sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LINKS 44

http://canaldoensino.com.br/blog/unesp-oferece-curso-gratis-sobre-a-historia-da-educacao

http://canaldoensino.com.br/blog/25-competencias-mais-buscadas-no-linkedin-em-2015

http://canaldoensino.com.br/blog/senai-abre-mais-de-10-mil-vagas-para-cursos-em-todo-o-brasil

http://canaldoensino.com.br/blog/5-habitos-de-universitarios-bem-sucedidos

http://canaldoensino.com.br/blog/como-livros-de-ficcao-podem-te-ajudar-na-sua-carreira-empreendedora

http://canaldoensino.com.br/blog/como-contar-uma-boa-historia

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-online-gratuito-de-ingles-basico

http://canaldoensino.com.br/blog/52-bancos-de-imagens-gratuitos

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-online-gratuito-de-etiqueta-empresarial

http://canaldoensino.com.br/blog/ensinando-pela-web-usando-o-hangouton-air

http://canaldoensino.com.br/blog/7-filmes-para-repensar-o-modelo-de-educacao

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-introducao-a-conversacao-em-ingles

http://canaldoensino.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-o-ideb

http://canaldoensino.com.br/blog/30-livros-para-melhorar-o-seu-negocio

http://canaldoensino.com.br/blog/carnaval-conheca-tudo-sobre-a-festa-mais-popular-do-brasil

http://canaldoensino.com.br/blog/usp-oferece-5-cursos-gratuitos-a-distancia

http://canaldoensino.com.br/blog/universidade-de-harvard-oferece-curso-a-distancia-gratis-de-fotografia

http://canaldoensino.com.br/blog/sonha-em-estudar-nos-eua-conheca-a-feira-virtual-qs-university-world-tour

http://canaldoensino.com.br/blog/historia-do-carnaval-no-brasil-e-no-mundo

http://canaldoensino.com.br/blog/como-surgiram-as-fantasias-e-as-mascaras-de-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/samba-enredo-como-meio-de-educacao-popular

http://canaldoensino.com.br/blog/a-origem-do-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/23-sites-que-oferecem-cursos-online-gratuitos-com-certificado

http://canaldoensino.com.br/blog/115-video-aulas-gratuitas-de-lingua-portuguesa

http://canaldoensino.com.br/blog/fundacao-getulio-vargas-oferece-37-cursos-online-gratis

http://canaldoensino.com.br/blog/os-10-lugares-mais-famosos-para-passar-o-carnaval-no-brasil

http://canaldoensino.com.br/blog/30-curiosidades-sobre-o-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/marchinhas-de-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/16-sites-para-estudar-de-graca-para-concursos-publicos

http://canaldoensino.com.br/blog/senai-oferece-cursos-gratuitos-a-distancia

http://canaldoensino.com.br/blog/usp-disponibiliza-mais-de-3-000-livros-gratis-para-download-aproveite

http://canaldoensino.com.br/blog/significado-do-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/como-e-quando-foi-criado-o-trio-eletrico

http://canaldoensino.com.br/blog/31-livros-sobre-carnaval

http://canaldoensino.com.br/blog/a-origem-do-termo-samba

http://canaldoensino.com.br/blog/voce-aprende-agora-faz-promocao-para-tornar-o-aprendizado-de-ingles-mais-acessivel

http://canaldoensino.com.br/blog/oab-certifica-139-cursos-de-direito-com-selo-de-qualidade

http://canaldoensino.com.br/blog/4-cursos-para-voce-fazer-gratis-em-harvard

http://canaldoensino.com.br/blog/editoras-apostam-em-netflix-didatico

http://canaldoensino.com.br/blog/aplicativo-gratuito-ensina-libras-de-maneira-facil

http://canaldoensino.com.br/blog/morar-no-exterior-sera-uma-solucao-para-fugir-da-crise

http://canaldoensino.com.br/blog/5-apostilas-sobre-genetica-para-download-gratis

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

VÍDEOS 44








JEAN PIAGET

Jean Piaget (1896-1980) investigou como se processa a construção do conceito de número de forma experimental. Para explicar o desenvolvimento intelectual, este autor, partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.
Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico (WADSWORTH, 1996) e, que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo.
Na aquisição do conceito de número, destacam-se quatro noções básicas: classificação, seriação, correspondência biunívoca e conservação da quantidade.

Haja vista disso, Jean Piaget afirma que “os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios”. Dessa forma, “o professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”.

Construtivista
Baseado principalmente nas idéias de Piaget. Tem como proposta de que a mente é modelada como uma experiência organizativa de modo a lidar com um mundo real que não pode ser conhecido em si.
Envolve dois princípios:
1. o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito cogniscente e não passivamente recebido do meio.
2. conhecer é um processo adaptativo que organiza o mundo experiencial de cada um, não descobre um mundo independente, pré-existente, exterior à mente do sujeito.
Acredita que cada ser humano constrói o significado para a linguagem que usa, no caso matemática, à medida que vai construindo o seu mundo experiencial.

Comportamentalista
Esta corrente associou o comportamento humano ao dos outros animais. Possui uma abordagem cartesiana, busca encontrar os elementos básicos do pensamento humano e seu comportamento. Thorndike, primeiro comportamentalista a pensar o ensino da matemática, entende a aprendizagem como uma série de conexões entre situações ou estímulo e resposta. E baseia-se em três leis fundamentais para a aprendizagem:
1.   Lei do efeito: uma conexão recém estabelecida tem sua força aumentada se acompanhada por uma sensação de satisfação
2.   Lei do exercício: quanto mais utilizada uma conexão, mais forte ela se torna.
3.   Lei da prontidão: parte da idéia de que as conexões podem ou não estar prontas para serem postas em prática, se uma conexão está pronta, seu uso gera satisfação, se não está, seu uso gera desconforto.


O eixo central da teoria de Piaget consiste, portanto, na interação organismo-meio, sendo que essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida, sendo denominadas “invariáveis funcionais”. A adaptação ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento.

A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz consequências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante

PERGUNTAS E RESPOSTAS

ATIVIDADES
A seguir encontra-se o relato de um profissional que participou de um processo seletivo no qual foi aplicada a técnica chamada dinâmica de grupo:
 “Participei recentemente de uma dinâmica onde foram reunidos numa sala 10 pessoas. A selecionadora informou que iríamos realizar algumas atividades conjuntas. Ela dividiu os participantes em dois grupos iguais e pediu que nos apresentássemos e na sequência construíssemos, com a ajuda dos materiais disponibilizados (lápis, canetas coloridas, folhas de papel de diversas texturas e cores, tesoura etc.) um cartaz coletivo. A tarefa era demonstrar os dados mais importantes que colhemos na apresentação de cada um.”
  Assinale a alternativa que identifica o objetivo da técnica aplicada e uma postura adequada durante a participação:
RESPOSTA: O objetivo é observar o comportamento dos candidatos em situação de interação, então é importante se dispor a participar ativamente.

:Leia o texto a seguir:
Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim. Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar maneiras de entrar em seus softwares. Essas companhias frequentemente pagam milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug - o suficiente para que a caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos mais correções, o que significa uma melhor experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de programa de segurança de uma empresa. Mas os programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as recompensas devem apenas ser usadas para pegar cibe criminosos, não para encorajar as pessoas a encontrar as falhas. E também há a questão de double-dipping  –a possibilidade de um hacker receber um prêmio por ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o mesmo bug para compradores maliciosos.
RESPOSTA: Os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas.

Para responder a essa questão, observe a charge abaixo:
Fonte: http://blogs.d24am.com/jrlima/2012/04/19/charge-dia-do-indio/. Acesso em: 09 jan. 2014.
 A mensagem contida na charge se relaciona diretamente com o tema da aula “Desbravando o mundo digital”. Esta relação está expressa claramente em:
RESPOSTA: Embora a troca de mensagens já fosse possível por outros meios de comunicação, ela foi potencializada com o uso da tecnologia digital e da internet.

Para responder a essa questão, observe a tirinha de Galhardo abaixo:
 A charge faz crítica a uma forma exagerada de uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, ilustra algumas informações sobre o uso da tecnologia apresentadas durante a aula.
 Leia as afirmativas abaixo:
I)             A tecnologia evolui rapidamente mudando as formas com que as pessoas acessam, armazenam e transmitem informações.
II)             II) Os recursos tecnológicos devem prevalecer sobre os recursos intelectuais individuais ou coletivos de criação, transformação e transmissão de informações.
III)           III) Os serviços oferecidos pela internet oferecem a possibilidade de contato imediato e troca constante de informações com outras pessoas.
IV)          IV) Uma das grandes contribuições da internet para pessoas e empresas é a possibilidade de recuperar informações (download).
RESPOSTA: I, III e IV

 Para responder a questão, leia os textos abaixo, que trazem a definição de serviços oferecidos pela internet:
Serviço A: O ________ é também conhecido como bate-papo virtual e tem como principal característica permitir a comunicação síncrona. Serviço B: A possibilidade de recuperar informações é uma das grandes contribuições da internet e recebe o nome de _________. Serviço C: O _________ é um mecanismo destinado a analisar, ordenar e pesquisar informações na internet, disponibilizando os resultados ao usuário. Serviço D: O _________ é uma ferramenta que permite a comunicação entre duas ou mais pessoas por meio do envio e recebimento de mensagens. Serviço E: O _________ permite que um grupo de pessoas discuta assuntos de interesse comum e é uma ferramenta de comunicação assíncrona.  A partir das descrições de serviços acima, assinale a alternativa que apresenta os serviços que completam correta e respectivamente as lacunas:
RESPOSTA: Chat, download, serviço de busca, e-mail, fórum.

Para responder a questão, observe a charge:
A charge estabelece uma relação entre o comportamento digital e o emprego, como também ilustra recomendações feitas durante a Aula-Tema. A alternativa que melhor resume esta reflexão está em:

Escolher uma resposta.
a. As redes sociais são um território livre, onde cada um pode se expressar como lhe for conveniente.
b. O cyber bullying é uma questão cultural, portanto, acontece em países com baixo desenvolvimento.
c. O uso das redes sociais para objetivos profissionais deveria ser restrito a executivos de organizações internacionais.
d. A espionagem digital ameaça a liberdade de expressão das pessoas e se configura como um problema legal.
e. As informações disponibilizadas nas redes sociais podem ser vistas por todos, inclusive por empregadores.

Resposta correta: As informações disponibilizadas nas redes sociais podem ser vistas por todos, inclusive por empregadores.

Comentário sobre a resposta correta: Atualmente, muitas empresas buscam informações sobre seus futuros colaboradores ou, até mesmo, sobre colaboradores atuais nas redes sociais; portanto, também é importante cuidar da imagem que transmite nesse meio.

Analise as afirmativas a seguir e verifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I.(  ) Profissionais que são experts em informática e internet têm exclusividade para usufruir das vantagens que a tecnologia oferece.
II.(  ) A evolução da tecnologia potencializa as possibilidades de divulgar o perfil profissional e ter acesso às oportunidades oferecidas pelo mercado.
III.(  ) O profissional pode projetar uma imagem positiva ao participar de redes sociais e trocar informações pela internet.
IV.(  ) As redes sociais e blogs devem ser evitados, especialmente para a troca de informações de cunho profissional.
V.(  ) Atualmente, o desenvolvimento pessoal e profissional pode ser favorecido pela tecnologia, especialmente pela internet.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Escolher uma resposta.

a. V, V, F, F, F.
b. V, V, F, V, V.
c. F, V, V, F, V.
d. F, F, V, F, V.
e. F, V, F, V, F.

Resposta correta: F, V, V, F, V.

 Antes de responder a questão, leia o texto abaixo:
Pedro (nome fictício) tem 24 anos, recebe cerca de R$ 2 mil por mês e seu endividamento chegou a R$ 10 mil, valor que corresponde a cinco meses do seu salário. Ele faz parte do grupo de superendividados, que participou do primeiro ano do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do PROCON-São Paulo. Pedro é um caso comum entre esses consumidores. Quando atingiu o limite do cheque especial e do cartão de crédito, foi até o banco cobrir empréstimos contraídos e entrou em um ciclo vicioso. A bola de neve, formada pelas taxas de juros dos empréstimos, foi ficando maior à medida que Pedro recorreu a mais dois bancos para cobrir os empréstimos anteriores. Fonte: Adaptado de http://economia.ig.com.br/financas/2013-12-19/superendividado-deve-ate-r-300-mil-e-tem-22-cartoes-de-credito.html. Acesso em: 09 jan. 2014.  A partir do texto e das recomendações feitas para conquistar a independência financeira, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) No momento, Pedro possui independência financeira, pois pode fazer uma aplicação do valor excedente em seu orçamento. ( ) A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento de Pedro, pois há um déficit. ( ) A situação ilustrada mostra falha na administração financeira, pois Pedro perdeu o controle de seus gastos ao contrair dívidas. ( ) Pedro obteve superávit em suas contas, demonstrando capacidade para administrar suas finanças pessoais. ( ) Pedro conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante e pode ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.
RESPOSTA: F, V, V, F, F

Para responder a questão, considere os textos a seguir:

Texto 1
“O dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”, explica a psicóloga paulista Valéria Meirelles, especializada em psicologia do dinheiro.
Texto 2
Como mudar a situação? Informação parece ser o melhor caminho. Assim como no combate a disseminação de doenças como a AIDS, parece que educar as pessoas sobre finanças pessoais é o caminho para evitar que os brasileiros endividem-se mais ainda. No ano passado, um projeto piloto do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, em parceria com o Bird, o Ministério da Educação e o Unibanco está levando aulas de finanças pessoais para alunos do Ensino Médio em 450 escolas estaduais do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o BIRD, considerando 5 meses primeiros meses do programa, o percentual dos estudantes que faziam poupança antes do programa passou de 44% para 49%. Já os que faziam lista de compras passaram de 13% para 16%
RESPOSTA: Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam.

Para responder a essa questão, observe a tirinha abaixo:
Considerando as recomendações feitas durante a aula, leia as afirmativas abaixo:
 I) A independência financeira é um objetivo que pode ser alcançado por poucas pessoas, pois depende de uma boa dose de sorte. 
II) A administração financeira pessoal depende de uma atitude que, quanto mais cedo for tomada, melhor resultados pode trazer. 
III) A decisão por preservar a saúde financeira, precisa ser mantida no dia-a-dia, a partir da mudança de hábitos de consumo.
 IV) Para ter uma vida tranquila é importante não preocupar-se em administrar o seu dinheiro, pois o estresse prejudica a saúde.

RESPOSTA: II e III 

Um dos passos para conquistar a independência financeira é investir o superávit. Esse superávit pode ser obtido a partir do conhecimento e da ampliação de sua renda e do controle de gastos. Sobre diferentes formas de investimentos, considere:
I)             O investimento em __________, estes podem ser entendidos como um “condomínio” de investidores que dividem a rentabilidade da aplicação. II) O CDB, que significa __________, é emitido pelo Governo como forma de obter aumento de arrecadação. III) O investimento em __________ é considerado tradicional e tem a garantia do Governo Federal até o limite de R$ 70 mil. IV) A aplicação em __________ é um investimento de alto risco que oferece retorno garantido em longo prazo. V) Pequenos investidores podem adquirir __________ por meio de um site do próprio Governo, facilitando a aplicação.

RESPOSTA: Fundos de Investimento, Certificado de Depósito Bancário, Caderneta de Poupança, Bolsa de valores, Títulos Públicos.







VÍDEOS 43











VÍDEOS 42






IMAGENS