domingo, 28 de abril de 2019

NOVA ESCOLA 54

Cada um tem o seu tempo (e a gente entende isso)
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qua, 20/03/2019 20:33
Nova Escola 
Olá! 

Você deve ter visto que tivemos uma novidade ontem. Quem mandou as sugestões de conteúdos foi minha chefe, Soraia Yoshida. Eu estava novamente em Suzano com meus colegas repórteres para acompanharo retorno dos alunos à Raul Brasil

Aos poucos, a Raul Brasil (e o Brasil de maneira geral) vai voltando à rotina. A Laís Semis escreveu esta reportagem aqui sobre o primeiro dia dessa retomada. Uma fala que me chamou a atenção foi da merendeira Sandra Aparecida Ferreira. “É questão de tempo, cada um tem o seu”. Eu estou trabalhando em outro texto para mostrar o que pude entender da escola nessas duas ocasiões em que estive em Suzano. O clima estava bem mais tranquilo do que na quinta-feira passada, dia do velório das vítimas. Mas esse texto vocês podem ver amanhã ;) 

Enquanto isso, no MEC…
Agora é oficial: o Inep vai ter uma comissão de três pessoas para avaliar - e, talvez, vetar - as questões do Enem antes dos cadernos serem montados. Saiba mais sobre isso aqui. 

Como elaborar atividades inclusivas?
Você sabia? Todos os planos de atividade de Educação Infantil têm um item chamado “para incluir todos”. A ideia é chamar a atenção para as barreiras que, mesmo sem querer, podem acabar priorizando um único jeito das crianças aprenderem e se desenvolverem. Como cada criança aprende de um jeito, a ideia é ajudar as professoras (que são ampla maioria na etapa) a pensar atividades que não tenham essas barreiras e possam atender a todos. Confira aqui
APRESENTADO POR FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN
📖 E-book

Focar nas possibilidades e não nas limitações, dar valor aos saberes e engajar as famílias, unir forças para incluir com mais qualidade. Essas são três das oito atitudes essenciais para que professores e gestores possam priorizar a inclusão na escola. Quer saber quais são as outras e como aplicá-las na sua escola? Veja aqui neste e-book gratuito produzido por NOVA ESCOLA em parceria com a Fundação Volkswagen!
BAIXAR EBOOK

Um abraço,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 53

Está tudo bem com você?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Ter, 19/03/2019 19:20
Nova Escola 
Essa pergunta vem sendo feita diariamente a alunos e professores da Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, região metropolitana de São Paulo. Nesta terça-feira, em grupos ou conversas privadas, professores e alunos trocaram abraços dentro e fora da escola. É um gesto simples, mas que nos dá esperança de que é possível acolher, entender, avançar. Você vai saber mais sobre como foi o primeiro dia de volta às aulas amanhã. 

Até lá, temos conteúdos que podem ajudar a fazer mais sentido quando se fala em saúde mental na escola. Para o quê devemos estar atentos? Quais são os sinais? Confira nossas reportagens sobre o tema

Pensando em tudo que podemos construir juntos, trazemos um artigo assinado por Débora Garofalo sobre como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa. Essa metodologia permite engajar mais os alunos porque possibilita que eles, em grupos, resolvam problemas reais e compartilhem seu aprendizado prévio. Ao dar sua colaboração, eles se sentem parte da solução - e, portanto, muito mais capazes de encarar novos desafios. Leia aqui a íntegra dessa reportagem

Novos cursos
Nesta quarta-feira, a partir das 19h, você tem um encontro marcado com as professoras Cibele Diogo Kimura e Isabel Cossalter, que vão falar sobre o lançamento de um novo curso em vídeo aqui em NOVA ESCOLA. Atividades do Ensino Fundamental 1 alinhadas à BNCC traz sugestões práticas para desenvolver aulas de Matemática e Língua Portuguesa para os anos iniciais do Fundamental. Não perca, essa conversa vai ser conduzida pelo professor Rodrigo Morozetti Blanco, do nosso Time de Autores! Clique aqui para participar. 
APRESENTADO POR FUNDAÇÃO NESTLÉ
Sabia que a Fundação Nestlé está com as inscrições abertas para o programa Crianças Mais Saudáveis? Você pode bolar um projeto na sua escola para promover educação alimentar e prática de atividades físicas. A sua instituição pode ganhar até R$ 35 mil! Imagina ter um espaço melhor para que as crianças possam brincar e correr? Ou fazer uma melhoria no seu refeitório para que as refeições sejam mais agradáveis? Clique abaixo para se inscrever. Afinal, alunos saudáveis aprendem melhor :)
PARTICIPAR

Um abraço, 

Soraia Yoshida
Editora do site de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 52

Saúde mental: uma questão de política pública
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Seg, 18/03/2019 20:17
Nova Escola 
Olá!

O que o Ministério da Educação tem a ver com o que aconteceu na E.E. Professor Raul Brasil, em Suzano?

Na última sexta-feira, meu chefe Leandro Beguoci e nosso parceiro Ernesto Faria, diretor do Iede, receberam aqui na redação o professor Charles Kirschbaum, a ex-secretária de Educação Roseli de Freitas Avila e a doutora Clarice Sandi. O tema da conversa foram as notícias em Educação da semana: as mudanças no MEC e a tragédia de Suzano.

Apesar dos temas parecerem distantes, uma convergência entre eles foi o principal assunto da conversa: a necessidade de se pensar em redes de apoio aos professores para trabalhar a questão da saúde mental na escola e transformar esse assunto de política pública. Clique aqui para ver a conversa completa.

Como ensinar gramática?
Um dos debates entre professores e especialistas em Língua Portuguesa (e na sociedade em geral) é o papel da gramática nas aulas dessa disciplina. Enquanto há quem defenda um ensino mais tradicionalista, cheio de regras, normas e análises sintáticas e morfológicas, há outras pessoas que acreditam em um ensino mais pautado pela função social das palavras e dos textos. Nesse segundo contexto, qual o papel da gramática? Como ensinar o que são substantivos e adjetivos saindo das aulas tradicionais?

Para te ajudar, indico este vídeo que traz o 2º episódio sobre BNCC na Prática: Língua Portuguesa. Dessa vez, mostramos como trabalhar conteúdos de gramática previstos na BNCC com base em textos para turmas do Ensino Fundamental 2.

E para não ficar só na teoria, trago dois exemplos de nossos planos de aula que fazem isso: este aqui, para o 9º ano, analisa a estrutura de haicais (e de quebra é uma oportunidade para abordar figuras de linguagem); e este usa contos de terror e suspense para turmas do 8º ano refletirem sobre o uso de substantivos e adjetivos.

Por fim, veja aqui um texto da nossa colaboradora (e finalista do Global Teacher Prize, hehe) Débora Garofalo sobre a presença das mulheres no universo da tecnologia.

Um abraço, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

IMAGENS