segunda-feira, 12 de setembro de 2016

IMAGEM 216




















































































































































PROFUNCIONÁRIO - O ENSINO NA ÉPOCA DO GOLPE MILITAR COM OS DIAS DE HOJE E O ENSINO PÚBLICO

 



DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS

RELATÓRIO FINAL

O problema encontrado

Comparar o ensino na época do Golpe Militar com os Dias de Hoje e o Ensino Público.

 Justificativa

Para se conhecer as transformações pelas quais a educação tem passado no decorrer do tempo, é necessário conhecer como era antes no início de sua construção.
É preciso saber como se deu essa construção e como foi o processo de evolução e desenvolvimento da mesma, só assim o indivíduo compreenderá a sua importância e o seu valor.


Metodologia

1964 -Golpe Militar


O clima de terror instalado no país nos dias que se seguiram ao golpe militar de 1964, logo atingiu a educação, universidades foram invadidas, alunos e professores, presos, inviabilizando qualquer processo de reforma universitária. Também foram extintos ou paralisados programas e núcleos de educação popular, especialmente aquelas orientadas para a alfabetização de jovens e adultos.
Com o regime iniciado em 1964, houve um aumento do autoritarismo, marcado na área da Educação com o banimento de organizações estudantis como a UNE - União Nacional dos Estudantes em 1967, consideradas "subversivas". Em 1969 foi tornado obrigatório o ensino de Educação Moral e Cívica em todos os graus de ensino sendo que no ensino secundário a denominação mudava para Organização Social e Política Brasileira (OSPB).
Criou o “Vestibular Classificatório”, garantindo a vaga nas universidades apenas até o preenchimento das vagas disponíveis. Tentando dar a Educação contornos tecnicistas, o Brasil assinaria em 1964 os acordos MEC-Usaid (Ministério da Educação e Cultura e United States Agency for International Development). A LDB de 1961 não foi revogada mas foi bastante modificada.
O MOBRAL foi criado em 1967, objetivando diminuir os níveis de analfabetismo entre os adultos e a reforma do ensino fundamental e médio foi feita durante o Governo Médici.
Foram integrados o primário, ginásio, secundário e técnico. Disciplinas como Filosofia (no 2º grau) desapareceram e outras foram aglutinadas (História e Geografia formaram no 1º grau "Estudos Sociais"). A "Escola Normal" desapareceu.
Em 1982, retirou-se a obrigatoriedade do Ensino Profissionalizante nas Escolas de Ensino Médio.
Após o golpe militar, restou ao Brasil um sistema educacional com graves problemas: Uma estrutura física que, apesar de estendida, não foi suficiente para atender à demanda crescente, uma queda na qualidade do ensino superior, com a proliferação de “empresas educacionais” que permitiram o acesso de um pequeno contingente das camadas de menores níveis de renda ao ensino superior, contingente este que custeava seus próprios estudos. Queda na qualidade dos níveis elementares de ensino, dada a queda na qualidade de formação dos profissionais de educação, além da depreciação das condições de trabalho desses profissionais.

 Educação nos Dias de Hoje e o Ensino Público



A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população.
A educação escolar passou a se constituir de dois níveis: A Educação Básica, que compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Médio, o EJA e a Educação Superior. Coube prover o estudante de uma formação indispensável para o exercício da cidadania, para progredir no trabalho e em seus estudos posteriores.
A Educação Infantil deve ser oferecida em creches para crianças de 0 a 03 anos e em pré-escolas de 04 a 06 anos.
Os níveis fundamental e médio tem, em seu currículo uma base nacional comum e uma parte diversificada a fim de atender as características regionais.
No que se refere ao ensino Médio, cabe ressaltar que seus objetivos são ambiciosos, entretanto distante da realidade do que é oferecida, exceto pelo seu eterno caráter propedêutico.
O EJA, que é oferecido para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudarem em suas respectivas épocas.
A Educação Superior foi pela primeira vez contemplada pela LDB, que definiu suas finalidades, objetivos e abrangência, mas a par disso, o Estado vem se descuidando deste nível de ensino, beneficiando, mais uma vez, os setores privados da educação.
Podemos dizer que, o grande avanço do sistema escolar brasileiro e da legislação educacional foi a obrigatoriedade gratuita da Educação Infantil, do ensino fundamental e médio a serem oferecidos pelos estados e municípios. A oferta e compromisso com a escolarização passou a ser não só uma obrigação dos pais, por ser direito da criança e do jovem, como uma obrigação e dever do Estado.
Essa obrigatoriedade do Estado se manifesta como oferta de condições de escolarização, de acesso à escola e de permanência nela.
Entretanto ainda não se tornou uma realidade para todos os estudantes. Nem todos tem condições de acesso a escola e nem todos os que tem acesso permanecem nela.


· Conclusão 

Como pode observar,o conteúdo deste texto somente foi possível após um trabalho de pesquisa minuciosa que exigiu uma análise e uma reflexão profunda sobre a matéria.
Reflexão essa que levou a entender melhor os movimentos educacionais da época e da influencia que teve na história da educação até os dias de hoje.
Neste trabalho foi abordado o tema sobre a educação no tempo da ditadura, onde privilegiavam os capitalistas, com isto procuravam um ensino direcionado a mão de obra especializada para a industria.
Foi abordado também o tema: A educação nos dias de hoje e o ensino público, onde há mais acesso a educação, tanto na educação infantil, ensino fundamental, médio e ensino superior. Mesmo assim ainda existem estudantes fora da escola.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, para a minha compreensão e aprofundamento sobre a história da educação e também o trabalho em si, porque me permitiu desenvolver e aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação.
As dificuldades em relação ao planejamento e o desenvolvimento do trabalho foi em relação ao contexto porque em algumas pesquisas as datas eram diferentes, o que me trouxe um pouco de confusão, mas, fazendo outras pesquisas descobri as datas certas, o que me trouxe experiências que ajudarão em outros trabalhos posteriores.
Em relação as pessoas não houve nenhum problema em relação a pesquisa e o desenvolvimento do trabalho, elas compreenderam a sua importância e se dispuseram a cooperar com a execução e o termino do trabalho e ao final do trabalho reconheceram que realmente vale a pena este curso a distância.


FOTOS – Registre aqui algumas fotos da realização da atividade.
(Mínimo de 01 foto e Máximo 03 fotos)





Anápolis, 03 de Julho de 2013.


Elaine Cristina Mariano
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Nome e Assinatura do Aluno(a)

DESAFIOS DA SALA DE AULA


Novo post em Desafios da sala de aula



Olá Amigos do Desafios da sala de aula...

Hoje venho compartilhar as experiências de sucesso da Professora Fernanda, que pertence a nossa Rede de Ensino (SEDUCE-GO) e tem realizado um brilhante trabalho com o PIBID - UEG Curso de Ciências Biológicas da Unidade de Quirinópolis. Espero que as práticas aqui apresentadas sirvam de estímulo e sugestão para outr@s professores dedicad@s e talentos@s como a Fefê...



Não posso deixar de destacar a participação dedicada e competente dos estagiários do curso de Ciências Biológicas / UEG Quirinópolis.



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sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - ATIVIDADES PRÁTICAS

 



DISCIPLINA: LABORATÓRIOS

RELATÓRIO FINAL

Problema
Atividades Práticas na Unidade Escolar

Justificativa
Toda escola precisa proporcionar aos seus alunos práticas que os auxiliem na sua formação psicologica, coordenação motora e na interação individuo e sociedade.
Através destas práticas é possível desenvolver essas habilidades e muitas outras que os tornarão aptos a exercer funções coerentes com a vida cotidiana, abrangendo todas as áreas de suas vidas.

Metodologia
Na minha escola foram realizadas várias atividades práticas, como: Visita ao Planetário, ao cinema, brincadeiras lúdicas, recreação: Brincar no parquinho da escola, bambolê, jogar bola na quadra, quebra-cabeça..., atividades lúdicas, vídeos, filmes na escola, feira de ciências, trabalho de pesquisa em bibliotecas ou sites, jogos, trava-língua, dança, karaté... com a participação de todos os funcionários da escola. Cada um ajudando da maneira que pode.
Quem aplica e os responsáveis pelas atividades são os professores em conjunto com a diretora e coordenadoras.
Os trabalhos e as brincadeiras desenvolvidas foram feitas através de agendamento, como no planetário, onde foi solicitado o dia e a hora para os 5º anos pela diretora, e as coordenadoras e as professoras encaminharam os respectivos alunos.
A atividade da feira de ciência foram feitas com os professores e alunos, cada grupo fazendo o seu projeto e expondo-os a toda comunidade e pais de alunos, com a ajuda dos funcionários da escola, arrumando as mesas, pregando cartazes, e outros.
As outras atividades foram feitas mais com os professores e alunos, sempre com a autorização da diretora e com a ajuda dos funcionários da escola, quando precisasse.
Houve algumas dificuldades como em qualquer lugar, mas nada que viesse atrapalhar o andamento das atividades e foram poucas que não precisa ser mencionadas.
Diante das grandes transformações e dos conflitos que permeiam a nossa sociedade hoje, e que exige da escola, precisamos levar até a mesma o confronto através do diálogo e da troca de argumentos, instrumentos indispensáveis à educação desse novo milênio.
Nesse sentido, cabe resgatar no contexto da prática o valor da relação dialógica entre professor-aluno que é fundamental para a produção do conhecimento em termos qualitativos e para a descoberta do outro.
Nessa relação de prática, compete ao professor o papel de mediador entre o conhecimento e o aluno, considerado como alguém que já possui determinadas noções e informações sobre o objeto a ser estudado.
É de muita importância pormos em prática o que aprendemos em teoria, porque a teoria sem a prática não prepara o aluno para a vida, porque só praticando que conseguimos aprender e é através da escola que o aluno é preparado para desenvolver habilidades necessárias para praticar ações que precisam desenvolver no seu cotidiano, tanto escolar, familiar, social e profissional, enfim para toda a vida.
Baseado na importância das atividades práticas, as atividades sugeridas seriam horta na escola com todas as turmas do turno matutino e vespertino.
As professoras explicariam na sala de aula como plantar verduras, hortaliças, frutas... como cultivar a terra, arar.. e também explicaria a sua importância e porque devemos fazer uma horta na escola e também em casa. Depois as turmas se dividiriam, cada uma em seu turno e as professoras com seus alunos iriam plantar as sementes, poderia ser uma vez por semana e uma hora por dia.
Previamente os professores disponibilizariam as sementes e o adubo.
Isto poderia ser feito durante os meses até serem plantado as sementes no local apropriado, onde dependerá do tamanho do lugar.
Depois é só ir aguando e esperar crescer e sempre as crianças irem ver como está as sementes que elas plantaram, ver seu crescimento até saírem os frutos e depois elas mesma colherem, com isso elas ficaram admiradas em verem o crescimento e ficariam felizes elas mesmas em colherem o fruto que plantaram, isso as tornarão motivadas e animadas a praticarem esse ato em suas casas e até mesmo na escola futuramente quando precisar.
Outra atividade seria com instrumentos musicais, duas ou três vezes por semana, uma hora por dia, com professores especializados, que saibam tocar teclado, violão, saxofone ,tambor, guitarra, flauta, trompete, e outros.
Seria no turno matutino e vespertino, uma hora para cada aula, onde os alunos desenvolvessem as atividades no contra turno e jogos de vôlei e basquete, na quadra da minha escola, também no contra turno, duas ou três vezes por semana, uma hora por dia.
Levei as propostas para a diretora, onde achou-as interessantes e disse que encaminhará aos orgãos competentes para a realização das atividades.


Conclusão
Realmente se essas propostas forem efetuadas quem ganhará não serão só os alunos, mas também toda a comunidade escolar, pois a efetuação destas atividades mostrará que realmente a escola se importa em proporcionar uma educação de qualidade para seus alunos.


Inclua fotografias.

Imagens Tirada da Internet



















Anápolis, 24 de Junho de 2014.



Elaine Cristina Mariano
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Nome e Assinatura do(a) Aluno(a)

IMAGENS