Objetivos
- Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a compreendê-lo e corrigi-lo.
- Identificar e reconhecer os recursos dos jogos.
- Reconhecer a utilização do material para desenvolver o raciocínio lógico, agilizando assim: a estimativa, o arredondamento, o cálculo mental, aumentando a concentração no processo de resolução de problemas, as operações e conceitos de estimativas.
- Desenvolver a investigação, desafios e exploração de conceitos e ideias.
- Relacionar ideias, formular e testar hipóteses, fazer pequenas explorações e concluir com a manipulação do material concreto.
- Levar o aluno a descobrir ou compreender os conceitos matemáticos: sucessor, antecessor, maior, menor, antes de, depois de, estar entre.
Temas transversais
Ética: diálogo, respeito mútuo, justiça, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Formação do cidadão que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina. Trabalho coletivo. Compartilhar descobertas.
Meio Ambiente: estatísticas de elementos de conservação e cuidados.
Pluralidade Cultural: visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos e povos.
Material a ser utilizado
- Caixa de Material Cuisenaire de madeira, industrializado ou confeccionado pelo professor e distribuído para os alunos.
- Lápis preto e de cor,
- régua,
- tesoura,
- folha de papel quadriculado (1 cm x 1 cm),
- caderno para as anotações das descobertas.
- Cartolinas
- canetas.
- Saquinhos ou envelopes para guardar o material Cuisenaire de cartolina confeccionado pelos alunos.
Procedimentos
Primeira etapa: Formulação dos Problemas _ Que número vem “depois” do 10? E “antes” dele? _ Que número está “entre” o 7 e o 9? _ Qual aluno é o “menor” da classe? E o “maior”?
Segunda etapa: Sensibilização
O Material Cuisenaire foi idealizado pelo professor belga Georges Cuisenaire. Ele é formado por peças de madeira (barras) em 10 cores e em comprimentos que variam de 1 a 10 centímetros.
A peça-unidade é o cubo de 1 cm x 1 cm x 1 cm. Para cada comprimento há uma cor. Observe:
• branca ou natural = 1 unidade • barra vermelha = 2 unidades • barra verde-clara = 3 unidades • barra tira lilás = 4 unidades • barra tira amarela = 5 unidades • barra tira verde-escura = 6 unidades • barra tira preta = 7 unidades • barra tira marrom = 8 unidades • barra tira azul = 9 unidades • barra tira laranja = 10 unidades
Se houver possibilidade, explore com seus alunos a manipulação da caixa de “Material Cuisenaire” de madeira.
Confeccionar o material em cartolina, com antecedência, da seguinte maneira: Desenhe numa folha: 10 barras brancas, 6 barras vermelhas, 4 barras verde-claras, 4 barras lilases, 3 barras amarelas, 3 barras verde-escuras, 3 barras pretas, 3 barras marrons, 3 barras azuis, 3 barras laranja.
Faça cópias em cartolina e distribua uma folha para cada aluno.
Peça para os alunos pintarem as barras de acordo com as cores do material e depois recortarem.
Coloque cada material em um envelope ou saco plástico.
Desenhe o material em tamanho maior numa cartolina, para deixá-lo exposto no mural. Pela observação visual, a criança fixa melhor.
Terceira etapa Peça aos alunos que, em duplas, peguem o material Cuisenaire, lápis preto, lápis colorido e papel quadriculado para realizar as seguintes atividades:
Jogo Livre As crianças brincam e fazem montagem de figuras, juntando as barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e usando a criatividade. Podem fazer classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.
Jogo de formar trenzinhos _ Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois, pinte-o na folha quadriculada. _ Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois, pinte-o na folha quadriculada. _ Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem. _ Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.
Quarta etapa Peça aos alunos que, em duplas, peguem o material Cuisenaire, lápis preto, lápis colorido e papel quadriculado para realizar as seguintes atividades:
Jogo da Ordem Os alunos devem executar as seguintes ordens:
- Peguem o material e separem uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.
As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente. Não falar em números.
Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas cores correspondentes.
Agora, observe a escada formada pelas barras e responda:
? Qual barra é menor? ? Qual é a maior? ? Qual vem depois da vermelha? ? Qual barra vem antes da verde-escura? ? Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho da barra seguinte? ? Quantas barras brancas formam uma verde-clara?
Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas. Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas
O que você pôde observar quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e registre as conclusões.
Quinta etapa: Jogo da Formação de Números Pegue seu Material Cuisenaire. Descubra combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.
Exemplos: *vermelha = branca + branca *verde-claro = branca + vermelha *verde-claro = vermelha + branca *lilás = vermelha + vermelha *lilás = verde-claro + branca *lilás = branca + verde-claro
Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.
Jogo da Adição Questões aos alunos:
Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra, correto?
Descubra e complete, observando a barra vermelha e a combinação equivalente a ela que você pintou:
Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.
Escreva a adição ao lado de cada representação que você fez do jogo anterior.
Jogo da Adição com mais barras Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.
Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras, perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.
Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da propriedade.
Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra marrom. Monte todas as opções que você descobrir: (Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.)
Registre as adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.
Trabalho interdisciplinar História: identificar os processos pelos quais alguns conceitos matemáticos foram desenvolvidos, a partir da necessidade de diferentes povos e culturas. Artes: Confecção de outros materiais concretos. Educação Física: Elaborar uma gincana em grupos, com jogos de Matemática, usando o Material Cuisenaire em tamanho grande: amarelinha da multiplicação, tabuadas ou operações, distância percorrida até um determinado ponto (chegada) etc.
Exposição: Exposição dos trabalhos no mural da classe. Elaborar um gráfico com resultados dos jogos.
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