sexta-feira, 17 de julho de 2015

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO - ASPECTOS PEDAGÓGICOS




FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS


FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
ASPECTOS PEDAGÓGICOS


CURSO: PEDAGOGIA
SÉRIE: 6º E 7º PERÍODO B  NOTURNO
PROFESSORA: ELISA MARIA GOMIDE


ALUNAS:
ELAINE CRISTINA MARIANO          
JAQUELINE SOUZA BORGES             
 LÉIA DE JESUS S. DUTRA                      
SIRLENE MENDES R. LIMA                   
ZÉLIA APARECIDA S. OLIVEIRA                



ANÁPOLIS-GO

2015




ASPECTOS PEDAGÓGICOS

TRABALHOS COM ALUNOS
METAS
AÇÕES
RESPONSÁVEIS




Combater a Indisciplina no Recreio
Convidar o administrativo para organizar grupos de brincadeiras;

Convidar a patrulha da escola para ministrar palestra sobre violência;

Oferecer cursos para o administrativo resolver situações de conflitos.




Gestor

                Coordenador






Promover o Desenvolvimento de Alunos Leitores
Convidar contadores de histórias a fim de chamar a atenção das crianças para o desenvolvimento do hábito de leituras;

Fazer o cantinho da leitura dentro da sala de aula, com livros diversificados;

Trabalhar biblioteca móvel com um carrinho de supermercado. Convidar toda a escola a doarem livros, revistas e jornais de maneira que cada semana esteja em sala;





                Coordenador

                 Professores












Diminuição da Evasão Escolar
Avaliar e controlar a qualidade do ensino aprendizagem;

Formar cidadãos críticos e conscientes;

Conscientização sobre a importância do estudo para o crescimento interior e autorealização.



Coordenador

                Professores

TRABALHOS COM PROFESSORES




Motivar os Professores


Promover palestras motivacionais,

Elogiá-los     sempre     que
possível, recebendo-os calorosamente;

Promover um ambiente de solidariedade de união e preocupação com o próximo;




                    Gestor

               Coordenador




Capacitação do Educador
 Preparar o educador para receber crianças especiais;

Apresentar novas técnicas e métodos a serem trabalhados em sala de aula.

Trabalhar com a lousa digital oferecendo cursos para a sua utilização.




                      Gestor

                 Coordenador





Promover Atividades Entre Professores
Realizar palestras sobre ética;

Realização conjunta para atender as necessidades enfrentadas pelo professor;

Promover uma vez ao mês um momento de confraternização dos docentes fora do âmbito escolar.



              Coordenador

                   Gestor

ASPECTOS ADMINISTRATIVOS

TRABALHOS COM A SECRETARIA




Investir na Gestão de Informatização
Utilização de equipamento tecnológico sofisticado, a fim de agilizar documentos e o funcionamento da escola;

Contratar equipe de manutenção periódica;

 Contratar pessoal para capacitar os funcionários da secretaria no manuseio dos equipamentos.


                   


                   Gestor
















Investir na Qualificação Profissional
Preparação para saber como receber pais de alunos;

Capacitar com palestras, dinâmicas de grupo e troca de experiências.

Elaborar planos e metas a serem cumpridas pelo profissional da secretaria;






                    Gestor

               Coordenador

                                 TRABALHOS OPERACIONAIS





Investir na Qualidade da Merenda



 Fazer cumprir o cardápio da nutricionista;

Apresentar através de palestra os perigos de alimentos contaminados;

Buscar mais investimentos do governo para proporcionar alimentos mais saudáveis para as instituições.





                     Gestor

                Coordenador









Melhorar a Limpeza do Ambiente Escolar




Realizar projetos com as crianças, incentivando-as a manter o ambiente escolar limpo;

Trabalhar na escola reciclagem;

 Valorizar o trabalho dos funcionários da limpeza com premiações mensais.




Coordenador

                 Professores

                    Gestor


                           

TRABALHOS COM A COMUNIDADE


Conscientização da Participação dos Pais e Comunidade
Promover oficinas e reuniões periodicamente;

Estimular os pais a participarem da vida escolar de seus filhos;


Trabalhar projetos com a comunidade.






Gestor



Participação dos Pais/Comunidades na Gestão Escolar
Elaborar junto com os pais/comunidade o PPP;

Receber sugestões dos pais/comunidade;

Desenvolver atividades envolvendo alunos/pais/ comunidade uma vez ao mês.




                     Gestor

                Coordenador

ASPECTOS FINANCEIROS/APM




Comprar Jogos Pedagógicos
Promover uma campanha para arrecadar fundos;

Realizar um bingo junto com a comunidade;

 Fazer planejamento do orçamento disponível, a fim de obter materiais diferenciados para os alunos.





                     Gestor

                Coordenador





Montar uma Brinquedoteca

Realizar uma campanha com as crianças para arrecadar brinquedos;

Buscar parcerias com empresas de brinquedos;

Convidar uma artesã que fabrica brinquedos com materiais recicláveis para ensinar os alunos.




Coordenador

                     Gestor








Investir Mais em Tecnologias.
 Disponibilizar para as salas de aula recursos tecnológicos;

 Oferecer cursos de capacitação para os professores para a utilização dos meios tecnológicos em sala de aula;

Criação e produção de materiais digitais em forma
de animações, ilustrações, fotografias, digitalização e reprodução de mídias.






Gestor

                Coordenador

FAMÍLIA DO ALFABETO

FAMÍLIA DO ALFABETO




HORTA ESCOLAR

HORTA ESCOLAR




MATERIAIS NECESSÁRIOS

- Tesoura;
- Corda de varal ou barbante;
- Sementes ou pequenas mudas de plantas;
- Garrafas PET de 2 litros (limpas e vazias).

PASSO A PASSO

1° Passo:

Com a tesoura corte um pedaço da lateral de cada uma das garrafas pet que serão utilizadas, o corte deve ser semelhante a uma espécime de janela.

2° Passo:

Próximo a cada uma das aberturas faça 01 furo com a ponta da tesoura. Lembrando que é importante fazer marcações, para que dessa maneira as garrafas mantenham uma simetria assim que forem penduradas na parede.

3° Passo:

Faça um pequeno furo no fundo de todas as garrafas, pois o mesmo escoará todo o excesso de água na terra, após as plantas serem regadas.

4º Passo:
Nas extremidades das garrafas pet passe a corda de varal e dê um nó aproximadamente na altura em que a garrafa pet irá ficar.

5° Passo:
Coloque a terra de preferência adubada e em seguida plante a semente ou a muda. Regue diariamente para que as plantas cresçam de forma adequada e saudável.

RESULTADOS

A utilização de matérias-primas, como as garrafas pet tem contribuído para a preservação do meio ambiente.  Mostrar aos alunos que muitos alimentos que consomem são produzidos pela terra, nada como mostrar uma horta. O trabalho se torna ainda mais rico quando eles aprendem a plantar e a colher os vegetais. Mesmo que a escola não tenha área livre para esse fim, é possível desenvolver o trabalho.

CONCLUSÃO

“A Horta na Escola” tem como proposta dinamizar o ensino com práticas agrícolas, senso utilizado como mais um recurso educacional e didático, uma vez que as crianças urbanas não tem a oportunidade ou depreciam essa prática agrícola.



COMO AS PLANTAS ABSORVEM A ÁGUA

EXPERIÊNCIAS DIVERTIDAS - COMO É QUE AS PLANTAS ABSORVEM A ÁGUA


As plantas são seres vivos muito especiais, já que tem a capacidade única de transformar matéria inorgânica, como água e sais minerais, em matéria orgânica. As plantas são por isso uma das bases que sustentam a cadeia alimentar.
Como já sabe, as planas retiram a água e sais minerais que necessitam para elaborar o seu próprio alimento do solo, através das suas raízes. A água e sais minerais, depois de serem absorvidos pela planta, são transportados até às folhas, onde serão utilizados na fotossíntese. Mas como é que isso acontece? Nessa experiência divertida poderás aprender como é que as plantas absorvem a água e os sais minerais.

MATERIAL
- 3 folhas de couve ( de preferência as mais novas, da região mais central, ou então, folhas de couve chinesa);
- 3 copos largos;
- Água;
Corantes alimentares.

PROCEDIMENTO
Passo 1 -  Começa por colocar água em cada copo, enchendo até a metade. Em seguida, coloque algumas gotas de corante alimentar em cada um dos copos (cerca de 10 gotas), utilizando para cada copo um corante diferente.
Passo 2 – Em seguia, coloque as folhas de couve nos copos. Para isso, basta introduzir o talo da folha de couve submerso dentro da água.
Em substituição da couve poderá também utilizar flores, preferencialmente com pétalas  de tons claros.

RESULTADOS
Agora é esperar.
Aguarde até o dia seguinte, e verás o resultado da experiência, a mudança de cor das folhas.

CONCLUSÃO
A realização da fotossíntese.





BRINQUEDOTECA NO BAIRRO





FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS



EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

BRINQUEDOTECA NO BAIRRO


CURSO: PEDAGOGIA
SÉRIE: 6º E 7º PERÍODO B  NOTURNO
PROFESSORA: ADRIANA  DIAS RIBEIRO

                       ALUNAS:
                    ELAINE CRISTINA MARIANO                   RA: 6226186202
                    JAQUELINE SOUZA BORGES                    RA: 5664139778
                    LÉIA DE JESUS S. DUTRA                          RA: 5829171075
                   SIRLENE MENDES R. LIMA                        RA: 5639116047
                   ZÉLIA APARECIDA S. OLIVEIRA                RA: 5823160849


                                                 
                                                                   ANÁPOLIS-GO

                                                                           2015



Introdução
Neste projeto será trabalhado Brinquedoteca Itinerante juntamente com a comunidade.
Atualmente a criança não tem liberdade de brincar como antes. Elas brincavam em praças, ruas, campinhos de futebol, hoje, é muito difícil ver crianças brincando, por falta de segurança ou tempo dos pais em levarem suas crianças para brincarem. A questão é que as nossas crianças passaram a brincar bem menos, pois a distância entre a escola se torna grande, por não terem condições de se locomoverem de um bairro para outro e o trânsito que está muito caótico, e também gastam maior tempo em suas casas assistindo televisão, brincando de Vídeo game, jogos eletrônicos, brinquedos industrializados, ganhando o interesse das crianças, com isto tornam-se mais individualistas e competitivas, trazendo-lhes muitas consequências, tais como: Problemas de integração social, tanto entre elas quanto para com os adultos, dificuldades motoras e cognitivas.
Por isso é necessário projetos que viabilizem condições para que, juntos, instituição escolar, pais, comunidade, trabalhemos para proporcionar as nossas crianças brincadeiras sadias que enriqueça toda a sua área: Cognitiva, psicológica, psicomotora e social.


No comportamento diário das crianças o brincar é algo que se destaca como essencial para o desenvolvimento e aprendizagem.Dessa forma, se quisermos conhecer bem as crianças, devemos conhecer seus brinquedos e brincadeiras. (OLIVEIRA, 2000.)


Justificativa
Entender que a Brinquedoteca é um espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção da aprendizagem, da identidade, da autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acredita-se que devemos vê-la como local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.
No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: Expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano da criança, na sociedade e na sua cultura. A brinquedoteca é um local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não direcionada e desprovida das intervenções do professor.
A brinquedoteca propicia diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente da criança, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma ampla.

Objetivo Geral
Criar um espaço de brincadeiras e de lazer para as crianças que não tem acesso aos recursos disponíveis para brincar e participar de atividades lúdicas próprias e necessárias à infância, integrando a comunidade.

Objetivo Específico
*      Valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas;
*      Socializar, estimular atividades individuais e coletivas entre as crianças e adultos;
*      Permitir maior autonomia da criança.

Metodologia
Primeiro haverá divulgação do projeto com panfletos na escola, e carro de som, em seguida caracterizarei o mini ônibus (doado pela prefeitura) de forma chamativa com o nome” Felicidade Móvel”.
Faremos uma palestra na escola com os pais explicando a importância do brincar na vida de uma criança, e principalmente do brincar aprendendo.
Convidaremos a comunidade a doar brinquedos novos ou usados e voluntários: Pedagogos, brinquedistas, para trabalharem as oficinas, como: Teatro de fantoche, brincadeiras de faz de conta, pintura de rosto, contar histórias, jogos de dama, dominó, xadrez, sempre aos sábados e cada sábado em um bairro.
O “Felicidade Móvel” ficará sempre em uma praça ou campo, mas sempre em um lugar que tenha espaço.
Terá brincadeiras livre, mas sempre observadas por profissionais, já que através do brincar demonstrasse o verdadeiro sentimento.


Cronograma
Uma vez por semana em cada bairro da cidade de Anápolis, sendo um projeto permanente.

Avaliação do Projeto
A avaliação será feita através de questionários e relatórios com os pais e professores.

Considerações Finais
O brincar proporciona na criança prazer e alegria, tornando-as agentes de si mesma e do mundo que as rodeia, onde a brinquedoteca auxilia na integração e socialização, fazendo com que a criança desenvolva habilidades cognitivas, trabalhe a coordenação motora, o psicológico, emocional, sendo ela mesma, onde por meio do brincar conheceremos a criança em sua totalidade, sendo um instrumento necessário para que possamos trabalhar as necessidades principais da criança em seu mundo.
O intuito é que a comunidade, pais e a escola se unam para cada qual assumirem seu papel, o resultado será bem significativo para todos.

"A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)".


 Referências bibliográficas
http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=
http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-brinquedoteca-no-espaco-escolar/111263/#ixzz3Z89h5ZSp.


 Fotos
Reunião Para Elaboração da ATPS – Projeto Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Elaine, Jaqueline, Léia, Sirlene e Zélia que está Tirando Foto




Discussão do Projeto – Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Zélia, Jaqueline, Léia, Sirlene e Elaine que está Tirando Foto





Elaboração do Projeto – Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Elaine, Jaqueline, Léia, Sirlene e Zélia que está Tirando Foto



Conclusão do Projeto – Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Elaine, Jaqueline, Léia, Sirlene e Zélia que está Tirando Foto









IMAGENS