terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ENADE 1

                        1 // ENADE_2005 ID: 695



Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária, Lei 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de:

I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;
II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;
III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas;
IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.

São corretos apenas:


·      II e III.
·      II e IV. x
·      III e IV.
·      I e III.
·      I e IV.


                        2 // Laura Célia Sant'Ana Cabral Cava ID: 12160



Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Assim que D. João VI e a família real chegaram ao Brasil, foram criados o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico, etc.) na Bahia e no Rio de Janeiro.

II. A sociedade brasileira resulta da mistura de etnias e o fato de abrigar diversas culturas faz com que nós, brasileiros, lidemos muito bem com as diferenças. No Brasil não há preconceito.

III. A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de expressão através de uma linguagem não verbal e os sentimentos e emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade. Além do mais, a música favorece uma série de áreas da criança. Essas áreas incluem a “sensibilidade”, a “motricidade”, o “raciocínio”, além da “transmissão e do resgate de uma série de elementos da cultura".


·      Apenas as alternativas I e II estão corretas.
·      Apenas as alternativas I e III estão corretas. x
·      Apenas as alternativas II e III  estão corretas.
·      Apenas a alternativa III  está correta.
·      Apenas a alternativa II está correta.


                        3 // ENADE_2005 ID: 1092



A questão da cidadania, categoria histórica e de importância fundamental como princípio educativo, alargou seus horizontes de atuação nos anos 80 ao incorporar a problemática dos direitos coletivos e não apenas individuais.

(GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 112).

Essa afirmação pressupõe que a educação tem como um dos seus objetivos:


·      Propiciar movimentos educacionais para a manutenção da ordem vigente.
·      Construir e aprimorar canais de representação para garantia do direito ao voto.
·      Implantar linhas e diretrizes no interior dos movimentos sociais.
·      Alterar modos de agir, concepções e representações na sociedade civil e política. x
·      Privilegiar ações corporativas segundo o interesse de grupos envolvidos.


                        4 // ENADE_2005 ID: 918



A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.

(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)

O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por:

I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:


·      I, II e III, apenas.
·      II, III e IV, apenas.x
·      I, II, III e IV.
·      I e II, apenas.
·      III e IV, apenas.



                        1 // ENADE 2013 ID: 4854



Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim. Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar maneiras de entrar em seus softwars. Essas companhias frequentemente pagam milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug – o suficinte para que a caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos mais correções, o que significa uma melhor experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de programa de segurança de uma empresa.
Mas os programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as recompensas devem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para encorajar as pessoas a encontrar as falhas.
E também há a questão de double-dipping – a possibilidade de um hacker receber um prêmio por ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o mesmo bug para compradores maliciosos.
Disponível em: <http://pcorld.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
Considerando o texto acima, infere-se que:


·      os caçadores de falhas testam os software, checam os sistemas e previnem os erros antes que eles aconteçam e, depois, revelam as falhas a compradores criminosos.
·      os caçadores de falhas agem de acordo com princípios étios consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial.
·      a maneira como as empresas de tecnologia lidam com a prevenção contra ataques dos cibercriminosos é uma estratégia muito bem-sucedida.
·      o uso das tecnologias digitais de informação e das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação entre os usuários de serviços das empresas de tecnologia.
·      os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas. x


                        2 // ENADE 2007 ID: 3756



Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é o número de hosts, isto é, o número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América do Sul.


 
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts, no período 2003−2007, foram


·      Brasil e Colômbia.
·      Brasil e Argentina.
·      Argentina e Brasil.
·      Colômbia e Brasil. x
·      Colômbia e Argentina.


                        3 // ENADE_2004 ID: 3830



Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso por parte de seus cidadãos às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é o número de hosts, ou seja, o número de computadores que estão conectados à internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina.
 
Fonte: Internet Systems Consortium, 2004 

 
Fonte: Internet Systems Consortium, 2004


 
Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:


·      Brasil e Argentina.
·      Argentina e México.
·      Argentina e Brasil.
·      México e Argentina.
·      Brasil e México. x


                        4 // ENADE 2011 ID: 5



A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos ténicos concretos. Na era das míias eletrôicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificaçã e no acesso a mútiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
LEVY, P. Revoluçã virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de comutadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura


·      valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
·      incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos. X
·      representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
·      constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
·      banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.



1 // ENADE 2013 ID: 4849


A discussão nacional sobre a resolução das complexas questões sociais brasileiras e sobre o desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no campo social.
A interação entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas experiências, proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações desenvolvidas e evita superposições de recursos e competências.
De uma forma geral, esses desafios moldam hoje o quadro de atuação das organizações da sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento relativo a mais exigências de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das fundações empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90.
BNDES. Terceiro Setor e Desenvolvimento Social. Relato Setorial nº 3 AS/GESET. Disponível em: <http://ww.bndes.gov.br>. Acesso em: 02 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o terceiro setor:


·      Gerencia o desenvolvimento da esfera estatal, com especial ênfase na responsabilidade social.
·      Controla as demandas governamentais por serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
·      É responsável pelo desenvolvimento social das empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.
·      É responsável pelas ações governamentais na área social e ambiental.
·      Promove o desenvolvimento social e contribui para aumentar o capital social. x


                        2 // ENADE_2012 ID: 3854



A  floresta  virgem  é  o  produto  de  muitos  milhões  de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade  é  interrompida.  A  ruptura  nos  ciclos  de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em  contrário  realizados  por  alguns  setores.  Observe- se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.
SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).

É um título adequado ao texto apresentado acima:


·      Computador: o legado mundial para as gerações futuras
·      Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas
·      Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas
·      Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata. x
·      Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras


                        3 // ENADE 2011 ID: 3



 
                                                                            Desmatamento na Amazônia Legal. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011.
O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99 km² no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km², aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptações).
De acordo com as informações do mapa e do texto, 


·      foram desmatados 1 534 km² na Amazônia Legal nos últimos dois anos.
·      não houve aumento do desmatamento no último ano na Amazônia Legal.
·      três estados brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2010 e junho de 2011. x
·      o estado do Amapá apresenta alta taxa de desmatamento em comparação aos demais estados da Amazônia Legal.
·      o desmatamento na Amazônia Legal, em junho de 2010, foi de 140 km², comparando-se o índice de junho de 2011 ao índice de junho de 2010.


                        4 // ENADE 2011 ID: 10



A educação é o Xis da questão



 
Disponível em: <http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011.

A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito


·      à influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos.
·      aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os
indivíduos precisam para ter boa educação.
·      à redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a idade.
·      à quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno.
·      às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos. X 


                        1 // Uniasselvi ID: 2090



Leia a sentença e assinale a alternativa CORRETA:
“Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País”, é um dos objetivos:


·      Do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).
·      Do PPP (Projeto Político Pedagógico).
·      Dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). x
·      Da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).


                        2 // UNIASSELVI ID: 2185



Leia as informações sobre os Temas Transversais, marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(   ) Os temas sugeridos pelo Ministério da Educação são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
(   ) A inclusão do tema Pluralidade Cultural pretende incentivar o estudo das diferentes culturas, contribuindo para a formação de uma nova mentalidade, onde toda forma de discriminação e exclusão seja superada.
(   ) Os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade são diferentes, mas não excludentes.
(   ) Os temas transversais a serem trabalhados na escola devem ser exclusivamente aqueles prescritos pelo Ministério da Educação. 



·      A sequência correta é: F - F - V - F.
·      Todas as afirmativas são verdadeiras.
·      A sequência correta é: V - V - V – F. x
·      A sequência correta é: F - V - F - V.


                        3 // UNIASSELVI ID: 2048



Em relação à formação cultural do povo brasileiro, analise as afirmativas a seguir:

I- A Cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
II- O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e por último a região Norte e Sul.
III- Os indígenas, antes da chegada dos europeus viviam em uma sociedade socialista, em que todos eram donos das terras e os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas, eram divididas.
IV- O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e para tal se utilizou do cunhadismo.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:



·      Todos as afirmativas estão corretas. x
·      A sequência correta é: I - II - III.
·      A sequência correta é: I - II.
·      A sequência correta é: I - II - IV.


                        4 // UNIASSELVI ID: 2200



A cultura diz respeito à humanidade. Cada região possui particularidades e uma caminhada histórica. Sendo assim, a Cultura pode ser subdividida em três áreas. Associe os conceitos  a seguir:

I- Cultura Erudita.
II- Cultura de Massa.
III- Cultura  Popular.

(   ) A Cultura é dividida em três áreas. Sendo que esta apresenta uma ramificação denominada Folclore, que possui uma data referente ao seu dia: 22 de agosto, dia do folclore.
(   ) Prega o meio de consumo. Permeia as mídias e conquista principalmente os adolescentes.
(   ) Cada povo produz sua própria cultura e, por isso, cada país, estado, cidade ou bairro possui uma cultura própria, diferente, peculiar.
(   ) Obras que outrora foram produzidas por artesãos, mas que na contemporaneidade integram museus.
Agora, assinale  a sequencia CORRETA:


·      A sequência correta é: III - II - III – I. x
·      A sequência correta é: II - III - I - II.
·      A sequência correta é: II - I - II - III.
·      A sequência correta é: III - III - II – I.




 1 // KROTON ID: 12804


Proceda a leitura do texto a seguir:


 

Assinale a alternativa CORRETA. Lembrando os estudos efetuados ao longo da sua formação, sobre a oralidade e a escrita, é possível inferir, pela leitura do texto acima, que:


·      A multiplicidade dos sentidos é acionado pelo uso da linguagem não-verbal. 
·      A importância do contexto e a junção da imagem e do texto é que determinam os sentidos no texto. x
·      Se o mesmo texto não-verbal fosse objeto de interpretação de uma sala de aula, sem o texto escrito, certamente a construção do significado seria a mesma que temos com a leitura privilegiando a junção da imagem e do texto escrito. 
·      Se fosse usada somente a linguagem oral, sem as imagens, o sentido seria o mesmo. 
·      A linguagem não-verbal é mais importante que a escrita, por isso se não houvesse o texto escrito a compreensão seria exatamente a mesma. 


                        2 // (Fonte: http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-variacoes-linguisticas.htm#resposta-2467 com adaptações). ID: 12801



Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto:
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.   
Após ter procedido a leitura acima, localize a alternativa cuja interpretação NÃO é adequada. 


·      a letra "c" refere-se a manter um relacionamento sério, comprometido. x
·      a letra "d" pode ser compreendida como alguém amigo, companheiro / garota / um evento grandioso que promete grandes surpresas.
·      a letra "e" significa compreender, assimilar o conteúdo.
·      Na letra "a" os termos em evidência representam garotos e garotas pretensiosos, esnobes, isentos de  características condizentes a um bom  relacionamento interpessoal.
·      a letra "b' está no sentido de ser conservador, sistemático, que não aprova as mudanças oriundas da sociedade.


                        3 // Prefeitura da Estância Turística de São Roque/2012 ID: 12805



De acordo com Piaget, é correto afirmar.


·      Construtivismo é o processo pelo qual um  indivíduo  desenvolve  sua  própria consciência  adaptativa  e  seu próprio conhecimento. 
·      Desde  que  o  conhecimento  seja organizado  numa  totalidade  estrutural coerente,  nenhum  conceito  pode  existir isolado,  cada  conceito  é  sustentado  e colorido por uma rede completa de outros conceitos. 
·      “Conhecimento”  no  amplo  sentido  e “inteligência” são a mesma coisa.
·      Maturação,  experiências  com  objetos (ambos  de  natureza  física  e  lógico‐matemática),  transmissão  social  e  equilibração  são  os  quatro  fatores  que explicam  o  desenvolvimento  da inteligência.
·      Todas as alternativas estão corretas. x


                        4 // UNIUV - 2012 ID: 12802



Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases:


·      Linguagem social, linguagem egocêntrica e a linguagem interior. x
·      Linguagem intrapessoal, linguagem interpessoal e linguagem social
·      Linguagem familiar, linguagem social e linguagem interior.
·      Linguagem egocêntrica, linguagem interior e linguagem exterior. 
·      Linguagem hereditária, linguagem social e linguagem simbólica




                        1 // KROTON ID: 11991



Leia o texto a seguir:

Um jovem convida uma amiga de escola, por telefone, para ir com ele a uma sessão de cinema logo mais, à noite. Ela aceita, e eles combinam encontrar-se no cinema.  Marcado o encontro, cada um teve que sair de casa com muita antecedência, uma vez que, além da espera do ônibus e do trajeto, estava chovendo. Usando capas de chuva, procurando molhar-se o mínimo e não atrasar muito. Chegaram a tempo para o início da sessão, que antes do filme programado incluiu um documentário sobre doenças endêmicas, explorando mais especificamente o dengue. O filme principal era de ficção científica, com cenários e efeitos especiais produzidos com o auxílio de computadores. Como a maioria dos filmes desse tipo, o tema tratava da disputa entre o “bem” e o “mal”, entremeada de lances efetivos, de humor, momentos violentos e de destruição, em que entravam em cena artefatos ultra-sofisticados, como as armas a laser. O filme mostrava também outros dispositivos meio “mágicos”, como a alimentação com pílulas. Na saída, só houve tempo para que cada um tomasse o último ônibus para casa. Por isso, deixaram para discutir o documentário e o filme principal durante o intervalo das aulas do dia seguinte.
O texto acima reporta-se a um aspecto importante e necessário ao ensino de ciências, o qual compõe os objetivos dessa disciplina. Pode-se afirmar que o texto caracteriza:



·      A compreensão das relações entre seres bióticos e abióticos
·      O entendimento da História da Ciência
·      A compreensção dos efeitos da poluição ao ambiente 
·      A formação ecológica
·      Alfabetização Científica e tecnológica. x


                        2 // ENADE_2011 ID: 458



Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.

BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a
formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em:
<www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011.

De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar


·      a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
·      a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
·      a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade. x
·      a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil.
·      a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.


                        3 // KROTON ID: 11995



A preocupação com as questões ambientais tem se intensificado nas últimas décadas. Os agravos causados ao ambiente pela poluição atmosférica e pelos poluentes lançados nos rios e no solo provocaram o desequilíbrio em diversos ecossistemas.  De acordo com a lei   9.795 , 27 de abril de 1999 que institui a política nacional de Educação Ambiental,   entende-se por Educação Ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas.  Com relação a essa lei pode-se afirmar corretamente:


·      A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma a constituir uma disciplina para ser aplicada a todos os níveis de ensino. 
·      Entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino englobando os níveis Fundamental e  Médio
·      A Educação Ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada , contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Deve ser abordada de modo transdisciplinar e não como disciplina. x
·      Apesar da importância da  Educação Ambiental para o ensino ela não  é um componente essencial e permanente da educação nacional.
·      A Educação Ambiental deve ser tratada em todos os níveis de escolaridade , preferencialmente como uma disciplina  e   abordada de modo interdisciplinar.


                        4 // KROTON ID: 11987



Conforme  Mortimer (1995), a aprendizagem dos conceitos relacionados às ciências ocorre por meio do envolvimento ativo do aprendiz na construção do conhecimento. Aprender ciências envolve a iniciação dos estudantes em uma nova maneira de pensar e explicar o universo, que é totalmente diferente daquelas disponíveis no senso comum. Para este autor, aprender ciências requer “um processo de socialização das práticas da comunidade científica e de suas formas particulares de pensar e de ver o mundo, em última análise, um processo de enculturação”. Neste sentido e com base no texto, pode-se afirmar corretamente que um dos objetivos do ensino de ciências pode ser:


·      Proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento cientifico, sendo a Alfabetizaçao Cientifica um meio para se conseguir tal finalidade. x
·      Permitir ao aluno que conheça o vocabulário técnico que a ciência dispõe
·      Auxiliar o aluno a entender, por exemplo, um texto com informaçoes sobre ciência. Isso pode ser conseguido por meio da resoluçao de questionarios durante as aulas de ciências.
·      Permitir ao aluno conhecer a vida dos cientistas famosos, pois sem tal conhecimento o aluno terá dificuldade na compreensão dos conteúdos
·      Favorecer a interdisciplinaridade para que o aluno aprenda a resolver problemas cotidianos e aqueles propostos pelos cientistas.
·      1 // KROTON ID: 12806


Assinale a alternativa CORRETA. O estudo da linguagem iniciou com pesquisas sobre a oralidade e a escrita. Com o passar do tempo, deparamo-nos com o avanço imensurável da tecnologia e se ela está presente na sociedade deve ser usada como uma ferramenta na escola e ser, inclusive, objeto de estudo. Nesse novo contexto, vemos que nas práticas sociais temos o surgimento dos multiletramentos e, concomitantemente, o estudo dos textos multimodais. Como exemplo de textos multimodais temos: 


·      a linguagem não-verbal.
·      a linguagem verbal, não-verbal, mista, textos com sons e movimentos. x
·      as linguagens mistas, desde que não tenha movimento.
·      a linguagem pictórica. 
·      apenas o texto escrito.


                        2 // Eliza Nantes ID: 12807



Proceda a leitura do texto abaixo.
A relação sócio-interacionista
 A teoria do desenvolvimento intelectual de Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social.
O conhecimento que permite o desenvolvimento mental se dá na relação com os outros. Nessa perspectiva, o professor constrói sua formação, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa do professor e valorizar o saber de sua experiência.
Para Nóvoa (1997, p.26): “A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando.”
O trabalho em equipe e o trabalho interdisciplinar se revelam importantes. Quando as decisões são tomadas em conjunto, desfavorece, de certa forma, a resistência às mudanças e todos passam a ser responsáveis para o sucesso da aprendizagem na escola.
O trabalho interdisciplinar evita que os professores conduzam seus trabalhos isoladamente, em diferentes direções, pois a produção de práticas educativas eficazes surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas.
O sucesso profissional do professor, o espaço ideal para seu crescimento, sua formação continuada, pode ser também seu local de trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a leitura do texto, com relação ao processo de construção do conhecimento, podemos inferir que: 


·      o conhecimento já nasce com o ser humano.
·      o conhecimento é fruto das interações sociais. x
·      o sócio-histórico não influencia no ser humano e na construção do conhecimento.
·      a relação com o outro não interfere no processo de construção do conhecimento.
·      não é relevante que o professor se preocupe com sua formação, visto que ela não está ligada à produção de conhecimento.


                        3 // KROTON ID: 12804



Proceda a leitura do texto a seguir:
 

Assinale a alternativa CORRETA. Lembrando os estudos efetuados ao longo da sua formação, sobre a oralidade e a escrita, é possível inferir, pela leitura do texto acima, que:


·      A importância do contexto e a junção da imagem e do texto é que determinam os sentidos no texto. x
·      Se o mesmo texto não-verbal fosse objeto de interpretação de uma sala de aula, sem o texto escrito, certamente a construção do significado seria a mesma que temos com a leitura privilegiando a junção da imagem e do texto escrito. 
·      Se fosse usada somente a linguagem oral, sem as imagens, o sentido seria o mesmo. 
·      A linguagem não-verbal é mais importante que a escrita, por isso se não houvesse o texto escrito a compreensão seria exatamente a mesma. 
·      A multiplicidade dos sentidos é acionado pelo uso da linguagem não-verbal. 


                        4 // (Fonte: http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-variacoes-linguisticas.htm#resposta-2467 com adaptações). ID: 12801



Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto:
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.   
Após ter procedido a leitura acima, localize a alternativa cuja interpretação NÃO é adequada. 


·      a letra "d" pode ser compreendida como alguém amigo, companheiro / garota / um evento grandioso que promete grandes surpresas.
·      a letra "e" significa compreender, assimilar o conteúdo.
·      Na letra "a" os termos em evidência representam garotos e garotas pretensiosos, esnobes, isentos de  características condizentes a um bom  relacionamento interpessoal.
·      a letra "b' está no sentido de ser conservador, sistemático, que não aprova as mudanças oriundas da sociedade.
·      a letra "c" refere-se a manter um relacionamento sério, comprometido.x




 1 // ENADE_2004 ID: 3778


“Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”

GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das ideias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).

SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.

“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”

BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.

Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.

1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?

A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:


·      Revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos / garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional. x
·      Revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais / considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.
·      Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender que o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o grau de utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.
·      Revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.
·      Revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global.


                        2 // ENADE 2010 ID: 4774



O mapa abaixo representa as áreas populacionais sem acesso ao saneamento básico.


Considerando o mapa apresentado, analise as armações que se seguem. 
I.    A globalização é fenômeno que ocorre de maneira desigual entre os países, e o progresso social independe dos avanços econômicos.
II.    Existe relação direta entre o crescimento da ocupação humana e o maior acesso ao saneamento básico.
III.  Brasil, Rússia, Índia e China, países pertencentes ao bloco dos emergentes, possuem percentual da população com acesso ao saneamento básico abaixo da média mundial.
IV.    O maior acesso ao saneamento básico ocorre, em geral, em países desenvolvidos.
V.   Para se analisar o índice de desenvolvimento humano (IDH) de um país, deve-se diagnosticar suas condições básicas de infraestrutura, seu PIB per capita, a saúde e a educação. 
É correto apenas o que se arma em:


·      III e IV.
·      IV e V. x
·      I e II.
·      I e III.
·      II e V.


                        3 // ENADE 2009 ID: 3852



Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite:


 
 http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/0011/earthlights_dmsp_big.jpg (Acessado em 21 set. 2009).

Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa


·      comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.
·      registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.
·      substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.
·      abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial. x
·      expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia-mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.


                        4 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID: 22122



O processo de globalização pode ser pensado como a crescente integração econômica, social, cultural e política entre os diferentes povos do mundo. Liga-se o mesmo ao estabelecimento das redes de trocas simbólicas e de bens, que teria se iniciado ainda na antiguidade. Uma das principais diferenças que imprimem o caráter atual deste movimento está em:



·      Deixar de lado algumas nações em favor de outras.

·      O número menor e mais especializado de produtos trocados.

·      A independência face as empresas e fábricas produtoras.

·      Sua velocidade - fruto dos avanços tecnológicos. X


                        1 // UNIASSELVI ID: 3427



Existem meios que colaboram para procedimentos de leituras. São as estratégias de leitura que permitem ao leitor compreender e utilizar as informações. Há estratégias de seleção, de antecipação, de inferência, de verificação. Cada uma delas pode ser utilizada ao mesmo tempo, mesmo sem perceber. Sobre as estratégias de leitura, analise as sentenças a seguir:

I- Promove ao leitor que se concentre inicialmente nos índices úteis.
II- Permite que o leitor suponha os assuntos que estão por vir.
III- Possibilita que o leitor capte o que não está escrito no texto, pois compreende seu contexto.
IV- Torna sempre possível o controle de uma leitura com eficácia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:


·      As sentenças I, II e IV estão corretas.
·      As sentenças II, III e IV estão corretas.
·      As sentenças II e IV estão corretas.
·      As sentenças I, II e III estão corretas. X




 1 // ENADE 2013 ID: 4849


A discussão nacional sobre a resolução das complexas questões sociais brasileiras e sobre o desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de complementaridade entre as ações dos diversos setores e atores que atuam no campo social.
A interação entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas experiências, proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações desenvolvidas e evita superposições de recursos e competências.
De uma forma geral, esses desafios moldam hoje o quadro de atuação das organizações da sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento relativo a mais exigências de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das fundações empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90.
BNDES. Terceiro Setor e Desenvolvimento Social. Relato Setorial nº 3 AS/GESET. Disponível em: <http://ww.bndes.gov.br>. Acesso em: 02 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o terceiro setor:


·      Controla as demandas governamentais por serviços, de modo a garantir a participação do setor privado.
·      É responsável pelo desenvolvimento social das empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.
·      É responsável pelas ações governamentais na área social e ambiental.
·      Promove o desenvolvimento social e contribui para aumentar o capital social. x
·      Gerencia o desenvolvimento da esfera estatal, com especial ênfase na responsabilidade social.


                        2 // ENADE 2011 ID: 3





                                                                            Desmatamento na Amazônia Legal. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011.
O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99 km² no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km², aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptações).
De acordo com as informações do mapa e do texto, 


·      foram desmatados 1 534 km² na Amazônia Legal nos últimos dois anos.
·      não houve aumento do desmatamento no último ano na Amazônia Legal.
·      três estados brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2010 e junho de 2011. x
·      o estado do Amapá apresenta alta taxa de desmatamento em comparação aos demais estados da Amazônia Legal.
·      o desmatamento na Amazônia Legal, em junho de 2010, foi de 140 km², comparando-se o índice de junho de 2011 ao índice de junho de 2010.


                        3 // ENADE 2009 ID: 3796



Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período:



http://www1.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml, acessado em 2 out. 2009. (Adaptado)
Leia a charge:



www.charges.com.br, acessado em 15 set. 2009.
Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?


·      Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país. x
·      Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
·      Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
·      Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
·      Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.


                        4 // ENADE 2011 ID: 12



A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.

O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.

O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe


·      a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação. x
·      o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
·      a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
·      a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

·      a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

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ABA INGLÊS 91

Friday Message
20/1/2017

The Verb "to Like"
Good afternoon!

I hope you are well.
Seu progresso:
Beginners
Continue estudando
I am sure that you have heard of the verb "to like" before in English! It’s one of our favourite verbs. We use it all the time to talk about things that we enjoy doing. Seguro que você já ouviu o verbo "to like" em inglês! É um dos nossos verbos favoritos. O usamos muito frequentemente para falar das atividades que curtimos.

If we don’t like doing something, we don’t enjoy doing it!

Let’s have a look at some examples of how to use "to like" in the present simple in the affirmative and negative forms.

Bob likes playing cards with his friends on Saturday mornings. 
Bob gosta de jogar cartas com os seus amigos no sábado de manhã.

like going shopping with my friends every weekend. Eu gosto de ir às compras com as amigas todos os fins de semana.

Mike doesn’t like going to the gym. He prefers going running. Mike não gosta de ir à academia. Ele prefere sair dar uma corrida.

Sara likes studying in the library because it’s much more peaceful there. Sara gosta de estudar na biblioteca porque aí é muito mais tranquilo.

In general, children don’t like doing their homework. Em geral, as crianças não gostam de fazer os deveres.

The verb "to like" is often followed by a gerund, the "-ing" form of the verb. However, it is also possible to put an infinitive after the verb "to like". It is possible to say, for example, O verbo "to like" muitas vezes vai seguido por um gerúndio, a forma "-ing" do verbo. Contudo, também pode ir seguido de um infinitivo. Podemos dizer, por exemplo,

Bob likes to play cards with his friends on Saturday mornings.

Some other verbs which indicate preference are…

to love

to prefer

to hate

Look at some examples:

James loves watching films on TV whereas his sister prefers going to the cinema. James hates spending so much money just to see a film.
James loves to watch films on TV whereas his sister prefers to go to the cinema. James hates to spend so much money just to see a film. 
James adora ver filmes na TV enquanto sua irmã prefere ir ao cinema. James odeia gastar tanto dinheiro só para ir ver um filme.

I hope this has been helpful!

For more on "to like", check out unit 17 of the ABA online course.

I hope that you have a great weekend!

Kind regards,
Priscilla
Priscilla

Your ABA Teacher
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