Importância do uso das Bibliotecas Escolares para o incentivo à
Leitura
Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o
processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de
leitura na escola.
No cotidiano
escolar, percebemos a pouca (ou nenhuma) utilização da biblioteca como
espaço educativo e informacional que promove leituras, análises, debates e
encontros entre livros e indivíduos.
A biblioteca
escolar proporciona aos alunos uma fonte de expansão sobre o conhecimento,
onde terão a oportunidade de desenvolver a autonomia, escolhendo os livros
que mais lhe agradam, realizando pesquisas e estudos sobre
determinados assuntos participando de diversas estratégias de leitura:
autônoma, silenciosa, em voz alta e compartilhada.
Um leitor
competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura
de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno
da diversidade de textos que circulam socialmente.
Ao professor e
também ao bibliotecário caberá aproveitar todos os momentos para conduzir
o aprendiz a praticar leitura nos diversos aspectos, cuidando do despertar
das capacidades básicas e dos sentidos reais e figurados, do apurar
a sensibilidade e a imaginação, proporcionar aos discentes a oportunidade
de conhecer esse mundo mágico da leitura, trabalhando de forma que os
mesmos reconheçam o valor da aquisição do conhecimento.
A leitura é
essencial em muitos aspectos na vida de um ser humano, tais como:
compreensão, formação crítica do cidadão, lazer, identificação, entre outros.
As atividades
que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de
fontes informacionais e a utilização metódica para obtenção de material
bibliográfico são fatores que influenciam o aprendizado nos seus
diversos momentos da vida.
Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. A
importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo:
Cortez, 45ª ed, 2003.
ELAINE CRISTINA MARIANO