1 // fábio ID: 22319
O enorme
crescimento urbano dos últimos anos teve graves consequências na qualidade das
cidades brasileiras. Inúmeros problemas daí decorreram, aumentando o problema
da segregação espacial. Diante deste quadro, é imprescindível uma reforma do
espaço urbano. Quanto às medidas propostas neste sentido, analise as seguintes
afirmativas:
I- Para
diminuir a violência, propõem-se programas de geração de renda e emprego.
II- Para
melhorar a qualidade de vida, é preciso a remoção de pessoas sem qualificação.
III- Para
diminuir o deficit habitacional, o confisco compulsório de imóveis excedentes.
IV- Para
estancar o êxodo rural, medidas de fixação das pessoas no meio rural.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
As afirmativas I e IV estão corretas. x
·
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
·
Somente a afirmativa I está correta.
2 // fábio ID: 22321
A produção capitalista necessitava do aumento da
fabricação de produtos em termos quantitativos. Com isso, a forma de produção
passou a ser mais:
·
Manual, com a figura do trabalhador sendo
central.
·
Artesanal, com a dedicação a cada peça.
·
Mecanizado, minimizando o trabalho artesanal. x
3 // fábio ID: 22309
Possuímos tipos distintos de povoamento, cada qual
com suas características singulares de ocupação do território terrestre pelo homem.
Sobre os tipos de povoamento, analise as afirmativas a seguir:
I- O
povoamento concentrado é quando a zona urbana e a rural encontram-se juntas.
II- O
povoamento disperso é quando não há um centro comercial para centralizar os
serviços oferecidos pela zona rural.
III- O
povoamento linear distingue-se em linear contínuo e linear descontínuo.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
As afirmativas I e II estão corretas.
·
As afirmativas I e III estão corretas.
·
Somente a afirmativa I está correta.
4 // fábio ID: 22311
A economia capitalista transforma a forma como se
produz os bens de consumo, com o declínio do sistema feudal na passagem da
Idade Média para a Idade Moderna. Para ele se desenvolver, transformações políticas,
econômicas e sociais foram necessárias. Sobre esses processos, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(
) A ruralização, com o êxodo urbano.
(
) As nações, processo político de centralização dos Estados.
(
) A divisão do trabalho, que substitui o trabalho das oficinas.
(
) O trabalho artesanal, responsável pela produção em larga escala.
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Pedagogia
2014
1 // fábio ID: 22057
Complete as lacunas das sentenças a seguir:
Um dos grandes
fatos históricos foi a ____________, que ampliou significativamente a
____________ do trabalho humano. As pessoas eram submetidas a ____________
jornadas de trabalho, recebendo baixos salários. Diante disso, ressaltamos que
____________ também desempenhavam trabalhos nas fábricas em troca de
____________.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
I Guerra Mundial - utilização - longas -
mulheres - recompensa.
·
II Guerra Mundial - empregabilidade -
curtas - crianças - remuneração.
·
Revolução Francesa - monopolização -
médias - idosos - pagamento.
2 // fábio ID: 22062
O conceito do trabalho pode ser abordado a partir de
diversos enfoques. Aqui definiremos trabalho como sendo o esforço feito pelos
seres humanos, no qual a realização de um trabalho considerado efetivamente
digno resulta geralmente em satisfação. Diante desse pressuposto, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(
) Trabalho considerado efetivamente digno proporciona satisfação ao empregador
e indignação do empregado.
( ) O
trabalho considerado efetivamente digno é aquele em que a pessoa recebe uma
remuneração condizente com sua atividade profissional.
( ) O
trabalho digno visa apenas à satisfação do empregado, ignorando as situações
ambientais em que a atividade é desenvolvida.
( )
Trabalho digno resulta em satisfação financeira e a possibilidade de
desempenhar a atividade em ambientes condizentes com a profissão.
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
3 // fábio ID: 22066
Perante a lei, não pode haver distinção na
____________ de trabalho de homens e mulheres, a não ser no caso de
____________ ou ____________.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
admissão - entrada - parada.
·
hora - doença - idade.
·
jornada - nutrizes – grávidas. x
4 // fábio ID: 22056
A sociedade é parte de um processo em evolução, a
qual se distingue por diferentes períodos, sendo estes primordiais para o
desenvolvimento. Com relação a estes avanços consecutivos no caminho do
trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
·
O caminho do trabalho antecede as situações de
vulnerabilidade social vivenciadas pela população urbana.
·
O caminho do trabalho perpassa por fases de
aprimoramento, como a descoberta do fogo, o polimento da pedra e o surgimento
da máquina. x
·
O caminho do trabalho transcorre por fatos
substituíveis, destacando-se o surgimento da roda, a tração animal e a
utilização do vapor.
·
O caminho do trabalho transcende a era humana,
já que o importante é a quantidade de produção gerada pela máquina.
1 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID:
22299
A Sociologia da Arte é uma das disciplinas
científicas que se ocupa deste importante fenômeno humano. Procede a Sociologia
da Arte pelos métodos e técnicas das Ciências Sociais. Uma de suas preocupações
fundamentais está:
·
Em como o tempo histórico determina
características estilísticas.
·
Nos fatores sociais que influenciam na criação
artística. x
·
No estado psicológico do autor da obra de arte.
·
Nas técnicas empregadas pelo artista.
2 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID:
22269
O Renascimento representou, tanto o resgate de
determinados valores da antiguidade clássica, como a separação entre arte e
ciência. Isto faz com que a arte passe a ser vista como:
·
Dependente da técnica.
·
Um trabalho braçal.
·
Incompreensível para as massas.
·
Uma forma de prazer. x
3 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID:
22268
Cada época histórica define diferentemente o que
seja arte. De tal forma que a compreensão das características associadas ao
fazer artístico variam ao longo do tempo. Na antiguidade clássica associava-se
a arte a:
·
Inspiração humana.
·
Uma atividade desregrada.
·
Uma habilidade especial. x
·
Inspiração divina.
4 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID:
22301
A Psicologia é uma das disciplinas científicas que
procura abordar a questão da arte. Para tal, desenvolveu em seu seio a
investigação própria da Psicologia da Arte, a qual aborda a arte a partir de um
recorte psicológico, que, neste caso, o importante é:
·
Caracterizar os processo mentais envolvidos na
criação artística. x
·
Caracterizar a obra quanto as técnicas
empregadas em sua realização.
·
Caracterizar o tempo histórico de quando a obra foi
feita.
·
Caracterizar a sociedade e o meio social do
autor da obra artística.
1 // ENADE 2009 ID: 3852
Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem
noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite:
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/0011/earthlights_dmsp_big.jpg
(Acessado em 21 set. 2009).
Com base na
leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que
se verifica luminosidade noturna mais intensa
·
abrigam os espaços de economia mais dinâmica do
mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que
comandam a atual ordem mundial. x
·
expressam a divisão do Planeta em dois
hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia-mundo,
revelam indicadores sociais discrepantes.
·
comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de
seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo
praticado pela sociedade contemporânea.
·
registram fluxos reduzidos de informação, de
pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes
de circulação, alcançada no início do século XXI.
2 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID:
22125
Embora o processo de globalização tenha se
acelerado com a Terceira Revolução Industrial o mesmo pode ser entendido a
partir das teorias clássicas que procuraram explicar o sistema capitalista e a
sociedade contemporânea. Entre os primeiros sociólogos já víamos no seu
pensamento conceitos que nos ajudam a entender a globalização. Dentre estes
conceitos está:
·
O conceito de solidariedade mecânica e
consciência coletiva de Durkheim.
·
O conceito de acumulação primitiva de Marx.
·
O conceito de "ação social" de Weber.
·
O conceito de racionalização e burocratização de
Weber. x
3 // ENADE 2007 ID: 3760
Leia o esquema abaixo.
Com base na
análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do
conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:
·
Pagamento de royalties é suficiente!
·
Diga não à biopirataria, já! x
·
Biodiversidade, um mau negócio?
·
Indústria farmacêutica internacional, fora!
4 // ENADE_2004 ID: 3778
“Os determinantes da globalização podem ser
agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e
sistêmicos.”
GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das ideias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.
1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?
A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:
·
Revolução da biotecnologia / fortalecimento da
base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais /
considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do
trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.
·
Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI
com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender que o
desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não
é decisivo para definir o grau de utilização do potencial produtivo, o volume
de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos
essenciais.
·
Revolução da informática / reforma do Estado
moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está
em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.
·
Revolução nas telecomunicações / concentração de
investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos
setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio
e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no
mercado global.
·
Revolução tecnocientífica / reforço de políticas
sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos / garantir
níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades
econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional. X
1 // UNIASSELVI ID: 1809
Tanto o Senso Comum quanto a Ciência são
conhecimentos usados pela humanidade para compreender o mundo. Muitos
conhecimentos que antes eram considerados verdadeiros passam por mudanças.
Sobre estes dois saberes, analise as sentenças a seguir:
I- O método
científico é um conhecimento empregado para explicar as teorias e leis que
regem o mundo.
II- Para compreender o conhecimento do senso comum, é necessário uma linguagem específica.
III- O senso comum é adquirido através da prática e não precisa de nenhuma comprovação científica.
IV- O método científico engloba etapas de observação, formulação de hipótese e a experimentação.
II- Para compreender o conhecimento do senso comum, é necessário uma linguagem específica.
III- O senso comum é adquirido através da prática e não precisa de nenhuma comprovação científica.
IV- O método científico engloba etapas de observação, formulação de hipótese e a experimentação.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
Somente a sentença II está correta.
·
As sentenças I, II e III estão corretas.
·
As sentenças I, III e IV estão corretas. x
·
As sentenças I e II estão corretas.
1 // UNIASSELVI ID: 2056
Para facilitar o entendimento, pensou-se num
roteiro que pudesse contribuir com a elaboração do projeto pedagógico, pelo
professor ou gestor, ou seja, com seus planos de ação. Este roteiro é composto
por diferentes marcos. De acordo com esta afirmação, associe os itens,
utilizando o código a seguir:
I- Marco
Situacional.
II- Marco Doutrinal.
III- Marco Operativo.
II- Marco Doutrinal.
III- Marco Operativo.
( ) Que tipo
de aluno quer formar?
( ) Que metas e ações concretas são necessárias para tornar viável o seu Projeto Pedagógico?
( ) Como você vê o mundo atual?
( ) Que metas e ações concretas são necessárias para tornar viável o seu Projeto Pedagógico?
( ) Como você vê o mundo atual?
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
2 // UNIASSELVI ID: 2142
Sabemos da importância da Avaliação Institucional
para que se tenha uma visão integral da escola. Realizá-la é uma exigência
ética entre as atribuições do gestor escolar, a fim de melhorar a qualidade de
ensino. Esta avaliação deve ter objetivos claros e eficazes. Sobre esses
objetivos, analise as seguintes sentenças:
I- Descobrir as verdadeiras dificuldades e/ou necessidades da escola, em seus diferentes setores.
II- Identificar os desejos e expectativas de toda a comunidade escolar.
III- Propiciar a aquisição de conhecimentos e habilidades intelectuais.
IV- Manter ativa a elaboração ou reelaboração do PPP, buscando subsídios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Descobrir as verdadeiras dificuldades e/ou necessidades da escola, em seus diferentes setores.
II- Identificar os desejos e expectativas de toda a comunidade escolar.
III- Propiciar a aquisição de conhecimentos e habilidades intelectuais.
IV- Manter ativa a elaboração ou reelaboração do PPP, buscando subsídios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
·
As sentenças II e III estão corretas.
·
As sentenças I, II e III estão corretas.
·
As sentenças III e IV estão corretas.
3 // Vilze Vidotte Costa ID: 14765
Considere as afirmativas, identificando a CORRETA:
·
A escola tem como uma de suas funções;
viabilizar a todos o acesso aos instrumentos de produção cultural, científica,
pedagógica e política da sociedade. x
·
A escola deve permitir que o educando seja capaz
de aceitar seu mundo e sua realidade de forma submissa, já que não consegue
mudá-la.
·
Para que a escola cumpra seu papel de formação
fragmentada ela deve formar o trabalhador e o cidadão, isso porque sua produção
é fruto de um processo administrativo.
·
A escola sozinha, possui autonomia para formar o
cidadão, pois fornece ao mesmo, instrução, conteúdo sistematizado e formação
intelectual.
4 // UNIASSELVI ID: 3798
Gestão escolar se constitui no ato de gerir a
dinâmica cultural da escola, afinando as diretrizes e políticas educacionais
públicas à implementação do projeto político-pedagógico. Todavia, este ato
possui significados e finalidades que ultrapassam tal definição. Com relação
aos significados e finalidades da gestão escolar, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(
) Fomentar um ambiente educacional de autoridade, disciplina e obediência.
( ) Contemplar as transformações socioeconômicas e culturais da sociedade, bem como as experiências locais e regionais.
( ) Promover uma aprendizagem efetiva e significativa dos alunos e desenvolver competências que a sociedade demanda.
( ) Favorecer um processo de comunicação e diálogo aberto, articular interesses diferentes, estabelecer unidade na diversidade, resolver conflitos e atuar convenientemente em situações de tensão.
( ) Contemplar as transformações socioeconômicas e culturais da sociedade, bem como as experiências locais e regionais.
( ) Promover uma aprendizagem efetiva e significativa dos alunos e desenvolver competências que a sociedade demanda.
( ) Favorecer um processo de comunicação e diálogo aberto, articular interesses diferentes, estabelecer unidade na diversidade, resolver conflitos e atuar convenientemente em situações de tensão.
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
·
F - F - V - F.
·
F - V - V – V. x
·
V - F - F - V.
·
V - V - F – F.
1 // KROTON ID: 13734
A gestão democrática da escola pública é uma
proposta determinada pela Lei 9.394/96, em conformidade com os princípios
constitucionais de 1988. Leia os tópicos a seguir e assinale V para Verdadeiro
e F para Falso no que se refere aos princípios dessa gestão.
( )
Descentralização – as decisões devem ser tomadas de forma não hierarquizada.
(
) Participação – professores, estudantes, pais, funcionários, ou seja, todos os
envolvidos no cotidiano escolar devem participar dessa gestão.
(
) Desburocratização – é isento de procedimentos burocráticos e independe do
financiamento do Estado e das políticas públicas.
(
) Transparência – as decisões tomadas devem ser sempre do conhecimento de todos
os envolvidos.
2 // KROTON ID: 13738
O espaço educativo envolve a ação docente e a
formação ética do aluno. Segundo Tomás de Aquino, o homem diferencia-se das
criaturas irracionais porque tem o domínio de seus atos. Por isso somente são
ditas propriamente humanas aquelas ações sobre as quais o homem tem domínio.
Assinale a alternativa que interpreta essa frase.
·
Toda ação do homem é uma ação propriamente
humana.
·
A ética independe da ação humana.
·
O homem se torna humano quando reflete sobre
seus atos. x
·
O homem se torna humano ainda que suas ações
sejam impensadas.
3 // KROTON ID: 13739
O processo de Formação de Professores deveria ser
repensado de forma a vir ao encontro das necessidades educacionais de nosso
tempo. Por isso é necessário repensar a didática. Sobre isso, assinale a
alternativa incorreta:
·
Hoje a necessidade é que o professor alie
habilidades específicas ao fazer pedagógico, com a reflexão permanente de e
sobre sua própria prática.
·
O currículo não deve oferecer apenas a
possibilidade de acesso a informações e teorias.
·
Ensinar deve ser reduzido à transmissão de
conteúdos e a um conjunto de métodos e técnicas de ensino. x
·
A formação inicial e a continuada precisam
fornecer os suportes teóricos e profissionais para formar alunos sujeitos do
próprio conhecimento, pensantes e críticos.
4 // Rosely Montagnini ID: 13732
O compromisso que o professor assume perante a
sociedade é a formação do ser social. Sobre as reflexões como essa, que se
deram na primeira teleaula, considere as alternativas a seguir com F para falso
e V para verdadeiro:
(
) Os professores podem se orientar pelo senso comum e empirismo para dar suas
aulas, a experiência é suficiente no processo de ensino e aprendizagem.
(
) Segundo Tomás de Aquino, o homem diferencia-se das criaturas irracionais
porque tem o domínio de seus atos. Somente são consideradas humanas as ações
sobre as quais o homem tem domínio.
(
) A postura e ética do professor está desvinculada da ação em sala de aula e do
ato de planejar e organizar os conteúdos.
(
) Não se pode medir a responsabilidade do professor. Assim, a extensão de seus
ensinamentos é perpetuada na sociedade porque também é reproduzida pelos seus
alunos em situações posteriores.
·
F, V, F, V. x
·
F, F, V, V.
·
V, F, F, V.
·
F, V, V, F.
· V, V, V, F.
1 // Uniasselvi ID: 2344
Assinale a alternativa CORRETA no que se refere à
História Oral:
·
Por sua vez, os historiadores orais argumentam
que as fontes documentais escritas não são menos seletivas ou menos
tendenciosas. O relato oral serve também para dar credibilidade a documentação
escrita. Não existe confronto entre fonte oral e fonte escrita. Elas deve ser
entendidas numa relação de complementaridade.
·
História oral ou método analítico é o registro
da história de vida de grupos coletivos que, ao focalizar suas experiências,
constroem também uma visão mais abstrata da dinâmica de funcionamento e das
várias etapas da trajetória do grupo social.
·
O cientista social, com o desenvolvimento do
método da história oral, ainda depende, unicamente, dos textos escritos para
estudar o passado.
1 // KROTON ID: 12275
As entrevistas são impregnados de seleções e
representações do depoente acerca do mundo. Assim, requer interpretação.
Portanto, As narrativas históricas não podem ser tomadas como verdades
absolutas, mas como visões, interpretações da experiência individual e coletiva.
No entanto, é possível o professor, no ensino de história e geografia trabalhar
com essas fontes:
2 // KROTON ID: 12276
O ensino de história nos anos iniciais contribui
para:
·
Para que os alunos compreendam a dinâmica e o
desenvolvimento das ações, atitudes, práticas e esforços dos homens ao longo do
tempo. x
·
Para que os homens conheçam apenas o passado.
·
Manter o poder político e cultural dos povos
europeus.
·
Nenhuma das alternativas anteriores.
3 // KROTON ID: 12273
O ensino de História é muitas vezes criticado por
ser excessivamente preso aos “fatos, grandes personagens e datas”. Entretanto,
muito se tem inovado na abordagem e tratamento dos conteúdos históricos, sendo
a discussão sobre o tempo aspecto fundamental dessa renovação. Nos
dias de hoje, são propostas significativas para o trabalho com a dimensão de tempo
no ensino de História, EXCETO:
·
Identificar as permanências e mudanças que, a
maior parte das vezes, parece muito mais veloz que o próprio tempo nas
sociedades;
·
Identificação da continuidade e descontinuidade
da vida coletiva das sociedades humanas
·
Abordagem dos diferentes ritmos presentes nas
ações individuais e sociais para identificar as permanências e as mudanças na
sociedade;
·
Estabelecer relações históricas, de datar e
localizar as suas ações e as de outros indivíduos no tempo e no espaço;
4 // KROTON ID: 12272
O uso do documento histórico no ensino de história
deve acontecer para:
·
Trabalhar como fonte explicitando uma situação
histórica e até elaborando uma problemática acerca do assunto no processo de
construção do conhecimento histórico; x
·
O professor complementar o livro didático,
embora na maioria das vezes não consiga de maneira alguma representar o
passado, muito menos o presente
·
Todas estão corretas
·
Ilustrar, como forma de reforças a ideia do
professor ou do livro didático e sendo na maioria das vezes dispensável
·
Favorecer a introdução do aluno no pensamento
histórico, mas deve ser utilizado raramente, porque o importante é apenas
trabalhar com o livro didático como fonte de conhecimento;
1
// UNIASSELVI ID: 1943
Complete as lacunas das sentenças a seguir:
A ____________ dos pais ou cuidadores durante a vida escolar da criança é de grande significado. Entretanto, algumas atitudes dos pais ou cuidadores perante a criança ao longo deste processo, tais como ____________ excessiva, levando a comportamentos ____________ ou indiferença e descaso, podem ser causas de ____________ problemas escolares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A ____________ dos pais ou cuidadores durante a vida escolar da criança é de grande significado. Entretanto, algumas atitudes dos pais ou cuidadores perante a criança ao longo deste processo, tais como ____________ excessiva, levando a comportamentos ____________ ou indiferença e descaso, podem ser causas de ____________ problemas escolares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
·
presença - preocupação - ansiosos – alguns. x
·
ausência - atuação - depressivos - muitos.
·
permanência - discussão - excessivos - poucos.
2 // UNIASSELVI ID: 3267
Conforme Carvalho (2003), na evolução do indivíduo,
na visão de Wallon, constata-se a simultaneidade dos progressos intelectuais e
mudanças operadas no domínio da personalidade. Além do mais, vale ressaltar que
o meio é importante para a formação da personalidade, especialmente o
meio:
CARVALHO, Elda Maria Rodrigues de. Tendências da educação psicomotora sob o enfoque Walloniano. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 23, n. 3, set. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000300012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2012.
CARVALHO, Elda Maria Rodrigues de. Tendências da educação psicomotora sob o enfoque Walloniano. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 23, n. 3, set. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000300012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2012.
3 // UNIASSELVI ID: 2726
Piaget, Skinner e Vygotsky são considerados os
principais teóricos da aprendizagem. Sendo assim, cada um apresentou em sua
teoria o papel do professor em sala de aula. Partindo desse pressuposto,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para Skinner, o professor e os textos são as fontes de informação para os alunos.
( ) Vygotsky aponta que o professor age como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
( ) Para Piaget, facilitar a construção individual do conhecimento é o papel do professor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
4 // UNIASSELVI ID: 3299
Para compreender o desenvolvimento humano de
maneira mais didática, alguns autores decidiram organizá-lo de maneira
cronológica. A respeito do desenvolvimento físico das faixas etárias que
seguem, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-
Adolescência.
II- Jovem adulto.
III- Meia idade.
IV- Terceira idade.
II- Jovem adulto.
III- Meia idade.
IV- Terceira idade.
( )
Ocorrem mudanças rápidas e profundas, bem como a maturidade reprodutiva.
( ) Nesta fase as escolhas relacionadas ao estilo de vida influenciam na saúde.
( ) As capacidades sensoriais vão diminuindo, assim como a saúde e o vigor físico.
( ) Ocorre a diminuição do tempo de reação e da capacidade física.
( ) Nesta fase as escolhas relacionadas ao estilo de vida influenciam na saúde.
( ) As capacidades sensoriais vão diminuindo, assim como a saúde e o vigor físico.
( ) Ocorre a diminuição do tempo de reação e da capacidade física.
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de
variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a
seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o
contexto:
a –
Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas
e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
Após ter
procedido a leitura acima, localize a alternativa cuja interpretação NÃO é
adequada.
·
a letra "d" pode ser compreendida como
alguém amigo, companheiro / garota / um evento grandioso que promete
grandes surpresas.
·
a letra "e" significa compreender,
assimilar o conteúdo.
·
Na letra "a" os termos em evidência
representam garotos e garotas pretensiosos, esnobes, isentos de
características condizentes a um bom relacionamento interpessoal.
·
a letra "b' está no sentido de
ser conservador, sistemático, que não aprova as mudanças oriundas da
sociedade.
2 // UNIUV - 2012 ID: 12802
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por
três fases:
·
Linguagem social, linguagem egocêntrica e a
linguagem interior. x
·
Linguagem intrapessoal, linguagem interpessoal e
linguagem social
·
Linguagem familiar, linguagem social e linguagem
interior.
·
Linguagem egocêntrica, linguagem interior e
linguagem exterior.
3 // Prefeitura da Estância Turística
de São Roque/2012 ID: 12805
De acordo com Piaget, é correto afirmar.
·
Maturação, experiências com
objetos (ambos de natureza física e lógico‐matemática),
transmissão social e equilibração são os
quatro fatores que explicam o
desenvolvimento da inteligência.
·
Todas as alternativas estão corretas. x
·
Construtivismo é o processo pelo qual um
indivíduo desenvolve sua própria consciência
adaptativa e seu próprio conhecimento.
·
Desde que o conhecimento
seja organizado numa totalidade
estrutural coerente, nenhum conceito pode
existir isolado, cada conceito é sustentado
e colorido por uma rede completa de outros conceitos.
4 // KROTON ID: 12804
Proceda a leitura do texto a seguir:
Assinale a
alternativa CORRETA. Lembrando os estudos efetuados ao longo da sua formação,
sobre a oralidade e a escrita, é possível inferir, pela leitura do texto acima,
que:
·
Se fosse usada somente a linguagem oral, sem as
imagens, o sentido seria o mesmo.
·
A linguagem não-verbal é mais importante que a
escrita, por isso se não houvesse o texto escrito a compreensão seria
exatamente a mesma.
·
A multiplicidade dos sentidos é acionado pelo
uso da linguagem não-verbal.
1 // UNIASSELVI ID: 2185
Leia as informações sobre os Temas Transversais,
marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os temas sugeridos pelo Ministério da Educação são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
( ) A inclusão do tema Pluralidade Cultural pretende incentivar o estudo das diferentes culturas, contribuindo para a formação de uma nova mentalidade, onde toda forma de discriminação e exclusão seja superada.
( ) Os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade são diferentes, mas não excludentes.
( ) Os temas transversais a serem trabalhados na escola devem ser exclusivamente aqueles prescritos pelo Ministério da Educação.
·
A sequência correta é: F - F - V - F.
·
Todas as afirmativas são verdadeiras.
·
A sequência correta é: V - V - V – F. x
2 // UNIASSELVI ID: 2200
A cultura diz respeito à humanidade. Cada região
possui particularidades e uma caminhada histórica. Sendo assim, a Cultura pode
ser subdividida em três áreas. Associe os conceitos a seguir:
I- Cultura Erudita.
II- Cultura de Massa.
III- Cultura Popular.
( ) A Cultura é dividida em três áreas. Sendo que esta apresenta uma ramificação denominada Folclore, que possui uma data referente ao seu dia: 22 de agosto, dia do folclore.
( ) Prega o meio de consumo. Permeia as mídias e conquista principalmente os adolescentes.
( ) Cada povo produz sua própria cultura e, por isso, cada país, estado, cidade ou bairro possui uma cultura própria, diferente, peculiar.
( ) Obras que outrora foram produzidas por artesãos, mas que na contemporaneidade integram museus.
Agora, assinale a sequencia CORRETA:
·
A sequência correta é: III - III - II - I.
·
A sequência correta é: III - II - III – I. x
·
A sequência correta é: II - III - I - II.
3 // UNIASSELVI ID: 2048
Em relação à formação cultural do povo brasileiro,
analise as afirmativas a seguir:
I- A Cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
II- O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e por último a região Norte e Sul.
III- Os indígenas, antes da chegada dos europeus viviam em uma sociedade socialista, em que todos eram donos das terras e os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas, eram divididas.
IV- O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e para tal se utilizou do cunhadismo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
·
A sequência correta é: I - II.
·
A sequência correta é: I - II - IV.
·
Todos as afirmativas estão corretas. x
4 // Uniasselvi ID: 2090
Leia a sentença e assinale a alternativa CORRETA:
“Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País”, é um dos objetivos:
“Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País”, é um dos objetivos:
·
Dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). x
·
Da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional).
·
Do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).
·
Do PPP (Projeto Político Pedagógico).
Disponível em http://www.ipea.gov.br
Apesar do progresso verificado
nos últimos anos, o Brasil continua sendo um país em que há uma grande
desigualdade de renda entre os cidadãos. Uma forma de se constatar este fato é
por meio da Curva de Lorenz, que fornece, para cada valor de x entre 0 e 100, o
percentual da renda total do País auferido pelos x% de brasileiros de menor
renda. Por exemplo, na Curva de Lorenz para 2004, apresentada ao lado,
constata-se que a renda total dos 60% de menor renda representou apenas 20% da
renda total.
De acordo
com o mesmo gráfico, o percentual da
renda total correspondente aos 20% de maior renda foi, aproximadamente, igual a
2 // ENADE_2004 ID: 3790
Muitos países enfrentam sérios problemas com seu
elevado crescimento populacional.
Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve conseqüências trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) filho, caso o primeiro fosse do sexo feminino.
Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as famílias de um certo país (isto é, sempre que o primeiro filho fosse do sexo feminino, fariam uma segunda e última tentativa para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de nascer menino ou menina.
Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve conseqüências trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) filho, caso o primeiro fosse do sexo feminino.
Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as famílias de um certo país (isto é, sempre que o primeiro filho fosse do sexo feminino, fariam uma segunda e última tentativa para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de nascer menino ou menina.
Examinando os
registros de nascimento, após alguns anos de a política ter sido colocada em
prática, seria esperado que:
·
aproximadamente 25% das famílias não tivessem
filhos do sexo masculino. x
·
aproximadamente 50% dos meninos fossem filhos
únicos.
·
aproximadamente 50% das famílias tivessem um
filho de cada sexo.
·
o número de nascimentos de meninos fosse
aproximadamente o dobro do de meninas.
3 // ENADE 2013 ID: 4849
A discussão nacional sobre a resolução das
complexas questões sociais brasileiras e sobre o desenvolvimento em bases
sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de
complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no
campo social.
A interação
entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas
experiências, proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações
desenvolvidas e evita superposições de recursos e competências.
De uma forma
geral, esses desafios moldam hoje o quadro de atuação das organizações da
sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento relativo a mais
exigências de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das
fundações empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90.
BNDES.
Terceiro Setor e Desenvolvimento Social. Relato Setorial nº 3 AS/GESET.
Disponível em: <http://ww.bndes.gov.br>. Acesso em: 02 ago. 2013
(adaptado).
De acordo com
o texto, o terceiro setor:
·
Gerencia o desenvolvimento da esfera estatal,
com especial ênfase na responsabilidade social.
·
Controla as demandas governamentais por
serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
·
É responsável pelo desenvolvimento social das
empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.
·
É responsável pelas ações governamentais na área
social e ambiental.
1 // ENADE_2005 ID: 1043
Em uma escola do Ensino Fundamental algumas turmas
estão envolvidas com um projeto que investiga as mudanças climáticas que
vêm ocorrendo no planeta. Uma das tarefas propostas foi a interpretação do
quadro abaixo.
(Revista Veja.
Edição 1921, ano 38 , nº 36, 7 de setembro de 2005, p. 106.)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências propõem que a compreensão dos fenômenos naturais, articulados entre si e com a tecnologia, confere à área de Ciências Naturais uma perspectiva interdisciplinar.
(PCN Ciências, 1998, p. 36)
A atividade de interpretação do quadro atende a esta proposta?
·
Sim, pois o tema “consumo” possui, como
premissa, uma concepção interdisciplinar do conhecimento.
·
Sim, porque proporciona observação direta de
fenômenos, experimentações e construção de hipóteses.
·
Não, na medida em que o quadro trata o tema
fragmentando o conhecimento em áreas diferenciadas.
·
Não, ao desconsiderar a possibilidade de
reversão dos problemas ambientais por meio da ação humana.
2 // KROTON ID: 11985
Ao preparar uma unidade didática sobre o
conteúdo de cadeia alimentar com alunos de segunda serie, a
professora considerando a importância do assunto, elaborou
objetivos que deveriam permitir aos estudantes:
__Identificar
componentes que pertencem aos diferentes níveis tróficos da cadeia
alimentar ( produtores, consumidores e decompositores);
__Valorizar
o papel desempenhado relativo a cada ser vivo no ambiente
Considerando que um determinado conteúdo deve ser ministrado em uma
abordagem que envolva compreensão de conceitos, realização de procedimentos e
desenvolvimento de atitudes, pode-se afirmar que os objetivos propostos pela
professora:
·
Contemplaram os conteúdos propostos:
conceituais, procedimentais e atitudinais.
·
Tiveram como foco somente os conteúdos
procedimentais, pois são objetivos que levam os alunos à valorização do meio
ambiente;
·
Consideraram conteúdos conceituais, e atitudinais,
por estarem relacionados ao entendimento das funções de cada componente e a
conscientização dos alunos quanto a importância de cada integrante. x
·
Contemplaram apenas os conteúdos
atitudinais.
3 // KROTON ID: 11987
Conforme Mortimer (1995), a aprendizagem dos
conceitos relacionados às ciências ocorre por meio do envolvimento ativo do
aprendiz na construção do conhecimento. Aprender ciências envolve a iniciação
dos estudantes em uma nova maneira de pensar e explicar o universo, que é
totalmente diferente daquelas disponíveis no senso comum. Para este autor,
aprender ciências requer “um processo de socialização das práticas da comunidade
científica e de suas formas particulares de pensar e de ver o mundo, em última
análise, um processo de enculturação”. Neste sentido e com base no texto,
pode-se afirmar corretamente que um dos objetivos do ensino de ciências pode
ser:
· Permitir ao aluno que conheça o
vocabulário técnico que a ciência dispõe
·
Auxiliar o aluno a entender, por exemplo, um
texto com informaçoes sobre ciência. Isso pode ser conseguido por meio da
resoluçao de questionarios durante as aulas de ciências.
· Permitir ao aluno conhecer a vida dos
cientistas famosos, pois sem tal conhecimento o aluno terá dificuldade na
compreensão dos conteúdos
·
Favorecer a interdisciplinaridade para que o
aluno aprenda a resolver problemas cotidianos e aqueles propostos pelos
cientistas.
4 // Andreia ID: 11979
Analise o texto abaixo:
O conhecimento
científico socialmente construído e acumulado historicamente apresenta um modo
particular de produção de conhecimento de indiscutível importância no mundo
atual e difere das outras formas de explicação e representação do mundo, como
lendas e mitos ou conhecimentos cotidianos ditos “senso comum”. Por meio da
ciência, pode-se saber, por exemplo, que a Terra é esférica, ligeiramente
achatada nos pólos. As descobertas científicas ao longo da história, marcaram a
relação entre homem e mundo. (BRASIL, 1997 p: 167)
Com base no
texto acima é correto afirmar que o trabalho na disciplina de Ciências,
deve:
·
Proporcionar uma aproximação com o conhecimento
científico para que as crianças possam estabelecer progressivamente a
diferenciação entre mitos, lendas, explicações provenientes do senso comum e
conhecimento científico. x
·
Possibilitar o conhecimento das
descobertas científicas realizadas pelos cientistas de diferentes épocas, pois
não é possível que os alunos tenham uma boa formação em ciências nos Anos
Iniciais sem terem tal conhecimento.
·
Ser indiferente com os conceitos científicos e
deixar que o aluno mantenha suas explicações do mundo natural baseado em lendas
e explicações de senso comum. Neste período de escolaridade os alunos não
conseguem ter acesso às explicações com bases científicas.
·
Mostrar aos alunos que o conhecimento científico
marcou a relação entre homem e mundo, e que estas relações não são mais
importantes na sociedade atual.
·
Valorizar apenas o conhecimento mítico.
1 // UNIASSELVI ID: 2636
Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido
para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de conhecimentos e
saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos
ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos. Com
relação às características da educação romana na Antiguidade, analise as
seguintes sentenças:
I- Na educação romana meninos e meninas de origem plebeia eram educados para arar, semear os campos e também para colher a safra.
II- Geralmente, os professores eram escravos gregos, ou mesmo libertos, que vendiam seus saberes para os patrícios, e eram, muitas vezes, abrigados e protegidos pelos mesmos e transformados em preceptores de seus filhos.
III- De acordo com a cultura romana, a educação das crianças começava sob a supervisão de um professor, sempre nas escolas mais afastadas das famílias.
IV- Alguns professores alugavam locais nos quais ensinavam às pessoas do povo assuntos que iam desde letras básicas até filosofia e história.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Na educação romana meninos e meninas de origem plebeia eram educados para arar, semear os campos e também para colher a safra.
II- Geralmente, os professores eram escravos gregos, ou mesmo libertos, que vendiam seus saberes para os patrícios, e eram, muitas vezes, abrigados e protegidos pelos mesmos e transformados em preceptores de seus filhos.
III- De acordo com a cultura romana, a educação das crianças começava sob a supervisão de um professor, sempre nas escolas mais afastadas das famílias.
IV- Alguns professores alugavam locais nos quais ensinavam às pessoas do povo assuntos que iam desde letras básicas até filosofia e história.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
·
As sentenças II e IV estão corretas. x
·
As sentenças I, II e IV estão corretas.
·
As sentenças II, III e IV estão corretas.
·
As sentenças I e III estão corretas.
1 // (IFRN -2012) ID: 12247
“A palavra ‘tecnologia’ é usada a todo momento por
pessoas das mais diversas qualificações e com propósitos divergentes. Sua
importância na compreensão dos problemas da realidade atual agiganta-se, em
razão justamente do largo e indiscriminado emprego, que a torna ao mesmo tempo
uma noção essencial e confusa.”
(VIEIRA PINTO,
Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto,
2005, p. 219.)
Sobre alguns
significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e,
em seguida, assinale a opção correta:
I - A
tecnologia aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, abrangida
nesta última uma noção de artes, as habilidades do fazer, as profissões e,
generalizadamente, os modos de produzir alguma coisa.
II - A
tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente
constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.
III -
Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe
uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
IV - O termo
tecnologia é usado também condensadamente como a ideologia da técnica.
·
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. x
·
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
·
Apenas as afirmativas I, II e III estão
corretas.
·
Apenas as afirmativas II, III e IV estão
corretas.
2 // KROTON ID: 12240
Um grande número de ferramentas tecnológicas figura
no cenário educacional, cabendo ao professor avaliar as opções e selecionar a
ferramenta que melhor atenda às suas necessidades educacionais. Contudo é comum
observarmos discursos de justificativas quanto a não utilização dos recursos
tecnológicos por diversos motivos. Diante dessa realidade, leia as alternativas
abaixo e assinale a correta:
1. A escola
deve priorizar o conhecimento científico e discutir ou trabalhar com as
tecnologias quando possível.
2. A
escola precisa estar atenta aos modismos tecnológicos, evitando com isso o uso
das tecnologias por todos os professores.
3. A
escola é um espaço aberto e conectado com o mundo, por isso deve estimular ao
máximo o uso dos recursos computacionais não importando a sua finalidade.
4. Os
papéis de alunos e professores diante das tecnologias passam a ser considerados
os mesmos.
3 // (IFRN-2011) ID: 12249
“Mesmo que os recursos não estejam fisicamente
instalados nos espaços escolares, a mídia audiovisual invade a sala de aula. A
linguagem produzida pela integração entre imagens, movimentos e sons atrai e
toma conta das gerações mais jovens [...]. Criar espaços para a identificação e
o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem
de diferentes maneiras favorecem o desenvolvimento da consciência crítica
sobre a influência da mídia [...].”
(ALMEIDA.
M.E.B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do
pensamento, produção escrita e leitura. In Formação de educadores a distância e
Integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, p.161.)
Com base nessa
premissa, julgue verdadeiro ou falso as afirmativas seguintes e, depois,
assinale a opção correta:
( ) É
necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os
conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em
informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes
desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos
significados que eles (re) elaboram.
( ) O
fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em
infraestrutura tecnológica para que o professor familiarize-se com essas mídias
e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos
a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio
dessas mídias.
( ) O fundamental
para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera
distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e
considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de
aprendizagem, comunicação e interação multidirecional.
( ) É
necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem
como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às
formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las
ao processo educativo de forma significativa para os estudantes.
4 // KROTON ID: 12244
Agora leia as alternativas abaixo e assinale aquela
que representa o velho paradigma:
·
A sala de aula: é o ambiente de cooperação e de
construção colaborativa. Assim, extrapola o entorno escolar. Prevalece a busca
pela construção do conhecimento, que resulta do saber compartilhado por todos
os envolvidos.
·
A relação professor aluno é horizontal: todos
aprendem e todos ensinam. A aprendizagem é coletiva. Há troca de experiências
entre professor e aluno, aluno e aluno e aluno e professor.
·
A relação professor aluno é vertical: a
experiência do professor é repassada ao aluno, ou seja, o aluno aprende o que o
professor já sabe, já pesquisou e já aprendeu. x
·
O professor é mediador: faz a mediação entre o
conhecimento e o aluno, orientando a aprendizagem. Possibilita o trânsito pelo
saberes diversos. Conduz o aluno à pesquisa e à busca pelo saber, pelo simples
aprender. Envolve fontes variadas e inovadoras de busca pelo conhecimento.
·
O aluno é aprendente: busca o conhecimento, é
desejoso de aprender, é investigativo, busca o saber pelo prazer de saber, é
responsável pelo próprio crescimento. Reconhece-se como agente da sua
aprendizagem, sendo o professor o mediador entre si mesmo e o que deseja e
necessita aprender. As fontes de pesquisa e conhecimento são o caminho para
reconstrução do conhecimento necessário a sua formação como cidadão e ser humano.
1 // ENADE_2006 ID: 3829
Jornal
do Brasil, 3 ago. 2005.
Tendo em vista
a construção da idéia de nação no Brasil, o argumento da personagem
expressa
·
a fragilização do multiculturalismo
global.
·
o ressurgimento do fundamentalismo local.
·
o esfacelamento da unidade do território
nacional.
·
o fortalecimento do separatismo estadual.
2 // ENADE 2011 ID: 7
Com o advento da República, a discussão sobre a questão
educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e
Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira
República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da
escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco
Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre
a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em
1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm
assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em
vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para
o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do
texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a
crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à
escolarização cabida.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A relação entre educação e
cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das
condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.
A respeito dessas
asserções, assinale a opção correta.
·
As duas são
proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da
primeira.
·
A primeira é uma
proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
·
A primeira é uma
proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
·
Tanto a primeira
quanto a segunda asserções são proposições falsas.
3 // ENADE_2005 ID: 406
O referendo
popular é uma prática democrática que vem sendo exercida em alguns países, como
exemplificado, na charge, pelo caso espanhol, por ocasião da votação sobre
a aprovação ou não da Constituição Européia. Na charge, pergunta-se
com destaque: “Você aprova o tratado da Constituição Européia?”, sendo
apresentadas várias opções, além de haver a possibilidade de dupla
marcação.
A crítica
contida na charge indica que a prática do referendo deve
·
apresentar uma vasta gama de opções para
garantir seu caráter democrático.
·
ser precedida de um amplo debate prévio para o
esclarecimento da população. x
·
significar um tipo de consulta que possa
inviabilizar os rumos políticos de uma nação.
·
ser entendida como uma estratégia dos governos
para manter o exercício da soberania.
4 // ENADE_2004 ID: 3782
(...) Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte - HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.”
Conselho
Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997.
A notícia
sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes
aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se
afirmar que elas devem:
·
seguir as atividades permitidas aos grupos
sociais.
·
fornecer soluções por meio de força e
autoridade.
·
expressar os interesses particulares da
juventude.
·
estabelecer os rumos norteadores de
comportamento. x
·
manifestar os ideais de diversas classes
econômicas.
Na discussão sobre a pós-modernidade, não
existe um consenso entre os historiadores e filósofos como Bauman, Lipovestky e
Rouanet. O que se pode confirmar é uma perspectiva de tempo e espaço social bem
específico e nunca antes vivenciado. Entretanto, que características podemos
considerar sobre a pós-modernidade?
·
A condição da pós-modernidade é sinônimo da
transição entre a Idade Média e Moderna.
·
Todas as características pós-modernas defendidas
pelos historiadores são distantes previsões futuras.
·
O pós-moderno é uma condição anterior às guerras
mundiais que mantém a tradição europeia. x
·
A pós-modernidade tem características
multiculturais e rápidas transformações econômicas.
A Escolástica surgiu da necessidade de
responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, que era considerada a
guardiã dos valores espirituais e morais. Era responsável pela unidade de toda
a Europa, que comungava da mesma fé. A Escolástica iniciou-se por volta do
século IX e se estendeu até as últimas décadas do século XV e costuma-se
dividi-la em três períodos. Sobre os períodos da Escolástica, associe os itens,
utilizando o código a seguir:
I- Período
antigo.
II- Período da Alta Escolástica.
III- Período posterior.
II- Período da Alta Escolástica.
III- Período posterior.
(
) Esse período é dominado pelo aristotelismo, influenciado por São Tomás
de Aquino. A fé e a razão caminham por direções diversas, mas não conflitantes.
( ) Neste período, destaca-se com maior ênfase o franciscano Duns Scott. Considera-se que a fé e a razão não se complementam, mas se opõem.
( ) Neste período, os pensadores são influenciados por Santo Agostinho, com base no pensamento platônico. Para eles, entre a fé e a razão existe harmonia.
( ) Neste período, destaca-se com maior ênfase o franciscano Duns Scott. Considera-se que a fé e a razão não se complementam, mas se opõem.
( ) Neste período, os pensadores são influenciados por Santo Agostinho, com base no pensamento platônico. Para eles, entre a fé e a razão existe harmonia.
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
·
III - II - I.
·
II - III – I. x
·
III - I - II.
·
I - II – III.
Um grande número de ferramentas tecnológicas
figura no cenário educacional, cabendo ao professor avaliar as opções e
selecionar a ferramenta que melhor atenda às suas necessidades educacionais.
Contudo é comum observarmos discursos de justificativas quanto a não utilização
dos recursos tecnológicos por diversos motivos. Diante dessa realidade, leia as
alternativas abaixo e assinale a correta:
1. A
escola precisa estar atenta aos modismos tecnológicos, evitando com isso o uso
das tecnologias por todos os professores.
2. A
escola é um espaço aberto e conectado com o mundo, por isso deve estimular ao
máximo o uso dos recursos computacionais não importando a sua finalidade.
3. Os
papéis de alunos e professores diante das tecnologias passam a ser considerados
os mesmos.
4. A
educação não pode mais viver do passado, negando a existência das tecnologias,
pois formaria pessoas desconectadas da realidade em que se inserem. x
Para Weber, a Sociologia não tem como objetivo
provocar intervenções na sociedade, o que lhe imprime uma característica de
“neutralidade científica”. Para ele, a função desta é ‘compreender a sociedade
e seus aspectos. Partindo desta perspectiva, qual seria então o papel do
cientista social para Weber?
·
Partindo da interpretação do significado
subjetivo da ação dos indivíduos, busca compreender os nexos causais que dão
sentido à ação social. x
·
Intervir na sociedade a partir das propostas dos
políticos, dando entrevistas e filiando-se a partidos políticos para uma
efetiva “ação social”.
·
Consciente da objetividade dos dados
apresentados pelas estatísticas sociais, propor as mudanças necessárias para
uma ordem efetiva da mesma.
·
Evitar a ação de grupos fundamentalistas nas
manifestações sociais para manter a ordem social
“A palavra ‘tecnologia’ é usada a todo momento
por pessoas das mais diversas qualificações e com propósitos divergentes. Sua
importância na compreensão dos problemas da realidade atual agiganta-se, em
razão justamente do largo e indiscriminado emprego, que a torna ao mesmo tempo
uma noção essencial e confusa.”
(VIEIRA PINTO,
Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto,
2005, p. 219.)
Sobre alguns
significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e,
em seguida, assinale a opção correta:
I - A tecnologia
aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da
técnica, abrangida nesta última uma noção de artes, as habilidades do
fazer, as profissões e, generalizadamente, os modos de produzir alguma
coisa.
II - A
tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente
constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.
III -
Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe
uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
IV - O termo
tecnologia é usado também condensadamente como a ideologia da técnica.
·
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
·
Apenas as afirmativas I, II e III estão
corretas.
·
Apenas as afirmativas II, III e IV estão
corretas.
·
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
·
O aluno é receptor: recebe passivamente os
conhecimentos prontos e selecionados pelo crivo do professor. Ouve as
explicações e reproduz o que o professor almeja que aprenda, diga, pense e
escreva.
·
A sala de aula: é o espaço de transmissão do
saber e da cultura, no qual o aluno escuta e recebe e o professor lhe repassa o
conhecimento. É restrito ao espaço escolar.
·
A relação professor aluno é vertical: a
experiência do professor é repassada ao aluno, ou seja, o aluno aprende o que o
professor já sabe, já pesquisou e já aprendeu.
·
Os procedimentos metodológicos: são meios
utilizados para promover a aprendizagem. Colocam o aluno em contato com fontes
de pesquisa e conhecimento. Utilizam recursos diversificados e inovadores como
auxiliares no processo de aprendizagem. O professor utiliza os recursos
tecnológicos como recurso para estimular a aprendizagem. x
·
O professor é detentor e transmissor do saber:
detém o conteúdo, repassa ao aluno e avalia.a lista de exercícios e veja quais
temas você precisa estudar mais
1 // ENADE_2004 ID: 3830
Os países em
desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou
seja, o acesso por parte de seus cidadãos às tecnologias da era da informação.
Um dos indicadores empregados é o número de hosts, ou seja, o número
de computadores que estão conectados à internet. A tabela e o gráfico abaixo
mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o
setor na América Latina.
Fonte:
Internet Systems Consortium, 2004
Fonte:
Internet Systems Consortium, 2004
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:
·
Brasil e Argentina.
·
Argentina e México.
·
Argentina e Brasil.
·
México e Argentina.
·
Brasil e México. x
2 // ENADE 2007 ID: 3756
Os países em
desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou
seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da
informação. Um dos indicadores empregados é o número de hosts, isto é,
o número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico
abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que
lideram o setor na América do Sul.
Dos três
países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento
percentual no número de hosts, no período 2003−2007, foram
·
Argentina e Brasil.
·
Colômbia e Brasil. x
·
Colômbia e Argentina.
·
Brasil e Colômbia.
·
Brasil e Argentina.
3 // ENADE 2013 ID: 4854
Uma revista
lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para
invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas
companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim.
Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar
maneiras de entrar em seus softwars. Essas companhias frequentemente pagam
milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug – o suficinte para que a
caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas
dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós
recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos mais correções, o que
significa uma melhor experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de
programa de segurança de uma empresa.
Mas os
programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as
recompensas devem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para
encorajar as pessoas a encontrar as falhas.
E também há a
questão de double-dipping – a possibilidade de um hacker receber um prêmio por
ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o mesmo bug
para compradores maliciosos.
Disponível em:
<http://pcorld.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
Considerando o
texto acima, infere-se que:
·
os caçadores de falhas testam os software,
checam os sistemas e previnem os erros antes que eles aconteçam e, depois,
revelam as falhas a compradores criminosos.
·
os caçadores de falhas agem de acordo com
princípios étios consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à
livre concorrência comercial.
·
a maneira como as empresas de tecnologia lidam
com a prevenção contra ataques dos cibercriminosos é uma estratégia muito
bem-sucedida.
·
o uso das tecnologias digitais de informação e
das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação entre os
usuários de serviços das empresas de tecnologia.
·
os usuários de serviços de empresas de
tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos
caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas. x
4 // ENADE 2011 ID: 5
A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima
(embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De
fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e
argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma
forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a
partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa
que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do
progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria
inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e
republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que,
na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos ténicos concretos.
Na era das míias eletrôicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada
um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificaçã e no acesso a mútiplas comunidades virtuais, atravessando
fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão
mundial.
LEVY, P. Revoluçã virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores
e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a
comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a
cibercultura
· valorizou o isolamento dos
indivíduos pela produção de softwares de codificação.
· incorpora valores do Iluminismo
ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos. x
· representa uma modalidade de
cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
· constituiu negação dos valores
progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
· banalizou a ciência ao
disseminar o conhecimento nas redes sociais.
Os conceitos de formar e formar-se professor
fazem parte do cotidiano de cada profissional. Assim, cabe a cada professor
manter-se em constante formação. Com relação à concepção forma professor, analise
as seguintes sentenças:
I- No sentido de dar forma, algo pronto e acabado, não muda, não se transforma, recebe as informações sem fazer a reflexão sobre a sua prática.
II- A concepção de ensino como um processo técnico, racional.
III- Relação linear, movimento mecânico entre o conhecimento científico (teoria) e a prática na sala de aula.
IV- É o resultado de construções e representações sociais que estes profissionais fazem de maneira crítica e reflexiva.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
Somente a sentença III está correta.
·
As sentenças I, II e III estão corretas. x
·
Somente a sentença IV está correta.
·
As sentenças II e IV estão corretas.