terça-feira, 6 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - BIBLIOTECA

Importância do uso das Bibliotecas Escolares para o incentivo à Leitura


Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola.
No cotidiano escolar, percebemos a pouca (ou nenhuma) utilização da biblioteca como espaço educativo e informacional que promove leituras, análises, debates e encontros entre livros e indivíduos.
A biblioteca escolar proporciona aos alunos uma fonte de expansão sobre o conhecimento, onde terão a oportunidade de desenvolver a autonomia, escolhendo os livros que mais lhe agradam, realizando pesquisas e estudos sobre determinados assuntos participando de diversas estratégias de leitura: autônoma, silenciosa, em voz alta e compartilhada.
Um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade de textos que circulam socialmente.
Ao professor e também ao bibliotecário caberá aproveitar todos os momentos para conduzir o aprendiz a praticar leitura nos diversos aspectos, cuidando do despertar das capacidades básicas e dos sentidos reais e figurados, do apurar a sensibilidade e a imaginação, proporcionar aos discentes a oportunidade de conhecer esse mundo mágico da leitura, trabalhando de forma que os mesmos reconheçam o valor da aquisição do conhecimento.
A leitura é essencial em muitos aspectos na vida de um ser humano, tais como: compreensão, formação crítica do cidadão, lazer, identificação, entre outros.
As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida.

Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 45ª ed, 2003.

ELAINE CRISTINA MARIANO

PROFUNCIONÁRIO - ATIVIDADE DA SEMANA 1

1) O que o texto explica sobre os conhecimentos artísticos que a escola proporciona e os interesses dos alunos?

Os professores não tem um conhecimento amplo sobre o que é arte e oque eles transmitem aos seus alunos não coincide com os interesses dos mesmos, pois além de transmitir algo vago ainda não levam seus alunos além da escola, como um teatro, museu..., que seria de acordo com os interesses dos alunos.

2)A partir do texto, qual a definição de currículo em arte?
É sempre uma imposição de sentidos, de valores, de saberes, de subjetividades particulares. É sempre uma escolha forçada.

3)Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas oficinas culturais sem se tornar polivalência?
Relacionando o conhecimento com a prática e buscando a integração e interação entre as diferentes disciplinas e estar atenta para o grau de autonomia necessário a cada uma delas.

4)Relacione o texto de Irene Tourinho com o texto do slide da primeira semana.
Grande parte do sistema escolar insiste em manter o modelo tradicional, ou seja, sem associar o livro à realidade de mundo em que está inserida a criança.
O educando precisa de uma prática pedagógica inovadora, que auxilie o educando a vivenciar o que lê com a sua própria realidade.

5)Escolha uma imagem que pode ser pesquisada na internet ou uma fotografia feita por você e que se relacione com o tema desta 1ª semana. Justifique a imagem escolhida, anexe ao questionário respondido.




Escolhi esta imagem porque diversifica vários tipos de “Arte”.

Elaine Cristina mariano

VÍDEOS 102










VÍDEOS 101






VÍDEOS 100






ABA INGLÊS 73

Friday Message
2/9/2016

Present Forms in the Future
Hello!

How are you today? I hope you are having a great day.
Seu progresso:
Beginners
Continue estudando
Today, as part of our quick lesson, we are going to look at two present forms that we can use to talk about the future. Don’t be confused; I’ll show you how easy it is ☺

The two present forms we use for the future are the present simple and thepresent continuous.

Firstly take a look at a short email Eric sends to his mother containing thepresent simple and the present continuous
Primeiro dê uma olhada em este breve e-mail que Eric envia para sua mãe e que contém o presente simples e o presente contínuo.

Hello, Mum!

Tomorrow I’m leaving for Australia. My plane leaves at 6 a.m. I need to take the night bus to the airport. It leaves the bus station at 3 a.m! I’m staying with some friends of mine for a month, which I’m really looking forward to. I chose to travel now because my exams are in June and I need to study a lot during that time. We are going to tour the west coast of Australia on a yacht with William’s parents. I’ll give you a callas soon as I arrive
Amanhã vou para a Austrália. Meu avião sai às 6 da manhã. Preciso pegar o ônibus da noite para ir ao aeroporto. O ônibus sai da estação rodoviária às 3:00 da manhã! Vou ficar com uns amigos durante um mês, já estou morrendo de vontade. Decidi viajar agora porque meus exames são em junho e preciso estudar muito durante esse tempo. Vamos fazer um tour da costa oeste da Austrália com o iate dos pais do William. Assim que eu chegar, ligarei para você. 

Lots of love,
Eric 


The present simple is used to talk about scheduled events.
O presente simples é usado para falar sobre eventos planejados. 

Look at some examples from the above text:

- My plane leaves at 6 a.m.

- It leaves the bus station at 3 a.m.

- My exams are in June.


The present continuous is used to talk about arrangements or plans that we have made for the future.
O presente contínuo se usa para falar sobre planos que fizemos para o futuro.

Look at some examples from the above text:

I’m leaving for Australia.

I’m staying with some friends.


We also use the present simple after certain words or phrases, for example, “when” and “as soon as”.
Também usamos o presente simples com certas palavras ou frases, como "quando" e "assim que". 

For example,

When I arrive in Australia, I’ll call you.
- Quando eu chegar na Austrália, ligarei para você. 

- I’ll call you as soon as I arrive.
- Ligarei para você assim que eu chegar.

I hope this has helped you!


Don’t forget to refer to unit 39 of the ABA complete online course for more information about the topic.

Remember that practice makes perfect!

Enjoy your Friday!

Take care,
Priscilla
Priscilla

Your ABA Teacher
Curtiu esta aula?
Compartilhe-a com seus amigos!
Twitter
Baixe o nosso app
Escute, fale e interprete em inglês onde você quiser, sempre que quiser.
App Store
Play Store

Mais recursos
Confira mais lições de inglês no nosso blog:
Blog

LINKS 88

http://canaldoensino.com.br/blog/9-cursos-gratuitos-para-bons-estudos-de-ead

http://canaldoensino.com.br/blog/5-dicas-para-acabar-com-a-apreensao-nos-vestibulares

http://canaldoensino.com.br/blog/publicado-o-edital-do-concurso-da-pm-mg-para-429-vagas-de-soldado

http://canaldoensino.com.br/blog/os-desafios-dos-professores-de-cursinho

http://canaldoensino.com.br/blog/saiba-quais-os-concursos-previstos-para-a-area-bancaria

http://canaldoensino.com.br/blog/o-que-um-concurseiro-precisa-prestar-atencao-nas-provas

http://canaldoensino.com.br/blog/os-principais-temas-de-redacao-do-enem

http://canaldoensino.com.br/blog/cursos-e-videoaulas-sobre-como-fazer-uma-horta-caseira

http://canaldoensino.com.br/blog/como-funciona-analise-de-titulos-em-concursos-publicos

http://canaldoensino.com.br/blog/10-cursos-que-todo-designer-deve-fazer

http://canaldoensino.com.br/blog/a-2-meses-da-prova-do-enem-qg-do-enem-oferece-plantao-de-duvidas-ao-vivo-e-gratuita

http://canaldoensino.com.br/blog/10-sites-gratuitos-para-aprender-russo

http://canaldoensino.com.br/blog/senated-2016-discute-as-tecnologias-na-educacao

http://canaldoensino.com.br/blog/como-se-preparar-para-concursos-publicos-federais

http://canaldoensino.com.br/blog/censo-2015-divulga-dados-sobre-a-qualidade-da-educacao-no-brasil

http://canaldoensino.com.br/blog/ita-oferece-curso-gratuito-avancado-sobre-java

http://canaldoensino.com.br/blog/5-sites-para-aprender-a-tocar-violao

http://canaldoensino.com.br/blog/assuntos-mais-comuns-de-sociologia-em-vestibulares

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-sobre-educacao-especial-2

http://canaldoensino.com.br/blog/desafios-e-solucoes-no-preparo-dos-estudantes-no-vestibular

IMAGENS