quarta-feira, 15 de julho de 2015

O MUNDO COLORIDO DA CRIANÇA

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PAULO FREIRE

PROJETO INSTITUCIONAL – 2012

GENTE PEQUENA TAMBÉM FAZ...

O MUNDO COLORIDO DA CRIANÇA

SUB-PROJETO: CANTANDO, DESENHANDO E PINTANDO A GENTE SE DIVERTE E A FAMÍLIA FICA FELIZ NO ENCONTRO DAS GERAÇÕES.

Elaboração: Professoras, Auxiliares de Educação; Direção e Coordenação Pedagógica.
Inicio: 27/08/12

 APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA

A música é um instrumento universal de comunicação social e como já diz o ditado popular: quem canta seus males espanta. O CMEI Paulo Freire no intuito de resgatar a “inocência” das músicas infantis e proporcionar diversão a todos nos momentos de cantar e dançar faz um resgate destas músicas apropriadas às crianças e, também o resgate das músicas infantis da época dos avós e pais promovendo um encontro musical das gerações.
A música promove o desenvolvimento da memória, amplia o vocabulário, a interação social, desperta sensações, emoções e sentimentos e tem a capacidade de fazer reviver os tempos idos. São inúmeros os benefícios do trabalho com a música, dentre eles, as condições motoras e rítmicas para desenvolver a escrita e a leitura uma vez que há uma relação entre estes elementos e a cadência do processo de ler e escrever. Assim pretendemos trabalhar o tema em três instâncias: música infantil como expressão e comunicação dos indivíduos; a apreciação significativa em música; a música como produto cultural e histórico.
A relação da música com a arte, em especifico, o desenho e a pintura, vai desde como fonte inspiradora até como elemento de criação e reprodução física dos sentimentos e emoções e é esta representação que pretendemos ao aliar música/desenho/pintura. Acreditamos que assim as crianças terão mais condições de lidar com seus sentimentos e emoções e mais que isso saber expressar e dar vasão a eles o que propiciará um “alivio” emocional uma vez que nem sempre e/ou na maioria das vezes crianças não sabem expressar verbalmente o que sentem e o que as incomodam.
Contudo a questão acima citada não é o único motivo para empreitarmos tal projeto. É o fato de que a arte plástica e a música propiciam à criança o que ela mais gosta de fazer: brincar e se divertir! E, por serem temas atrativos torna mais fácil a participação dos pais neste projeto e o alcance do objetivo de reunirmos as gerações.
Assim, justificamos o trabalho com música/desenho/pintura no projeto que se aplica ao mundo colorido da criança e como elemento propiciador do encontro entre as gerações do CMEI Paulo Freire.

OBJETIVOS GERAIS

·          Utilizar a música infantil em sala como recurso pedagógico no intuito de promover o desenvolvimento integral da criança, bem como, resgatar o gosto por esse tipo de música e, também, promover um encontro musical entre as gerações avós/pais/filhos para a apreciação e diversão ampliando os momentos de participação dos pais no CMEI.
·          Promover momentos de expressão das emoções, sentimentos e abstração do que a música suscita em cada um de forma a contribuir para a capacidade individual de se expressar e, desta forma para a formação de uma pessoa segura, comunicativa e capaz de lidar com problemas de ordens diversas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü   Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados;
ü   Proporcionar atividades para as crianças explorarem diferentes materiais seja instrumentos: pincéis, tinta, massa, areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido, cartolina, sulfite, isopor, etc.);
ü   Conhecer e trabalhar com as cores primárias e secundárias;;
ü  Misturar cores e perceber a formação de novas tonalidades;
ü   Proporcionar a liberdade de expressão e desenvolver o poder da criatividade;
ü   Despertar a criatividade e imaginação por meio da pintura;
ü   Propiciar a socialização por meio de atividades em conjunto envolvendo os pais;
ü   Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
ü   Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora;
 Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
ü   Incentivar a partir da música, a produção textual;
ü   Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música;
ü   Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo;
ü   Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
ü   Valorizar a família e resgatar a música infantil mostrando a sua importância no desenvolvimento da criança;
ü   Permitir a integração da cultura da música entre as gerações;
ü   Proporcionar a troca de experiências entre as famílias e as crianças por meio da música;
ü   Promover eventos no C.M.E.I que  envolva a participação da família juntamente com as crianças;
ü   Resgatar o valor e a importância da música no contexto familiar e social, perseverando uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a imaginação, a emoção, a percepção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções musicais, ou artísticas de um modo geral;
ü   Incentivar a criatividade e o senso criador por meio de trabalhos realizados;
ü   Despertar o gosto e o hábito pela música, consequentemente, pelo desenho e pintura, numa demonstração de promover a relação fantasia e realidade;
ü   Identificar o início e o fim da música;
ü   Desenvolver a criatividade e a imaginação, promovendo momentos específicos para a música;
ü   Observar sons e ritmos diversos, trabalhar em sala, atividades com músicas de diversos ritmos;
ü   Utilizar os instrumentos folclóricos: atabaque, berimbau, cascisci e pandeiro de couro, explorando a cultura afro-brasileira;
ü   Permitir a integração da cultura entre as gerações, valorizando a família e resgatando a sua importância no desenvolvimento da criança;
ü   Resgatar as brincadeiras e músicas de outras gerações como forma de percepção de mudança e transformação social, bem como diminuir a incidência de brincadeiras violentas e músicas com letras ou gingados depreciativos;
ü   Produzir trabalhos de arte a partir das músicas, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção.
ü   Desenvolver a coordenação motora, a percepção e sensibilidade auditiva, a memória e a percepção musical, a criatividade, a autoconfiança e a liberdade de expressão através das músicas e suas representações.
ü   Perceber a música como forma de representação artística.
ü   Reconhecer as cores como forma de expressão de sentimentos.
ü   Reconhecer o próprio corpo como elemento criador, imitador e reprodutor da música.
ü   Promover a integração entre família e escola, estimulando a importância da relação familiar para o desenvolvimento da criança.
ü   Envolver os pais e a família na execução do projeto promovendo a integração família e escola através da música e da arte.
ü   Conhecer a evolução da música ao longo do tempo.
ü   Perceber os diferentes tipos de músicas ouvidas nas várias gerações.
ü   Valorizar a importância da arte nas modalidades de desenho e música;
ü   Apreender o mundo por meio dos sons, do desenho, das imagens e pinturas;
ü   Cantar, interpretar e abstrair a música por meio de desenhos, pintura e momentos de apreciação musical;
ü   Resgatar o valor e a importância da família;
ü   Estreitar a relação pais e filhos através de entrevistas e confraternização familiar num café musical;
ü   Promover o encontro das gerações avós/pais/filhos e outros tendo com eixo norteador a música infantil representativa de cada época: avós, pais e dos filhos;

MÚSICAS SELECIONADAS – TEMAS GERADORES

1 – Arco- íris (Xuxa);
2 – Misturando as cores/ onde estão as cores (Xuxa)
3 – Aquarela (Toquinho)
4 – Vamos Colorir (Coral Jovem do Rio)
5- Da Cor do Amor (Carrocel )
6 – Arco-íris do Amor (Mara Maravilha)
7 – Cores Primárias (Autor não identificado – vídeo Yoo Tube Brasil)

METODOLOGIA DE TRABALHO

Todas as turmas: Maternal I e II, Jardim I e II, trabalharão com todas as músicas acima citadas e a forma de trabalho será de acordo com as ações abaixo estabelecidas; sendo estas especificadas nos planos de aula semanais. As professoras de cada turma dividirão entre elas as ações para que não façam as mesmas atividades.
Serão 13 semanas de efetivo trabalho com todas as músicas, levando em consideração que são 7músicas selecionadas e que cada uma delas tem um vasto conteúdo a ser explorado nos 6 Eixos Temáticos: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Artes Visuais, Movimento e Música, achamos por bem que cada música seja explorada no prazo de 2 semanas. Assim, a última semana será destinada aos ensaios gerais e demais arremates para a apresentação final no dia 30/11/12. 
Cada turma fará entrevista com os pais e avós sobre as músicas infantis de suas épocas de infância e, um café ou saral musical para confraternização entre as gerações. Cada criança de todas as turmas levará para casa uma pasta com 1cd, material de desenho e pintura para que os pais e/ou avós ouçam a música de escolha da turma, dentre as músicas dos temas geradores, e reproduzam em forma de desenho e/ou pintura o que a música, na sua concepção, expressa.
Todas as músicas de trabalho serão gravadas em um CD para que cada turma tenha o seu e possa transitar entre todas as músicas de forma a praticizar o trabalho das professoras e alunos.

AÇÕES

- Representar cada música trabalhada por meio de desenhos usando lápis de cor, canetinha, giz de cera e também por meio de colagem com varias técnicas;
- Realizar pesquisa sobre desenho, pinturas a serem trabalhados (professores);
- Realizar exposição dos trabalhos confeccionados pelas crianças, bem como o resultado das pesquisas realizadas com os pais e avós;
- Expor objetos e instrumentos musicais que representem a evolução da música: rádios antigos, radiolas, radinhos a pilha, pen-drive, MP3, CD, fita cassete, LPs etc;
- Fazer entrevistas com os avós e pais sobre as musicas infantis das suas épocas de infância;
- Enviar um Kit de desenho e CD da música trabalhada em sala para que os pais ouçam e reproduzam em desenhos os sentimentos que a música expressa;
- Realizar em cada turma um café da manhã musical e/ou um saral momento em que avós, pais e filhos compartilharão as músicas trabalhadas ao longo da realização do projeto;
- Convidar os avós e pais que queiram vir ao CMEI ensinar musicas infantis para as crianças, também aqueles que saibam tocar algum instrumento musical para se apresentarem para as crianças;
- Montar um portfolio com as músicas trabalhadas;
- Confeccionar um livro da música Aquarela de Toquinho, utilizando diferentes técnicas de desenho e pintura;
- Confeccionar cartazes com as músicas infantis;
- Confeccionar um livro individual para cada criança interpretando a música por meio do desenho, colagem e pintura;
- Confeccionar livros coletivos;
- Gravar um CD com músicas infantis para as crianças e para os pais;
- Estimular pinturas de diferentes estilos;
- Desenvolver desenhos, pinturas, recortes, colagens, dobraduras;
- Retratar alguns temas através da música;
- Confeccionar cartazes referentes à música e pintura;
- Reprodução de obras famosas;
- Exposição das produções artísticas;
- Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças;
- Trabalhar aspectos da prática instrumental coletiva;
- Confeccionar brinquedos com material reciclável (sucata), incluindo a criação de bonecos que representem a família;
- Apresentar para as crianças formatos de mídia, onde se gravam músicas, por exemplo: discos de LP, compacto, CD e DVD;
- Apresentar para as crianças formatos modernos de arquivos digitais de músicas, por exemplo: MP3, MP4 etc.;
- Convidar pais e avós para participarem de atividades diversas, com as crianças, no CMEI;
- Palestras com os pais, avós e tios sobre a importância da família com o meio ambiente e a educação de seus filhos para a valorização da vida de um modo geral (Psicóloga do Programa Saúde na Escola);
- Compor músicas curiosas, produzir sons pelo corpo e envolver as crianças na dança e brincadeira;

CRONOGRAMA
SEMANA
MÚSICA
TURMA

27/08 a 06/09
Aquarela (Toquinho)
JI e JII
Misturando as cores (Xuxa)
MI e MII

10/09 a 21/09
Vamos colorir (Coral Jovem do Rio)
JI e JII
Mudar Geral (Carrocel)
MI e MII
24/09 a 05/10
Arco Iris (Xuxa)
Todas
08/10 a 19/10
Arco Iris do Amor (Mara Maravilha)
Todas
22/10 a 01/11
Cores Primárias
Todas

05/11 a 21/11
Aquarela
MI e MII
Misturando as cores
JI e JII
22/11 a 29/11
Ensaios gerais e acabamentos
Todas
30/11
Apresentações
Todas



 TÉCNICAS, MATERIAL e APARELHOS

- Desenhos diversos
- Pinturas com tinta guache, cola colorida, gliter, tinta de tecido, tinta auto relevo;
- Atividades em sala: observar sons e ritmos diversos, atividades com músicas de diversos ritmos, pesquisa de como são produzidos os sons e as imagens, realizar gravações das músicas cantadas pelas crianças
- Pintura em camiseta;
- Dramatizar as músicas infantis;
- Imitar sons e movimentos,
- Recortes e colagem
- Dança
- Produção de livros representativos das músicas
- Colas, CDs, pastas, papel chamex, lápis de cor, giz de cera, papeis diversos, aparelhos de som, caixa amplificada, Data Show e etc,.

ENCERRAMENTO: Teatro Municipal
 A definir: 05;06 ou 07 de novembro de 2012
                                   Apresentação: Arco Iris (Xuxa)
                                   Turmas: Jardim I e Jardim II – 21 Crianças
                                 
                                    CMEI: dia  30/11/12 às 16 horas
 Apresentações: Maternal I - Arco Iris do Amor (Mara     Maravilha)
                                                                  Maternal II – Mudar Geral ( Carrocel )
                                                                  Jardim I e II _ Arco Iris (Xuxa)
                                                                  Jardim I e II -


BIBLIOGRAFIA

BELLO, Maristher Motta. Educação infantil: artes. Maristher Motta Bello e Paulo César Motta Bello: ilustrações Águeda Hom...(et al.) – Curitiba: Ed.Positivo, 2008. 3v, : III
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp,1991.
HOWARD, W, A música e a criança. São Paulo: Summus, 1984.
ROSA, N. S. S. Educação musicl para pré-escolar. São Paulo: Ática, 1990.

PROJETO CANTAR E RECRIAR

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PAULO FREIRE
DIRETORA: Edna Aparecida de Oliveira
COORD. GERAL: Juliana
COORD. PEDAGOGICA: Cida Ribeiro
ELABORAÇÃO: Professoras:  Ana Flávia e Kátia Auxiliar: Raimunda
TURMA: Maternal I
ANO 2014

PROJETO CANTAR E CRIAR


JUSTIFICATIVA

                 Nesta faixa etária de 2 anos as crianças conseguem perceber sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade.
                Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão,  criatividade,  coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde muito cedo, sabendo que desde a gestação as crianças são sensíveis ao som, procurando assim atender as necessidades dessa faixa etária. Pois nesta fase as crianças necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons alto, baixo, agudo, grave. Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som, assobios e por fim discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rápidos, lentos.
                 A música infantil  é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação e na higiene e nas expressões artística.

OBJETIVO GERAL
                 Possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a função social da oralidade, através das músicas infantis, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação e idéias, bem como, promover situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir, se expressar e amplie seu repertório de palavras e  o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é  considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino e para a segurança da criança em sua vida escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer diversas músicas e ritmos;
-Diferenciar sons, ruídos, silêncio.
- Motivar e integrar as crianças através da música;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
- Brincar com a música, imitando, inventando  e reproduzindo criações musicais;
- Cantar apreciando a sonoridade e explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais, bater palmas.... e outros;
- Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
- Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções ;
- Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.a melodia;
- Auxiliar o desenvolvimento corporal e harmônico;
- estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto
- Conhecer cantores famosos;
- despertar a criatividade e a imaginação;
- Integrar a músicas de forma interdisciplinar aos conteúdos trabalhados
- Reconhecer a  música como linguagem de comunicação social;
- Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
- Representar ou dramatizar as músicas;
- Respeitar o momento de falar e de ouvir;
 -Aproximar a família à escola por meio de participação de formas diversificadas e prazerosas
- Proporcionar a troca de experiências entre as famílias  e as crianças por meio das músicas,
- Promover eventos no C.M.E.I que  envolva a participação da família juntamente com as crianças.
- Cantar, dançar e se divertir;
-´Desenvolver a expressão corporal;
-Desenvolver a percepção ( memória auditiva e visual ).
-Escolher as canções juntamente com as crianças que comporão o livro das cantigas de roda;
-Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livro e cartazes;
-Desenvolver a comunicação oral (espontânea, dirigida, articulação de palavras e vocabulário;
-Desenvolver o ritmo (movimentação e a desinibição)


CRONOGRAMA PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO:
 01 a 05/09
Como surgiu a música
Som, silêncio e ruído.
Sons da natureza
.

Som e silêncio
Som do ambiente
Mat. Identificar: sons e silencio: Ambiente de sala, fora da sala, da natureza (chuva, trovão, cachoeira, mar, vento), construir com caixa de pizza e macarrão o som das ondas do mar. Música Palavra Cantada: quando eu era um peixinho. Música sons da natureza.
Mat.: trabalhar tipos  ruído
Vesp. História da música com o professor corujão, assistir o vídeo no data show. Confeccionar o professor corujão de materiais recicláveis e confeccionar o painel, fazendo a árvore com as mãozinhas das crianças. Trabalhar a dinâmica do som e silêncio, utilizando música e chuvisco ao som da música Caminhada pelo CMEI, para que as crianças observem os sons do ambiente. Trabalhar o conceito de barulho e som com as crianças através do vídeo da Peppa pig.

 08 a 12/09
Memória musical
Canções de ninar (boi, boi da cara preta) e dorme neném
Brincos e parlendas
 (Percepção sonora).
Palavra cantada
Mat. Dinâmica: relaxamento com as crianças deitados no colchonete e ouvir as músicas. Confecção da máscara do boi. Convidar os pais que queira participar do momento do soninho junto com seu filho, enviar com antecedência recadinho na agenda do filho.

  Vesp. Nesta semana trabalharei com as  os brincos como: A casinha da vovó, serra serra serrador, bambalalão, peneirinha, dedo mindinho, e as parlendas: um,dois, feijão com arroz,rei capitão e a-do-le-ta, confeccionar um livrão coletivo ilustrado pelas crianças através de dobraduras, colagem. Desenho e pintura com tinta guache e cola colorida..
   Vesp. Vídeo da palavra cantada: Vem dançar com a gente.  As crianças terão nessa semana também o palco para cantarem as músicas de sua preferência.
 15 a 19/09
Sons naturais
 Música: Seu lobato tinha um sítio.
Sons culturais

 Sons culturais
Mat. Som dos animais: confecção do Livro coletivo com os animais da música.
  Vesp. Assistir o vídeo de transportes, pessoas trabalhando em construção e outros. As crianças manusearão revistas e livros e de forma coletiva, confeccionaremos um cartaz dos sons culturais, música motorista.

 22 a 26/09
Ritmos musicais
Rápido
Devagar.
Música: Caranguejo não é peixe e rock pop;
História: Vamos caçar um ursinho.

Mat. Sons do corpo e ritmos devagar e rápido: com  o corpo:  bater palmas, pé, estalos com dedos e bocas. Confecção do caranguejo com pratinho
  Vesp. Trabalharei as canções do DVD da galinha pintadinha três, através de gestos, confeccionaremos a galinha pintadinha com as cores azul, vermelho , branco utilizando a caixa de papelão.  Atividade musical com tio Marcelo.
29 a 03/10
Sons do corpo.
Produção sonora com o corpo.

Mat.Música: Dança dos bichos palavra cantada. Dança com movimento do corpo, confecção do jacaré com embalagem de colocar ovo.
  Vesp. – Assistiremos vídeos de música de barbatuques, em uma folha de papel pardo, desenharemos o contorno do corpo de uma criança, nomeando as partes do corpo humano . Assistir também o vídeo partes do corpo- gugudada.
 06 a 09/10
Duração do som( sons longos e sons curtos).

Intensidade do som ( som forte e som fraco)
Mat. Trabalhar os sons utilizando apito explicar o som curto e a música galopeira, para explicar o som longo.  Vesp. Para explicar a intensidade do som, trabalharei a atividade musical: fraco e forte do tio Marcelo.  Disponibilizar os tambores para tocarem, de acordo com as solicitações da professora.
16 e 17 e 20  a 24/10
Altura dos sons
Agudo ( som fino)
Grave ( som grosso).
Mat. Dançar as músicas identificando as partes do corpo, lateralidade esquerda e direita, confecção da boneca de lata com latinhas.
Mat. Boneca de lata- (XUXA) e a música desengonçada de Bia bedran

 Vesp. Explicarei o que é som fino e grosso, trabalharei a música: casa do Zé , utilizar os bambolês. Ilustraremos a música, borboletinha tá na cozinha, confecção da borboleta em EVA e colher descartável, fazer com as crianças o painel em tnt com as crianças da música.
 27 a 31/10
Repertório Musical



Mat.: Cantigas de roda: Brincadeira com roda: Atirei o pau no gato, Ciranda Cirandinha, A canoa virou, Se eu fosse peixinho, Samba Criola, De abóbora faz melão enviar pesquisa de quais as cantigas de roda que os pais  quando criança, confecção do gráfico.
  Vesp. Brinquedo cantado como: passa, passa gavião, o trem maluco, sambalelê (trabalharei cantando em grupo, dançando em roda, tocando vários instrumentos só no refrão).

 03 a 07/11
Timbre. Características vocais ou instrumentais que possibilitem a identificação da origem do som.
Música: Mestre André. Eliane cd com sons de instrumentos. Confecção do piano e corneta com materiais recicláveis.
Identificar os tipos de som com o instrumento.
  Vesp. Assistir o vídeo das notas musicais, depois trabalhar a música: Eu tirei um dó da minha viola...
Confeccionar o mosaico da viola de forma coletiva. Assistir o vídeo trompete. Desenhos para aprender a música, vídeos educacionais. Confeccionar caixa de música de caixa de leite, microfone de rolinho de papel higiênico para que cada criança possa cantar no palco no cantinho do faz-de-conta.
Conhecer uma caixa de som e o microfone real.

 10 a 14/11
Banda Musical
Mat. Confecção da bandinha: tambores e guitarra com material reciclável
  Vesp. Ouvir a banda do Serafim da turma do balão mágico, assistir o vídeo: O mundo dos instrumentos musicais (confecção do livrinho dos instrumentos),assistir no data show o desenho- Maestro Rerman e a orquestra dos bichos.

17 a 21/11
Preparação para o encerramento
Sons dos animais
Mat. Ensaio, confecção das fantasias e mural
 Vesp: Manusear o livro dos sons dos animais, imitar os sons dos animais e depois modelar animais de massinha.   Assistir o vídeo trem dos animais. Confeccionar chapéu em EVA com a carinha de um bichinho a escolha dos pequenos. Trabalhar  também a sinfonia da fazenda.
 24 a 28/11
Preparação para o encerramento


Mat. Confecção das lembrancinhas: Gravar CD de cantigas de roda.
Música para apresentação: Mestre André
Término do chapéu em EVA para as crianças.

Atividade  durante o realização do Projeto:
Entrevista para os pais sobre as músicas que ouviam quando criança, quais as músicas infantis que os pais cantam para seus filhos e convidar os pais, avós e algum parente que canta ou toca algum tipo de instrumentos durante a realização do Projeto.
O momento de filosofia será realizado nas rodinhas de conversas, durante as aulas de música.

ENCERRAMENTO:
AVALIAÇÃO
 As crianças serão avaliadas a cada atividade concluída que será registrada a sua participação,  desenvolvimento e seu interesse  pelas atividades propostas.

BIBLIOGRAFIA

PESQUISA
1.         A criança e a música Rita Maria Otoni

2.         Música: • É sons, sons a nossa volta, quer estejamos dentro ou fora de salas de concertos. John Cage a Murray Schafer

3.         Música • É um processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir.

4.         • A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de facilitar o processo de aprendizagem. (MELO, 2009, P. 15) • A utilização da música melhora a atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e ainda trabalha a emoção

5.         A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança.

6.         • A vivência musical tem inicio no berço, com o descobrimento da capacidade sensorial da criança. Este fato é observável quando acompanhamos atentamente as primeiras reações da criança ao estímulo musical. No início são reações corporais: ela consegue mover o corpo todo em movimentos gerais e coordenados. (Leda Maria Giuffrida Silva)
7.         • A Psicologia tem destacado a importância de o desenvolvimento psicomotor da criança dar-se simultaneamente ao seu domínio do movimento rítmico, ressaltando, ainda, a relevância de que os seus dotes musicais sejam transformados em vivência musical, sejam eles evidentes ou não. (Leda Maria Giuffrida Silva )

8.         • O processo de musicalização dos bebês e das crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo ai a presença da música. (BRITO, 2003, P. 35)

9.         • Vale ressaltar a importância não apenas da música tocada através de um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação, contato de olho e contato corporal, que serão importantes para a evolução do bebê no sentido auditivo, lingüístico, emocional e cognitivo. (MELO,2009, P. 5)

10.       • A musicalidade de uma criança pode e deve ser estimulada. Se observarmos atentamente uma criança de dois anos, notamos que ela faz sua própria música. (Leda Maria Giuffrida Silva)

11.       • A Psicologia tem destacado a importância de o desenvolvimento psicomotor da criança dar-se simultaneamente ao seu domínio do movimento rítmico, ressaltando, ainda, a relevância de que os seus dotes musicais sejam transformados em vivência musical, sejam eles evidentes ou não. (Leda Maria Giuffrida Silva)

12.       • É certo que música é gesto, movimento, ação. No entanto, é precisa dar às crianças a possibilidade de desenvolver sua expressão, permitindo que criem seus gestos, que observem e imitem os colegas e que, principalmente, concentram-se na interpretação da canção sem a obrigação de fazer gestos comandados durante todo o tempo. (BRITO, 2003, P. 93)

13.       Brincadeiras musicais • Acalantos (cantigas de ninar) • Brincos • Cantigas de roda • Utilizar instrumentos musicais • Parlendas... • Brincar de estátua • Jogos de imitação dos sons.

14.       • As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. • A educação musical não deve visar à formação de possíveis

IMAGENS