CENTRO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PAULO FREIRE
PROJETO
INSTITUCIONAL – 2012
GENTE
PEQUENA TAMBÉM FAZ...
O
MUNDO COLORIDO DA CRIANÇA
SUB-PROJETO:
CANTANDO, DESENHANDO E PINTANDO A GENTE SE DIVERTE E A FAMÍLIA FICA FELIZ NO
ENCONTRO DAS GERAÇÕES.
Elaboração: Professoras, Auxiliares de
Educação; Direção e Coordenação Pedagógica.
Inicio: 27/08/12
APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA
A música é um instrumento
universal de comunicação social e como já diz o ditado popular: quem canta seus males espanta. O CMEI
Paulo Freire no intuito de resgatar a “inocência” das músicas infantis e
proporcionar diversão a todos nos momentos de cantar e dançar faz um resgate
destas músicas apropriadas às crianças e, também o resgate das músicas infantis
da época dos avós e pais promovendo um encontro musical das gerações.
A música promove o
desenvolvimento da memória, amplia o vocabulário, a interação social, desperta
sensações, emoções e sentimentos e tem a capacidade de fazer reviver os tempos
idos. São inúmeros os benefícios do trabalho com a música, dentre eles, as
condições motoras e rítmicas para desenvolver a escrita e a leitura uma vez que
há uma relação entre estes elementos e a cadência do processo de ler e
escrever. Assim pretendemos trabalhar o tema em três instâncias: música
infantil como expressão e comunicação dos indivíduos; a apreciação
significativa em música; a música como produto cultural e histórico.
A relação da música com a
arte, em especifico, o desenho e a pintura, vai desde como fonte inspiradora
até como elemento de criação e reprodução física dos sentimentos e emoções e é
esta representação que pretendemos ao aliar música/desenho/pintura. Acreditamos
que assim as crianças terão mais condições de lidar com seus sentimentos e
emoções e mais que isso saber expressar e dar vasão a eles o que propiciará um “alivio”
emocional uma vez que nem sempre e/ou na maioria das vezes crianças não sabem
expressar verbalmente o que sentem e o que as incomodam.
Contudo a questão acima
citada não é o único motivo para empreitarmos tal projeto. É o fato de que a
arte plástica e a música propiciam à criança o que ela mais gosta de fazer:
brincar e se divertir! E, por serem temas atrativos torna mais fácil a
participação dos pais neste projeto e o alcance do objetivo de reunirmos as
gerações.
Assim, justificamos o
trabalho com música/desenho/pintura no projeto que se aplica ao mundo colorido
da criança e como elemento propiciador do encontro entre as gerações do CMEI
Paulo Freire.
OBJETIVOS
GERAIS
·
Utilizar
a música infantil em sala como recurso pedagógico no intuito de promover o
desenvolvimento integral da criança, bem como, resgatar o gosto por esse tipo
de música e, também, promover um encontro musical entre as gerações
avós/pais/filhos para a apreciação e diversão ampliando os momentos de
participação dos pais no CMEI.
·
Promover momentos de expressão das emoções,
sentimentos e abstração do que a música suscita em cada um de forma a
contribuir para a capacidade individual de se expressar e, desta forma para a
formação de uma pessoa segura, comunicativa e capaz de lidar com problemas de
ordens diversas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Integrar músicas, de forma interdisciplinar,
aos conteúdos trabalhados;
ü Proporcionar atividades para as crianças
explorarem diferentes materiais seja instrumentos: pincéis, tinta, massa,
areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido, cartolina, sulfite, isopor, etc.);
ü Conhecer e trabalhar com as cores primárias e
secundárias;;
ü Misturar
cores e perceber a formação de novas tonalidades;
ü Proporcionar a liberdade de expressão e
desenvolver o poder da criatividade;
ü Despertar a criatividade e imaginação por meio
da pintura;
ü Propiciar a socialização por meio de
atividades em conjunto envolvendo os pais;
ü Edificar a autoconfiança nas crianças, através
do fazer musical;
ü Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso
rítmico e a coordenação motora;
Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
ü Incentivar a partir da música, a produção
textual;
ü Proporcionar as crianças à socialização
através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador
de música;
ü Promover a partir da música, a integração das
crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e
pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo;
ü Brincar com a música, imitando, inventando e
reproduzindo criações musicais;
ü Valorizar a família e resgatar a música
infantil mostrando a sua importância no desenvolvimento da criança;
ü Permitir a integração da cultura da música
entre as gerações;
ü Proporcionar a troca de experiências entre as
famílias e as crianças por meio da música;
ü Promover eventos no C.M.E.I que envolva a participação da família juntamente
com as crianças;
ü Resgatar o valor e a importância da música no
contexto familiar e social, perseverando uma atitude de busca pessoal e
coletiva, articulando a imaginação, a emoção, a percepção, a sensibilidade e a
reflexão ao realizar e fluir produções musicais, ou artísticas de um modo
geral;
ü Incentivar a criatividade e o senso criador
por meio de trabalhos realizados;
ü Despertar o gosto e o hábito pela música,
consequentemente, pelo desenho e pintura, numa demonstração de promover a
relação fantasia e realidade;
ü Identificar o início e o fim da música;
ü Desenvolver a criatividade e a imaginação,
promovendo momentos específicos para a música;
ü Observar sons e ritmos diversos, trabalhar em
sala, atividades com músicas de diversos ritmos;
ü Utilizar os instrumentos folclóricos:
atabaque, berimbau, cascisci e pandeiro de couro, explorando a cultura
afro-brasileira;
ü Permitir a integração da cultura entre as
gerações, valorizando a família e resgatando a sua importância no
desenvolvimento da criança;
ü Resgatar as brincadeiras e músicas de outras
gerações como forma de percepção de mudança e transformação social, bem como
diminuir a incidência de brincadeiras violentas e músicas com letras ou
gingados depreciativos;
ü Produzir trabalhos de arte a partir das
músicas, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação e
produção.
ü Desenvolver a coordenação motora, a percepção
e sensibilidade auditiva, a memória e a percepção musical, a criatividade, a
autoconfiança e a liberdade de expressão através das músicas e suas
representações.
ü Perceber a música como forma de representação
artística.
ü Reconhecer as cores como forma de expressão de
sentimentos.
ü Reconhecer o próprio corpo como elemento criador,
imitador e reprodutor da música.
ü Promover a integração entre família e escola,
estimulando a importância da relação familiar para o desenvolvimento da
criança.
ü Envolver os pais e a família na execução do
projeto promovendo a integração família e escola através da música e da arte.
ü Conhecer a evolução da música ao longo do
tempo.
ü Perceber os diferentes tipos de músicas
ouvidas nas várias gerações.
ü Valorizar a importância da arte nas
modalidades de desenho e música;
ü Apreender o mundo por meio dos sons, do
desenho, das imagens e pinturas;
ü Cantar, interpretar e abstrair a música por
meio de desenhos, pintura e momentos de apreciação musical;
ü Resgatar o valor e a importância da família;
ü Estreitar a relação pais e filhos através de
entrevistas e confraternização familiar num café musical;
ü Promover o encontro das gerações
avós/pais/filhos e outros tendo com eixo norteador a música infantil
representativa de cada época: avós, pais e dos filhos;
MÚSICAS
SELECIONADAS – TEMAS GERADORES
1 – Arco- íris (Xuxa);
2 – Misturando as cores/ onde estão as cores
(Xuxa)
3 – Aquarela (Toquinho)
4 – Vamos Colorir (Coral Jovem do Rio)
5- Da Cor do Amor (Carrocel )
6 – Arco-íris do Amor (Mara Maravilha)
7 – Cores Primárias (Autor não identificado –
vídeo Yoo Tube Brasil)
METODOLOGIA
DE TRABALHO
Todas as turmas: Maternal I
e II, Jardim I e II, trabalharão com todas as músicas acima citadas e a forma
de trabalho será de acordo com as ações abaixo estabelecidas; sendo estas
especificadas nos planos de aula semanais. As professoras de cada turma
dividirão entre elas as ações para que não façam as mesmas atividades.
Serão 13 semanas de efetivo
trabalho com todas as músicas, levando em consideração que são 7músicas
selecionadas e que cada uma delas tem um vasto conteúdo a ser explorado nos 6
Eixos Temáticos: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Artes Visuais, Movimento
e Música, achamos por bem que cada música seja explorada no prazo de 2 semanas.
Assim, a última semana será destinada aos ensaios gerais e demais arremates para
a apresentação final no dia 30/11/12.
Cada turma fará entrevista
com os pais e avós sobre as músicas infantis de suas épocas de infância e, um
café ou saral musical para confraternização entre as gerações. Cada criança de
todas as turmas levará para casa uma pasta com 1cd, material de desenho e
pintura para que os pais e/ou avós ouçam a música de escolha da turma, dentre
as músicas dos temas geradores, e reproduzam em forma de desenho e/ou pintura o
que a música, na sua concepção, expressa.
Todas as músicas de trabalho
serão gravadas em um CD para que cada turma tenha o seu e possa transitar entre
todas as músicas de forma a praticizar o trabalho das professoras e alunos.
AÇÕES
- Representar cada música trabalhada por meio
de desenhos usando lápis de cor, canetinha, giz de cera e também por meio de
colagem com varias técnicas;
- Realizar pesquisa sobre desenho, pinturas a
serem trabalhados (professores);
- Realizar exposição dos trabalhos
confeccionados pelas crianças, bem como o resultado das pesquisas realizadas
com os pais e avós;
- Expor objetos e instrumentos musicais que
representem a evolução da música: rádios antigos, radiolas, radinhos a pilha,
pen-drive, MP3, CD, fita cassete, LPs etc;
- Fazer entrevistas com os avós e pais sobre
as musicas infantis das suas épocas de infância;
- Enviar um Kit de desenho e CD da música
trabalhada em sala para que os pais ouçam e reproduzam em desenhos os
sentimentos que a música expressa;
- Realizar em cada turma um café da manhã
musical e/ou um saral momento em que avós, pais e filhos compartilharão as
músicas trabalhadas ao longo da realização do projeto;
- Convidar os avós e pais que queiram vir ao
CMEI ensinar musicas infantis para as crianças, também aqueles que saibam tocar
algum instrumento musical para se apresentarem para as crianças;
- Montar um portfolio com as músicas
trabalhadas;
- Confeccionar um livro da música Aquarela de
Toquinho, utilizando diferentes técnicas de desenho e pintura;
- Confeccionar cartazes com as músicas infantis;
- Confeccionar um livro individual para cada criança
interpretando a música por meio do desenho, colagem e pintura;
- Confeccionar livros coletivos;
- Gravar um CD com músicas infantis para as
crianças e para os pais;
- Estimular pinturas de diferentes estilos;
- Desenvolver desenhos, pinturas, recortes,
colagens, dobraduras;
- Retratar alguns temas através da música;
- Confeccionar cartazes referentes à música e
pintura;
- Reprodução de obras famosas;
- Exposição das produções artísticas;
- Exposição dos trabalhos realizados pelas
crianças;
- Trabalhar aspectos da prática instrumental
coletiva;
- Confeccionar brinquedos com material
reciclável (sucata), incluindo a criação de bonecos que representem a família;
- Apresentar para as crianças formatos de
mídia, onde se gravam músicas, por exemplo: discos de LP, compacto, CD e DVD;
- Apresentar para as crianças formatos
modernos de arquivos digitais de músicas, por exemplo: MP3, MP4 etc.;
- Convidar pais e avós para participarem de
atividades diversas, com as crianças, no CMEI;
- Palestras com os pais, avós e tios sobre a
importância da família com o meio ambiente e a educação de seus filhos para a
valorização da vida de um modo geral (Psicóloga do Programa Saúde na Escola);
- Compor músicas curiosas, produzir sons pelo
corpo e envolver as crianças na dança e brincadeira;
CRONOGRAMA
SEMANA
|
MÚSICA
|
TURMA
|
27/08 a 06/09
|
Aquarela (Toquinho)
|
JI e JII
|
Misturando as cores (Xuxa)
|
MI e MII
|
|
10/09 a 21/09
|
Vamos colorir (Coral Jovem do Rio)
|
JI e JII
|
Mudar Geral (Carrocel)
|
MI e MII
|
|
24/09 a 05/10
|
Arco Iris (Xuxa)
|
Todas
|
08/10 a 19/10
|
Arco Iris do Amor (Mara Maravilha)
|
Todas
|
22/10 a 01/11
|
Cores Primárias
|
Todas
|
05/11 a 21/11
|
Aquarela
|
MI e MII
|
Misturando as cores
|
JI e JII
|
|
22/11 a 29/11
|
Ensaios gerais e acabamentos
|
Todas
|
30/11
|
Apresentações
|
Todas
|
TÉCNICAS,
MATERIAL e APARELHOS
- Desenhos diversos
- Pinturas com tinta guache, cola colorida, gliter,
tinta de tecido, tinta auto relevo;
- Atividades em sala: observar sons e ritmos
diversos, atividades com músicas de diversos ritmos, pesquisa de como são
produzidos os sons e as imagens, realizar gravações das músicas cantadas pelas
crianças
- Pintura em camiseta;
- Dramatizar as músicas infantis;
- Imitar sons e movimentos,
- Recortes e colagem
- Dança
- Produção de livros representativos das músicas
- Colas, CDs, pastas, papel chamex, lápis de cor,
giz de cera, papeis diversos, aparelhos de som, caixa amplificada, Data Show e etc,.
ENCERRAMENTO: Teatro Municipal
A definir: 05;06
ou 07 de novembro de 2012
Apresentação:
Arco Iris (Xuxa)
Turmas:
Jardim I e Jardim II – 21 Crianças
CMEI:
dia 30/11/12 às 16 horas
Apresentações:
Maternal I - Arco Iris do Amor (Mara Maravilha)
Maternal II – Mudar Geral ( Carrocel )
Jardim I e II _ Arco Iris (Xuxa)
Jardim I e II -
BIBLIOGRAFIA
BELLO, Maristher Motta. Educação infantil:
artes. Maristher Motta Bello e Paulo César Motta Bello: ilustrações Águeda Hom...(et
al.) – Curitiba: Ed.Positivo, 2008. 3v, : III
SCHAFER, Murray. O
ouvido pensante. São Paulo: Unesp,1991.
HOWARD, W, A música e
a criança. São Paulo: Summus, 1984.
ROSA, N. S. S.
Educação musicl para pré-escolar. São Paulo: Ática, 1990.