http://canaldoensino.com.br/blog/unesp-oferece-curso-gratis-sobre-a-historia-da-educacao
http://canaldoensino.com.br/blog/25-competencias-mais-buscadas-no-linkedin-em-2015
http://canaldoensino.com.br/blog/senai-abre-mais-de-10-mil-vagas-para-cursos-em-todo-o-brasil
http://canaldoensino.com.br/blog/5-habitos-de-universitarios-bem-sucedidos
http://canaldoensino.com.br/blog/como-livros-de-ficcao-podem-te-ajudar-na-sua-carreira-empreendedora
http://canaldoensino.com.br/blog/como-contar-uma-boa-historia
http://canaldoensino.com.br/blog/curso-online-gratuito-de-ingles-basico
http://canaldoensino.com.br/blog/52-bancos-de-imagens-gratuitos
http://canaldoensino.com.br/blog/curso-online-gratuito-de-etiqueta-empresarial
http://canaldoensino.com.br/blog/ensinando-pela-web-usando-o-hangouton-air
http://canaldoensino.com.br/blog/7-filmes-para-repensar-o-modelo-de-educacao
http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-introducao-a-conversacao-em-ingles
http://canaldoensino.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-o-ideb
http://canaldoensino.com.br/blog/30-livros-para-melhorar-o-seu-negocio
http://canaldoensino.com.br/blog/carnaval-conheca-tudo-sobre-a-festa-mais-popular-do-brasil
http://canaldoensino.com.br/blog/usp-oferece-5-cursos-gratuitos-a-distancia
http://canaldoensino.com.br/blog/universidade-de-harvard-oferece-curso-a-distancia-gratis-de-fotografia
http://canaldoensino.com.br/blog/sonha-em-estudar-nos-eua-conheca-a-feira-virtual-qs-university-world-tour
http://canaldoensino.com.br/blog/historia-do-carnaval-no-brasil-e-no-mundo
http://canaldoensino.com.br/blog/como-surgiram-as-fantasias-e-as-mascaras-de-carnaval
http://canaldoensino.com.br/blog/samba-enredo-como-meio-de-educacao-popular
http://canaldoensino.com.br/blog/a-origem-do-carnaval
http://canaldoensino.com.br/blog/23-sites-que-oferecem-cursos-online-gratuitos-com-certificado
http://canaldoensino.com.br/blog/115-video-aulas-gratuitas-de-lingua-portuguesa
http://canaldoensino.com.br/blog/fundacao-getulio-vargas-oferece-37-cursos-online-gratis
http://canaldoensino.com.br/blog/os-10-lugares-mais-famosos-para-passar-o-carnaval-no-brasil
http://canaldoensino.com.br/blog/30-curiosidades-sobre-o-carnaval
http://canaldoensino.com.br/blog/marchinhas-de-carnaval
http://canaldoensino.com.br/blog/16-sites-para-estudar-de-graca-para-concursos-publicos
http://canaldoensino.com.br/blog/senai-oferece-cursos-gratuitos-a-distancia
http://canaldoensino.com.br/blog/usp-disponibiliza-mais-de-3-000-livros-gratis-para-download-aproveite
http://canaldoensino.com.br/blog/significado-do-carnaval
http://canaldoensino.com.br/blog/como-e-quando-foi-criado-o-trio-eletrico
http://canaldoensino.com.br/blog/31-livros-sobre-carnaval
http://canaldoensino.com.br/blog/a-origem-do-termo-samba
http://canaldoensino.com.br/blog/voce-aprende-agora-faz-promocao-para-tornar-o-aprendizado-de-ingles-mais-acessivel
http://canaldoensino.com.br/blog/oab-certifica-139-cursos-de-direito-com-selo-de-qualidade
http://canaldoensino.com.br/blog/4-cursos-para-voce-fazer-gratis-em-harvard
http://canaldoensino.com.br/blog/editoras-apostam-em-netflix-didatico
http://canaldoensino.com.br/blog/aplicativo-gratuito-ensina-libras-de-maneira-facil
http://canaldoensino.com.br/blog/morar-no-exterior-sera-uma-solucao-para-fugir-da-crise
http://canaldoensino.com.br/blog/5-apostilas-sobre-genetica-para-download-gratis
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
sábado, 13 de fevereiro de 2016
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
JEAN PIAGET
Jean Piaget (1896-1980)
investigou como se processa a construção do conceito de número de forma
experimental. Para explicar o desenvolvimento intelectual, este autor, partiu
da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações
do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.
Assim, Piaget entende que
o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico
(WADSWORTH, 1996) e, que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento
"total" do organismo.
Na aquisição do conceito
de número, destacam-se quatro noções básicas: classificação, seriação,
correspondência biunívoca e conservação da quantidade.
Haja vista disso, Jean Piaget afirma que “os
fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais
em seus meios”. Dessa forma, “o professor não ensina, mas arranja modos de a
própria criança descobrir. Cria situações-problemas”.
Construtivista
Baseado principalmente nas idéias de Piaget. Tem como proposta de que a mente é
modelada como uma experiência organizativa de modo a lidar com um mundo real
que não pode ser conhecido em si.
Envolve dois princípios:
1. o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito cogniscente e não passivamente recebido
do meio.
2. conhecer é um processo adaptativo que organiza o mundo experiencial
de cada um, não descobre um mundo independente, pré-existente, exterior à mente
do sujeito.
Acredita que cada ser humano constrói o significado para a linguagem que
usa, no caso matemática, à medida que vai construindo o seu mundo experiencial.
Comportamentalista
Esta corrente associou o comportamento humano ao dos outros animais.
Possui uma abordagem cartesiana, busca encontrar os elementos básicos do
pensamento humano e seu comportamento. Thorndike,
primeiro comportamentalista a pensar o ensino da matemática, entende a aprendizagem
como uma série de conexões entre situações ou estímulo e resposta. E baseia-se
em três leis fundamentais para a aprendizagem:
1.
Lei do efeito: uma conexão recém
estabelecida tem sua força aumentada se acompanhada por uma sensação de
satisfação
2.
Lei do exercício: quanto mais
utilizada uma conexão, mais forte ela se torna.
3.
Lei da prontidão: parte da idéia de
que as conexões podem ou não estar prontas para serem postas em prática, se uma
conexão está pronta, seu uso gera satisfação, se não está, seu uso gera
desconforto.
O eixo central da teoria de Piaget consiste,
portanto, na interação organismo-meio, sendo que essa interação acontece
através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao
meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida, sendo denominadas
“invariáveis funcionais”. A adaptação ocorre através da assimilação e
acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os
estágios de desenvolvimento.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
ATIVIDADES
A
seguir encontra-se o relato de um profissional que participou de um processo
seletivo no qual foi aplicada a técnica chamada dinâmica de grupo:
“Participei recentemente de uma dinâmica onde
foram reunidos numa sala 10 pessoas. A selecionadora informou que iríamos
realizar algumas atividades conjuntas. Ela dividiu os participantes em dois
grupos iguais e pediu que nos apresentássemos e na sequência construíssemos,
com a ajuda dos materiais disponibilizados (lápis, canetas coloridas, folhas de
papel de diversas texturas e cores, tesoura etc.) um cartaz coletivo. A tarefa
era demonstrar os dados mais importantes que colhemos na apresentação de cada
um.”
Assinale a alternativa que identifica o
objetivo da técnica aplicada e uma postura adequada durante a participação:
RESPOSTA:
O objetivo é observar o comportamento dos candidatos em situação de interação, então
é importante se dispor a participar ativamente.
:Leia
o texto a seguir:
Uma
revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão
para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não,
mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que
sim. Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam
encontrar maneiras de entrar em seus softwares. Essas companhias frequentemente
pagam milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug - o suficiente para
que a caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas
dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós
recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos mais correções, o que
significa uma melhor experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de
programa de segurança de uma empresa. Mas os programas não estão livres de
controvérsias. Algumas empresas acreditam que as recompensas devem apenas ser
usadas para pegar cibe criminosos, não para encorajar as pessoas a encontrar as
falhas. E também há a questão de double-dipping –a possibilidade de um hacker receber um
prêmio por ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o
mesmo bug para compradores maliciosos.
RESPOSTA:
Os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos
trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas
empresas.
Para
responder a essa questão, observe a charge abaixo:
Fonte:
http://blogs.d24am.com/jrlima/2012/04/19/charge-dia-do-indio/. Acesso em: 09
jan. 2014.
A mensagem contida na charge se relaciona
diretamente com o tema da aula “Desbravando o mundo digital”. Esta relação está
expressa claramente em:
RESPOSTA:
Embora a troca de mensagens já fosse possível por outros meios de comunicação, ela
foi potencializada com o uso da tecnologia digital e da internet.
Para
responder a essa questão, observe a tirinha de Galhardo abaixo:
A charge faz crítica a uma forma exagerada de
uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, ilustra algumas informações sobre o uso da
tecnologia apresentadas durante a aula.
Leia as afirmativas abaixo:
I)
A tecnologia evolui rapidamente mudando as
formas com que as pessoas acessam, armazenam e transmitem informações.
II)
II) Os
recursos tecnológicos devem prevalecer sobre os recursos intelectuais
individuais ou coletivos de criação, transformação e transmissão de
informações.
III)
III) Os serviços oferecidos pela internet
oferecem a possibilidade de contato imediato e troca constante de informações
com outras pessoas.
IV)
IV) Uma das grandes contribuições da internet
para pessoas e empresas é a possibilidade de recuperar informações (download).
RESPOSTA:
I, III e IV
Para responder a questão, leia os textos
abaixo, que trazem a definição de serviços oferecidos pela internet:
Serviço
A: O ________ é também conhecido como bate-papo virtual e tem como principal
característica permitir a comunicação síncrona. Serviço B: A possibilidade de
recuperar informações é uma das grandes contribuições da internet e recebe o
nome de _________. Serviço C: O _________ é um mecanismo destinado a analisar,
ordenar e pesquisar informações na internet, disponibilizando os resultados ao
usuário. Serviço D: O _________ é uma ferramenta que permite a comunicação
entre duas ou mais pessoas por meio do envio e recebimento de mensagens.
Serviço E: O _________ permite que um grupo de pessoas discuta assuntos de
interesse comum e é uma ferramenta de comunicação assíncrona. A partir das descrições de serviços acima,
assinale a alternativa que apresenta os serviços que completam correta e
respectivamente as lacunas:
RESPOSTA:
Chat, download, serviço de busca, e-mail, fórum.
Para
responder a questão, observe a charge:
A
charge estabelece uma relação entre o comportamento digital e o emprego, como
também ilustra recomendações feitas durante a Aula-Tema. A alternativa que
melhor resume esta reflexão está em:
Escolher
uma resposta.
a.
As redes sociais são um território livre, onde cada um pode se expressar como
lhe for conveniente.
b. O
cyber bullying é uma questão cultural, portanto, acontece em países com baixo
desenvolvimento.
c. O
uso das redes sociais para objetivos profissionais deveria ser restrito a
executivos de organizações internacionais.
d. A
espionagem digital ameaça a liberdade de expressão das pessoas e se configura
como um problema legal.
e.
As informações disponibilizadas nas redes sociais podem ser vistas por todos,
inclusive por empregadores.
Resposta
correta: As informações disponibilizadas nas redes sociais podem ser vistas por
todos, inclusive por empregadores.
Comentário
sobre a resposta correta: Atualmente, muitas empresas buscam informações sobre
seus futuros colaboradores ou, até mesmo, sobre colaboradores atuais nas redes
sociais; portanto, também é importante cuidar da imagem que transmite nesse
meio.
Analise
as afirmativas a seguir e verifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I.( ) Profissionais que são experts em
informática e internet têm exclusividade para usufruir das vantagens que a
tecnologia oferece.
II.( ) A evolução da tecnologia potencializa as
possibilidades de divulgar o perfil profissional e ter acesso às oportunidades
oferecidas pelo mercado.
III.( ) O profissional pode projetar uma imagem
positiva ao participar de redes sociais e trocar informações pela internet.
IV.( ) As redes sociais e blogs devem ser
evitados, especialmente para a troca de informações de cunho profissional.
V.( ) Atualmente, o desenvolvimento pessoal e
profissional pode ser favorecido pela tecnologia, especialmente pela internet.
Assinale
a alternativa que contém a sequência correta:
Escolher
uma resposta.
a.
V, V, F, F, F.
b. V, V, F, V, V.
c. F, V, V, F, V.
d.
F, F, V, F, V.
e.
F, V, F, V, F.
Resposta
correta: F, V, V, F, V.
Antes de responder a questão, leia o texto
abaixo:
Pedro
(nome fictício) tem 24 anos, recebe cerca de R$ 2 mil por mês e seu
endividamento chegou a R$ 10 mil, valor que corresponde a cinco meses do seu
salário. Ele faz parte do grupo de superendividados, que participou do primeiro
ano do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do PROCON-São Paulo. Pedro é
um caso comum entre esses consumidores. Quando atingiu o limite do cheque
especial e do cartão de crédito, foi até o banco cobrir empréstimos contraídos
e entrou em um ciclo vicioso. A bola de neve, formada pelas taxas de juros dos
empréstimos, foi ficando maior à medida que Pedro recorreu a mais dois bancos
para cobrir os empréstimos anteriores. Fonte: Adaptado de
http://economia.ig.com.br/financas/2013-12-19/superendividado-deve-ate-r-300-mil-e-tem-22-cartoes-de-credito.html.
Acesso em: 09 jan. 2014. A partir do
texto e das recomendações feitas para conquistar a independência financeira,
indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) No
momento, Pedro possui independência financeira, pois pode fazer uma aplicação
do valor excedente em seu orçamento. ( ) A situação apresentada pelo texto
mostra um desequilíbrio no orçamento de Pedro, pois há um déficit. ( ) A
situação ilustrada mostra falha na administração financeira, pois Pedro perdeu
o controle de seus gastos ao contrair dívidas. ( ) Pedro obteve superávit em suas
contas, demonstrando capacidade para administrar suas finanças pessoais. ( )
Pedro conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante
e pode ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.
RESPOSTA:
F, V, V, F, F
Para
responder a questão, considere os textos a seguir:
Texto
1
“O
dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados
para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”,
explica a psicóloga paulista Valéria Meirelles, especializada em psicologia do
dinheiro.
Texto
2
Como
mudar a situação? Informação parece ser o melhor caminho. Assim como no combate
a disseminação de doenças como a AIDS, parece que educar as pessoas sobre
finanças pessoais é o caminho para evitar que os brasileiros endividem-se mais
ainda. No ano passado, um projeto piloto do Banco Central, da Comissão de
Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da
Superintendência Nacional de Previdência Complementar, em parceria com o Bird,
o Ministério da Educação e o Unibanco está levando aulas de finanças pessoais
para alunos do Ensino Médio em 450 escolas estaduais do Ceará, Minas Gerais,
Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o BIRD, considerando
5 meses primeiros meses do programa, o percentual dos estudantes que faziam
poupança antes do programa passou de 44% para 49%. Já os que faziam lista de
compras passaram de 13% para 16%
RESPOSTA:
Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam.
Para
responder a essa questão, observe a tirinha abaixo:
Considerando
as recomendações feitas durante a aula, leia as afirmativas abaixo:
I) A
independência financeira é um objetivo que pode ser alcançado por poucas
pessoas, pois depende de uma boa dose de sorte.
II) A administração financeira
pessoal depende de uma atitude que, quanto mais cedo for tomada, melhor
resultados pode trazer.
III) A decisão por preservar a saúde financeira,
precisa ser mantida no dia-a-dia, a partir da mudança de hábitos de consumo.
IV) Para ter uma vida tranquila é importante não preocupar-se em administrar o
seu dinheiro, pois o estresse prejudica a saúde.
RESPOSTA:
II e III
Um dos passos para conquistar a independência financeira é investir
o superávit. Esse superávit pode ser obtido a partir do conhecimento e da
ampliação de sua renda e do controle de gastos. Sobre diferentes formas de
investimentos, considere:
I)
O investimento em __________, estes podem ser
entendidos como um “condomínio” de investidores que dividem a rentabilidade da
aplicação. II) O CDB, que significa __________, é emitido pelo Governo como
forma de obter aumento de arrecadação. III) O investimento em __________ é
considerado tradicional e tem a garantia do Governo Federal até o limite de R$
70 mil. IV) A aplicação em __________ é um investimento de alto risco que
oferece retorno garantido em longo prazo. V) Pequenos investidores podem
adquirir __________ por meio de um site do próprio Governo, facilitando a
aplicação.
RESPOSTA:
Fundos de Investimento, Certificado de Depósito Bancário, Caderneta de
Poupança, Bolsa
de valores, Títulos Públicos.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Como fazer um globo terrestre O que o aluno poderá aprender com esta aula Que é possível representar o planeta Terra em um modelo qu...
-
METAS AÇÕES RESPONSÁVEL Aprimoramento das práticas docentes. Visita as salas de aula pela coord...