terça-feira, 14 de julho de 2015

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PARA A EDUCAÇÃO

Contribuições da Psicologia e Epistemologia Genética para a Educação 
Cap. VI         Pág. 157

Jean Piaget
(1896/1980)

¢Suíça, Genebra
¢Sir Jean William Fritz Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado  um dos mais importantes pensadores do século XX.


Epistemologia genética

¢Segundo Piaget: "a epistemologia é a teoria do conhecimento válido e, mesmo que este conhecimento nunca seja um estado, é sempre um processo, é essencialmente a passagem de uma menor validade para uma validade superior.
 ¢Daí resulta que a epistemologia confundir-se ia com a lógica, ora, o seu problema não é puramente formal, mas consiste em como o conhecimento atinge o real, logo quais as relações entre o sujeito e o objeto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia
¢Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada de teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza das origens e da validade do conhecimento.

¢A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é conhecida como teoria do conhecimento.
¢Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência.

epistemologia

¢É o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento.

¢A origem histórica de um determinado conhecimento.



Que significa conhecimento?
¢Para Piaget a palavra não tem o significado que o senso comum lhe dá.
¢Para ele o termo "conhecer" tem sentido claro: organizar, estruturar e explicar, porém a partir do vivido (do experênciado).
 ¢Conhecer não é somente explicar e viver, conhecer é algo que se dá a partir da vivência ou seja, da ação sobre o objeto do conhecimento.


¢Para Piaget, não há conhecimento sem conceitos.
¢Significa isso que o conhecimento parte da ação de uma pessoa sobre o meio em que vive, não ocorre sem a estruturação do vivido.
¢Coisas e fatos adquirem significado (significação) para o ser humano  quando inseridos numa estrutura, é isso que Piaget denomina de assimilação.
¢Segundo Piaget a significação é o resultado da possibilidade de assimilação.
¢Sendo a epistemologia o "estudo crítico" do conhecimento científico, observando o comportamento da criança e refletindo em termos genéricos a respeito do conhecimento e, em termos particulares, a respeito do conhecimento alcançado na física, Piaget concluiu que a criança e o cientista conhecem o mundo da mesma forma. 

¢Piaget entende que há uma analogia entre a forma como a criança constrói a sua realidade, estruturando a sua experiência vivida, e a forma como pela qual o cientista constrói a física.
¢As diferenças entre um tipo de conhecimento e outro expressariam níveis diferentes da capacidade humana de conhecer.
¢Em suma, de acordo com Piaget, explicar como é possível o conhecimento, de maneira geral, é o mesmo que explicar como é possível o conhecimento científico.
¢está a razão pela qual Piaget chama "epistemologia" à sua teoria do conhecimento.

Mas porquê de genética?
¢A razão está em que Piaget não se limita a explicar como é possível o conhecimento de um adulto, discute ainda, as condições necessárias para que a criança chegue, na vida ¢Assim qualquer criança cujas trocas com o meio tenham sido prejudicadas, não importa o fator, pode apresentar "déficits".
¢O que não quer dizer que não seja passível de ser superado.adulta ao conhecimento possível para ele.
¢Conhecimento possível, porque a capacidade de conhecer é fruto de trocas entre o organismo e o meio.
¢Essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer capacidade de conhecer, sem  elas essa capacidade não se constrói.
¢Por exemplo as pessoas cegas, surdas, mudas  apresentam um "déficit", ou seja, um atraso mental, determinado pela falta de troca entre o seu organismo e o meio (o fator responsável pela construção da capacidade de conhecer), como neste caso não há lesão orgânica, assim que se estabeleceu o contato entre o organismo e o meio (usando e estimulando o tato), abriu-se a possibilidade da troca entre eles e, assim, constituíram-se as estruturas mentais. 
¢Para Piaget, os nossos conhecimentos não provêm nem de sensação, nem de percepção, isoladas; provêm da ação inteira  da qual a percepção constitui somente a função de sinalização.
¢Podemos concluir que, para Piaget, conhecer implica transformar.
¢O próprio objeto é resultado de um problema de conhecimento, não é um  dado que existe, mas sim um dado que se constrói.
¢Tal como em Kant, existia um plano  a priori que condiciona a própria sensibilidade de conhecer o objeto, também em Piaget existe um plano que antecede logicamente a operação do  objeto – o plano motor.

Suas teorias
¢Período Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos, aproximadamente.

¢Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos.
¢Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos.
¢Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante.
  
Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante.
¢É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático.
¢É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro. É, finalmente, a “abertura para todos os possíveis”.

¢A adaptação, definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre através da assimilação e acomodação.
¢Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento.
¢Considera, ainda, que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como:
¢ maturação (crescimento biológico dos órgãos),
¢ exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos),
¢ aprendizagem social (aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais)
¢equilibração (processo de auto regulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido). 

Assimilação
¢É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito.

¢Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.
acomodação
¢É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
¢A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:
¢Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
¢Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
¢Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação.
¢Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.
¢O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
 A educação na visão Piagetiana
¢Com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório- motor até o operatório abstrato.
Algumas diferenças entre Piaget e Vygotsky
¢Um dos pontos divergentes entre Piaget e Vygostky parece estar basicamente centrado na concepção de desenvolvimento.
¢ A teoria piagetiana considera-o em sua forma retrospectiva, isto é, o nível mental atingido determina o que o sujeito pode fazer.
¢A teoria vygostkyana, considera-o na dimensão prospectiva, ou seja, enfatiza que o processo em formação pode ser concluído através da ajuda oferecida ao sujeito na realização de uma tarefa.

¢Enquanto Piaget não aceita em suas provas "ajudas externas", por considerá-las inviáveis para detectar e possibilitar a evolução mental do sujeito, Vygotsky não só as aceita, como as considera fundamentais para o processo evolutivo.

¢o professor não ensina, ajuda o aluno a aprender



  



                           

quinta-feira, 9 de julho de 2015

AS ARTES NO UNIVERSO INFANTIL

As Artes no Universo Infantil
Cap. 02
Crianças Pintando: experiência lúdica com as Cores
 Pág. 57
Introdução
¢A pintura é  importante como extremamente importante como estratégia  educativa de organização e apropriação de um pensamento plástico-visual em processo de constituição.
¢A imaginação é a poderosa dimensão do pensamento que, ao sustentar o sentir, sustenta
o raciocínio e , por ambos, cria o sonho, além de permitir a construção de um imaginário
social, constituído em sua cultura e tempo histórico.
¢O poder de imaginar, que nos caracteriza como humanos, aparece gradualmente nos primeiros anos de vida.
¢A criança passa a brincar e, jogando com a imaginação, aprende a falar, a desenhar,  a pular, a cantar, a modelar, a dançar e a pintar.
¢As linguagens expressivas permitem às crianças simbolizarem suas sensações e sentimentos por meio de jogos construtivos sobre a matéria.
¢Ver vídeos “As cores das Flores”
¢Transformação construtiva que, em si, é ato estético, pois é essencialmente lúdico e poético ao envolver o prazer da sensorialidade.
¢Ao mesmo tempo que a criança descobre o mundo exterior e nele exerce ações, sua imaginação se desenvolve.
¢Na dinâmica do agir, a criança se confronta com os outros, com o real, ao fazer descobertas e realizar invenções, ao sentir alegrias e dores, ao viver apegos e conflitos.
¢Ver vídeo artes visuais na educação infantil.

Cor como ação e paixão da luz
¢Os psicólogos demonstram que todas as pessoas possuem uma escala de cores própria e que neles é possível expressar seu humor, seu temperamento, sua imaginação e seus sentimentos. ¢Também está demonstrado que por sua vez o homem é influenciado pelas cores. ¢É interessante ressaltar que por muito importante que sejam as relações entre as cores e as sensações, resultam totalmente personais e subjetivas.
 De que vale olhar sem ver?
(Goethe) 
¢Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 –tornou obrigatório o ensino de arte na educação básica.
¢Uma das principais atribuições da arte na educação infantil, é que ela possibilita que a criança amplie seu conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades.
¢Através da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações.
 ¢Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua relação com o mundo de forma espontânea.
¢Dessa maneira a criança apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões.
¢A criança na educação infantil precisa ser estimulada para que ela conquiste novos saberes e aproprie de seu conhecimento.
¢O papel do professor é importante no ensino da arte, ele precisa instigar a criança para que ela se expresse e represente o seu pensamento.
¢Segundo Vygotsky (1984)
¢[...] na instituição chamada escola ensinar e aprender e fruto de um trabalho coletivo. Aprendizes e mestre celebram o conhecimento a cada dia, quando ensinam e quando aprendem, cabe ao professor mediador organizar estratégia que permitam a manifestação das concepções prévias dos alunos. (VYGOTSKY, 1984, p.18)
¢Ver vídeo de Vygotsky
Doutrinas da Cores de Goethe (1808-1810)



¢“Johann Wofgang von Goethe (1749-1832), que em sua “Doutrina das Cores”, de 1810, ressalta o sentido estético, moral e filosófico, defendendo as funções fisiológicas e os efeitos psicológicos das cores. Goethe opunha-se ao sentido metódico e matemático da óptica newtoniana, fato polêmico com os simpatizantes dos trabalhos de Newton, porque foi enfaticamente contrário às teorias dele.”
¢Goethe concebeu a ideia de que as sensações de cores que surgem em nossa mente são também moldadas pela nossa percepção – pelos mecanismos da visão e pela maneira como nosso cérebro processa tais informações.
¢- See more at: http://www.antroposofy.com.br/wordpress/a-teoria-das-cores-de goethe/#sthash.uDonEsyy.dpuf



Pintura e conhecimento
¢O elemento visual expressivo que distingue a pintura das demais formas artísticas é a cor.
¢A cor está em tudo. Usamos a cor diariamente para várias coisas: para escolher os
alimentos, a roupa, o tênis, o carro, a decoração.
¢Sempre nos pegamos pensando em “qual combinação” ficará melhor, quais cores agradará mais, quais cores evitar…
¢Por isso a cor vem sendo aplicada intencionalmente ao longo do tempo em todo os
meios:  na televisão, no cinema, na publicidade, nas revistas, nos livros,  na internet, na
arquitetura, na arte, etc.
Um pouco de história...
¢Sandro Botticelli, Nascimento de Vênus






As mãos...instrumentos de criação
¢As mãos, instrumentos de criação, são também órgãos de conhecimento: por elas a curiosidade infantil se prolonga na habilidade do artista.
¢Segundo Piaget, a ação consiste num saber fazer, num fazer com o corpo.
¢Trata-se de um processo gradativo de reflexão sobre a ação: o que se faz primeiro com o corpo, se fará depois pelo pensamento.
¢Ver vídeo sobre o desenvolvimento (Paiget)
A pintura contribui para...
¢Percepção  ¢Coordenação  ¢Sensação  ¢Ato/ação  ¢Imaginação  ¢Mãos/olhos  ¢Constituição de linguagens

A criança e a cor, pág. 73
¢O significado das cores... Um exemplo de que a associação é dependente de aspectos culturais é a cor branca.
¢No ocidente ela é associada à pureza e à alegria, sendo muito usada por noivas no dia de seu casamento.
¢No oriente, é a cor da morte e dor, sendo o vermelho a cor convencional para o vestido de noiva.
¢Toda criança adora brincar com tinta.
¢É muito bom estimular a produção artística desde cedo nas crianças.
¢Através da pintura elas descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e imaginação.
¢A pintura para crianças estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração.
¢O uso das tintas propicia a criança a fazer a mistura das cores para a descoberta de uma nova cor, o que torna a brincadeira ainda mais interessante e estimulante.




¢Vamos às receitas:
¢1) Fazendo Tinta
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de sal
- 1 xícara de água                   
- Corante alimentício



















¢2) Misturando e Aprendendo as cores
- Vermelho + Amarelo = Laranja
- Azul + Vermelho = Violeta
- Amarelo + Azul = Verde
- Azul + Verde = Azul claro

- Preto + Laranja = Bege
- Azul + Laranja = Marrom
- Vermelho + Verde = Verde Escuro




Significados.. Ler págs. 88 e 89

Experiências lúdicas com cores na educação infantil
¢Leitura da pág. 95, 97, 98
¢Finalizando.... Escolha e organização dos materiais pictóricos.

IMAGENS