:

I- O professor necessita definir seus objetivos para atingir suas metas ao final do processo de ensino-aprendizagem.
II- Ao professor cabe comparar os alunos em seu rendimento, observando somente um dos segmentos sociais.
III- Ao elaborar uma prova, o professor já está elaborando um instrumento de medida e de avaliação.
IV- Ao efetuar a entrega da avaliação, cabe ao professor realizar com o grupo uma análise dos resultados.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


·      As sentenças I e II estão corretas.
·      Somente a sentença IV está correta.
·      Somente a sentença II está correta.
·      As sentenças I, III e IV estão corretas. x


                        18 // 2014 ID: 12395



A sociedade moderna coloca a organização do trabalho como sendo um dos seus pressupostos básicos para a ação educativa. Assim, o trabalho como princípio educativo pensada por Marx, vem aparecendo como um importante norteador das ações educativas de uma escola. A própria LDB situa, em seu art. 3, a vinculação que deve existir entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Nessa perspectiva, a importância do trabalho como princípio educativo se deve porque ele:  


·      Não potencializa nada, pois a relação trabalho e escola não está instituída socialmente.
·      Proporciona a compreensão do processo histórico da produção científica e tecnológica para transformação e ampliação das condições naturais de vida, das capacidades e potencialidades humanas. x
·      Vincula permanentemente a ação educativa ao mundo produtivo e permite o acesso ao mundo do trabalho para os alunos que tiverem uma boa aprendizagem escolar
·      Modifica as relações existentes entre o mundo do trabalho e do mundo empresarial com as condições efetivas de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.
·      Permite que cada indivíduo faça uma síntese objetiva e clara do segmento empresarial e insista em seus projetos individuais dentro de uma concepção essencialmente democrática


                        19 // ENADE_2011 ID: 482



 
A educação deverá visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.

Declaração Universal dos Direitos do Homem. UNESCO, 2006, art. 26.

Correlacionando as premissas contidas no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos do Homem (UNESCO, 2006) à tira de Calvin, Haroldo e Seus Amigos, assinale a opção correta.


·      Deve haver um movimento entre as nações, a partir das Nações Unidas, que prepare seus partícipes para conviver com as diferenças de pensamento, em busca da paz.
·      A consciência e o conhecimento das práticas culturais e das formas de arte fortalecem as identidades e valores pessoais e coletivos, além de contribuírem para salvaguardar e promover a diversidade cultural. x
·      É preciso preparar as crianças para saberem lidar com as frustrações da vida estudantil.
·      É restrita à educação a formação voltada para as artes, culturas, para as diferenças, bem como a preocupação para com a formação religiosa.
·      Faz-se necessário (re)pensar a formação docente, com maior foco para a diversidade cultural como forma de construção da identidade de cada povo.


                        20 // Uniasselvi ID: 3440



Dentro da Literatura Infantil encontramos várias finalidades, dentre elas estão: informar, educar, entreter, persuadir, expressar uma opinião ou ideia. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à função de persuadir:  


·      Corroborar a ideia padrão do autor e da literatura.
·      O leitor diante de determinada situação é levado a reagir e expor-se. x
·      Limitar o entendimento e compreensão da leitura.
·      Estabelecer interpretação única do que foi lido.


                        21 // Helenara R. Sampaio Figueiredo ID: 11969



Em relação à área geométrica, pode-se solicitar ao aluno que tente construir as figuras geométricas, além de medi-las a fim de se achar o perímetro. Por outro lado é interessante a utilização dos blocos lógicos,  bem como as diversas formas, dimensões, espessuras, tamanhos e cores, principalmente adaptando às coisas do dia-a-dia como por exemplo uma caixa, analisar suas medidas, de que material é feita, desmontar e montar novamente, suas dimensões, etc (FONSECA, 1995).  No caso dos blocos lógicos, o conhecimento ________ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça.


·      Físico x
·      Abstrato 
·      Social 
·      Químico 
·      lógico-matemática 


                        22 // UNIASSELVI ID: 2837



Os seres vivos na natureza podem se relacionar de forma harmônica e desarmônica, podendo ter benefícios ou prejuízos entre eles. As abelhas, os piolhos e as onças também estabelecem relações ecológicas na natureza. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta, respectivamente, a relação ecológica que cada um desses seres possui entre si:


·      Inquilinos, parasitas e predadores.
·      Sociais, parasistas e predadores. x
·      Colônias, comensais e predadores.
·      Sociais, parasistas e comensais.


                        23 // UFTM 2012 ID: 12823



 A organização do espaço geográfico através de redes de comunicação eliminou a necessidade de fixar as atividades econômicas num determinado lugar. Isso vale para um grande número de serviços, que podem ser prestados a partir de qualquer lugar do mundo para qualquer outro, bastando que estes locais estejam conectados. 
Sobre essas redes de comunicação, é correto afirmar que:


·      ampliaram as trocas no comércio internacional, mas não possibilitaram grandes transformações na organização do espaço geográfico mundial. 
·      diminuíram, por sua ampliação, as desigualdades sociais entre os países, tendência mundial da atualidade.
·      eliminaram as restrições produtivas dos diferentes espaços geográficos, criando condições de trabalho igualitárias em todos os países do mundo. 
·      contribuíram, pela velocidade da informação e diversidade de serviços, para a dispersão geográfica dos processos produtivos industriais, cujas etapas estão localizadas em diferentes países. x
·      possibilitaram a disseminação dos lucros das empresas multinacionais, pela interligação de sistemas industriais de produção. 


                        24 // KROTON ID: 12259



A partir do texto apresentado podemos analisar a função social da história. Leia atenciosamente e assinale a alternativa correta:

A História é a história do homem, não de um só homem, mas da humanidade e é construída a partir de nossa vivência, fruto das nossas ações diárias e não de algo sonhado. Portanto, fazemos parte dela e nela desempenhamos um papel. Ao pensar em História podemos dizer que ela tem dois sentidos: a história vivida e a compreensão desta história vivida. Pois, construímos a História todos os dias através dos nossos atos e ações, bem como temos a necessidade de entendê-los, isto é, compreender como eles refletem em nossas vidas e entender as condições de nossa realidade.


·      Pode-se dizer que a história é apenas a ciência do passado, não havendo relação nenhuma com o tempo presente e nem tampouco com o futuro.
·      A história é apenas o estudo dos grandes heróis, mitos, reis e estratégias militares, fatos que foram marcantes e decisivos para a história, privilegiando-os em ordem cronológica.
·      A análise do passado ocorre através do presente e torna-se história, pois são os questionamento do nosso tempo que faz o nosso olhar direcionar a esse passado, assim a história possibilita a compreender as condições da nossa realidade. x
·      Compreende-se que a história é apenas a ciência do presente, estuda apenas os acontecimentos imediatos do nosso tempo não dando importância no que ocorreu para as sociedades anteriores.
·      A história é fundamental apenas para entender os valores nacionais, a exaltação da pátria e valorização das festas cívicas, serem bons cidadãos para atender os interesse dos estados, não apresentando nenhum questionamento frente a sociedade existente.


                        25 // Suhellen Lee Porto Orsoli Silva ID: 21534



A disciplina de Educação Física está presente no contexto escolar como área de conhecimento. Isso significa que os conteúdos e vivências ensinados nessa disciplina devem:


·      Ter pouca relação com a realidade.
·      Proporcionar a prática e repetição de gestos motores. 
·      Possibilitar a transmissão de conteúdos voltados para a memorização de informações contidas.
·      Ter valor educacional na formação e desenvolvimento dos alunos, atuando como elucidação da realidade. x


                        26 // Marlizete ID: 12792



Os amigos Pedro, Paulo e Thiago, ao se verem diante de um grande índice de Dengue em seu bairro, resolveram fazer uma campanha de conscientização em sua escola. Montaram um manual de procedimentos preventivos necessários ao combate de criadouros dos focos da Dengue e organizaram um mutirão de alunos na escola para que, juntos entregassem panfletos para os moradores do bairro. Diante deste relato de experiência, leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a opção que contém o período de desenvolvimento psíquico segundo Vygotsky referente ao comportamento dos amigos Pedro, Paulo e Thiago.


·      Atividade de estudo.
·      Comunicação íntima pessoal e atividade profissional/estudo. X
·      Comunicação emocional do bebê.
·       Atividade objetal manipulatória. 
·      Jogos de papéis sociais. 


                        27 // Vilze Vidotte Costa ID: 12630



As desigualdades não nasceram dentro da escola, portanto:


·      É necessário que a prática pedagógica na EJA contribua para que a dignidade do ser humano nem sempre seja entendida como valor conhecido e reconhecido por todos que integram a sociedade.
·      É preciso evidenciar e integrar na EJA, as diferenças, às práticas educativas, para que as pessoas possam saber com quem estão falando.
·      Se faz necessário, por parte do professor, uma postura autoritária dentro desse espaço, com o objetivo de incorporar situações que exprimam a desigualdade, ao discurso educacional, de forma natural,
·      As práticas educativas na EJA devem estar fundamentadas na alteridade, devem trabalhar com as diferenças de modo a reconhecê-las, quebrando a cultura do silêncio, para que os educandos possam falar e serem ouvidos. x
·      Toda pessoa tem, em princípio, direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, à oportunidade de realizar projetos, desde que se submeta às exigências impostas pela sociedade letrada.


                        28 // Raquel ID: 12705



Aprendemos que o currículo real é aquele trabalhado em sala. Porém, sabemos que ele é “enriquecido”, implicitamente, com formas particulares de ideologia e de valores que envolvem certos processos da vida cotidiana que, muitas vezes, passam despercebidos nos espaços e tempos escolares.  Ademais, a cultura vivida em sala ultrapassa as propostas do currículo real, como plano explícito, e se desloca para um outro, que considera a experiência real do aluno em situação de escolarização. A este outro currículo Silva (2000) dá o nome de currículo:


·      Oculto. x

·      escolar.

·      oficial.

·      externo.

·      funcional.



                        29 // ENADE_2005 ID: 1088



Na ONG em que Francisco atua, quando há recebimento de verbas ou quando se pretende avaliar um programa educacional, realiza-se uma assembléia para que todos os profissionais participem das tomadas de decisão. Busca-se, por conseguinte, uma gestão participativa, que se caracteriza como um modelo em que


·      a autonomia é exercida por cada membro da instituição, segmentando iniciativas, interesses e decisões.
·      a formação dos membros da instituição se processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões. x
·      as metas são estabelecidas visando ao aumento de produtividade, comprometendo cada profissional com o sucesso empresarial.
·      a forma como os processos de decisão se desenvolvem leva a se prescindir da presença de cargos de direção.
·      a burocracia é afastada, eliminando-se os processos de planejamento, por estarem identificados com modelos centralizadores.


                        30 // ENADE 2008 ID: 1337



Uma organização social com foco no trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco está tendo problemas de evasão dos participantes do projeto de iniciação musical e profissionalização. Os gestores ficaram preocupados, pois o projeto conta com músicos experientes, recursos e equipamentos adequados.
Considerando os princípios da gestão, qual o primeiro procedimento para tentar resolver o problema?


·      Promover ações que envolvam a comunidade.
·      Reorganizar a gestão de pessoas.
·      Disponibilizar recursos financeiros.
·      Investir na formação docente.
·      Fazer diagnóstico sobre a situação. X

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