domingo, 28 de abril de 2019

NOVA ESCOLA 77

Quantos livros você já leu esse ano?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Ter, 23/04/2019 20:24

Nova Escola 
Olá!
Em janeiro, quando fiz minhas resoluções de ano novo, eu esperava ter lido oito livros neste momento do ano (final de abril). Porém, a realidade é que estou finalizando meu quarto livro lido por inteiro. Depois de algumas tentativas frustradas e outras desculpas como “essa semana tem carnaval, eu volto a ler semana que vem”, finalmente engatei a leitura de um que estou amando e já sentindo saudades mesmo sem ter terminado.
Quatro livros em quatro meses é pouco para a minha meta pessoal. Mas é muito quando comparado à média de leitura dos brasileiros: 2,43 livros inteiros por ano. E a bandeira da importância da leitura é uma dessas que todo mundo defende, mas nem todo mundo pratica. É fácil dizer que ler dois livros por ano é pouco. Mas quantos você, professor, leu no ano passado? Há quanto tempo vocês não lêem livros por prazer, e não para estudar? E como podemos incentivar esses hábitos nos alunos?
É sobre isso que nossa colaboradora Mara Mansani escreve nesta semana. Ela traz informações de uma pesquisa que avalia os hábitos de leitura dos brasileiros e nos leva a uma reflexão: como os professores podem incentivar a leitura nos alunos?
Pode parecer óbvio que a escola é o espaço ideal para incentivar esse hábito, mas não é tão óbvio assim quando lembramos que, muitas vezes, a leitura na escola vem carregada de uma obrigatoriedade. Resumos, fichas de leitura, apresentações. Poucas vezes a leitura é valorizada como atividade prazerosa e que tem um fim em si mesma. Há sempre uma produção a ser feita a partir dela. Veja aqui cinco estratégias que as escolas podem adotar para fazer os alunos descobrirem que ler é uma delícia, sim.
De Leitura para Matemática
Me empolguei falando sobre livros, mas não posso ir embora sem falar sobre o curso online que vai ser transmitido nesta quinta-feira (25 de abril), às 19h. Meu colega Rodrigo Blanco vai mediar um estudo de caso para mostrar como usar jogos para melhorar a aprendizagem de Matemática no Fundamental 1. É gratuito, mas você precisa se inscrever. Cadastre-se aqui e acompanhe na quinta-feira!
Um abraço e até amanhã,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 76

Como funciona esse negócio de ensinar a ler e escrever?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Seg, 22/04/2019 20:27

Nova Escola 
Olá!
Quando a alfabetização é iniciada? Apresentar livros para as crianças da Educação Infantil folhearem, ler para elas em atividades em grupo faz parte do processo de alfabetização? Pode parecer que não, mas faz sim. Saiba mais neste artigo de Jordana Balduino e Bianca Rocha.
Enquanto isso, há quem acredite que ensinar algo a alguém é tão simples que é possível de ser feito em casa.
A Educação domiciliar está na moda atualmente. De tempos em tempos, o tema volta ao debate na Câmara dos Deputados ou no Senado. Mas, desde o ano passado, ele voltou a ganhar força. Já falamos sobre o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaroque apresenta um projeto para regularizar a prática, e já respondemos a14 perguntas sobre o homeschooling para quem pretende entender melhor esse conceito.
Desta vez, nossa colaboradora Alessandra Gotti traz, do ponto de vista jurídico, as permissões e limitações do ensino domiciliar no Brasil, e levanta a reflexão: faz sentido priorizar essa pauta em 2019, com tantos outros temas urgentes na Educação? Veja o artigo completo aqui.
E para os gestores…
Os horários de entrada e saída são os momentos mais movimentados de uma escola, e estão a um passo de se tornarem os mais bagunçados, também. Veja aqui dicas para organizar essa rotina com a equipe e a comunidade escolar. Conhecer a comunidade e estabelecer acordos com o transporte escolar são algumas das sugestões.
E, por falar nisso, o que fazer quando um aluno é esquecido na escola por seu responsável? Saiba o que a escola pode fazer nesta reportagem.
Por hoje, é só. Até amanhã!
Um abraço,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 75

Já feriadou para você?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qui, 18/04/2019 20:19

Nova Escola 
Olá!
Como hoje é véspera de feriado, as indicações serão mais curtinhas. Vamos lá?
Meu chefe Leandro Beguoci visitou uma escola pública na Califórnia e conversou com uma profissional que trabalhava especificamente arelação dos pais dos alunos com a escola. Voltou cheio de sugestões possíveis de serem implementadas nas escolas brasileiras. Vou dar um spoiler da primeira delas, da qual gostei muito: em vez de fazer uma primeira reunião sobre os combinados, direitos e deveres dos responsáveis e da escola, por que não conversar sobre quais são os sonhos dos adultos para seus filhos? Veja aqui quais são as outras.
Além disso, entrevistamos o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, ex-ministro de Educação. Ele falou sobre como pretende retomar o crescimento dos índices de aprendizagem da maior rede do país. Clique aqui para ver a entrevista completa.
Educação Infantil
Por fim, selecionamos seis planos de atividade para trabalhar os campos de experiência (aquelas áreas nas quais a BNCC da etapa está organizada) com a sua turma. “Seu objetivo é colocar a criança no centro do planejamento, e não o conteúdo. E evidenciar que a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem na interação e na brincadeira, a partir das situações e experiências concretas da vida dos pequenos”, explica minha colega Camila Camilo no texto.
Você vai ver, com os exemplos, que por mais que a gente ache que os campos de experiência devem ser trabalhados separadamente, uma mesma atividade pode envolver fatores de diferentes campos. Para saber mais sobre os campos de experiência, acesse esta reportagem. E para buscar mais atividades de Educação Infantil, acesse nossa área de planos de aula.
Um abraço e bom feriado,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

IMAGENS