domingo, 28 de abril de 2019

NOVA ESCOLA 71

Como estamos criando os nossos meninos?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Sex, 12/04/2019 20:02

Nova Escola 
Olá!
Nas conversas sobre criação de meninos e meninas, sempre chegamos a um ponto em que refletimos sobre a maneira como formamos os meninos, que no futuro se tornam homens: eles devem esconder suas emoções, demonstrar força, coragem e bravura o tempo todo, manter distância de bonecas (onde já se viu brincar de cuidar de uma criança?), entre outras coisas. Ensinamos a eles que, cumprindo todos esses passos, eles conseguirão tudo o que quiserem. Mas e quando não conseguem? Como lidar com essa frustração?
Esta reportagem fala sobre a masculinidade tóxica, ou seja, a maneira de “ser homem” que, por motivos variados, prejudica a sociedade como um todo, as pessoas ao redor deste indivíduo, e principalmente, a sua saúde emocional. Clique aqui para ver como a escola pode abordar o tema.
E por falar em convivência em sociedade…
A proposta de ensino domiciliar gera polêmica por justamente tirar dos estudantes um dos maiores benefícios de frequentar escola: o convívio com quem pensa diferente de você. O decreto assinado ontem por Jair Bolsonaro prevê que os alunos que estudarem em casa poderão ser reprovados até duas vezes antes de voltar para a escola. Saiba mais sobre essa e as outras regras que constam na proposta.
E continuamos publicando as entrevistas que fizemos com secretários de Educação estaduais. Dessa vez, eu conversei com Marioneide Kliemaschewsk, secretária do Mato Grosso. Ela falou sobre EAD, Ensino Médio, BNCC, Escola Sem Partido e os desafios da rede (principalmente financeiros). Vale a pena conferir!
Por último: nossa colaboradora Mara Mansani relembra alguns projetos didáticos que marcaram a carreira dela e a iniciante vida estudantil do filho, na Educação Infantil, e sugere algumas atividades para os professores. Confira!
Um abraço e bom fim de semana,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 70

Será que ainda dá tempo de salvar o Enem?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qui, 11/04/2019 19:01

Nova Escola 
Olá!
O Ministério da Educação (MEC) está voltando a se organizar depois de alguns meses de estagnação na maioria de seus programas. Mas algumas dúvidas ainda persistem. Por exemplo: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) vão conseguir acontecer mesmo com o cronograma atrasado? Esta matéria se desdobra sobre o tema, clique para ler.
Por falar em MEC…
Hoje houve um evento por conta dos 100 dias de governo, em Brasília. Nela, o presidente Jair Bolsonaro assinou 18 decretos de políticas para diferentes áreas. A Educação não ficaria de fora: foi assinado um decreto que prevê uma nova Política Nacional de Alfabetização e outro que regulariza o ensino domiciliar (ou homeschooling) no Brasil.
O texto da Política Nacional de Alfabetização, chamada de “Alfabetização Acima de Tudo”, ainda não foi divulgado (pelo menos não enquanto eu escrevia essa newsletter), e minha colega expert em políticas públicas Lais Semis está, por sua vez, debruçada na política sobre o homeschooling. Enquanto isso, veja aqui 14 perguntas e respostas sobre esse tema e entenda as polêmicas sobre os diferentes métodos de Alfabetização .
Última sugestão (últimas duas, na verdade): este artigo da Priscilla de Albuquerque Tavares traz 12 dicas para os professores que buscam a participação ativa dos alunos nas aulas. Logo no início, ela traz uma situação bem comum que, sem perceber, pode fazer os alunos terem vergonha de expor o que estão pensando (tudo o que não queremos, né?).
E para os professores que querem planejar aulas em que os alunos participam mais, recomendo os nossos planos de aula. Todos os planos foram elaborados pensando no aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem (poucos sabem, mas esse é praticamente um mantra aqui na Nova Escola).
Um abraço e até amanhã,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 69

No centésimo dia, recomeçando do zero
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qua, 10/04/2019 19:35

Nova Escola 
Olá!
O novo ministro Abraham Weintraub já começou a deixar o MEC do jeito que ele quer na primeira semana de comando. Hoje, indicou novos nomes para a liderança de seis secretarias. Carlos Nadalim, da Secretaria de Alfabetização, e Bernardo de Araújo, da Secretaria de Modalidades Especiais e Educação Superior, continuam em seus cargos, assim como os presidentes da Capes e do FNDE. Veja aqui quem são os novos secretários.
Na cerimônia de posse de Weintraub, o presidente Jair Bolsonaro já havia afirmado que o ministro tinha carta branca para fazer as nomeações que considerasse necessárias. No discurso de posse, Abraham disse que vem para “pacificar” o MEC: “Como funciona a paz? A gente está decretando agora que o MEC tem um rumo, uma direção, e quem não estiver satisfeito com ela vai ser retirado”. Vamos acompanhar. Enquanto isso, saiba mais sobre o discurso aqui.
Todo dia era dia de índio? Não é mais?
Desde que minha colega Camila Camilo me indicou uma lista de planos de aula de diferentes disciplinas para trabalhar temáticas indígenas o ano inteiro (e não só em 19 de abril), essa música da Baby do Brasilnão sai da minha cabeça. Veja aqui a lista de sugestões de planos da Camila.
A propósito: como a sua escola trata o Dia do Índio? Que tal aposentar os cocares de papel e tinta guache no rosto? No ano passado, fizemos uma reportagem sobre essas reflexões e demos sugestões de discussões que podem ser mais ricas com os estudantes. Clique aqui para ver.
Tecnologia na Educação Infantil
Como última sugestão, deixo o texto da nossa colaboradora Débora Garofalo desta semana. Ela sugere sete iniciativas que envolvem a tecnologia que você pode fazer com os pequenos curiosos da Educação Infantil. Espero que goste!
Até amanhã,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

IMAGENS