Taxa
de rotatividade por setores de atividade econômica: 2007-2009
Disponível em:
<http://portal.mte.gov.br>.
Acesso em: 12 jul. 2012 (adaptado).
A tabela acima apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.
Com base
nesses dados, avalie as afirmações seguintes.
I. A taxa
média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II. O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III. As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV. A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.
II. O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III. As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV. A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.
É correto apenas o que se afirma em
2 // ENADE 2013 ID: 4881
Muito me
surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um
estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a
um ataque à privacidade humana.
Ao contrário
do que afirma artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...)
Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não
fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por
inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda
maiores.
FITERMAN, J.
Disponível em: <http://ww.clicrbs.com.br>. Acesso em: 24 jul. 2013
(adaptado).
TEXTO II
Seguindo o mau
exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica,
também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a
existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao
proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois,
perguntar: tem o Estado o direito de decidir a polítia tabagista que o dono de
um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal
interferência ser justificada?
A lei somente
se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é
estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto
coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua
sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à
propriedade.
PAVÃO, A.
Disponível em: <http:/agguinaldopavao.blogspot.com.br>. Acesso em: 24
jul. 2013 (adaptado).
Os textos I e
II discutem a legitimidade da lei atifumo no Basil, sob pontos de vista
diferentes.
A comparação
entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a questão é tratada,
respectivamente, dos pontos de vista:
·
econômico e jurídico.
·
histórico e educacional.
·
ético e legal. x
·
jurídico e moral.
3 // ENDADE_2005 ID: 399
Leia trechos da carta-resposta de um cacique
indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de
que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas
dos brancos.
A relação
entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da
educação privilegiada pelo cacique está representada por:
·
ciência e escolaridade / educação técnica.
·
educação e cultura / educação assistemática. x
·
sabedoria e política / educação difusa.
·
identidade e história / educação formal.
5 // ENADE_2004 ID: 3830
Os países em desenvolvimento fazem grandes
esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso por parte de seus
cidadãos às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é o
número de hosts, ou seja, o número de computadores que estão
conectados à internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número
de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina.
Fonte: Internet Systems
Consortium, 2004
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:
·
Argentina e Brasil.
·
México e Argentina.
·
Brasil e México. x
·
Brasil e Argentina.
6 // ENADE 2010 ID: 4774
Considerando o
mapa apresentado, analise as armações que se seguem.
I.
A globalização é fenômeno que ocorre de maneira desigual entre os países,
e o progresso social independe dos avanços econômicos.
II.
Existe relação direta entre o crescimento da ocupação humana e o maior
acesso ao saneamento básico.
III.
Brasil, Rússia, Índia e China, países pertencentes ao bloco dos
emergentes, possuem percentual da população com acesso ao saneamento básico
abaixo da média mundial.
IV.
O maior acesso ao saneamento básico ocorre, em geral, em países
desenvolvidos.
V. Para
se analisar o índice de desenvolvimento humano (IDH) de um país, deve-se
diagnosticar suas condições básicas de infraestrutura, seu PIB per capita, a
saúde e a educação.
É correto
apenas o que se arma em:
7 // ENADE 2008 ID: 1326
Há uma discussão do “ser” professor que envolve
a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A
função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a
cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização.
Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de
seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o
instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho,
entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do
mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a
capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades
de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de
alcançá-los, através da utilização das suas capacidades.
As ideias do
texto afirmam:
I - A confiança do discípulo na figura do mestre;
II - a busca de padrões nos processos de individuação;
III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos;
IV - a percepção do mestre como condutor às verdades.
De acordo com o texto, é(são) correta(s) APENAS a(s) ideia(s):
8 // ENADE 2008 ID: 1316
·
Contribuir para as soluções práticas exigidas
pelo cotidiano, auxiliando na elaboração do planejamento escolar.
·
Ajudar o professor a identificar e interrogar os
valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano. x
·
Atender à necessidade de organização do
pensamento com vista a um melhor desempenho didático-pedagógico.
·
Dominar o conhecimento historicamente produzido
pela humanidade visando a uma cultura erudita.
9 // UNIASSELVI ID: 2861
·
Renascimento Patrístico.
·
Renascimento Escolástico.
·
Renascimento Carolíngio. x
10 // ENADE_2005 ID: 941
·
Toda pesquisa deve ser conclusiva.
·
As respostas constituem o âmago da pesquisa.
·
Toda pergunta merece ser pesquisada.
·
As perguntas são o cerne da pesquisa. x
11 // ENADE 2008 ID: 1320
O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de
alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu
modo de entender o ato educativo. Considerando as características do
pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações
12 // KROTON ID: 12067
Compreendendo que o campo do didático é o
ensino e que busca investigar os nexos entre ensino e aprendizagem para propor
princípios, formas, diretrizes que são comuns e fundamentais ao ensino de todas
as matérias, pode-se afirmar que:
I – A didática
é um ramo da ciência pedagógica, sendo que, por esta razão está voltada,
intencionalmente, para a formação do aluno em função de finalidades educativas.
II - A
didática tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem,
especificamente os nexos e relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender.
III - A
didática aborda o ensino como atividade de mediação para promover o encontro
formativo, educativo, entre o aluno e a matéria de ensino, explicitando o
vínculo entre teoria do ensino e teoria do conhecimento.
Assinale a
opção que contém somente as alternativas corretas
·
todas as alternativas estão corretas. x
·
nenhuma alternativa está correta.
·
estão corretas as alternativas I e II.
·
estão corretas as alternativas II e III.
13 // ENADE 2008 ID: 1339
Qual das
afirmações abaixo analisa corretamente um ou mais dos depoimentos desses
coordenadores pedagógicos?
·
A atividade proposta por Maria reflete um modelo
de gestão participativa, na medida em que corresponde a uma prática
passível de ser controlada em detalhes.
·
O depoimento de Henrique revela uma visão de
coordenação que privilegia a técnica, voltada para o controle do
comportamento, para o desempenho e para os resultados. x
·
Lucas e Henrique possuem uma concepção de
coordenação proveniente da pedagogia renovada, já que enfatizam um
posicionamento crítico, voltado às questões sociais.
·
Lucas e Ely demonstram ser técnicos
normatizadores, pois seus procedimentos estão voltados à
manutenção da ordem e às questões administrativas.
14 // UNIASSELVI ID: 3849
O pré-conselho é visto como uma estratégia
pedagógica e criativa, em que se pode buscar antecipadamente dados e
informações sobre o desempenho dos educandos. Nesse sentido, neste pré-conselho
se preenche um formulário, contendo dados que irão conduzir o Conselho de
Classe. Com relação aos dados que poderão ser elencados neste formulário,
analise as seguintes sentenças:
I- O
formulário pode conter vários dados que a instituição, professores ou
especialistas julgarem necessários para antecipar a organização do Conselho de
Classe.
II- Registro dos educandos que venham a precisar de apoio especializado, como psicopedagogo, fonoaudiólogo etc.
III- Descrição geral da turma, apontando apenas pontos negativos.
IV- Verificar as estatísticas com relação às faltas dos educandos.
II- Registro dos educandos que venham a precisar de apoio especializado, como psicopedagogo, fonoaudiólogo etc.
III- Descrição geral da turma, apontando apenas pontos negativos.
IV- Verificar as estatísticas com relação às faltas dos educandos.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
As sentenças III e IV estão corretas.
·
As sentenças I, II e IV estão corretas.
·
Somente a sentença IV está correta. x
15 // ENADE_2005 ID: 949
16 // KROTON ID: 11981
De acordo com Zabala (1998), conceitos se
referem a um conjunto de fatos, objetos que têm características comuns.
Conceitos são representados por palavras que têm um significado específico, que
produzem uma imagem mental ( CAMPOS e NIGRO, 2009). Para a aprendizagem de
conceitos deve haver compreensão, portanto, o aluno deve entender seu
significado. Visando à aprendizagem de conceitos o professor poderá:
·
Favoreça modelos das atitudes que se queiram
desenvolver
·
Proporcione ao aluno atividades como registro de
dados das atividades práticas e outros procedimentos
·
Elaborar atividades que possam relacionar os
conteúdos de aprendizagem com as concepções prévias dos alunos,
atividades que favoreçam a atividade mental que deem significado e
funcionalidade ao conceito. x
·
Aproveitar situações de conflito vinculados à
realidade visando a conscientização dos alunos
17 // UNIASSELVI ID: 4401
O professor José Eustáquio Romão (2003) apresenta
uma avaliação dialógica que possui a linha de Paulo Freire. Para o professor
Romão, esta avaliação possui alguns passos. Sobre os passos desta perspectiva
de avaliação dialógica, analise as seguintes sentenças:
I- O professor necessita definir seus objetivos para atingir suas metas ao final do processo de ensino-aprendizagem.
II- Ao professor cabe comparar os alunos em seu rendimento, observando somente um dos segmentos sociais.
III- Ao elaborar uma prova, o professor já está elaborando um instrumento de medida e de avaliação.
IV- Ao efetuar a entrega da avaliação, cabe ao professor realizar com o grupo uma análise dos resultados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
·
As sentenças I e II estão corretas.
·
Somente a sentença IV está correta.
·
Somente a sentença II está correta.
18 // 2014 ID: 12395
A sociedade moderna coloca a organização do
trabalho como sendo um dos seus pressupostos básicos para a ação educativa.
Assim, o trabalho como princípio educativo pensada por Marx, vem aparecendo
como um importante norteador das ações educativas de uma escola. A própria LDB
situa, em seu art. 3, a vinculação que deve existir entre a educação escolar, o
trabalho e as práticas sociais. Nessa perspectiva, a importância do trabalho
como princípio educativo se deve porque ele:
·
Não potencializa nada, pois a relação trabalho e
escola não está instituída socialmente.
·
Proporciona a compreensão do processo histórico
da produção científica e tecnológica para transformação e ampliação das
condições naturais de vida, das capacidades e potencialidades humanas. x
·
Vincula permanentemente a ação educativa ao
mundo produtivo e permite o acesso ao mundo do trabalho para os alunos que
tiverem uma boa aprendizagem escolar
·
Modifica as relações existentes entre o mundo do
trabalho e do mundo empresarial com as condições efetivas de trabalho no
processo de ensino-aprendizagem.
19 // ENADE_2011 ID: 482
A educação
deverá visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos
do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a
tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou
religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a
manutenção da paz.
Declaração Universal dos Direitos do Homem. UNESCO, 2006, art. 26.
Correlacionando as premissas contidas no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos do Homem (UNESCO, 2006) à tira de Calvin, Haroldo e Seus Amigos, assinale a opção correta.
·
Deve haver um movimento entre as nações, a
partir das Nações Unidas, que prepare seus partícipes para conviver com as
diferenças de pensamento, em busca da paz.
·
A consciência e o conhecimento das práticas
culturais e das formas de arte fortalecem as identidades e
valores pessoais e coletivos, além de contribuírem para salvaguardar e
promover a diversidade cultural. x
·
É preciso preparar as crianças para saberem
lidar com as frustrações da vida estudantil.
·
É restrita à educação a formação voltada para as
artes, culturas, para as diferenças, bem como a preocupação para com a
formação religiosa.
20 // Uniasselvi ID: 3440
·
Corroborar a ideia padrão do autor e da
literatura.
·
O leitor diante de determinada situação é levado
a reagir e expor-se. x
·
Limitar o entendimento e compreensão da leitura.
21 // Helenara R. Sampaio Figueiredo ID:
11969
Em relação à área geométrica, pode-se solicitar
ao aluno que tente construir as figuras geométricas, além de medi-las a fim de
se achar o perímetro. Por outro lado é interessante a utilização dos blocos
lógicos, bem como as diversas formas, dimensões, espessuras, tamanhos e
cores, principalmente adaptando às coisas do dia-a-dia como por exemplo uma
caixa, analisar suas medidas, de que material é feita, desmontar e montar
novamente, suas dimensões, etc (FONSECA, 1995). No caso dos blocos lógicos,
o conhecimento ________ocorre quando a criança pega, observa e identifica os
atributos de cada peça.
22 // UNIASSELVI ID: 2837
Os seres vivos na natureza podem se relacionar
de forma harmônica e desarmônica, podendo ter benefícios ou prejuízos entre
eles. As abelhas, os piolhos e as onças também estabelecem relações ecológicas
na natureza. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta,
respectivamente, a relação ecológica que cada um desses seres possui entre si:
·
Inquilinos, parasitas e predadores.
·
Sociais, parasistas e predadores. x
·
Colônias, comensais e predadores.
23 // UFTM 2012 ID: 12823
A organização do espaço geográfico
através de redes de comunicação eliminou a necessidade de fixar as atividades
econômicas num determinado lugar. Isso vale para um grande número de serviços,
que podem ser prestados a partir de qualquer lugar do mundo para qualquer
outro, bastando que estes locais estejam conectados.
Sobre essas
redes de comunicação, é correto afirmar que:
·
ampliaram as trocas no comércio internacional,
mas não possibilitaram grandes transformações na organização do espaço
geográfico mundial.
·
diminuíram, por sua ampliação, as desigualdades
sociais entre os países, tendência mundial da atualidade.
·
eliminaram as restrições produtivas dos
diferentes espaços geográficos, criando condições de trabalho igualitárias em
todos os países do mundo.
·
contribuíram, pela velocidade da informação e
diversidade de serviços, para a dispersão geográfica dos processos produtivos
industriais, cujas etapas estão localizadas em diferentes países. x
24 // KROTON ID: 12259
A partir do texto apresentado podemos analisar
a função social da história. Leia atenciosamente e assinale a alternativa
correta:
A História é a história do homem, não de um só homem, mas da humanidade e é construída a partir de nossa vivência, fruto das nossas ações diárias e não de algo sonhado. Portanto, fazemos parte dela e nela desempenhamos um papel. Ao pensar em História podemos dizer que ela tem dois sentidos: a história vivida e a compreensão desta história vivida. Pois, construímos a História todos os dias através dos nossos atos e ações, bem como temos a necessidade de entendê-los, isto é, compreender como eles refletem em nossas vidas e entender as condições de nossa realidade.
·
Pode-se dizer que a história é apenas a ciência
do passado, não havendo relação nenhuma com o tempo presente e nem tampouco com
o futuro.
·
A história é apenas o estudo dos grandes heróis,
mitos, reis e estratégias militares, fatos que foram marcantes e decisivos para
a história, privilegiando-os em ordem cronológica.
·
A análise do passado ocorre através do presente
e torna-se história, pois são os questionamento do nosso tempo que faz o nosso
olhar direcionar a esse passado, assim a história possibilita a compreender as
condições da nossa realidade. x
·
Compreende-se que a história é apenas a ciência
do presente, estuda apenas os acontecimentos imediatos do nosso tempo não dando
importância no que ocorreu para as sociedades anteriores.
25 // Suhellen Lee Porto Orsoli Silva
ID: 21534
·
Ter pouca relação com a realidade.
·
Proporcionar a prática e repetição de gestos
motores.
·
Possibilitar a transmissão de conteúdos voltados
para a memorização de informações contidas.
26 // Marlizete ID: 12792
Os amigos Pedro, Paulo e Thiago, ao se verem
diante de um grande índice de Dengue em seu bairro, resolveram fazer uma
campanha de conscientização em sua escola. Montaram um manual de procedimentos
preventivos necessários ao combate de criadouros dos focos da Dengue e
organizaram um mutirão de alunos na escola para que, juntos entregassem
panfletos para os moradores do bairro. Diante deste relato de experiência, leia
atentamente as alternativas abaixo e assinale a opção que contém o período de
desenvolvimento psíquico segundo Vygotsky referente ao comportamento dos amigos
Pedro, Paulo e Thiago.
·
Atividade de estudo.
·
Comunicação íntima pessoal e atividade
profissional/estudo. X
·
Comunicação emocional do bebê.
·
Atividade objetal manipulatória.
27 // Vilze Vidotte Costa ID: 12630
·
É necessário que a prática pedagógica na EJA
contribua para que a dignidade do ser humano nem sempre seja entendida como
valor conhecido e reconhecido por todos que integram a sociedade.
·
É preciso evidenciar e integrar na EJA, as
diferenças, às práticas educativas, para que as pessoas possam saber com quem
estão falando.
·
Se faz necessário, por parte do professor, uma
postura autoritária dentro desse espaço, com o objetivo de incorporar situações
que exprimam a desigualdade, ao discurso educacional, de forma natural,
·
As práticas educativas na EJA devem estar
fundamentadas na alteridade, devem trabalhar com as diferenças de modo a
reconhecê-las, quebrando a cultura do silêncio, para que os educandos possam
falar e serem ouvidos. x
28 // Raquel ID: 12705
Aprendemos que o currículo real é aquele
trabalhado em sala. Porém, sabemos que ele é “enriquecido”, implicitamente, com
formas particulares de ideologia e de valores que envolvem certos processos da
vida cotidiana que, muitas vezes, passam despercebidos nos espaços e tempos
escolares. Ademais, a cultura vivida em sala ultrapassa as propostas do
currículo real, como plano explícito, e se desloca para um outro, que considera
a experiência real do aluno em situação de escolarização. A este outro
currículo Silva (2000) dá o nome de currículo:
·
Oculto. x
·
escolar.
·
oficial.
·
externo.
·
funcional.
29 // ENADE_2005 ID: 1088
Na ONG em que Francisco atua, quando há
recebimento de verbas ou quando se pretende avaliar um programa
educacional, realiza-se uma assembléia para que todos os profissionais
participem das tomadas de decisão. Busca-se, por conseguinte, uma gestão
participativa, que se caracteriza como um modelo em que
·
a autonomia é exercida por cada membro da
instituição, segmentando iniciativas, interesses e decisões.
·
a formação dos membros da instituição se
processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões. x
·
as metas são estabelecidas visando ao aumento de
produtividade, comprometendo cada profissional com o sucesso empresarial.
·
a forma como os processos de decisão se
desenvolvem leva a se prescindir da presença de cargos de direção.
30 // ENADE 2008 ID: 1337
Uma organização social com foco no trabalho com
crianças e adolescentes em situação de risco está tendo problemas de
evasão dos participantes do projeto de iniciação musical
e profissionalização. Os gestores ficaram preocupados, pois o projeto
conta com músicos experientes, recursos e equipamentos adequados.
Considerando
os princípios da gestão, qual o primeiro procedimento para tentar resolver
o problema?
·
Promover ações que envolvam a comunidade.
·
Reorganizar a gestão de pessoas.
·
Disponibilizar recursos financeiros.
·
Investir na formação docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário