domingo, 17 de fevereiro de 2019

NOVA ESCOLA 38

Como não cair no golpe do diploma falso
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Ter, 12/02/2019 18:43
Nova Escola 
Olá! 

Recentemente, surgiram algumas histórias de pessoas que se matricularam em cursos de Pedagogia, pagaram todas as suas mensalidades, assistiram às aulas e, depois de formadas, descobriram que seu diploma era inválido. Elas haviam feito uma faculdade que não era reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Fizemos uma reportagem que traz oito pontos que os interessados em cursar uma graduação ou licenciatura devem se atentar antes de se matricular nas instituições. Todos eles passam, de alguma maneira, por uma regra básica: pesquise sobre a instituição. Não acredite em soluções fáceis. 

Novo Ensino Médio
Entrevistamos o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, que falou sobre o projeto para o novo Ensino Médio em seu estado. Seu objetivo é entregar o documento que vai definir a etapa de ensino ainda este ano. O secretário ainda falou sobre Escola sem Partido, valorização de professores e os aprendizados que Pernambuco pode compartilhar com o Brasil. Confira aqui a entrevista

Um abraço e até amanhã, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
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NOVA ESCOLA 37

Duas propostas de mudanças na Educação e uma triste notícia
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Seg, 11/02/2019 17:56
Nova Escola 
Olá! 

Se você acompanha Educação há mais de dois anos, já deve ter reparado que não é sempre que os acontecimentos dessa área se tornam preocupação da sociedade em geral. Todos cobram Educação de qualidade, mas poucos têm paciência de ficar acompanhando o que acontece nas nossas salas de aula. 

Porém, de uns tempos para cá, a Educação e alguns temas específicos se tornaram centrais em debates e discursos políticos. Entre esses temas, está o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Declarações do novo diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que há interesse em reformular as questões para torná-las “menos ideológicas”. Conversamos com especialistas a respeito disso. Veja aqui a opinião deles

Mais propostas de mudanças na Educação 
Outro tema que volta e meia retorna ao debate é a Educação domiciliar, ou homeschooling. Como esse modelo funciona? O que as nossas leis dizem a respeito? Por que algumas famílias não querem matricular seus filhos nas escolas? Se você está perdido nessa discussão, veja respostas para essas e outras 11 perguntas aqui

Estávamos na redação quando recebemos a notícia do acidente e da morte de nosso colega de profissão, Ricardo Boechat. Prestamos nossa solidariedade às famílias, aos amigos e aos colegas de trabalho do jornalista e do piloto do helicóptero. 

Um abraço e até amanhã, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
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NOVA ESCOLA 36

O que o governo quer para a Educação?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Sex, 08/02/2019 17:48
Nova Escola 
Olá! 

No início da semana, o presidente da República entregou ao Congresso um material em que especificava o que pretende fazer em cada área do país. À Educação, foram reservadas 10 páginas do documento, que traziam principalmente descrições das responsabilidades da União e algumas ações que o governo considera estratégicas, como investir na Alfabetização e no modelo de gestão de escolas militares. Nós conversamos com especialistas sobre o texto. Veja aqui o que eles acharam. 

E na Câmara… 
A deputada Bia Kicis (PSL/DF) apresentou um novo projeto de lei Escola Sem Partido. O texto tem uma série de pontos em comum com o projeto anterior, que não foi votado no ano passado, como o combate ao que é chamado de “dogmatismo ou proselitismo na abordagem das questões de gênero” e à “propaganda político-partidária em sala de aula”. O texto também autoriza que os alunos gravem as aulas. No decorrer das sessões, o projeto deve ser anexado ao anterior. Vamos acompanhar. 

Para ler com calma 
Em 2015, a Fundação Carlos Chagas (FCC) organizou uma pesquisa para avaliar a adesão de alunos e professores aos valores sociomorais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática. As crianças e adolescentes alcançaram níveis mais avançados de adesão ao valor da solidariedade do que os professores. Por outro lado, os estudantes tiveram muita dificuldade de aderir ao valor da convivência democrática. Em tempos de debate sobre projetos de lei como o Escola Sem Partido, vale refletir: que tipo de valores estamos inspirando nossos estudantes a terem? Saiba mais sobre a pesquisa aqui

Um abraço e bom fim de semana, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
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